Ir ao conteúdo

Projeto Caixa de Som!

ewpreis

Posts recomendados

Postado
Quanto ao CI que você me sugeriu eu encontrei esses 2:

TL072CN

TL072CDT SMD

Qual desses 2 é o melhor?

Qualquer TL072 serve, só se lembre se não comprar encapsulamento SO, comprar DIP8.

Os que não são DIP são aqueles que não tem as perninhas longas, são feitos pra soldar em superfície e não passando de um lado ao outro da PCB

Postado

Opa! O projeto indo de vento em popa! (Desculpe a rima, rs...)

ewpreis e alexandrefdem, posso sugerir? E o OPA2134, da Texas, no lugar do NE5532?

Se bem que encontrei o NE5532 por menos de R$ 2,00. E o OPA2134 por cerca de R$ 7,00, R$ 8,00, ambos na Farnell.

http://www.farnellnewark.com.br/default.aspx

De qualquer forma, ewpreis, você perguntou ali atrás se ia precisar da ponte retificadora e eu fiquei pensando... Sim, precisa para retificar a tensão, de corrente alternada para corrente contínua. É que a corrente na tomada fica alternando o tempo todo entre positivo e negativo, 60 ou 50 vezes por segundo, dependendo do lugar onde você mora, e a maioria dos circuitos usam ou positivo ou negativo o tempo todo.

Se você quiser, recomendo fortemente que dê uma olhada nessa apostila aqui:

http://www.centelhas.com.br/biblioteca/retificando_filtrando_e_regulando.pdf

Não tanto para aprender a usar reguladores de tensão mas mais para entender o funcionamento dos circuitos mesmo, o que é ripple, coisas assim.

P.S.: Conheço um cara que começou assim, sem saber a diferença entre CA e CC, e que hoje é um bem sucedido montador de projetos bem complexos, participa da comunidade DIY (Do It Yourself, Faça Você Mesmo, em português) com destaque. Muito do que adquiriu foi nos fóruns de eletrônica. E eu mesmo, também não sabia essa diferença. Hoje já sei e apesar de não ter passado (ainda) do segundo projeto, tenho tido grande satisfação pessoal com esse que prá mim é um hobby. Sem a menor reclamação sobre o ramo a que me dediquei profissionalmente, se eu tivesse menos idade com certeza acabaria dando um jeito de estudar, me aprofundar e ganhar a vida através da eletrônica de áudio. Mas cada um faz o que dá e o que gosta.

Sucesso! :)

Postado

Rmlazzari, toda ajuda é bem vinda cara ahuhauhauhauha

Então, sugerí o TL072 por ser encontrado em, basicamente, qualquer eletrônica daqui da cidade, e pela internet também em qualquer site. Claro que não é o supra sumo dos opamps hihihi mas funciona legal, sem problemas...

Não conheço o OPA2134, até eu vou dar uma olhada :)

Postado
Opa! O projeto indo de vento em popa! (Desculpe a rima, rs...)

ewpreis e alexandrefdem, posso sugerir? E o OPA2134, da Texas, no lugar do NE5532?

Se bem que encontrei o NE5532 por menos de R$ 2,00. E o OPA2134 por cerca de R$ 7,00, R$ 8,00, ambos na Farnell.

http://www.farnellnewark.com.br/default.aspx

De qualquer forma, ewpreis, você perguntou ali atrás se ia precisar da ponte retificadora e eu fiquei pensando... Sim, precisa para retificar a tensão, de corrente alternada para corrente contínua. É que a corrente na tomada fica alternando o tempo todo entre positivo e negativo, 60 ou 50 vezes por segundo, dependendo do lugar onde você mora, e a maioria dos circuitos usam ou positivo ou negativo o tempo todo.

Se você quiser, recomendo fortemente que dê uma olhada nessa apostila aqui:

http://www.centelhas.com.br/biblioteca/retificando_filtrando_e_regulando.pdf

Não tanto para aprender a usar reguladores de tensão mas mais para entender o funcionamento dos circuitos mesmo, o que é ripple, coisas assim.

P.S.: Conheço um cara que começou assim, sem saber a diferença entre CA e CC, e que hoje é um bem sucedido montador de projetos bem complexos, participa da comunidade DIY (Do It Yourself, Faça Você Mesmo, em português) com destaque. Muito do que adquiriu foi nos fóruns de eletrônica. E eu mesmo, também não sabia essa diferença. Hoje já sei e apesar de não ter passado (ainda) do segundo projeto, tenho tido grande satisfação pessoal com esse que prá mim é um hobby. Sem a menor reclamação sobre o ramo a que me dediquei profissionalmente, se eu tivesse menos idade com certeza acabaria dando um jeito de estudar, me aprofundar e ganhar a vida através da eletrônica de áudio. Mas cada um faz o que dá e o que gosta.

Sucesso! :)

Opa amigo tava precisando de ajuda mesmo

Até agora eu so procurei os componentes em 2 lojas online, ainda não conseguir ir no centro, mas como segunda comça as minhas aulas vai ficar mais fácil para eu ir

Eu ainda não encontrei o NE5532, aí o Alexandre me sugeriu o TL072 e agora você me sugere o OPA2134. Ja que eu ainda vou numa loja física por ordem seria essa: 1º NE5532, se eu não encontrar vejo se tem o OPA2134 e se não encontrar tbem aí por ultimo vejo o TL072.

Rmlazzari, toda ajuda é bem vinda cara ahuhauhauhauha

Então, sugerí o TL072 por ser encontrado em, basicamente, qualquer eletrônica daqui da cidade, e pela internet também em qualquer site. Claro que não é o supra sumo dos opamps hihihi mas funciona legal, sem problemas...

Não conheço o OPA2134, até eu vou dar uma olhada :)

com certeza cara toda ajuda é bem vinda.

Bom olhei os TL072 todos aqueles dois são DIP

Agora a minha maior dúvida é quanto a fonte e os capacitores de poliester (O problema não e o fato de serem de poliester e sim os valores deles que nao encontro).

A fonte que eu tinha escolhido era uma 18-0-18 4A 110v, mas eu não encontrei ela até agora, caso nao encontre qual outra eu posso colocar, sei que a corrente não pode ser menor só maior!

Obrigado

Abraços

Flws ate +

Postado

Encomenda, ewpreis, manda fazer (o pessoal costuma dizer "enrolar")... manda enrolar o trafo como você quiser. É fácil encontrar quem enrola por encomenda, em qualquer loja de eletrônica o pessoal, quando não faz, sabe quem faz. E não é caro.

Aqui em Sampa, a loja que enrola me cobrou R$ 38,00 por um trafo igualzinho ao que você quer, 18-0-18v, 4A. Chama Idate Eletrônica, na Rua Sen. Dantas, e o técnico chama-se Fábio. Mas é aqui, em Sampa.

Agora, atenção: um trafo de 18-0-18v fica com 25-0-25v (18 x 1,414) depois de ter a corrente retificada de corrente alternada para corrente contínua por díodos ou pontes (que nada mais são do que quatro díodos encapsulados juntos). Agora, se o chip que você escolheu aceita trabalhar com o máximo de 18-0-18, o trafo tem que ser de... vejamos: 18 / 1,414... 12,73 volts... 12-0-12!

Verifica, ewpreis, acho que esses chips trabalham com várias voltagens. Um ponto importante é o tamanho e o peso do transformador, que muda em função da saída, ou seja, se é 12-0-12 ou 18-0-18, e até quantos ampéres ele pode fornecer sem esquentar. E muda também em função da entrada, se é só 110v ou se é 110/220.

Ah! E esse TL072... não tenho muita experiência mas o pessoal diz que é bom, sim.

Postado

Olá Amigos

Demorei mas voltei..rs

Bom andei pesquisando muito na net sobre esse amplifiacador. Encontrei um Kit Amplificador de Áudio NE5532 + LM1875 no Ebay. Como não vem pronto, terei que conectar os componentes,soldar e etc, estou pensando em comprar este Kit, o que vocês acham?

Com este kit só terei que comprar o transformador e os dissipadores

post-708147-13884960144911_thumb.jpg

Postado

Comprar o kit é uma mão na roda mesmo... Só não é tão economicamente viável.

Se você não quer ter o trabalho de fazer placa, desenho e tudo mais que envolver, vale a pena sim.

E a qualidade da placa comprada pronta sempre é superior às homemade(em 90% dos casos)

Postado
Comprar o kit é uma mão na roda mesmo... Só não é tão economicamente viável.

Se você não quer ter o trabalho de fazer placa, desenho e tudo mais que envolver, vale a pena sim.

E a qualidade da placa comprada pronta sempre é superior às homemade(em 90% dos casos)

Foi exatamente isso que eu pensei. Pelo orçamento que fiz não vai sair muito mas caro do que se eu comprar separado os componentes.

Bom então irei comprar o kit... o ruim é a entrega 10-20 dias

Na descrição do kit recomenda um transformador acima de 80va, tava pensando em comprar um de 100va ou de 120va, mas estou na dúvida quanto a marca, abaixo os tranformadores que encontrtei:

100va

Hayonix hobby R$52,00

Hayonix Master R$83,00

Robluz R$60,00

Upside R$49,00

120va R$42,25

• Coordenador
Postado

Colega ewpreis, estes 80VA indicado deve ser a potência do trafo e não a tensão! você verificou isso no site do KIT?

Poste este site aqui para que os colegas possam analisar e indicar o melhor trafo para você...

Postado
Colega ewpreis, estes 80VA indicado deve ser a potência do trafo e não a tensão! você verificou isso no site do KIT?

Poste este site aqui para que os colegas possam analisar e indicar o melhor trafo para você...

Sim, InPut voltage: Dual AC 15-20V Recommed the transformer above 80VA

aqui está o link do kit: ebay

Postado
Ok! procure por transformadores de entrada 110/220V e secundário de 20 + 20V com pelo menos 4 amperes...

obrigado, Irei providenciar o kit e o transformador o mais rápido possível

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!