Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

função


apolimarkus

Posts recomendados

olá boa tarde!

fiz um programa que envolve funções, para calcular a potencia de um numero qualquer dado pelo usuario, mas alguma coisa esta faltando, algum comando que eu não sei como introduzi-lo, por isso peço a ajuda de alguem. valeu abraços!

#include<stdio.h>

#include<stdlib.h>

int calpotencia(int num, int potencia);

int main(){

int num, potencia;

printf("digite um valor: ");

scanf("%d", &num);

potencia = calpotencia(num,2);

}

int calpotencia(int num, int potencia){

int potencia;

potencia = (num,2);

return potencia;

}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pela dica, mas o programa que quero criar envolve uma função, e neste link que você me neviou mostra um programa normal. Fiz ele sem utilizar função e deu certo, executou bem, mas não sei faze-lo utilizando função. você pode me dá mais alguma dica como faze-lo? boa noite e ate mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uns erros no seu código, faltou a impressão dos dados também. As correções estão em vermelho.


#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>

int calpotencia(int num, int potencia);

int main(){

int num, potencia;

printf("digite um valor: ");
scanf("%d", &num);

potencia = calpotencia(num,2);
[COLOR="Red"]printf( "\nPotencia de %d elevado a 2 = %d\n\n",num,potencia );[/COLOR]
[COLOR="Red"]system("PAUSE");[/COLOR]
}

int calpotencia(int num, int potencia){

//int potencia; você já criou a variável na passagem de parâmetro

potencia = [COLOR="Red"]pow[/COLOR](num,2);
return potencia;
}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá bom dia! refiz o codigo novamente com as correções que voce me indicou, mas o mesmo não executou no meu pc. E neste comando que aparece o erro:

potencia = pow(num,2); //'pow' underclared (first use this function). não consegui ainda entender o erro deste programa. será que devo declarar "pow" como uma variavel ou utilizar alguma outra biblioteca que contenha este ação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, boa tarde! obrigado pelas dicas, inclui a biblioteca "math.h", e o programa finalmente executou como esperado. só mais uma pergunta: em todas as operações matematicas que envolve a elaboração de um programa, deve-se incluir esta biblioteca, ou há bibliotecas especificas para cada tipo de operações matematicas? valeu e ate mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho umas dúvidas.

Não usei essa biblioteca e o programa rodou normal no meu pc.

Qual explicação?

Outra dúvida.

Para número pares o programa funciona normal, mas se elevar 5 ao quadrado, ou seja, (5^2) o resultado é 24 sendo que o correto é 25.

Fiquei sabendo que isso acontece devido a um bug da função "pow". Esse problema ocorre quando usamos variáveis do tipo "int", então se usarmos a função "pow" devemos declarar variáveis como "float".

Gostaria que confirmassem se essa informação procede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o programa que criei também apresentou este erro, quando eu informei o numero "5", ao invés da potenciação ser 25, o resultado foi: 24. depois digitei o numero "7", e o programa executou correto apresentando o resultado 49. não sei qual foi o problema que ocasionou este emaranhado de erros. quem puder nos responder a este estranho acontecimento nos informe, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!