Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Travamento intermitente - como diagnosticar o hardware?


jacked

Posts recomendados

É o seguinte:

Note LG R480 com Win 7 Home Premium começou a travar. Desconfiando do software, tratei de formatar e restaurar as configurações de fábrica. Mesmo assim, voltou a travar. Já fiz essa recuperação umas três vezes por desconfiar de software, mas tá provado que não é. E não sendo software, só pode ser hardware.

Teve uma vez que o note apagou de vez, daí eu peguei o hd e rodei um chkdisk em um outro computador. Ficou um dia recuperando arquivos corrompidos. Coloquei de volta e rodou. Restaurei novamente

Testei as duas memórias separadamente. Tirei uma e liguei, depois tirei a outra e liguei. Ainda vou rodar o memtest para ter uma conclusão mais precisa em relação às memórias.

Medi temperaturas e observei cooler no Aida64 e está informando tudo certo.

Enfim, em um diagnóstico preliminar, aposto no HD, mas como não quero desperdiçar dinheiro comprando um à toa, não vou pagar pra ver...

Gostaria que os amigos mais experientes apontassem maneiras de diagnosticar mais precisamente os problemas de hardware.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois eventos relevantes ocorridos de ontem pra hoje:

1. Ao abrir um pdf no navegador, ele (só o navegador) dava umas travadas até que se abrisse a página completa e o desempenho do computador caía (por um min. mais ou menos). Abri o Aida 64 e consegui ver que o uso da CPU ia de 0% para 65% só ao mexer no pdf, mudar página, etc. É incrível como dá pra ver o comportamento no gráfico em tempo real. Se pudesse gravar e colocar aqui, seria legal. As temperaturas subiam obviamente, mas dentro do limite aceitável.

2. Ainda agora, ao acordar o note de uma hibernação, ele deu uma tela azul informando crash dump.

Alguém se habilita? Agradeço qualquer tipo de ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diário do terceiro dia ;):

Andei lendo as recomendações na seção "Telas azuis (crash dump) no Win7" e aí eu fiz uma limpeza do notebook: comprei um aspiradorzinho, um pano de microfibra e mandei ver. Saiu um kilo de poeira mais um de pelo de cachorro e cabelo. Passei borracha nos pentes de memória e limpei a parte traseira, principalmente nas saídas de ventilação. O cooler da placa de vídeo foi o que mais tinha poeira. O ruído ao ligar o note reduziu muito.

Liguei o computador e o problema da ampulheta ainda continuava. Após uma tela de problema de inicialização do windows, desconfio que seja sequela dos problemas de travamento sobre o Win7. Ainda não sei se era limpeza ou não então devo ainda tentar formatar e reinstalar o Win7 pela quinta vez.

Porém, antes eu tentei duas coisas:

1. novo chkdsk /f /r

Resultado deu tudo ok!

2. sfc /scannow

Para fazer a verificação dos arquivos. O resultado foi:

"A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade."

Mas as paradas continuam.

Vou rodar um novo stress test no Aida64 pra ver se acho algo.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Só pra dizer que depois de comprar um HD novo (arrisquei e gastei grana no HD mesmo sabendo que podia estar com um note perdido), o note melhorou muito... dá até pra usar. Entretanto, frequentemente ainda ocorre o "crash dump". É bem característico, vem a ampuleta, parece que fica funcionando só na RAM e não consegue mais acessar o disco, daí se a aplicação tenta fazer um acesso ao HD, o Win apresenta a tela azul e reinicia. Depois de reiniciar, a BIOS não reconhece mais o HD. Daí desligando e ligando, volta tudo ao normal e liga na boa (não tão na boa... rsrsrs).

Enfim, como o HD original foi pro espaço, me dá medo de que esse processo esteja também estragando o meu HD novo... mas que opção eu tenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente seu controlador esta indo pro espaço amigo,e se for isso não adianta trocar HD que ele vai continuar danificando o disco.

Obrigado, joaomarques2009!

Esse era o meu medo... acho que é melhor eu ir queimando esse HD mesmo até ter dinheiro para comprar um note novo... já que pelo visto pra trocar o controlador, teria que trocar a placa-mãe, e aí eu acho que além de arriscado, não compensaria...

Ou alguém tem uma outra sugestão mais barata?

Eu nem me importo de estragar esse HD, porque guardo tudo em outros lugares: hd externo, dropbox, HD do desktop, etc. O chato mesmo é o computador reiniciar de vez em quando (hoje a freq. é de aproximadamente uma vez por dia :wacko:).

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!