Ir ao conteúdo

Nova linha de microcontroladores Value line da Texas Instruments

Felipe Electronic

Posts recomendados

Postado

Aproveitando o tópico, vocês já ouviram falar de Renesas? É uma joint-venture da Hitachi e da Mitsubishi Electric, não é tão divulgado aqui no Brasil.

Uma outra solução de baixo custo são os Holteks, são bem próximos dos PICs mais simples.

@Felipe_Eletronic

A Texas não vai fazer nenhum evento e distribuir estes kits ou algum treinamento free, no Brasil, nem que seja online?

Postado

@Zin,

Ela inclusive ja fez no ano passado no MSP Day que foi na universidade mackenzie, foi lá que conheci a linha e tudo que é necessário para desenvolver em cima da plataforma, inclusive foi no evento que ganhei um kit desses. Tem uma empresa licenciada pela Texas que faz quase todo mes um treinamento chamado de hands-on com a placa launchpad é um treinamento de um dia em que são abordados e testados exercicios práticos em cima da plaquinha de modo a deixar o usuário mais seguro na plataforma, amigos meus fizeram e falaram que é bem legal, só que não é free que nem o MSP Day, custa em torno de 129,00 com o kit ja incluso, se interessar , embora pela simplicidade eu não acho necessário qualquer treinamento para esses caras:

http://www.techtraining.eng.br/

Na seção eletrônica tem mais detalhes.

Aproveitando ja que você tocou no assunto, tive o prazer de ter um contato com a Renesas graças a uma promoção que estavam fazendo para divulgar sua linha de microcontroladores v850 de 32bits, eles estavam oferecendo um kit de desenvolvimento da linha agora segurem-se para não cair :DE GRAÇA! isso mesmo, free total, inclusive frete e impostos, adquiri a minha placa e explorei um pouco dos recursos, achei muito legal fora que a Renesas é lider em micro de 32bits la fora uso profissional, o que eles estão fazendo, ja formando um engenheiro de firmware dentro de casa disponibilizando o kit, vou passar o link embora não posso garantir que a promoção ainda esteja ativa:

http://www2.renesas.eu/support_all/registrations/v850esj-starter-kit/index.html

Boas noticias parece que a promoção ainda está em vigor, apressem -se!!!

você deve fazer o registro (dica não de e-mails como hotmail, yahoo ou gmail) não pode se declarar como estudante (senão eles não mandam tive que me registrar 2 vezes), de uma descrição de algum projeto que você queria fazeer (em inglês) e use e-mails menos conhecidos como do bol ou algum pago (uol, globo), até o ig serve.

Bem espero que essa carga de informações ajude a todos!

Happy coding for all!

Abs.

Postado

Você sabe quando vai ter outro MSP Day? Este treinamento da techtrainning é online ou na empresa? Não achei o endereço no site deles, vou mandar um e-mail para verificar os custos. "Alguns brasileiros" andaram abusando do sistema de "free samples" e por isso algumas companias não enviam mais para o Brasil, por um acaso a Texas é uma delas?

Eu conheci a Renesas através da Elektor, tem uma série de projetos lá e eles não se limitam a uma família de MCUs, sempre tem novidade, principalmente pela revista ser européia. Vou me cadastrar no treinamento da Renesas também, excelente dica.

Obrigado.

PS: Bora fazer algo desafiador e portar o uclinux pro Renesas? :D

Postado
Olá Amio Zin, tentei pedir agora Samples de MCU na Texas Instruments, e eles não estão enviando para o brasil não ... =\\ Uma Pena.

Alguns anos atrás a maioria das empresas enviavam, mas alguns "espertos" se aproveitaram e abusaram para pedir samples por qualquer bobagem, provavelmente cortaram por causa disto.

Postado

A Texas antigamente enviava sim, dava gosto testar um lançamento deles, chegava rapidinho e sem texas, porém graças a uns 'espertinhos' como disse o Zin, que começaram a pedir samples não por qualquer besteira, mas para fins comerciais mesmo!

A Texas que não é boba nem nada cortou o samples para o Brasil, para conseguir agora, tem que ligar no escritório deles aqui no Brasil, dar uma descrição da utilização ai eles vão ver se liberam ou não o sample.

@Zin, o treinamento da techtraining costuma ser ministrado de épocas em épocas em hotéis e faculdades (em especial na São Judas), é presencial.Quanto ao link da Renesas não é treinamento, é para pedir o kit mesmo.

Quanto ao MSPday ainda não há previsão, geralmente a Texas me avisa com antecedencia.

PS: Bora fazer algo desafiador e portar o uclinux pro Renesas?

E porque não?

Abs.

Postado

Olá Amigos, meu LaunchPad chegou hoje, muito rápido por sinal ...

Gostaria de que alguem me indica-se uma referencia a Linguagem usada por esses microcontroladores, no caso em C, para que eu possa estudar e aprender a programar nesse C deles, que é um pouco diferente do que eu conheço, Obrigado.

Postado

Grande Felipe_Eletronic, meus agradecimentos pelas novidades! finalmente kit's de desenvolvimento a preço justo para pequenos hobbystas como eu!! fiquei em dúvida apenas no onde compro os chips propriamente ditos, pois os preços listados no site são para multiplos de 1000 unidades,,, como você conseguiu os seus?

Postado

@poletto, compro geralmente la fora mesmo em lojas como a digikey e mouser, os preços para menores unidades obviamente são menores, porém ainda são bem atraentes se comparados com outras plataformas de 8 e 16bits.Aqui no Brasil a compra fica por conta da farnell mesmo, mas ja consegui encontrar na santa ifigenia.

Vou replicar o link do outro post, é o site da launch pad onde tem tudo inclusive a pasta com os códigos exemplos para quase todos os periféricos do MSP30:

http://e2e.ti.com/group/msp430launchpad/w/default.aspx

esse é o site da familia dos MCU, aqui também da pra baixar os códigos sample:

http://www.ti.com/ww/en/mcu/valueline/index.shtml?DCMP=Value_Line&HQS=Other+OT+430value

Vou deixar também, o manual de referencia, para que vocês possam estudar a arquitetura e mexer em seus registradores (é valido para a familia inteira):

http://focus.ti.com/general/docs/lit/getliterature.tsp?literatureNumber=slau144h&fileType=pdf

E por último só estava esperando o tópico ficar bem frequentado, vou deixar um plugin que pode ser instaladono Code Composer Studio, chamado Grace, é uma ferramenta que configura pra você os periféricos e interrupções do microcontrolador e ja te da o código de inicialização, super simples de usar, e útil para quem está começando:

http://focus.ti.com/docs/toolsw/folders/print/grace.html

Happy Codiing for all!

Abs.

Postado

MatheusLPS, Israel, o arquivo para download um amigo me passou. Ele participou do treinamento que foi comentado nas mensagens anteriores e o material utilizado é esse. Bons estudos!

Felipe, agora umas perguntas que não me deixa tranquilo com relação ao assunto:

1° Como é se faz a gravação do dispositivo (usb, serial, etc ...)?

2° Existe alguma ferramenta própria para a gravação fornecida pela TI? Link?

3° É possivel fazer seu próprio gravador (como o pickit2 e suas milhares de versões clone para os da microchip)?

4° O programa para enviar o código é o próprio ambiente de programação?

5° Um tutorial passo a passo seria muito bom para quem tem estas duvidas. O que nos diz?

Abç.

Postado

@Shunt, para a maioria das perguntas tenho as respostas e são boas no geral:

- A Familia MSP430 tem duas interfaces de gravação, uma para que trabalha com 16bits é muito confortável que é a JTAG ou seja você pode fazer a sua tranquilamente, a Texas também dispoe de uma interface serial para gravar/debug de duas linhas chamada de Spy-By-Wire.

- Sim, a TI possui a MSPFET430 que é uma ferramenta pela própria Texas que suporta tudo, todas as familias, acredito que com a Texas pagando imposto e frete 99,00 Doletas não saia tão caro, link:https://estore.ti.com/MSP-FET430UIF-MSP430-USB-Debugging-Interface-P616.aspx

-A Texas Fornece a documentação com os protocolos de gravação tanto em JTAC quanto no Spy-by-Wire, então é possivel fazer sim.

- Sim tanto os usuários do IAR quanto do Code Compoder Studio fazem tudo na IDE, gravação e debug.

- Está pra sair, to vendo que teve bastante gente interessada, vou fazer um tuto hands-on até o cara piscar seu primeiro LED.

Bom se tem duvidas surgindo é o porque o interesse está crescente, logo mais vou disponibilizar um tuto conforma a sugestão do amigo shunt.

Abs.

Postado

Olá Amigos, estou aqui com o LaunchPad em mãos, já consegui piscar os leds, em velocidades diferentes com o Timer_A e tal, agora gostaria de saber como posso usar os botões, como reconhecer qual botão foi pressionado, o botão RST só serve de reset ou posso usar pra outra coisa ? Obrigado.

Postado

@Israel Felipe,

O botão de reset so serve pra reset.

O outro botão é de usuário eu só não lembro qual pino que ele está. mas segue um exemplo de como fazer

#define BOTAO BIT1 //supondo que o botao esteja em P0.1
#define LED BIT6

void main (void)
{
P1DIR = ~BOTAO + LED; //configura port

while (1)
{
if (!(P1IN & BOTAO)) //se botao pressionado
P1OUT ^= LED; //inverte led
}
}

Simples não?

Abs.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!