Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina nova - Planejando refrigeração


Posts recomendados

Estou montando uma máquina nova e gostaria de umas sugestões pra saber se é o suficiente ou não.

Processador CoreI5 2500K - Usarei um cooler Corsair A50, CMHyper212Plus ou um Zalman CNPS10XPerforma

O gabinete será CM690II Advanced. Procurei bastante, mas não achei os CFMs dos coolers que vem no gabinete. Alguém sabe?

A minha ideia é de adicionar mais um cooler de 140mm no teto, mas isso seria o suficiente? Ficaria basicamente como vem, um de 140mm na frente como intake e atrás um de 120mm, além de dois no topo como exaustão.

Os únicos coolers de 140mm que achei foram estes:

NZXT FN 140RB: https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-de-gabinete-nzxt-fn-140rb-140mm.html

CM R4-L4S-10AB-GP: https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-140mm-r4-l4s-10ab-gp-led-azul.html

Alguma preferência? Recomendação de qual é o melhor?

Outra dúvida, vale a pena colocar um CM Excalibur 120mm na traseira, substituindo o que vem com o gabinete?

Além disso o gabinete ainda permitiria um de 80mmx15mm atrás do processador e um na lateral em frente a GPU. Teria algum benefício esse de 80mm atrás do processador? E um de 120mm com baixo CFM na direção da GPU seria interessante?

Desde já agradeço as respostas e sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre os 3 coolers citados os melhores são, Corsair H50 e o CNPS 10x nesta ordem, tenho os 2 e posso afirmar isso.

Os coolers que vem no CM 690 são fracos CFM em torno de 49, troquei todos quando comprei.

Se puder coloque 2 Aerocool's Sharks de 140mm no teto em exautão + 1 em baixo sugando ar de fora para dentro, 2 excalibur's na lateral jogando ar para dentro, coloque 1 Shark de 140mm na frente sugando ar, isso com o Zalman CNPS 10x.

Se for adquirir o H50, coloque 2 Excalibur's em sistema Push/Pull acoplados ao radiador, que fica excelente, com temperaturas menores que no Zalman, algo em torno de 5~8 Graus menor.

Onde você pode comprar os Shark's de 140mm:

http://www.pichau.com.br/ecommerce_site/produto_21774_4109_Fan-140MM-Aerocool-Shark-Black-Edition-BOX

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:797/fan-shark-black-edition-140mm-aerocool

São lojas de confiança.

Não compre os Cooler Master R4, tem CFM de 69 e são ruidosos ao extremo, principalmente se você usá-los ligados no NZXT Sentry 2.

Indico a você:

Aerocool Shark de 120mm 82 de cf e o de 140mm 82 de cfm.

O CM Excalibur e excepcional tem alto CFM 85, principalmente se for usado no Radiador do H50.

Mantenha o padrão do gabinete que é,

Frontal, lateral jogando ar para dentro.

Em baixo, em cima e traseiro jogando ar para fora.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas Sérgio! Esses Aerocool Shark pelo visto são bons então. Vou colocá-los na minha lista. O nível de ruido deles é baixo?

E o lance de por um CM Excalibur na traseira pra exaustão? Vale a pena? Ou o Aerocool é mais interessante?

Não pretendo usar controlador de fan, pelo menos não agora. Deixaria os fans sendo controlados pelo PWM ou software.

Meu plano inicial seria:

1x Exaustão traseiro - Manter o "stock" / substituir

2x Exaustão topo - No caso, dois Aerocool Shark 140mm

1x Ventilação frente - Manter o "stock" / substituir

1x Ventilação frente - Prender um de 120mm na baia de hds para ajudar o fluxo de ar na entrada.

1x Ventilação lateral (baixo) - 120mm ou 140mm, com CFM baixo, para ajudar a GPU e não ficar barulhento.

O espaço da lateral superior ficaria inutilizado pelo cooler do processador. Não pretendo usar watercooler agora (até porque SandyBridge não parece ser muito "esquentado"), por isso estou pesquisando um aircooler com preço razoável e que não seja muito barulhento.

Pelo que li o Performa é meio barulhento, então estou pensando num CNPS10XQuiet. Alguém pode me dizer se o Corsair A50 e o CMHyper212Plus são barulhentos? Só quero um bom cooler pro processador, que seja eficiente (Não precisa ser uma turbina! :) ). Como os processadores sandybridge não são tão esquentados, não vejo necessidade de colocar algo exagerado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara o ruido deles nao deve ser baixo não, a menos que você use um controlador de fan, mas ai em baixa rotação vai ter um CFM baixo. Eu troquei todos os meus fans no BX500 por fans da Maxpower de 120mm, tipo tem o CFM menor e rotaçao menor 1200 rpm x 1500 rpm, mas o PC ficou bem silencioso.

Quanto aos fans que você pergutou, nao vejo necessidade de colocar fans de 40 reais no gabinete, sendo que a diferença vai ser minima pra um fan barato, é mais jogo comprar um bom fan pro CPU e o resto comprar fans mais baratos.

Tipo colocar excalibur no gabinete acho um desperdicio de dinheiro, ou até mesmo um shark, sao fans de alto desempenho que vão jogar ar em cima de peças que nao foram feitas para otimizar a troca termica, como a capa da vga, a placa-mãe e a caixa da fonte.

Troquei 6 fans de 140mm e 2 de 120mm com 1500 rpm e 70CFM por 7 fans de 120mm e 1200 rpm e 40CFM e a temperatura basicamente nao mudou, nem da vga, nem da CPu e nem da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas Sérgio! Esses Aerocool Shark pelo visto são bons então. Vou colocá-los na minha lista. O nível de ruido deles é baixo?

E o lance de por um CM Excalibur na traseira pra exaustão? Vale a pena? Ou o Aerocool é mais interessante?

Não pretendo usar controlador de fan, pelo menos não agora. Deixaria os fans sendo controlados pelo PWM ou software.

Meu plano inicial seria:

1x Exaustão traseiro - Manter o "stock" / substituir

2x Exaustão topo - No caso, dois Aerocool Shark 140mm

1x Ventilação frente - Manter o "stock" / substituir

1x Ventilação frente - Prender um de 120mm na baia de hds para ajudar o fluxo de ar na entrada.

1x Ventilação lateral (baixo) - 120mm ou 140mm, com CFM baixo, para ajudar a GPU e não ficar barulhento.

O espaço da lateral superior ficaria inutilizado pelo cooler do processador. Não pretendo usar watercooler agora (até porque SandyBridge não parece ser muito "esquentado"), por isso estou pesquisando um aircooler com preço razoável e que não seja muito barulhento.

Pelo que li o Performa é meio barulhento, então estou pensando num CNPS10XQuiet. Alguém pode me dizer se o Corsair A50 e o CMHyper212Plus são barulhentos? Só quero um bom cooler pro processador, que seja eficiente (Não precisa ser uma turbina! :) ). Como os processadores sandybridge não são tão esquentados, não vejo necessidade de colocar algo exagerado.

Opa!!! Vamos lá:

Esses Aerocool Shark pelo visto são bons então. Vou colocá-los na minha lista. O nível de ruido deles é baixo?

R:Os Sharks tanto faz os de 1200mm ou 140mm , em alta rotação 26.5 dba - em baixa rotação 12.6 dba.

E o lance de por um CM Excalibur na traseira pra exaustão? Vale a pena? Ou o Aerocool é mais interessante?

R: Já que não vai usar Watercooler indico fortemente o Zalman CNPS 10x, gaste mais um pouco e pegue ele, aircooler top e você não precisará comprar outro em futuros upgrades, aqui está o teste dele feito aqui no CH https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1737 - Quanto ao excalibur, para manter um padrão você poderia colocar todos Shark's. Veja o comparitivo entre os 2:

Shark's de 120mm ou 140mm - 1500 RPM, 82.6 cfm (Power mode)

Excalibur 120mm - 2000 RPM, 85.6 cfm, (Power mode)

Ou seja, vai do seu gosto, o preço dos 2 são praticamente iguais, algo em torno de R$35,00. (Eu particularmente daria preferência aos Shark's para manter um padrão).

Meu plano inicial seria:

1x Exaustão traseiro - Manter o "stock" / substituir - OK!!

2x Exaustão topo - No caso, dois Aerocool Shark 140mm - OK!!

1x Ventilação frente - Manter o "stock" / substituir - OK!!

1x Ventilação frente - Prender um de 120mm na baia de hds para ajudar o fluxo de ar na entrada. OK!! (Também fiz isso)

1x Ventilação lateral (baixo) - 120mm ou 140mm, com CFM baixo, para ajudar a GPU e não ficar barulhento. - Aqui seria legal o Shark de 140mm.

O espaço da lateral superior ficaria inutilizado pelo cooler do processador. Não pretendo usar watercooler agora (até porque SandyBridge não parece ser muito "esquentado"), por isso estou pesquisando um aircooler com preço razoável e que não seja muito barulhento.

R: Indico o Zalman CNPS 10X, pegue logo um Aircooler top e silencioso d+, estou vendendo o meu, se lhe interessar http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?&site=MLB&id=197818980

Pelo que li o Performa é meio barulhento, então estou pensando num CNPS10XQuiet. Alguém pode me dizer se o Corsair A50 e o CMHyper212Plus são barulhentos? Só quero um bom cooler pro processador, que seja eficiente (Não precisa ser uma turbina! :) ). Como os processadores sandybridge não são tão esquentados, não vejo necessidade de colocar algo exagerado.

R: Corsair H50 vai depender dos Cooler's que você colocar, o excalibur é um pouco barulhento em alta rotação. O CMHyper 212plus não posso opinar pois nunca o tive.

Espero ter ajudado.

Cara o ruido deles nao deve ser baixo não, a menos que você use um controlador de fan, mas ai em baixa rotação vai ter um CFM baixo. Eu troquei todos os meus fans no BX500 por fans da Maxpower de 120mm, tipo tem o CFM menor e rotaçao menor 1200 rpm x 1500 rpm, mas o PC ficou bem silencioso.

Quanto aos fans que você pergutou, nao vejo necessidade de colocar fans de 40 reais no gabinete, sendo que a diferença vai ser minima pra um fan barato, é mais jogo comprar um bom fan pro CPU e o resto comprar fans mais baratos.

Tipo colocar excalibur no gabinete acho um desperdicio de dinheiro, ou até mesmo um shark, sao fans de alto desempenho que vão jogar ar em cima de peças que nao foram feitas para otimizar a troca termica, como a capa da vga, a placa-mãe e a caixa da fonte.

Troquei 6 fans de 140mm e 2 de 120mm com 1500 rpm e 70CFM por 7 fans de 120mm e 1200 rpm e 40CFM e a temperatura basicamente nao mudou, nem da vga, nem da CPu e nem da placa-mãe.

Cara o ruido deles nao deve ser baixo não, a menos que você use um controlador de fan, mas ai em baixa rotação vai ter um CFM baixo. Eu troquei todos os meus fans no BX500 por fans da Maxpower de 120mm, tipo tem o CFM menor e rotaçao menor 1200 rpm x 1500 rpm, mas o PC ficou bem silencioso.

Quanto aos fans que você pergutou, nao vejo necessidade de colocar fans de 40 reais no gabinete, sendo que a diferença vai ser minima pra um fan barato, é mais jogo comprar um bom fan pro CPU e o resto comprar fans mais baratos.

Tipo colocar excalibur no gabinete acho um desperdicio de dinheiro, ou até mesmo um shark, sao fans de alto desempenho que vão jogar ar em cima de peças que nao foram feitas para otimizar a troca termica, como a capa da vga, a placa-mãe e a caixa da fonte.

Troquei 6 fans de 140mm e 2 de 120mm com 1500 rpm e 70CFM por 7 fans de 120mm e 1200 rpm e 40CFM e a temperatura basicamente nao mudou, nem da vga, nem da CPu e nem da placa-mãe.

Cara o ruido deles nao deve ser baixo não, a menos que você use um controlador de fan, mas ai em baixa rotação vai ter um CFM baixo. Eu troquei todos os meus fans no BX500 por fans da Maxpower de 120mm, tipo tem o CFM menor e rotaçao menor 1200 rpm x 1500 rpm, mas o PC ficou bem silencioso.

R: Silêncio= Baixo cfm + aumento de temperatura, Barulho= Alto cfm + diminuição de temperatura.

Tipo colocar excalibur no gabinete acho um desperdicio de dinheiro, ou até mesmo um shark, sao fans de alto desempenho que vão jogar ar em cima de peças que nao foram feitas para otimizar a troca termica, como a capa da vga, a placa-mãe e a caixa da fonte.

R: Vou discorda completamente, jogando ar diretamente sobre as peças elas sim vão ter uma diminuição de temperatura isso é fato, e se você seguir o fluxo de ar do gabinete vai ter sim uma boa diminuição de temperatura, nada adianta ter um Aircooler top ou Water cooler, se o gabinete não for bem refrigerado. Colocar Excalibur não é desperdicio de dinheiro é um investimento, o FAN vai durar anoos sem perder sua eficiência e se você pesquisar encontra ele por R$28,00~30,00, os Sharks acho aqui no RJ por R$20,00 os de 120mm e R$27,00 os de 140mm. Diferença de preço para os mais baratos de R$5,00~8,00, vale mais a pena comprar logo o que há de melhor.

Troquei 6 fans de 140mm e 2 de 120mm com 1500 rpm e 70CFM por 7 fans de 120mm e 1200 rpm e 40CFM e a temperatura basicamente nao mudou, nem da vga, nem da CPu e nem da placa-mãe.

R: Tem algo errado ai, no meu CM690 mudou sim as temps, cairam em média:

VGA - 5 graus

Placa-mãe - 4 graus

CPU - 4 Graus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas Sergio. Alguma loja recomendada aqui no RJ, pra comprar coolers e CPU cooler?

Opa!!! Tenho sim, segue abaixo:

Fan 120 mm Shark Black Edition R$23,00 - Loja Computer Hospital -

Rua da Carioca 52 3º andar - Centro - Telefone: (21)2284-5204

Fan 140 mm Shark Black Edition R$30,00 - Loja Infolux - Av 13 de maio 33 loja 314 e 315 - Telefone1: (21)2262-2107 Telefone2: (21)2532-1985

Sendo que na Infolux tem várias cores do Shark 140mm, comprei todos eles nessas 2 lojas.

O Zalman CNPS 10X estou vendendo o meu com 8 meses de uso, sem arranhão, completo e ainda com 4 meses de garantia. Link para o anúncio http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?&site=MLB&id=197818980

Se quiser entrego em mãos no Centro do RJ ou Niterói e também pode retirar em mãos.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo colocar excalibur no gabinete acho um desperdicio de dinheiro, ou até mesmo um shark, sao fans de alto desempenho que vão jogar ar em cima de peças que nao foram feitas para otimizar a troca termica, como a capa da vga, a placa-mãe e a caixa da fonte.

R: Vou discorda completamente, jogando ar diretamente sobre as peças elas sim vão ter uma diminuição de temperatura isso é fato, e se você seguir o fluxo de ar do gabinete vai ter sim uma boa diminuição de temperatura, nada adianta ter um Aircooler top ou Water cooler, se o gabinete não for bem refrigerado. Colocar Excalibur não é desperdicio de dinheiro é um investimento, o FAN vai durar anoos sem perder sua eficiência e se você pesquisar encontra ele por R$28,00~30,00, os Sharks acho aqui no RJ por R$20,00 os de 120mm e R$27,00 os de 140mm. Diferença de preço para os mais baratos de R$5,00~8,00, vale mais a pena comprar logo o que há de melhor.

Troquei 6 fans de 140mm e 2 de 120mm com 1500 rpm e 70CFM por 7 fans de 120mm e 1200 rpm e 40CFM e a temperatura basicamente nao mudou, nem da vga, nem da CPu e nem da placa-mãe.

R: Tem algo errado ai, no meu CM690 mudou sim as temps, cairam em média:

VGA - 5 graus

Placa-mãe - 4 graus

CPU - 4 Graus

Bom isso vai de cada um, agora dizer que a VGA vai esfriar so pelo vento que bate na caixa dela é novidade pra mim hehehehe. Isso nao acontece mesmo, se acontecer é 1 grau de diferença que vai fazer e 1 grau nao compensa um fan caro.

Alem do mais você ta considerando a diferença de 5 a 10 reais pra um fan top, mas se você contar 6 ou 7 fans, vai sair absurdamente caro pra quase nenhuma vantagem,

Outro ponto, os Db que vem escritos nos fans não são verdadeiros ta, um fan de 2000 RPM e 80 CFM nunca que vai fazer so 25 DB, procure testes na internet que você ve que eles chegam fácil aos 40 ou 50 Db em 2000RPM. então se você nao liga pro barulho, ok encha seu PC de fans caros e poderosos, agora nao espere silencio e performace ao mesmo tempo. Eu preferi o silencio e a mudança das temperaturas nao foi notada.

Isso vai de cada um, se quiser gastar e ter um PC super refrigerado ok, agora tem que ficar claro que não é necesario, é apenas opcional.

A diferença do excalibur pro shark é que o excalibur tem controle PWM (4 pinos) por ser fan pra CPU,o shark é conector comum de placa mãe.

A e essas mudanças nas temperaturas que você diz ai, são baseadas em que? Mesma temperatura ambiente, mesmo dia de teste, mesma velocidade do fan da vga e do cpu? Sem essas certezas não tem valor falar que as temperaturas cairam ou aumentaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li em alguns fóruns que o Aerocool Shark tem problemas de vibração quando colocado na horizontal. Isso procede? Será que foi resolvido? Fiquei preocupado pois a intenção seria colocar dois Aerocool Shark no topo do gabinete.

Li em outro tópico aqui no CdH que o CM R4 é menos barulhento que o Aerocool Shark, quando o Sergio disse justamente o contrário. E aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao vejo necessidade em colocar fans em todos lugares no gabinete, até porque a temperatura nao muda praticamente nada, e o barulho é grande.

eu tenho 1 fan dianteiro, 1 traseiro, 1 na tampa lateral, 1 em cima.

Mas, mesmo assim meu pc ficou barulhento, então a solução foi tampar 1/4 do cooler da tampa lateral com um papel.

Depois que tampei, as temperaturas continuaram as mesmas, e ficou super silencioso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao vejo necessidade em colocar fans em todos lugares no gabinete, até porque a temperatura nao muda praticamente nada, e o barulho é grande.

eu tenho 1 fan dianteiro, 1 traseiro, 1 na tampa lateral, 1 em cima.

Mas, mesmo assim meu pc ficou barulhento, então a solução foi tampar 1/4 do cooler da tampa lateral com um papel.

Depois que tampei, as temperaturas continuaram as mesmas, e ficou super silencioso

Também não vejo necessidade, apenas quero montar uma máquina nova com fluxo de ar interno bem feito.

O CM690II Advanced vem com 3 coolers (frente, atrás e no topo). Como não achei os CFM desses coolers, achei interessante investir uma quantia pequena melhorando a refrigeração. Seria mais um no topo (já que há espaço para tal) e possívelmente um na baia de HD pra ajudar a entrada de ar pela frente e um provável lateral.

Uma dúvida que ainda tenho é a de substituir o cooler traseiro (exaustão) por um cooler com CFM alto pra ajudar a retirada de ar quente de dentro do gabinete. Será que faria alguma diferença que justificasse isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!