Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão para metodologia de testes de coolers do CDH


lotuss

Posts recomendados

Eu andei pensando aqui, e resolvi postar uma sugestão para ser incorporada à metodologia de testes de coolers do CDH.

Os coolers são compostos basicamente de dissipador e ventoinha, mas o que realmente define o cooler em si é o dissipador, já que a ventoinha costuma ser barata e pode ser trocada facilmente e a gosto.

Por exemplo, eu vi um teste por aí onde o IceAge Prima Boss II vence o Thermaltake Frio OCK, quando se usa a mesma ventoinha, logo pode-se concluir que o dissipador do IceAge é melhor, e a vitória do Frio se dá pela ventoinha mais potente. O rank se dá apenas pelo desempenho térmico, mas não leva em consideração a opção do fabricante em fornecer uma ventoinha mais lenta em favor do silêncio, apesar do dissipador poder ser até melhor.

Eu sei que é importante fazer o teste com a ventoinha original fornecida, afinal muita gente vai usar o cooler com aquela ventoinha mesmo. Mas se além disso se escolher uma ventoinha padrão e repetir os testes, pode-se saber qual é o melhor dissipador. Sabendo-se disso, o futuro comprador pode decidir se mantém a ventoinha original, ou se troca por uma mais silenciosa, ou mais potente.

Pra exemplificar, no caso que eu citei lá em cima, alguém em busca de máximo desempenho poderia levar um IceAge e trocar a ventoinha por uma mais potente de 100 CFM, digamos. Agora, se alguém atrás de silêncio resolver trocar a ventoinha do Frio por uma mais silenciosa, digamos que igual à do IceAge, ou se simplesmente decide diminuir a velocidade, se dá mal, pois a performance dele vem da ventoinha e não do dissipador. Neste caso a melhor opção pra ele seria comprar o IceAge e ficar com a ventoinha padrão. Isto é algo que considero importante e que os testes não mostram.

É claro que eu estou assumindo que aquele teste que citei seja verdadeiro. Pode não ser, mas também pode ser. E se for, a situação acima, hipotética, poderia ser verdadeira.

Também sei que dará o dobro de trabalho, pois significa repetir a bateria de testes com outra ventoinha. E que pode ser que não seja possível retestar os modelos já testados, se o CDH consegue as amostras por empréstimo. Mesmo assim fica a sugestão. Eu procurei no site do CDH se existe algum lugar para enviar sugestões, mas não encontrei, então estou formalizando por aqui. Alguma chance disto chegar até o Gabriel ou o Rafael ou alguém responsável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!