Ir ao conteúdo

Meu filtro de linha queimou o PC??

Neropbp

Posts recomendados

Postado

Bom, depois de muita ler aqui a recomenação do uso do filtro de linha, há mais ou menos uma semana comprei um da forceline e liguei meu estabilizador nele(onde esta ligado o som, pc e monitor)

Não sei se foi por coincidência ou não, mas meu pc começou a travar algumas vezes, depois de um tempo abri ele e fiz uma limpeza, e verifiquei se tava tudo bem encaixado, mas de nada resolveu.

Achando se tratar da memória(uso duas, uma de 800mhZ e outra de 677mhz), retirei a de menor frequncia.

Ao ligar ele ficava um bom tempo "ligando" toda a maquina, não chegava a aparecer nada no video, nem a BIOS, e depois de mais ou menos um minuto desligava. Quando mandava ligar em seguida ele apitava e desligava de novo.

Retirei e coloquei o processador, limpei o cooler e então ele liga todo mas não inicia nada, não aparece nada no video, nem a BIOS, não pisca mais a luz vermelha, não apita...

Não sou nenhum leigo em informatica, mas não faço a menor ideia de qual seja o problema para trocar o componente defeituoso. Ja testei com a placa de video onboard, ja retirei TODOS os componentes, so deixando o processador e ele nem apita, ja testei so com alguns componentes...

Estou em duvida que o problema seja a fonte(a minha é uma generica de 200W, e tenho placa de video e de som, 2 hds...), processador(se ele desligava depois de um tempo podia ser superaquecimento), ou a placa mãe mesmo...

Será que foi o filtro de linha? Com o estabilizador somente nunca aconteceu algo parecido comigo!

Imagino que vocês vão me indicar ligar tudo no filtro, mas fico com receio de retirar algo que usei a vida toda, que me passava tanta confiança, e que de repente todos dizem ser tão prejudicial...

Se alguem souber como consertar ou qual o componente defieutoso, fico muito grato, preciso trocar logo a peça pois sem o PC vou ter serios problemas no meu trabalho e faculdade... :(

Postado

Teste com outra fonte... voce ja ligou a placa sem nehum pente de memoria para ver se ela apita?.. outra, o processador chega a aquecer? se o processador chega a aquece significa que ele esta trabalhando, logo o problema seria na placa mãe... do contrario o problema pode ser na placa mãe (Regulador de tensão queimado) ou CPU queimada o que é bem mais raro de ocorrer...

Outra dica é procurar por capacitores eletroliticos estufados/rachadosnas placas.... um capacitor tem essa aparencia

capacitor-300x300.jpg

veja se ele não esta estufado ou com a parte de cima rachada...

Postado
Teste com outra fonte... voce ja ligou a placa sem nehum pente de memoria para ver se ela apita?.. outra, o processador chega a aquecer? se o processador chega a aquece significa que ele esta trabalhando, logo o problema seria na placa mãe... do contrario o problema pode ser na placa mãe (Regulador de tensão queimado) ou CPU queimada o que é bem mais raro de ocorrer

Acabei de comprar uma fonte nova de 430W da Corsair, deve chegar essa semana, espero.

Para um pc com placa de video, placa de som 5.1, 2 memorias, processador, leitor de dvd, uma fonte generica de 200W é pouco mesmo, espero muito que o problema seja esse e não no processador ou placa mãe!

CPU queimada voce se refere ao processador?

Então, antes ele ligava e depois de um minuto sem mostrar nada auto-desligava, se eu ligasse de novo ele bipava. Ai eu imaginava que ele estivesse esquentando mesmo, limpei o cooler do processador e ai ele liga e não desliga sozinho mais, mas tambem não inicia nada!

Para eu saber se o processador esta aquecendo(ou seja trabalhando) seria desconectar seu cooler e ver se o pc dsliga sozinho? Não é meio arriscado?

Muito obrigado por responder :D

Postado

Para eu saber se o processador esta aquecendo(ou seja trabalhando) seria desconectar seu cooler e ver se o pc dsliga sozinho? Não é meio arriscado?

Muito obrigado por responder :D

foi mal me expresei errado... veja se o dissipador chega a esquetentar...nem que seja um pouco... voce chegou a ver se não tem capacitores estufados?

Bom, depois de muita ler aqui a recomenação do uso do filtro de linha, há mais ou menos uma semana comprei um da forceline e liguei meu estabilizador nele(onde esta ligado o som, pc e monitor)

voce esta ligando apaelho de som e computador no estabilizador?... cuidado isso pode facilmente sobrecarrega-lo... o ideal seria não usar o estabilizador... tem um otimo artigo explicando as razoes nesse site:

http://www.hardware.com.br/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobreaks/pagina3.html

Postado
foi mal me expresei errado... veja se o dissipador chega a esquetentar...nem que seja um pouco... voce chegou a ver se não tem capacitores estufados?

voce esta ligando apaelho de som e computador no estabilizador?... cuidado isso pode facilmente sobrecarrega-lo... o ideal seria não usar o estabilizador... tem um otimo artigo explicando as razoes nesse site:

http://www.hardware.com.br/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobreaks/pagina3.html

Então, muito obrigado de novo, Fabio

Deixei ele ligado uns 20 minutos, e não me pareceu que o dissipador esquentou, mas na placa mãe proximo a ele, me pareceu um pouquinho quente...

Verifiquei todos os capacitores, e não vi nenhum estufado, rachado ou danificado(ja perdi uma placa mãe por falta de aterramento, os capacitores todos estufados)

Foi como eu disse, uso o estabilizador ha uns 10 anos, para simplesmente deixar de usa-lo... Então vi algumas pessoas defendendo o uso do estabilizador no filtro de linha, que foi o que fiz...

Se foi isso que pifou alguma coisa(placa-mãe, processador ou fonte) não sei, mas se for o caso so uso o filtro se for melhor

Mas preciso saber qual o problema do pc tambem pra trocar a peça

:D

Postado

ate agora temos as seguintes informações...

- voce ligou o micro com e sem placa de video e nada... (Problemas no chipset e/ou memoria...)

- Ja tentou liga-lo sem memoria e nem sinal de vida...(algum erro mais grave o inpede de chegar a testar a memoria... logo possivel problema na placa mãe)

- a região proxima ao processador aquece o que indica o processador deve esta funcionando... (reguladores de tensão estão funcionando... pelo menos os do processador...)

Logo tudo indica problemas na placa mãe... mas teste com a outra fonte para confirmar...

Obs:Qual o modelo de processador e placa mãe?

Postado

Caro neropbp:

1º) Este da Forceline não é filtro de linha senão uma mera e porca extensão;

2º) Eu mesmo tenho um estabilizador e um nobeak devidamente encostados aqui pegando poeira, pois há mais de ano utilizo "filtro de linha", conforme recomendação no tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/recomendacao-filtro-linha/p5015458#post5015458, sem problema algum e é o que você deverá fazer principalmente com a nova fonte (corsair), que possui PFC ativo;

3º) Veja a tensão atrás da fonte se está em 110v, tendo em vista estar conectada no "maldito" (estabilizador).

4º) Como compraste uma fonte decente, compre um filtro de linha decente e seja feliz e jogue o desestabilizador na prateleira que é o lugar mais seguro.

• Membro VIP
Postado
..Foi como eu disse, uso o estabilizador ha uns 10 anos, para simplesmente deixar de usa-lo...

Quem sabe tenhas de passar por um processo de "desmame" lento e gradual, do uso do estabilizador...

No primeiro dia, use seu PC sem estabilizador, por 5 minutos somente..

No degundo dia, aumente para 10 minutos sem estabilizador..

No terceiro dia, encompridas, 20 minutos quem sabe..

O meu aqui ainda está em processo de desmame também...

Agora estou para fechar um período de 20 anos que não uso estabilizador..

Estou me preparando para entrar em um outro período, cuja proposta é passar cerca de 40 anos sem usar o mesmo..

Logo logo consigo me livrar de vez do uso do estabilizador.. :D

Postado

Fabio, isso mesmo, com ou sem placa de video não tem diferença; sem memoria tambem não muda nada; tive a IMPRESSÃO de que ao redor do processador, a placa-mãe ficou quente...

Meu processador é um Pentium Dual Core 2.2, e a placa mãe é uma Intel D945GCNL

Karlo e Faller, esse filtro de linha da forceline, na verdade é um "protetor eletrônico"

A tensão está em 115 se não me engano...

É isso, viu tanta gente condenando o "maldito" estabilizador, mas uma semana usando o filtro acontece isso???

Ai não entendo...

Aonde fica a parte do forum de recomendações de filtros de linha "decentes"?

Postado
É isso, viu tanta gente condenando o "maldito" estabilizador, mas uma semana usando o filtro acontece isso???

Ai não entendo...

Mas e quem disse que isso é culpa do filtro? E o "santo" estabilziador também não estava lá?

Aonde fica a parte do forum de recomendações de filtros de linha "decentes"?

Segundo tópico desta seção.

Postado

O estabilizador estava la tambem, mas por anos usei ele e quando resolvo usar o filtro em uma semana acontece isso...

Bom, acabei de testar com a fonte nova (Corsair CX430), e nada... :(

Então é o processador ou a placa mãe.

Não sei qual dos dois é pior...

Postado
Fabio, isso mesmo, com ou sem placa de video não tem diferença; sem memoria tambem não muda nada; tive a IMPRESSÃO de que ao redor do processador, a placa-mãe ficou quente...

O dissipador não aquece nem um pouco? lembrando que a cada vez que se remove o cooler deve-se trocar a pasta termica... minhas suspeitas tendem a indicar que a placa mãe é defeituosa... geralmente ao usar uma fonte generica de baixa qualidade, a tensão de saida apresenta altos niveis de ruido, sendo necessario que os reguladores da placa mãe faça o trabalho que deveria ter sido feito pela fonte... logo ela é um dos componetes que mais sofrem....

quanto ao que foi dito sobre o filtro... a triste realidade no país é que a maioria dos filtros baratos não passa de extensões com fusivel... visto que não se tem nehuma fiscalização na area...

e essa marca forceline tem ma fama... eu mesmo ja comprei um cabo USB da marca para minha multifuncional Canon e o scanner simplesmente não funcionava... apos quebrar a cabeça reistalando drivers e tal... eu resolvo trocar o cabo e a mesmoa funciona ate hoje...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!