Ir ao conteúdo

Tomadas Padrão Novo ou Adaptador?

acfaria

Posts recomendados

Postado

Os aparelhos que estamos comprando hoje em dia vem quase todos com o novo padrão de tomadas brasileiro, isso é fato, porém, para substituir as tomadas, tenho de chamar um bom eletricista para fazer o serviço, porque não é apenas arrancar a tomada padrão velho e encaixar o plasticão da do padrão novo, tem todo um esquema de fios e tal.

Bom, a minha dúvida é a seguinte... Necessito substituir a minha tomada padrão velho para o novo do PC, já que a minha proteção (Clamper padrão novo) tem os 3 pinos conhecidos aqui como "jaboticabas", rsrs..!??

Faço esta pergunta porque li à respeito aqui no fórum que so se usa adaptador em último caso para os aparelhos. Não creio que em todos, mas li que para o PC pode ser prejudicial devido a conversão de alguns fatores de energia que existem no padrão novo e irão para o adaptador sem que ele realize essa diferença, ele apenas "passa" a energia original do padrão velho para o novo.

Enfim, queria saber mais detalhes à respeito do assunto, visto que no fórum encontrei algumas explicações mas estão muito espalhadas e fragmentadas, daí não cheguei a um conclusão disso, e muito menos se estou certo no que disse aqui, por isso falo em forma de pergunta!

Obrigado e aguardo respostas. ^_^

• Membro VIP
Postado

O que é uma emenda em um condutor elétrico???

Uma emenda é a interligação de dois ou mais fios que, torcidos entre si, mantém entre eles um excelente contato elétrico fazendo com que a resistência desse contato seja o menor possível, garantindo a menor perda possível de energia...

Usualmente quando você liga um PC a uma tomada está fazendo uma emenda entre os fios da tomada e os fios do PC. Na impossíbilidade de fazer a mesma de acordo com a definição de emenda que coloquei acima, se faz essa emenda através de conexões chamadas Plug e Tomada.

O contato elétrico entre um plug e uma tomada certamente não é de igual qualidade que aquele que se imagina usado em uma emenda, e tanto pior será quantos mais elementos de contato estiverem no circuito..

Um adaptador entre um plug e uma tomada dobra a quantidade desses contatos que nunca serão os melhores nem equivalentes a uma emenda de qualidade. Só por isso é que se deve evitar adaptadores.

Um excelente atenuante ai entra quando esses adaptadores são encaixados de modo firme, forte, e não por causa de seu invólucro isolante mas sim por causa da pressão mecânica entre seus contatos elétricos, da sua ferragem dos contatos. Isso pode ser sentido quando da inserção do plug na tomada ou no adaptador.

Nada mais do que isso existe ai.. Não existe nenhum "fator de energia" envolvido. São apenas contatos elétricos que se mecânica e eletricamente bem feitos cumprirão sua função.

Entretanto, mesmo bem feitos, o uso de adaptador jamais será melhor que o não uso do mesmo, que a junção direta de um plug em uma tomada se de qualidade.

Desse modo não fantasie. Adaptadores são feitos para ser usados, para resolver nossos problemas, mesmo que momentaneamente ou por um período. Não acharia correto seu uso daqui a alguns anos. Alguns anos me parece um tempo suficiente grande para que se veja um único padrão.

Por enquanto escolha bons adaptadores se seu uso necessário for. Não necessita de nenhum curso para você entender e deduzir que um contato está bem ou mal feito entre esses elementos todos...

De qualquer modo, com o uso continuado, se o plug ou adaptador ou tomada não estiver apresentando bom contato, eles lhe avisarão através do aquecimento de seu corpo. Qualquer aquecimento de tomada, plug ou adaptador deverá levar a condenação de tudo alí envolvido, de modo preventivo, até descobrir em qual dos elementos está o mau contato..

Note, maus contato nunca acontecem num só elemento pois contato pressupõe sempre dois ou mais elementos..

Em resumo sempre analise a conexão de um plug em uma tomada como sendo a simplificação de uma emenda elétrica e saiba que ela deve estar eletricamente o melhor possível. Isso envolve a pressão mecânica de inserção dos contatos elétricos dos elementos envolvidos.

Abraço..

Postado

Mais informações e detalhes que posso pensar, como o esperado de uma resposta do Faller :D.

Bom, penso em trocar algumas tomadas aqui em casa para o novo padrão, como faço isso amigo? Tem mesmo a necessidade de chamar um eletricista? Quanto será que fi$$ca?

Ao menos os aparelhos que mais uso quero que fiquem em funcionamento sem adaptadores, para evitar problemas no futuro e também para durarem mais :D!

valeu.

• Membro VIP
Postado
Mais informações e detalhes que posso pensar, como o esperado de uma resposta do Faller :D.

Bom, penso em trocar algumas tomadas aqui em casa para o novo padrão, como faço isso amigo? Tem mesmo a necessidade de chamar um eletricista? Quanto será que fi$$ca?

Ao menos os aparelhos que mais uso quero que fiquem em funcionamento sem adaptadores, para evitar problemas no futuro e também para durarem mais :D!

valeu.

Embora a troca de uma tomada seja uma tarefa bem simples, se você não conhece, não sabe, não tem a prática, pode ser perigoso. De qualquer modo se fores algum dia meter a mão ai, no mínimo desligue a energia e certifique-se que estás fazendo a coisa de modo correto.

Ou chame um profissional do ramo.

Postado

Muito bem, já resolvi o problema, substitui algumas tomadas pelo novo padrão! :D ....

No caso, precisei comprar alguns espelhos diferentes depois que reparei que alguns eram maiores dos que eu já havia comprado (Uma tomada e um com entrada para tv e outro de tomada também e entrada para net).

Chamei um eletricista, ele fez o serviço bem rápido e cobrou apenas a visita. Já as tomadas comprei em um loja um dia antes da visita, um que me indicou.

Realmente parece simples, mas é um pouco chatinho pelo que observei ele fazer o serviço, e observando perguntei algumas coisas, uma que eu não sabia é tal inversão do neutro com fase e fase com neutro, que ele diz que muita gente faz quando tenta montar sozinho as tomadas e pode dar problemas, como choque nos aparelhos eletrônicos, e muita gente que tem esse problema não sabe que é isso que causa. No caso acontece em locais onde o esquema elétrico não foi feito da forma adequada, e ou na correria, onde o jeitinho brasileiro imperou.

De toda forma, agora está tudo ok aqui, o caso do adaptador não ser recomendado o uso por muito tempo devido ao primeiro do Faller eu não sabia e acredito que muita gente não sabe! Então creio que o tópico será útil para a leitura de alguns que tenham a mesma dúvida que eu tinha.

Obrigado ae Hunter_pc pelo link, que mostra o esquema de montagem apesar de forma simplista e ao Faller por toda a explicação!

Tópico resolvido, obrigado! ^_^

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...