Ir ao conteúdo

Corrente elétrica do estabilizador

Catí Kurumim 7

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Qual a corrente elétrica de entrada e de saida do estabilizador?

A corrente elétrica essa sempre depende do carregamento, do que é ligado nesse dispositivo.. Se nada ligares nele, a corrente elétrica beira a zero.. Tem alguma corrente residual, mas pequena..

Se colocares uma carga pesada, uma lâmpada de 100 Watts por exemplo, essa corrente aumenta e dai depende da tensão usada. Sem saber da tensão em sua cidade, facilmente verificável se sua cidade não fosse a cidade de Não é da sua conta, Ba, não dá nem para calcular...

Talvez sua pergunta tenha sido mal formulada e quem sabe desejavas saber qual a tensão de entrada e saída de um estabilizador.

Se for essa a pergunta, a resposta será: Depende de qual estabilizador..

Tem de tudo... Entrada 110 ou 220, alguns fixos outros selecionáveis por chave.

Saída a maioria deles é de 110 Volts mas tambem existem aqueles com saída em 220 volts ou até mesmo ambas, selecionável por chave..

O que é certo é que esse dispositivo, o estabilizador, não é necessário e atrapalha e muito os modernos equipamentos..

Desaconselho totalmente seu uso..

Postado

Obrigado! Um amigo meu me falou que a da minha cidade era de 127v.

É verdade que a corrente elétrica de entrada e de saída é a mesma?

A fonte chaveada é denomida pela chave seletora ou pelo botão liga e desliga que fica atrás da fonte?

• Membro VIP
Postado
Obrigado! Um amigo meu me falou que a da minha cidade era de 127v.

É verdade que a corrente elétrica de entrada e de saída é a mesma?

A fonte chaveada é denomida pela chave seletora ou pelo botão liga e desliga que fica atrás da fonte?

Para saber qual é a tensão de sua cidade, ai em Não é da sua conta, Ba, se não tiver um amigo a mão, leia em uma lâmpada, de preferência com ela apagada, para não se queimar nem sacrificar os olhos. Lá está escrito a potência da mesma (em Watts) e a tensão (em Volts)

A tensão de trabalho, na entrada e saída de um estabilizador, pode ser igual ou diferente.. Os estabilizadores pode ser monovolt, aonde a tensão de entrada é igual a de saída e podem ser bivolt, aonde a tensão de entrada pode ser selecionada entre 110 ou 220 Volts e geralmente a tensão de saída é de 110 Volts.. Depende do modelo portanto..

Uma fonte é denominada chaveada nem pela chave seletora nem tampouco pela chave liga/desliga da mesma..

Uma fonte é denominada chaveada pelo modo como opera. A tensão CA (corrente alternada) da rede elétrica é retificada e filtrada, virando CC (corrente contínua).. Como essa corrente não pode ser inserida em um transformador, para rebaixar para as tensões que seu PC necessita, (3,3 Volts, 5 Volts e 12 Volts) é colocado um elemento (transistor) chaveador (que faz o chaveamento em alta velocidade, uma espécie de liga desliga, da ordem de 40.000 vezes por segundo) e com isso essa tensão pode ser aplicada a um transformador e gerar as tensões de que seu PC necessita.

Essa topologia com transistor chaveador é que dá o nome a fonte..

Veja ai: Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas

• Membro VIP
Postado
então quer dizer que pode haver uma fonte chaveada sem chave seletora?

Só uma não!!!! Centenas delas..

Toda a fonte com PFC ativo não terá chave seletora de tensão, pois pode operar com qualquer tensão na faixa de 90 Volts AC até 264 Volts AC.

Desde 90 Volts AC e até muito menos ainda, se o carregamento (potência exigida) não for muito alto.

Veja ai uma fonte com PFC ativo trabalhando e mantendo estáveis as tensões que entrega ao PC (3,3 Volts, 5 Volts e 12 Volts) com a tensão de entrada, da rede elétrica, variando de 30 VColts a 254 Volts..

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Todas as fontes com PFC ativo não vão ter chave seletora de tensão e são fontes chaveadas..

Estás vendo alguma chave seletora ai???

CorsairCX400fan.jpg

CorsairVX550_only.jpg

CorsairHX520.jpg

SeasonicS12IISS-430.jpg

FSPGroupEverest900.jpg

OCZModXStreamOCZ900MXS.jpg

Singlerail_SILVERSTONEOP1000ATX12V_.jpg

Postado

Além disso existem em países como Argentina e países asiáticos uma maioria de fontes sem PFC ativo e sem seleção de tensão, que trabalham apenas em 230V, que é a tensão única em tais lugares. Seletor de tensão para quê?

s_MLA_v_O_f_86056939_7039.jpg

E ainda aquelas outras, minoria dentre todas, sem PFC ativo, que parecem selecionar automaticamente a tensão.

142ybn.jpg

• Membro VIP
Postado

As chaves seletoras de tensão geralmente tem essas duas posições ai mostradas..

Chaveseletoradetenso.jpg

Aquela posição da chave superior, na foto, deve ser usada se a tensão da tomada for de 110 ou 115 ou 120 ou 127 Volts..

A posição de baixo, na foto, deve ser usada em locais aonde se tem 220 Volts..

Postado

Obrigado! Então na minha cidade o certo é 110 pois a nossa tensão aqui é 127, gostei mesmo da sua explicação, o senhor é um professor nato!

Na hora de eu escolher a fonte, para montar um pc super atual, como devo saber qual a fonte certa? No manual da Placa Mãe tem explicando qual a fonte correta?

• Membro VIP
Postado
Obrigado! Então na minha cidade o certo é 110 pois a nossa tensão aqui é 127, gostei mesmo da sua explicação, o senhor é um professor nato!

Na hora de eu escolher a fonte, para montar um pc super atual, como devo saber qual a fonte certa? No manual da Placa Mãe tem explicando qual a fonte correta?

Use um site como esse aqui, para ter uma ideia básica sobre a demanda do mesmo: http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Escolha uma boa fonte, com PFC ativo na entrada, com alguma folga de potência, com alta eficiência (uma boa dica é saber se a mesma tem recinhecimento ou homologação no programa 80 Plus de eficiência, que confere esse reconhecimento somente às fontes a ele submetidas, que tenham mais de 80% de eficiência)

Tai a listagem de cerca de 3.000 Fontes/modelos que tem esse reconhecimento..

http://www.plugloadsolutions.com/80pluspowersupplies.aspx

Ou entre em um dos tópicos indicados para aconselhamento de Fonte x Configuração e peça ajuda. Tem uma pá de conhecedores que lá opinam..

• Membro VIP
Postado
Bivolt é o mesmo que Auto Switch?

Bivolt, bidirecional, bicondicional.. Geralmente o sufixo bi se refere a dupla situação. No caso de fonte, Bivolt significa que a fonte pode operar em duas diferentes tensões geralmente escolhidas pelo usuário, pela seleção em uma chave como aquela que mostrei acima..

Auto switch, no caso de fontes, que são raras, teriam a capacidade de "mover" essa tal de chave de seleção de modo automático. Falo em mover mas na verdade nesses casos a fonte sequer tem a chave de modo explícito. Quando a tensão apresentada a mesma for de 110 Volts ela se prepara para rceber essa tensão. O mesmo quando a fonte receber 220 Volts na entrada, ela se prepara para receber essa tensão. Como disse são raras as fontes que realmente assim operam..

A maior confusão acontece com as fontes que tem entrada Universal de tensão, ou Full Range. Muitos confundem com auto switch

Fontes com tensão universal na entrada tem especificação 100-240 AC com +-10% de tolerância. Essas podem trabalhar em qualquer tensão nesse range, de 90 VAC até 264 VAC, o que significa que podes, por exemplo, alimentar a mesma com 90 Volts, com 140 Volts, com 185 Volts, com 200 Volts, com 245 Volts ou até mesmo 264 Volts..

Sentiste a diferença??? Qualquer tensão entre 90 e 264 Volts, inclusive alguma tensão que fique variando tudo isso o tempo todo... Com ela pode operar desse modo. Geralmente são as fontes com PFC ativo na entrada..

Postado

Eu acho que auto switch deve ser aquilo que o Kayke falou lá em cima, fontes que adivinham sua tensão. Fontes bivolt são aquelas que tem a chave seletora que o Faller mostrou, e é você quem tem que fazer troca. E por último tem as full range que funcionam em qualquer tensão que você ligá-las, entre o mínimo e máximo especificado incluindo qualquer coisa no meio.

Postado
Eu acho que auto switch deve ser aquilo que o Kayke falou lá em cima, fontes que adivinham sua tensão. Fontes bivolt são aquelas que tem a chave seletora que o Faller mostrou, e é você quem tem que fazer troca. E por último tem as full range que funcionam em qualquer tensão que você ligá-las, entre o mínimo e máximo especificado incluindo qualquer coisa no meio.

É exatamente isso.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!