Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nova linha de microcontroladores Value line da Texas Instruments


Felipe Electronic

Posts recomendados

O velho PIC tem muita coisa em português... Eu fiz o pedido da plaquinha e do troço do teclado capacitivo. Instalei o "Code Composer Studio v4 Core Edition", se alguém tiver um tutorialzinho ai básico em português... Seria um salve bom pra mim e para os outros pobres mortais iniciantes em C e burros em inglês.:D

Já acostumei com o PIC PCWHD Compiler da CCS.

Quem tiver aqueles exemplozinhos bobos tb (pisca-led, push button, Termômetro, LCD, etc...) Seria interessante, eu mesmo não sei por onde começar quando chegar minha encomenda... rsrs E claro, um gravador Serial ou USB, para quem não comprou o KIT.

O IC-Prog grava esse tipo de memómia?

Olá Amigos, meu LaunchPad chegou hoje, muito rápido por sinal ...

Gostaria de que alguem me indica-se uma referencia a Linguagem usada por esses microcontroladores, no caso em C, para que eu possa estudar e aprender a programar nesse C deles, que é um pouco diferente do que eu conheço, Obrigado.

Oi amigo, me diz uma coisa, eu tb fiz um pedido dia 4, hoje são 8 e quando olho lá no site da FEDEX e coloco o número de rastreamento dá como entregue. Não entendi isso... E lá no campo mostra que a parada nem saiu do texas. Eles entregam para outra empresa continuar o transporte é? Como foi no seu caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem tiver aqueles exemplozinhos bobos tb (pisca-led, push button, Termômetro, LCD, etc...) Seria interessante, eu mesmo não sei por onde começar

Ta na mão, aqui links com projetos dos usuários, tem muita coisa legal:

http://e2e.ti.com/group/msp430launchpad/m/project/default.aspx

Aqui link com os codigos exemplos para a LaunchPad, tem praticamente exemplo de uso de todos os periféricos:

http://focus.ti.com/mcu/docs/mcuflashtools.tsp?sectionId=95&tabId=1538&familyId=342&DCMP=MSP430&HQS=Other+OT+msp430codeexamples

Nesse ultimo procure pelo nome MSP430G2XX na tabela, ai é só baixar e se divertir, rs.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xi ... estranho em ... no Meu Caso eu consegui acompanhar pelo site da Fedex o tempo todo, quando tava no site que foi entregue foi após a entrega ... quem entrega, é a Fedex, na porta da sua casa ... verifica se o numero não tá errado, alguma coisa assim, endereço e tal...

Tudo OK: Nome, Endereço, CEP, Cidade, Estado, País... Só se eles não colocaram isso lá na remessa... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carai Zin, super sugestão, por 94 paus? Pago brincando, fora que não é só microcontroladores, mas tem outros tópicos do meu interesse (RF e Analógicos), pessoal pra quem tiver afim, ja vou postar o endereço para inscrição:

http://www.saberempreender.com.br/techday/

Enjoy it!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dica: A Farnell tem o MSP430 LaunchPad Value Line Development kit, pronta entrega R$ 21,58

Chegou la? Que bom a ultima vez que vi tava esgotado, logo mais vou postar meus projetos na wiki da launch pad, é bom porque qualquer problema o pessoal me consulta aqui no forum.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom Felipe não sei se você trabalha para a texas ou se está ganhando algo para fazer essa propaganda tão fervorosa, mas eu comprei três dessas placas (limite por CPF) e quando fui receber o pedido me foram cobrados todos os impostos de importação. Liguei para a FedEx, pensei ser engano deles a princípio, e eles me informaram que o pedido saiu da texas com tal instrução.

Nem tudo por ai é as mil maravilhas como parece, enviei e-mail para a texas a mais de uma semana e não obtive nenhum retorno. Pelo visto vão me deixar no calote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Felipe não sei se você trabalha para a texas ou se está ganhando algo para fazer essa propaganda tão fervorosa, mas eu comprei três dessas placas (limite por CPF)

Não, não trabalho, apenas compartilho :D

e quando fui receber o pedido me foram cobrados todos os impostos de importação.

Como voce pode ver tem relatos aqui de quem comprou e a TI não cobrou.

Nem tudo por ai é as mil maravilhas como parece, enviei e-mail para a texas a mais de uma semana e não obtive nenhum retorno. Pelo visto vão me deixar no calote.

Qual TI? o suporte local? Se sim, recomendo que envie pro pessoal de la de fora e comente o ocorrido pois o suporte local dificilmente fara algo para rever esse ponto.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu sei que a maioria das pessoas recebe tudo nos conformes, mas senti necessidade de compartilhar meu caso para mostrar que não é tudo certo. Contatei o suporte local pois é o e-mail de contato que tenho, vou procurar o internacional porém é bastante improvavel que recebe algum resarcimento de fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eu já fiz e não obtive resposta. Enfim, ja que estou com os kits na mão vou tentar programar algo. Baixei o IAR para programar, pelo que notei ele programa esses MCUs da linha MSP430 tanto em ASM quanto em C, ao contrário do Code Composer Studio. Porém não consigo me acertar com o programa, na verdade não sei como faço a parte de configurações básicas do MCU, como no HI-TECH:

__CONFIG( INTIO & WDTDIS & MCLRDIS & PWRTEN );

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

consigo me acertar com o programa, na verdade não sei como faço a parte de configurações básicas do MCU

Diferentemente do PIC em que podemos utilizar as famigeradas config WORD, no MSP430 e em microcontroladores mais modernos (Renesas, Freescale) a CPU é configurada diretamente no codigo, permitindo você por exemplo durante a execução trocar de osciladores, mudar o estado do WDT.

existem registradores específicos para isso, mas para começar a brincar as duas configurações básicas são o desligamento do WDT e utilização do oscilador interno calibrado de 1MHz.

podem ser configurados assim:



WDTCTL = WDTPW+WDTHOLD; //desliga WDT

//oscilador de 1MHZ

DCOCTL = CALDCO_1MHZ;
BCSCTL1 = CALBC1_1MHZ;


enjoy it!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo. Estou baixando o CCS porque vi no youtube um video tutorial da texas pra piscxar um led e vou ver se me entendo melhor com ele. Pelo que vi os pinos

VCC + GND - alimentação

XIN + XOUT - oscilador

RST - reset

TXD + RXD - pinos de gravação

TEST - ??

Com exeção dos pinos de gravação os demais não podem ser usados para nenhuma outra função além dessa. Isso seria tipo a interface ICSP da microchip, é padrão na familia MSP430 ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com exeção dos pinos de gravação os demais não podem ser usados para nenhuma outra função além dessa. Isso seria tipo a interface ICSP da microchip, é padrão na familia MSP430 ??

Sim isso é um inconveniente, e quanto a interface seria sim, mas com um diferencial bem conveniente, o MSP430 tem duas interfaces de debug e gravação, o SPY by Wire e o conhecidissimo JTAG que pode ser achado facilmente caso migre para outros modelos.

Em termos de IDE eu prefiro o CCS (Code Composer!!! Não é o CCS do PIC) por causa da interface padrão eclipse.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu abandonei ja o CCS (pra PIC) me acostumei e uso bem mais o HI-TECH, da própria fabricante. Eu acabei de fazer os dois leds piscarem juntos com o code composer. Gostaria de saber se ele tem aquelas funções padrões que dão uma mão tipo delay_us/ms/cycles ou se tenho que incluir bibliotecas especiais para isso. Vou começar por C pois não preciso me preocupar muito com a estrutura interna da memoria dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou começar por C pois não preciso me preocupar muito com a estrutura interna da memoria dele

O Asm dele é bem legal, da uma fuçada depois que vais gostar!

Gostaria de saber se ele tem aquelas funções padrões que dão uma mão tipo delay_us/ms/cycles ou se tenho que incluir bibliotecas especiais para isso.

O IAR eu tenho certeza que tem, o CCS mesmo não possui, delay ali é com for mesmo, ja

temporização precisa, so com timers mesmo.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou começar com o C porque tentei entender a estrutura da memória interna e dos clocks e acabei me perdendo pois são vários modos de operação com ativação de clock pra isso ou para aquilo e as memórias de dado e programa são misturadas. Me confundi bastante na organização interna dele, dai para não me incomodar com isso logo de cara eu vou pro C. Olhei o tratamento das I/O e entendi legal, apesar de ser uma mão para ler/escrever pois não se tem acesso individual a cada pino, mas ele possui uns recursor de interrupção e pull up/down bem flexíveis. Fiz um resuminho para mim mesmo, segue abaixo para conferência, se me enganei em algo avise, se não fica de material para os demais iniciantes.

== DIGITAL IO


PxSEL2 PxSEL
0 0 = I/O
0 1 = periférico primário
1 0 = reservado
1 1 = periférico secundário

PxDIR = 0 entrada - 1 saída
PxIN = entrada
PxOUT = saída (0 pulldown - 1 pullup)
PxREN = ativa pull up/down

PxIE = interrupção (P1 e P2)
PxIES = 0 borda subida - 1 borda descida
PxIFG = flag interrupçao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem o double mas para mim é interessante deixar separado os dois posts. Eu dei mais uma estudada no MCU. Minha fonte de consulta principal é o datasheet da familia MSP430x2xx e complemento os estudos com o datasheet do MSP430g2231 e com o include do code composer para o MCU com os registradores e bits acessíveis msp430g2231.h.

Dei uma boa olhada na parte do módulo básico de clock, no controle de IO, no watchdog e no timerA. Remei um pouco até conseguir entender a lógica básica do sistema mas agora já consegui escrever alguns programas e vou compartilhar abaixo um programa com um apanhado de tudo até agora.

Se trata de um PWM controlado que varia a intensidade de luz nos dois LEDs da placa. Varia de aproximadamente 0 a 100% (quando tentava os extremos ele dava um pequeno erro). O tempo dessa variação pode ser mudado pressionando o botão da placa. Não implementei interrupções pois ainda não estudei bem com funciona e como fazer o tratamento por isso fiz uma pseudo-interrupção tratada diretamente no main.



unsigned int i;
char flag=0,max=10;

void main(void)
{
WDTCTL = WDTPW+WDTHOLD;
DCOCTL = CALDCO_1MHZ;
BCSCTL1 = CALBC1_1MHZ;

P1DIR = 0xF7;
P1OUT = 0x08;
P1REN = 0x08;

TACTL = (TASSEL_2+MC_1);
TACCR0 = 999;
TACCTL0 = (CCIE);
TACCR1 = 5;
TACCTL1 = (CCIE);

while(1)
{
if( !(P1IN&BIT3) )
{
if( max<100 )
max+=50;
else
max=10;
for(i=0;i<500;i++);
P1OUT&=~BIT6;
P1OUT&=~BIT0;
TACCR1=5;
while(!(P1IN&BIT3));
}
if( !flag )
{
if( TACCR1<980 )
TACCR1++;
else
flag=1;
}
else
{
if( TACCR1>5 )
TACCR1--;
else
flag=0;
}
for(i=0;i<max;i++)
{
if( TACCTL0&CCIFG )
{
TACCTL0&=~CCIFG;
P1OUT|=BIT6;
P1OUT|=BIT0;
}
if( TACCTL1&CCIFG )
{
TACCTL1&=~CCIFG;
P1OUT&=~BIT6;
P1OUT&=~BIT0;
}
}
}
}
#include <msp430g2231.h>

EDIT: Qual seria o equivalente ao MPLAB para a texas, o CCS ou o IAR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja consegui entender a organização da memória e os vetores de interrupção. Só falta uma coisa para eu começar a me aventurar no ASM. Não consigo de modo algum fazer o MSP430G2231 rodar com cristal de 4MHz. Tentei configurar o LFXT1 para isso mas não funciona de modo nenhum. Pelo que eu notei ele entra no VLOCLK ao invés de LFXT1 para 3 a 16MHz. Parece que não configurei adequadamente o bit XTS mas pelo que vou está correto. Segue o código abaixo. Gostaria de saber também se há algum jeito de mover dados binários para os registradores com o CCS ou se ele só aceita hexadecimal.

	DCOCTL = 0x00;
BCSCTL1 = 0xC0;
BCSCTL2 = 0xC8;
BCSCTL3 = 0x20;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!