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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

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massaaki

Injeção eletrônica, dúvida na do Gol G3

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Olá pessoal, estou fazendo um projeto e estou com duvida na pinagem da injeção eletrônica do GOL G3 e/ou G5, de acordo com a empresa Plana, utiliza-se o OBD ISO, porém nao encontro nenhum na internet. alguém poderia me ajudar a identificar a pinagem?

Como estou utilizando o CAN, gostaria de saber se neles eu encontro o CAN High e o Can Low.

Injeção GOL G3

74287426.jpg

Injeção GOL G5

47936794.jpg

Editado por Bcpetronzio
Corrigir falha na digitação do título.

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creio que todo padrão VW seja igual, é pra ser pelo menos

achei isso em um site americano

http://pinoutsguide.com/CarElectronics/volkswagen_obd2_pinout.shtml

alias, acho que é padrão para todas montadoras, veja este conector da opel ( Chevrolet)

http://pinoutsguide.com/CarElectronics/opel_obd2_diag_pinout.shtml

o CAN está no mesmo lugar, só muda o resto

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Já tinha visto esses sites, mas fiquei em duvida, pois como ele informa, os pinos de can são o 6 e o 14, porém na injeção dos carros g3 e g5 eles não estão presentes.

o G3 tem 3 pinos e o G5 tem 4 pinos. sendo que o comum entre eles é o pino 2 e o pino 5.

Isso significa que o carro não tem o barramento can?

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Isso não é a pinagem do módulo de injeção elettrônica, é uma porta de diagnóstico OBD, a volkswagen por padrão utiliza o protocolo kwp2000 (ISO 9141) encontrar documentação na internet vai ser complicado pois por ser da industria automotiva a coisa é bem fechada, você poderá encontrar um resumo da norma no site da ISO ou da SAE.

Sobre o conector aqui vai uma pinagem dele, é padrão não so volks mas de qualquer veículo com porta de diagnóstico OBD:

http://0.tqn.com/d/autorepair/1/0/o/F/42140733.gif

outro link interessante da uma olhada, muito famoso la fora:

http://elmelectronics.com/DSheets/ELM327DS.pdf

Abs.

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Conversando com um especialisa, fui informado que nesse módulo, não constam os pinos canh canl. vou pesquisar uma forma de utilizar os cis que implementam tal comunicação utilizando nos carros, devido ao fato do can utilizar a diferenca de potencial para estabelecer uma leitura, acredito ser possivel efetuar o mesmo.

quando tiver mais informações posto novamente

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Interessante o assunto do tópico, pelo barramento CAN é possível obter informações de velocidade, nível de combustível, etcs?

Já pensei implementar algum tipo de computador de bordo bem simples, principalmente nessa categoria de carro (Gol G3) que não tem esse opcional de fábrica.

A família 16F dos pics, possuem suporte ao CAN? Seria legal implementar um projeto desse tipo.

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Olá Amigo's O Gol GIII Usa OBDII E não CAN, Seu Pino De Diagnostico e o Pino 7 E através dele que fazemos diagnosticos via scarner Automotivo...

A Maioria do veiculos vw usão OBDII...

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Olá Amigo's O Gol GIII Usa OBDII E não CAN, Seu Pino De Diagnostico e o Pino 7 E através dele que fazemos diagnosticos via scarner Automotivo...

A Maioria do veiculos vw usão OBDII...

Boa noite amigos, estou reabrindo o tópico com uma dúvida...

eu comprei um scanner OBD-II bluetooth para utilizar em um gol Geração 3 ano 2000/2001.

Estou utilizando o Software "torque" para android, porém ele não consegue ler a ECU.

Informa que o protocolo do carro é diferente.

A pinagem dele é igual ao da foto da 1º postagem do tópico.. pinos 4, 7 e 16.

Não consegui nenhuma informação na internet diznedo qual o protocolo correto pra este carro, e nem qual scanner devo utilizar.

Então venho a recorrer a vocês que já sabem de uma certa forma a onde recorrer.

Agradeço a ajuda.

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Em 19/03/2013 às 23:24, linxs disse:
Em 11/05/2012 às 20:17, Diogo Beltrame disse:

Olá Amigo's O Gol GIII Usa OBDII E não CAN, Seu Pino De Diagnostico e o Pino 7 E através dele que fazemos diagnosticos via scarner Automotivo...

A Maioria do veiculos vw usão OBDII...

Boa noite amigos, estou reabrindo o tópico com uma dúvida...

eu comprei um scanner OBD-II bluetooth para utilizar em um gol Geração 3 ano 2000/2001.

Estou utilizando o Software "torque" para android, porém ele não consegue ler a ECU.

Informa que o protocolo do carro é diferente.

A pinagem dele é igual ao da foto da 1º postagem do tópico.. pinos 4, 7 e 16.

Não consegui nenhuma informação na internet diznedo qual o protocolo correto pra este carro, e nem qual scanner devo utilizar.

Então venho a recorrer a vocês que já sabem de uma certa forma a onde recorrer.

Agradeço a ajuda.

Então gente estamos em 2016 e o problema do OBDII ainda nao foi resolvido... pois tambem estou tentando conectar ao ECU e nao conecta... se alguem conseguiu resolver esse problema por favor me ajude... meu carro he um GOL G3 99/00, e nao acho nenhum topico sobre a solução do problema...

meu whats 5182609843 um abraço.

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Em 14/05/2016 às 10:47, ismael benites disse:

Então gente estamos em 2016 e o problema do OBDII ainda nao foi resolvido... pois tambem estou tentando conectar ao ECU e nao conecta... se alguem conseguiu resolver esse problema por favor me ajude... meu carro he um GOL G3 99/00, e nao acho nenhum topico sobre a solução do problema...

meu whats 5182609843 um abraço.

amigo boa tarde;

 

estou com o mesmo problema do seu e pelo que eu vi o protocolo correto seria ISO 9141-2,pois a pinagem do meu carro e igual a sua  4 chassi, 7 ISO 9141-2, 16 energia,agora so resta saber qual obd le esse protocolo.

 

abs

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