Ir ao conteúdo

Adaptar Sensor de pressao em display

cesarlg

Posts recomendados

Postado

Ola galera. venho hj com a necessidade de criar um circuito onde eu possa converter uma determinada milivoltagem vinda de um sensor de pressao e transcreve-la num display de led de 7 segmentos, mas no valor de BAR. em anexo uma tabela abreviada da mV versus BAR. é possivel realizar isso com ci comuns? sem uso de microcontrolador PIC ou similares.

aguardo ajuda. toda ideia seria bem vinda

post-198617-13884960198751_thumb.png

Postado

bom cara, acho que da pra montar com CIs mais comuns sim ...

podemos pensar algo em torno de um conversor A/D...

montar alguns filtros para ajustar mudanças bruscas de pressão ...

um decodificador para os displays e os proprios displays 7 segmentos...

só não me arrisco em montar um circuito, porque provavelmente eu passaria algumas informações erradas ... principalmente por causa da parte dos filtros ...

Postado

obrigado por prontificar-se.

antes de reparar bem na tabela tinha pensado em algo em modificar a milivoltagem e jogar na entrada do icl7107 usado projetos de voltimetros, que joga em display de 7seg led. como sou iniciante ja nao sei mais kk

aguardo ideiais .

Postado

Você pode fazer com CIs discretos, mas este ajuste de escala seria trabalhoso demais.

Com microcontrolador é bem simples, basta escolher um com ADC e programar esta conversão.

Postado

Como o amigo disse acima, eu tambem recomendo um microcontrolador, por ex o PIC16F876 .. em um unico chip você teria praticamente tudo que precisa, e a conversão de escala seria por software, e com uma otima precisão ...

Abraços

Postado

Concordo... com um 16F876A você faz tudo, pode até usar um LCD que é bam mais pratico do que o 7Seg, a na ser que seja necessária a visualização a longa distancia, mas amigo... que sensor é esse que le 1500 bar? é isso mesmo 1500 bar? uauuuu rsrs

Postado
Você pode fazer com CIs discretos, mas este ajuste de escala seria trabalhoso demais.

Com microcontrolador é bem simples, basta escolher um com ADC e programar esta conversão.

tabéla é linear variando 13mV a cada 5 bar, daria pra fazer a conversão utilizando amplificadores operacionais, antes de um conversor A/D e o resultado seja exibido em display de 7 segmentos, o inconveniente ai será fazer o ajuste decimal para a leitura da pressão. além de uma multiplicação digital seria interessante (porém trabalhoso de achar) um CI com uma ULA pronta para que você possa fazer a regra de três para efetuar a conversao de escala.

De resto decodificadores 4511 para formatar o resultado para exibição em LCD.

Abs.

Postado

ola galera .. então respondendo ao amigo THOMAZELLI, é um sensor especifico para teste de bicos injetores de motores a diesel. mas em geral a faixa maxima usada é de 400bar.mas mede a 1500bar.kk

ja de inicio imaginei q os pics seriam o melhor indicado, mas nao sei utiliza-los nem os equipamentos.

aproveitando a ideia q o felipe nos da: alguma ideias em cima disso? o q penso a principio é como fazer pois inicia-se em 500mv=0 (ex. 513mv=5bar logo imagino 10bar = 1026mv) e nao é assim,kk.

me corijam se tiver errado: teria q diminuir essa milivoltagem proporcional e depois transcrever em bar.? ( ex.513mv para 5mv, 526= 10mv .... ai usar um voltimetro com escala 5v.)acho q to voando ja kkkk e nao nao sei como ficaria a exatidao do circuito.

aguardo

Postado
tabéla é linear variando 13mV a cada 5 bar, daria pra fazer a conversão utilizando amplificadores operacionais, antes de um conversor A/D e o resultado seja exibido em display de 7 segmentos, o inconveniente ai será fazer o ajuste decimal para a leitura da pressão. além de uma multiplicação digital seria interessante (porém trabalhoso de achar) um CI com uma ULA pronta para que você possa fazer a regra de três para efetuar a conversao de escala.

De resto decodificadores 4511 para formatar o resultado para exibição em LCD.

Abs.

Poderia sim, até fazer com TTLs esta conversão, mas seria contraproducente, você não acha? :P

Um pic simples com adc, faria a conversão e já o multiplex do display de 7 segmentos.

Postado
Poderia sim, até fazer com TTLs esta conversão, mas seria contraproducente, você não acha?

Fiquei pensando no multiplicador digital com 74xxxx kkkkkk.

Ai que está o autor do tópico não quer usar MCU...acho que ele quer ter o trabalho mesmo de fazer na mão.

Bem vamos aguardar o que ele prefere.

Abs.

Postado

Nossa, que sensor heim rsrs! se puder postar o código ou onde vende seria bastante interessante.

Sobre como mostrar num display, é muito simples com um 16F876A para mostrar num lcd, se o problema for programação, poço até fazer um código para você em basic, eu uso bastante sensor de temperatura e pressão, funciona super bem. Os de pressao que uso a escala vai de 0.2 ~ 4.7vcc na saída. Sem contar que a placa vai ficar bem inxuta.

Postado
Fiquei pensando no multiplicador digital com 74xxxx kkkkkk.

Ai que está o autor do tópico não quer usar MCU...acho que ele quer ter o trabalho mesmo de fazer na mão.

Bem vamos aguardar o que ele prefere.

Abs.

Viu a sorte que temos, hoje em dia?

Projetar com os 74xx é o de menos, o duro é montar a PCI e fazê-la funcionar, ruídos e toda a lei de Murphy envolvida.

Postado
Projetar com os 74xx é o de menos, o duro é montar a PCI e fazê-la funcionar, ruídos e toda a lei de Murphy envolvida.

Por um lado é verdade mas por outro apanhar la atras com a informática a lenha ajuda e muito quando temos as facilidades como essas a disposição ...(e viva as FPGAS :D )

Bem agora so falta o dono do tópico se decidir o que vai fazer...Ahh tai pensei algo legal se ele não quiser usar microcontroladores e fazer uma escala de leds uma ideia com oLM3914 seria muito interessante.

Abs.

Postado

ola galera. fico feliz pela discussao do tema. seguinte. preciso do display pois a leitura é essencial neste procedimento ao qual será usado e o q piora o caso q a precisao, nao posso fugir dos +-3 bar de diferença ao real. o lm3914 ja terei q usar pois uma parte do teste e ver a estanquidade do bico e ai entra esse circuitinho.. qt se decidir aos TTLs ou Pic. terei q fazer em TTl pois meu conhecimento em pics é nulo e nem tenho aparato. vou ter q começar a ler sobre isso. se quiserem ja me dar dicas sobre pic. aceito.

se acaso nao encontre solução mais medieval kkkkk, vou verificar alguem q face p mim em pic

Postado

ola pessoal.. como era de se esperar ainda nao consegui solução. kk

estava pensando algo. mas claro talves loucura minha. só to tentando achar algo sem PIC. seguinte: utilizar o tl 494 para gerar pulsos em cima da tensão recebida, e depois desses pulsos converter novamente em tensão diferenciada para jogar em um icl 7107.onde 513mv>tl494>pulso>xxx>50mv>5bar. só q nao entendo sobre esse tl. qm o conhece bem pode dar uma dica.

aguardo

• 5 meses depois...
Postado

hj venho com uma pré solução.. no site de newton braga http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/4900-art648.html

surgiu um circuito figura 4 exatamente do q preciso. fiquei em duvida em nessas questoes:

qual amplificador posso substituir pelo mc33272, nao encontrei ele para comprar

sobre alterar a alimentaçao para 12V como calcular novos valores de resistores

R7 seria o q?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!