Ir ao conteúdo

Validação não aceita PROCV

Fernando AV

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Estou me deparando com um problema q meus conhecimentos de excel, e pesquisas q fiz em vários forums, não puderam sanar.

Tenho duas colunas onde a primeira é "tipo" (de despesa) e a segunda "fornecedor". Para cada tipo de despesa há uma lista de fornecedores.

Criei um intervalo, dei o nome de "tipo" e fiz uma validação de dados por lista suspensa apontando para ele.

Criei 14 intervalos e dei nome de "Da" a "Dn" q correspondendo aos 14 grupos de fornecedores, um para cada tipo.

Fui lá novamente na validação de dados por lista suspensa e me deparei com os seguintes problemas:

1) como são 14 tipos, para colocar na fonte da lista uma fórmula usando SE, q só comporta 7 de cada vez, tive q juntar dois conjuntos.Eles

funcionam separados mas quando os junto utilizando +SE ou &SE coloca um aviso "A Fonte atualmente resulta em erro. Deseja continuar?".

porque aqui não funciona a junção de mais de 7 SE?

2) pesquisando vi que é feio utilizar tantos SE onde se pode colocar PROCV. Está certo! Lá fui eu para o PROCV criando uma tabela com duas

colunas, na primeira todos os tipos e na segunda o nome dos intervalos correspondentes. Fiz a fórmula numa célula e ela exibe o resultado correto. Copio a mesma fórmula para a fonte da lista, na validação de dados, e apresentou "A fonte da lista deve ser uma lista delimitada ou uma referência a uma unica linha ou coluna". O q estou fazendo de errado?

Me perdoem se fui por demais descritivo mas tento minimizar a chances de não ser entendido.

abraços

Fernando

• Membro VIP
Postado

Boa noite Fernando

Seja bem vindo ao fórum!

Poste a tua planilha num site gratuito como:

http://www.sendspace.com/

Depois cole o link da planilha aqui no fórum.

Coma visualização dos dados na planilha fica bem mais fácil de resolver a tua dúvida.

Um abraço.

Postado

veja se ajuda, usando INDIRETO

TIPO.........FRUTA.........ESPORTE.......BICHO

fruta... .....banana.........volei............sapo

esporte. ...abacaxi.........natação.......macaco

bicho.... ...laranja..........corrida.........jacaré

A) considerando a tabela acima a partir de A1, nomeie:

1. A2:A4 de TIPO

2. B2:B4 de FRUTA

3. C2:C4 de ESPORTE

4. D2:D4 de BICHO

B) em G1 aplique validação, Lista > Fonte =TIPO

C) em H1 aplique validação, Lista > Fonte =INDIRETO(G1)

d) selecione G1:H1 e arraste p/ baixo p/ colar a validação até onde desejado

Postado

Antes de mais nada obrigado a todos pelo retorno. Sempre fui um cara participativo, ajudador dentro de minha área de conhecimento. Maior exemplo é que minha sogra me tem como helpdesk 24h para qualquer problema de hardware e software do seu computador... e vocês nem imaginam que misérias ela faz... hehehehehehe. Ela tem sorte pois eu tenho uma paciência de Jó.

Para oswaldomp - criei uma planilha para testar sua sugestão e ela tb retornou a mesma mensagem: "A Fonte atualmente resulta em erro. Deseja continuar?"

O arquivo de teste está em http://dl.dropbox.com/u/20051709/ExOswaldo.xlsx

Para zinhovba e Patropi - o arquivo q estou desenvolvendo tem mais de 10Mb. Criei em cima dele outro somente com as planilhas em questão: http://dl.dropbox.com/u/20051709/EXForum.xlsm

abraços

Postado

Fernando

Está resultando em erro porque os conteúdos que você colocou abaixo do título "Tipo" estão diferentes dos nomes que você atribuiu às demais colunas.

Assim, abaixo de "Tipo" estão a, b e c e os nomes das demais colunas estão aaa, bbb e ccc.

Experimente substituir os conteúdos da coluna "Tipo" por estes: aaa, bbb e ccc, igualando dessa forma com os nomes que você atribuiu às demais colunas.

abraço

Postado

Me desculpe Osvaldo mas, ao fazer seu exemplo numa planilha, para facilitar economizei caracteres e ao nominar o intervalo o excel até aceitou "a" e "b" mas não aceitou "c". Sabia q "aa" não daria pois referencia uma coluna então coloquei "aaa", "bbb"... mas esqueci de alterar o conteúdo da coluna "tipo".

Refiz aqui e deu tudo certo, sua sugestão está correta e atende ao proposto: obrigado!

Mas tenho um problema: a coluna "Tipo" é preenchida por cada usuário portanto passível de alterações o q impossibilita a questão do nome do intervalo ser igual a cada tipo. você tem alguma sugestão de "gatilho"? ou algo mais bacana?

Aproveito e coloco aqui uma pergunta que apesar de não ter a ver com o tópico é pertinente, e peço que se tiver algum local para postá-la corretamente q me indiquem.

A minha área de atuação começou no design com o Corel e atendo na maioria restaurantes em produtos gráficos e grandes formatos. A proximidade com a administração desses restaurantes e meus conhecimentos medianos de excel me fizeram elaborar soluções para a administração financeira deles. O principal diferencial dos meus trabalhos é que são visualmente bem elaborados, sem aquela cara de "planilha" mas quase um aplicativo. A parte lógica e de programação eu vou me virando e até hoje nunca tinha me visto num beco sem saída. Mas acabo utilizando tempo demais para desenvolver as soluções que necessito e nunca encontrei ninguém com conhecimentos de excel suficientes com o qual pudesse dividir minhas necessidades e remunerá-lo por isso. Há cerca de dois meses passei a tomar conhecimento, através de pesquisas no google, de forums e blogs q ajudam em diversas questões relacionadas à minha necessidade. Atrás dessas ajudas existem pessoas no intuito de ajudar e mostram competência para isto, você é um exemplo. Como posso recrutá-las?

A forma de trabalho poderia ser,de forma simplista, por tarefa onde eu enviaria um pedaço do meu arquivo, ele orçaria a solução, e se aceito, me devolveria com a necessidade sanada versus pagamento efetuado.

Outra forma que pode ser interessante, aí para um grupo bem menor, é que trabalhemos a quatro mãos no arquivo por inteiro para depois o explorarmos em conjunto. Necessariamente teríamos que estar em estados diferente, eu estou no Rio.

abraços

Postado

Mas tenho um problema: a coluna "Tipo" é preenchida por cada usuário portanto passível de alterações o q impossibilita a questão do nome do intervalo ser igual a cada tipo.

Fernando

Do seu primeiro post eu entendi que na coluna Tipo foi aplicada validação por lista, portando nessa coluna só seriam permitidos conteúdos iguais aos itens da lista. Mas, pelo seu post acima, me parece que a inserção de conteúdos é livre, o que inviabilizaria a criação de um intervalo nomeado para cada tipo inserido.

Acredito que a partir da definição sobre o que será inserido na coluna Tipo a galera daqui poderá oferecer sugestões.

abraço

Postado

Osvaldo,

nas tentativas q eu fiz, utilizando o SE e depois o PROCV nomeei os intervalos de forma independente. Mas realmente as listas serão entregues vazias e customizadas pelo usuário.

No arquivo q tinha tb mandado a pedido de outros usuários está mais fácil de conferir isto. http://dl.dropbox.com/u/20051709/EXForum.xlsm

Peço atenção a todos q mesmo no objetivo de sanar o meu problema não esqueçam de responder às perguntas inicialmente feitas com relação ao motivo das minhas tentativas iniciais não terem dado certo.

abraços

Postado

Caro zinhovba

eu já me deparei várias vezes com a limitação do excel em trabalhar com células mescladas quando as utilizamos em fórmulas. Por isso em tudo em deixo a referência somente na primeira célula da mescla.

Conferi e no exemplo q eu mandei as tabelas não estavam com células mescladas mas os intervalos sim. Só q já tinha modificado o "Refere-se a" para q tivessem a mesma coluna.

Mesmo assim a fórmula do PROCV funciona numa célula, só não dentro da Fonte da Lista na Validação de Dados, porque?

Já descobri com ajuda de um membro de outro forum q no excel 2010 podem ser aninhados até 64 SE, isso resolve o meu problema mas com uma fórmula meio "feia". Por isso continuo com a minha curiosidade acima com relação ao PROCV.

abraços!

Postado

Fernando,

Baixei sua planilha e fiz a validação conforme abaixo. Comigo, deu certo.

Veja se funciona aí.

=INDIRETO(ÍNDICE($CL$39:$CM$52;CORRESP(D55;$CL$39:$CL$52;0);2))

Postado

Caro Reymax

Testei sua fórmula numa célula e na fonte da validação mas não deram certo.

Dissequei sua fórmula e achei um espaço sobrando quase no final e nem assim.

você poderia conferir e ao achar o erro me explicar a lógica dessas funções?

Desde já te agradeço!

abraços!

Postado

Realmente, tem um espaço em branco.

O correto é: =INDIRETO(ÍNDICE($CL$39:$CM$52;CORRESP(D55;$CL$39:$CL$52;0);2)) - tire todos os espaços em branco, pois aqui continua aparecendo.

Esta validação é para colocar na célula N55 e depois copie para as outras.

INDIRETO: cria uma referência, que pode ser uma célula ou uma área nomeada, que é seu caso.

ÍNDICE: busca um valor em uma matriz, de acordo com a linha e coluna especificados;

No caso a matriz fica nas células CL39 a CM52, conforme coloquei fixando-as com $;

Depois do ponto-e-virgula deveria vir o número da linha. No caso utilizei o CORRESP porque o número da linha vai depender do que estiver na célula D55 (se a validação for na N54, utilize D54 e, assim por diante).

Neste CORRESP, vai ser buscada a linha onde consta o valor de D55, ex. Desp 1.

Ele vai buscar o valor entre CL39 e CL52. Ao achar o valor igual, ele determina o número da linha. Ex. linha 1 dessa matriz.

O zero após o ponto-e-vírgula significa "FALSO". Fecha parênteses do CORRESP

No último ponto-e-vírgula do ÍNDICE, vai ser buscado o valor da segunda coluna. No caso "Da", que é a área que você nomeou.

O INDIRETO transforma esse Da em referência.

Ou seja, utilizando o ÍNDICE-CORRESP, você tem um PROCV mais versátil.

Consegui os mesmos resultados utilizando o PROCV, veja.

Fazendo a validação na célula N54, utilize a fórmula (se aparecer espaço em branco, tire):

=INDIRETO(PROCV(D54;$CL$39:$CM$52;2;0))

A chave é o "INDIRETO", que transforma em referência as letras encontradas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!