Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas Mãe No Formato Btx


Spydax

Posts recomendados

Há algum tempo atrás foi anunciado um novo formato de placas mãe.

Um formato que visa dar maior apoio a PCs de pequeno porte e principalmente melhorar a temperatura interna dos computadores de clocks elevados.

O formato aqui comentado é o BTX.

A única coisa curiosa é com relação ao tamanho, os padrõs microBTX e o próprio padrão BTX medem praticamente a mesma coisa do padrão ATX, sendo que este é ainda menor que o futuro padrão BTX.

O formato picoBTX é o menor deles (203 x 266) e mesmo assim é maior que o formato produzido pela VIA atualmente conhecido como ITX (215 x 291).

Mas o mais curioso é a posição de slots e conectores na futura placa BTX. É literalmente o oposto do atual formato. Sendo assim, adeus janelas acrílicas do lado esquerdo. Já que agora a passagem dos fios estará exposta do lado direito e o lado esquerdo será a parte onde a placa mãe será fixada.

Outra diferença é a distância da placa mãe para o chassi. Agora temos mais de 1cm de distância o que melhora a ventilação em tal área.

Já que o padrão BTX é exatamente o oposto do ATX é óbvio que teremos de ter gabinetes específicos para tais formatos. Mas não é só o gabinete que precisará ser trocado, as fontes de alimentação para o formato BTX também serão, ou seja, o seu investimento em fonte e gabinete terá de ser refeito caso você queira trocar de formato. As fontes atuais usam 20 pinos, as sucessoras terão de suportar 24 pinos graças ao PCI Express.

O que vocês do fórum acham?

O formato BTX demora mais 1 ano para embarcar? Mais alguns meses? O formato ATX será extinguido em "pouco" tempo? Ou as empresas não arriscariam e continuarim a fabricar os dois padrões?

Isso só o tempo dirá, mas até lá, façam suas apostas.

Vamos discutir sobre a nova tecnologia neste tópico e principalmente colocar as novidades sobre a mesma.

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente acredito também que o formato BTX demorará para se firmar assim como o ATX ou até um pouco mais.

Por exemplo, o formato ITX veio prometendo mundos e fundos para estações de trabalho e até hoje se encontra "tímido" no mercado.

Ouvi dizer que já existem gabinetes "combos" para ambos os formatos (ATX e BTX). Alguém conhece algum gabinete do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CONFIRMADO!

Realmente já existem gabinetes "combos".

Vejam este da Cooler Master:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.coolermaster.com.br/product_common_images/f1a26f250b86acf3319bb0de600fa546.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O CM Stacker é compatível com ambos os formatos (ATX e BTX).

Mais informações no seguinte link:

Mais informações sobre CM Stacker...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!