Ir ao conteúdo

Ventoinha no Piso Vale a Pena??

acfaria

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com algumas fans sobrando aqui, de 120mm, e estou pensando em colocar no pc que estou usando, que tem o gabinete TT V4. Ele tem só 3 fans, uma no teto, outra na traseira e outro frontal. Dois estão como exaustor e outro, o frontal, como injetor de ar.

Quero preferencialmente diminiuir a temperatura da placa mãe, e um pouco da placa de vídeo. Estive pensando em colocar no piso do gabinete, onde tem entrada para a ventoinha, fica do lado da fonte, no caso ele iria impulsionar o ar para cima. Estou pensando se vale a pena ou não, me dá impressão de que ele só vai jogar o ar para o exaustor de cima, sem passar pelos componentes, alguém tem uma experiência com o fan neste local? Entra bastante poeira ali por baixo? No caso, quem tem esse gabinete colocou a fan na lateral também? Se sim, melhorou a temperatura da placa mãe além da placa de vídeo?

No caso as temperaturas estão em 42°gpu e 35° da mobo, em idle, foi só o calor chegar que aumentou,rs. Espero ajuda para sanar esta rápida dúvida, valeu! ^_^

Postado

então acfaria num tenho o V4 mas já tive o V3 BE da TT coloquei uma fan na parte inferiro como injetor de ar assim como na tampa lateral.. tive uma queda por volta de uns 4 graus tanto na mobo qto na placa de video em idle

Postado

Interessante...é bom saber pois pouca gente parece colocar a fan neste local, além de que, os novos gabinetes estão dispensando a localização desta fan, não sei bem o motivo, já que a fonte também se encaixa na parte de baixo nestes casos.

E sua experiência com poeira como foi? Entra mais que na lateral?

valeu. :)

Postado

eu coloquei uma fan ali num mode que eu fiz num gabinete genérico. O grande lance dessa fan é que ela acelera a troca de ar dentro do gabinete, e por consequência, baixa a temperatura. Só tem que monitorar um pouco a poeira, mas nada que uma limpeza eventualmente não resolva.

Postado

Hum, interessante My Self, vou fazer o teste aqui esses dias, mas com relação a poeira, você acha que entra mais onde, por ali embaixo, no piso do gabinete ou no lateral?

Pergunto isso pois vou fazer o teste colocando um em um lugar e depois tirando e colocando no outro e ver qual se sai melhor para baixar as temperaturas que eu quero. E de quebra, se por acaso o resultado for semelhante, colocarei no local onde vai entrar menos poeira no gabinete :D.

Abraços.

Postado

Resolvi fazer o teste hoje...mas so encaixei na lateral, o resultado foi incrível...mas não do modo que vocês estão pensando.

A temperatura da GPU subiu entre 2 a 3° e a da placa mãe entre 1 a 2°. Não acreditei quando vi isso, até usei outro programa além do Aida, e deu no mesmo... detalhe, encaixei a fan como injetor de ar (o recomendável para a lateral) e não como exaustor. Me surpreendi com isso, e eu fiquei xupando dedo pensando que ia perder ao menos uns 3...4° na VGA.

Bom... amanha verei se faço o teste com o fan no piso do gabinete, depois comento os resultados... ahhh, quem quiser me falar sobre a experiência com a ventoinha nesse local pode falar, e também a questão da poeira, valeu. ^_^

Postado

Aí colega, você está usando 4 fans?

E a distribuição está igual(dois resfriando e dois como exaustor)?

Os fans são da mesma marca e modelo, pois tem fan que ventila mais que o outro!

Eu mesmo tirei o fan da parte de baixo do meu HAF, antes eu usava ele com um filtro de poeira, e a parte de baixo após 1 semana estava coberto de poeira, e como eu usava filtro, sua ventilação não era muito eficiênte.

Hoje em dia deixo esse serviço (ventilar a VGA) para um fan que eu coloquei preso a baia do HD, assim o fan frontal sunga o ar frio e joga para a baia do HD, só que neste momento a ventilação perde a força e não alcança a VGA, então esse fan sunga a ventilação fraca e sopra com mais força para a VGA.

Abaixo mostro uma foto de como uso o meu PC, mas essa foto está desatualizada, pois não tenho mais o fan na parte de baixo(piso), e coloquei o fan de 120mm no espaço onde fica o drive DVD, soprando o ar em direção ao cooler da CPU.

p1040010y.jpg

Postado

Estou fazendo testes com o um 4° Fan.

Sim, dois injetando ar e dois tirando.

Todos tem a equivalência média de CFM e Pressão do ar, todos são da Akasa, sendo dois vipers, um apache, outro Led Azul, também Akasa.

entendi, então parece que sua experiência com a questão da poeira foi ruim, interessante isto...O meu Fan Frontal não coloca muita poeira para dentro, certamente porque a tampa da frente protege a entrada de maiores resíduos, e também a localização dele, em forma de descida, evita que poeira passe por ele também.

Bota organização nesse seu gabinete hein,rs, é full tower?

Aproveitando sua postagem Snake Plissken, o seu fan no piso chegou a melhorar a temperatura em quais componentes? Diminuiu em média quanto? E o fan que colocou agora na baia onde o DVD esta acima, ajudou a diminuir temperatura da CPU?

Em breve posto novas experiências aqui, valeu. ;)

Postado

Bem..testei a fan inferior, do piso, e o resultado foi muito pouco...monitorei certinho e tudo mais, a diferença foi de -2°C na GPU apenas, não inteferiu sobre os outros componentes, então concluo que não vale a pena.

Uma coisa que me encuca, e muito, foi meu teste da fan lateral, que obtive aumento da temperatura, isso é realmente muito estranho. Mas tudo bem.

Como o colega My Self colocou aqui, vou testar também a opção de fan abaixo da baia do dvd, apesar de não saber se isso é correto, depois posto aqui, e logo depois coloco o tópico como resolvido...

Enquanto isso a galera que quiser postar mais comentários, manda ver, será de grande benefício. falou.:)

Postado
Estou fazendo testes com o um 4° Fan.

Sim, dois injetando ar e dois tirando.

Todos tem a equivalência média de CFM e Pressão do ar, todos são da Akasa, sendo dois vipers, um apache, outro Led Azul, também Akasa.

entendi, então parece que sua experiência com a questão da poeira foi ruim, interessante isto...O meu Fan Frontal não coloca muita poeira para dentro, certamente porque a tampa da frente protege a entrada de maiores resíduos, e também a localização dele, em forma de descida, evita que poeira passe por ele também.

Bota organização nesse seu gabinete hein,rs, é full tower?

Aproveitando sua postagem Snake Plissken, o seu fan no piso chegou a melhorar a temperatura em quais componentes? Diminuiu em média quanto? E o fan que colocou agora na baia onde o DVD esta acima, ajudou a diminuir temperatura da CPU?

Em breve posto novas experiências aqui, valeu. ;)

Na realidade, não via muita diferença nas temperaturas com o fan no piso não, se caso diminuisse seria uns 2ºC na VGA.

Já o fan na baia de DVD já abaixo coisa de ~2ºC na CPU, em geral esses fans adicionais, ajuda a refrigeração interna geral do gabinete, tipo, se não tivesse esses fan's, a temperatura interna seria um pouco maior que na realidade tanto é que eu só ligo eles quando vou jogar, pois é nessa situação que eles vão fazer a diferença, da qual a temperatura interna do gabinete aumenta devido a VGA e um pouco a CPU, com os fan's ligado a circulação de ar é feita mais rápida(o ar quente fica pouco tempo dentro do gabinete).

Postado

Opa, errei aqui o nome do usuário que me falou do fan abaixo do dvd, é o Snake Plissken :D.

Então cara, eu fico até meio assim de, ao acaso, deixar a fan na baia do dvd, pois sempre pensei que o ar quente sobia, então ele estaria empurrando este ar quente em direção ao cooler da cpu. Além de que, o fan superior retiraria este ar juntamente com o que esta sendo jogado pela fan superior da baia. Então isso fica meio confuso. :confused:..

Você usou por quanto tempo a fan inferior do piso? Não me falou sobre o acúmulo de poeira que ela produz comparada com os demais fans!?? rs...falou amigo ^_^

Postado
Opa, errei aqui o nome do usuário que me falou do fan abaixo do dvd, é o Snake Plissken :D.

Então cara, eu fico até meio assim de, ao acaso, deixar a fan na baia do dvd, pois sempre pensei que o ar quente sobia, então ele estaria empurrando este ar quente em direção ao cooler da cpu. Além de que, o fan superior retiraria este ar juntamente com o que esta sendo jogado pela fan superior da baia. Então isso fica meio confuso. :confused:..

Você usou por quanto tempo a fan inferior do piso? Não me falou sobre o acúmulo de poeira que ela produz comparada com os demais fans!?? rs...falou amigo ^_^

O acumulo de poeira era muito rápido, coisa de três a quatro dias, pois ele sunga a poeira que fica sobre a mesa.

Já em relação ao fan na baia de DVD, ele geralmente sopra o ar frio que ele sunga dos furos da bais do DVD(gradezinha em tela Mech), então ele adiciona mais ar frio ao interior do gabinete, que de cara joga em direção ao cooler da CPU.

O ar quente que sobe se esbarra com a parede de ar frio, então esse ar quente não se mistura facilmente no centro do vento, e sim ele se escorre pelas beira da coluna de ar.

Não sei se você me entendeu:huh:

Postado

Coloque um filtro no fan da base do gabinete, se possivel coloque filtro em todos os fans que jogam ar pra dentro.

Fan na lateral é bom tambem, dependendo da sua VGA é até ,melhor que o fan inferior, pois se a vga for das grandes vai basicamente bloquear o fan inferior, impedindo que o ar chegue no fan superior, vai ser bom pra vga mas o resto do sistema não vai aproveitar esse fan inferior.

Postado

opa!

eu uso um gabinete da satellite bem vagabundo, com uma 5750vapor-x, ai eu cortei o fundo do gabinete bem em baixo do cooler da vga, e instalei um cooler, e ajuda muitoa vga, ja da pra ver a diferença quando passo o cooler de 5 para 12v, mas é brutal quando desligo o mesmo.

bom, acho que vale a pena, ainda que suje um pouco pc por dentro, e suja um pincel ja resolve.

valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...