Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda fazer um cabo para gravaçao de eprom


Posts recomendados

Eu tenho um maldito Thinkpad A22M, que como muitos ja devem saber, se voce puxa da tomada o notebook enqto ele esta na tela de bios, os dados da eprom se corrompem, ai o notebook simplesmente liga e fica congelado em uma tela de erro...

Vi que é possivel corrigir isso sem ter que trocar a placa-mãe, simplesmente regravando o chip, porém ele é soldado na placa-mãe, bem, nao que seja util, pois quando o notebook deu problema ele valia alguma coisa, hoje nao vale mais que 100 reais (é um pentium 3) tinha medo de fazer algo nele e piorar, porém ele esta jogado aqui, e antes que eu passe com o carro por cima, queria passar um tempo brincando de tecnico de eletronica...

Vi um cara que ligou uns fios nos pezinhos do chip de um outro notebook IBM, fez umas gambiarras com a portas RS232 do pc dele, e conseguiu regravar a bios e limpar a eprom, o notebook voltou a funcionar, so que nao me lembro o que ele usou, queria que alguem me desse uma dica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele deve ter atualizado a bios , deve existir algum outro meio de acessar a memoria

sem ter que conectar outro micro, ja tentou entrar no setup ou fazer um reset no bios,

geralmente tem um jumper que faz isso , deve procura-lo, ainda mais sua maquina e

antiga deve ser mais fácil de atualizar o bios, verifique informações e documentacao

da placa, ja atualizei o meu bios ,sem precisar gravar,os engracadinhos da santa efi-

genia me falavam assim, traz o pc aqui que vamos gravar, que nada resetei a bios e o

setup confugurei , reconheceu a memoria ddr de 1gb , ficou perfeito, agora de ficar

ligando fiosinhos na placa, nao e´nada tecnico, pode queimar sua placa, busque outras

solucoes mesmo que demore mas vai dar certo, vai por min....qualquer duvida pergunte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao amigo, as BIOS desses thinkpads antigos sao mal programadas, se a checksum nao for igual o note simplesmente trava depois da contagem de ram, congela, nao faz nada, se apertar F1 para entrar vai ficar escrito Entrando no setup... Para sempre!

O note esta inultilizavel, pois colocaram uma instruçao STOP/KILL no codigo do programa do post, caso algo desse errado...

Eu preciso regravar o chip para poder pelo menos entrar na bios de novo. Para isso preciso de outro pc com rs232 rodando programa de ler gravar bios. . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

compre um gravador barato de eprom... (verifique o modelo do chip para ver se está na lista dos suportados).

consiga o arquivo de bios correto na net...

grave este arquivo novamente no chip (tirando-o da placa se tiver prática)

e sempre que ocorrer grave novamente...

deve ter alguma maneira ou jumper que impeça a gravação da bios, verifique para não ocorrer de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem programa que inicializa dos porém você renque pegar bios.exe descompactando não dá então tenque abrir o .exe vai disco c usuário app data local tempo lá tem arquivos temporários assim você vai extrair bios e o programa dele no Google tem e igual regravar bjos de placa de vídeo mesma coisa 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!