Ir ao conteúdo

Sintaxe e parametros do comando start (dos)

Snowy Owl

Posts recomendados

Postado

Olá, um membro me pediu para criar esse tópico com o próposito de aprender algumas coisas a mais no DOS...

O caso é o seguinte o comando = start /MAX "chrome.exe" "http://www.google.com"

Faz o Chrome abrir no seu pc e ir até a pagina Google.com

Alguem poderia me explicar o que é aquele " /MAX "

E tambem alguns conceitos para mim que quero aprender mais sobre o DOS ?

Postado

Sintaxe

start ["título"] [/dcaminho] [/min] [/max] [{/separate | /shared}] [{/low | /normal | /high | /realtime }] [/wait] [nome_de_arquivo] [parâmetros]

Parâmetros

"título"

Especifica o título a ser exibido na barra de título da janela do prompt de comando.

/dcaminho

Especifica a pasta de inicialização.

/i

Transfere o ambiente de inicialização do Cmd.exe para a nova janela do prompt de comando.

/MIN (( por alguma estranha razão não estou conseguindo editar e corrigir isso o correto é {barra M I N}))

Inicia uma nova janela minimizada do prompt de comando.

/MAX

Inicia uma nova janela maximizada do prompt de comando.

/separate

Inicia programas de 16 bits em um espaço separado de memória.

/shared

Inicia programas de 16 bits em um espaço compartilhado de memória.

/low

Inicia um aplicativo com classe de prioridade ociosa.

/normal

Inicia um aplicativo com classe de prioridade normal.

/high

Inicia um aplicativo com classe de prioridade alta.

/realtime

Inicia um aplicativo com classe de prioridade tempo real.

/wait

Inicia um aplicativo e aguarda que ele seja finalizado.

/b

Inicia um aplicativo sem abrir uma nova janela do prompt de comando. A manipulação das teclas CTRL+C é ignorada a menos que o aplicativo ative o processamento de CTRL+C. Use CTRL+BREAK para interromper o aplicativo.

nome_de_arquivo

Especifica o comando ou o programa a ser iniciado.

parâmetros

Especifica os parâmetros a serem passados para o comando ou programa.

Comentários

É possível executar arquivos não executáveis através de suas associações de arquivos digitando o nome do arquivo como um comando.

Quando você executa um comando cujo primeiro símbolo é a seqüência "CMD" sem uma extensão ou qualificador de caminho, o "CMD" é substituído pelo valor da variável COMSPEC. Isso impede que os usuários obtenham o cmd da pasta atual.

Quando você executa um aplicativo de interface gráfica do usuário (GUI) de 32 bits, o cmd não aguarda que ele seja finalizado para retornar para o prompt de comando. Esse comportamento não ocorrerá se o aplicativo for executado a partir de um script de comando.

Quando você executa um comando cujo primeiro símbolo não contém uma extensão, o Cmd.exe usa o valor da variável de ambiente PATHEXT para determinar quais extensões procurar e em que ordem. O valor padrão da variável PATHEXT é: .COM;.EXE;.BAT;.CMD (isto é, a sintaxe é a mesma da variável PATH, com ponto-e-vírgula separando os diferentes elementos).

Quando você pesquisa um executável e não é encontrada uma correspondência em nenhuma extensão, start pesquisa o nome da pasta. Se isso ocorrer, start abrirá o Explorer.exe nesse caminho.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!