Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Spydax

Placas Mãe No Formato Btx

Recommended Posts

Há algum tempo atrás foi anunciado um novo formato de placas mãe.

Um formato que visa dar maior apoio a PCs de pequeno porte e principalmente melhorar a temperatura interna dos computadores de clocks elevados.

O formato aqui comentado é o BTX.

A única coisa curiosa é com relação ao tamanho, os padrõs microBTX e o próprio padrão BTX medem praticamente a mesma coisa do padrão ATX, sendo que este é ainda menor que o futuro padrão BTX.

O formato picoBTX é o menor deles (203 x 266) e mesmo assim é maior que o formato produzido pela VIA atualmente conhecido como ITX (215 x 291).

Mas o mais curioso é a posição de slots e conectores na futura placa BTX. É literalmente o oposto do atual formato. Sendo assim, adeus janelas acrílicas do lado esquerdo. Já que agora a passagem dos fios estará exposta do lado direito e o lado esquerdo será a parte onde a placa mãe será fixada.

Outra diferença é a distância da placa mãe para o chassi. Agora temos mais de 1cm de distância o que melhora a ventilação em tal área.

Já que o padrão BTX é exatamente o oposto do ATX é óbvio que teremos de ter gabinetes específicos para tais formatos. Mas não é só o gabinete que precisará ser trocado, as fontes de alimentação para o formato BTX também serão, ou seja, o seu investimento em fonte e gabinete terá de ser refeito caso você queira trocar de formato. As fontes atuais usam 20 pinos, as sucessoras terão de suportar 24 pinos graças ao PCI Express.

O que vocês do fórum acham?

O formato BTX demora mais 1 ano para embarcar? Mais alguns meses? O formato ATX será extinguido em "pouco" tempo? Ou as empresas não arriscariam e continuarim a fabricar os dois padrões?

Isso só o tempo dirá, mas até lá, façam suas apostas.

Vamos discutir sobre a nova tecnologia neste tópico e principalmente colocar as novidades sobre a mesma.

Agradeço a atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o formato BTX no meu ver levará o mesmo tempo que o ATX levou para se consolidar no mercado de pcs , é questão de tempo e paciência pois as vantagens do BTX são significativas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente o formato BTX é muito interessante e estou esperando para ver como funciona principalmente pelo fato de retirar o ar externo para refrigerar o processador e alguns componentes da placa mãe............... :bandeira:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente acredito também que o formato BTX demorará para se firmar assim como o ATX ou até um pouco mais.

Por exemplo, o formato ITX veio prometendo mundos e fundos para estações de trabalho e até hoje se encontra "tímido" no mercado.

Ouvi dizer que já existem gabinetes "combos" para ambos os formatos (ATX e BTX). Alguém conhece algum gabinete do tipo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CONFIRMADO!

Realmente já existem gabinetes "combos".

Vejam este da Cooler Master:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.coolermaster.com.br/product_common_images/f1a26f250b86acf3319bb0de600fa546.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O CM Stacker é compatível com ambos os formatos (ATX e BTX).

Mais informações no seguinte link:

Mais informações sobre CM Stacker...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ha um tempo andei dando uma olhada numas fotos do padrão btx... achei muito feio e pouco pratico... aquela vga sambando alih... muito horrenda... tomara q demore muito muito mmmmttoooooo pra emplacar ehehe

falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×