Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida quanto ao nível lógico baixo


JabesCândido

Posts recomendados

Estava estudando algumas apostilas de eletrônica que eu baixei, e me deparei com o altor da apostila dizendo " em determinadas situações é melhor usar o nível lógico baixo para disparar um certo componente", pelo o que eu entendi, o altor disse que o nível baixo oferece uma maior corrente, foi ai que surgiu a minha duvida, o nível lógico alto é a presença de um sinal elétrico (na casa dos 5V se não me engano) e o nível baixo é a ausência total de energia, esta afirmação esta correta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estava estudando algumas apostilas de eletrônica que eu baixei, e me deparei com o altor da apostila dizendo " em determinadas situações é melhor usar o nível lógico baixo para disparar um certo componente", pelo o que eu entendi, o altor disse que o nível baixo oferece uma maior corrente, foi ai que surgiu a minha duvida, o nível lógico alto é a presença de um sinal elétrico (na casa dos 5V se não me engano) e o nível baixo é a ausência total de energia, esta afirmação esta correta?

A informação está correta. Grande parte dos circuitos lógicos tem uma boa capacidade de drenar corrente, mas não de fornecer corrente. Isso se pode ver no seu datasheet e os parâmetros são:

Ioh => Corrente de saída em nivel lógico alto

Iol => Corrente de dreno em nível lógico baixo..

Veja ai por exemplo básico com um CI 74LS00

74LS00Caractersticas.jpg

Veja que quando ele opera uma saída em nível alto ele oferece uma corrente típica de 0,4 mA e quando drena por nível baixo ele pode drenar até 8 mA..

Desse modo se poderia com ele facilmente acender um led, com 8 mA por nível baixo, mas não se poderia por nível alto, com somente 0,4 mA.. Não se perceberia um led aceso com tão baixa corrente..

Para acender um led de 3 Volts usando desse nível baixo, se ligaria um resistor de 270 ohms no + 5 Volts , depois o anodo do led e seu catodo na saída do CI.

Colocando um nível zero na saída desse CI passaria uma corrente desde os 5 Volts, passando pelo resistor, pelo led e entrando no CI e indo para o massa..

Por que um resistor de 270 Ohms???

Para limitar a corrente abaixo dos 8 mA..

Veja que o led tomaria 3 dos 5 Volts sobrando cerca de 2 Volts em cima do resistor.

2V/270ohms = 7,41 mA, menor portanto que os 8 mili Amperes máximos tolerados pelo CI..

Nem todos os CI´s lóigicos tem esse mesmo comportamento, e, mais, diria se tratar de um comportamento de uma família de CI´s..

Existem por exemplo CI´s que sequer tem capacidade de fornecer corrente em nível alto, são os "open colector" bastante usados em interfaces com duas alimentações, de modo que se pode ter de um lado dos mesmos 5 Volts e de outro, em suas saídas, 12 Volts por exemplo.. Eles só drenam corrente por zero na saída..

Se nesse dai se tiver de forçar um nível alto na saída, isso terá de ser feito, geralmente via resistor, por fora do CI..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!