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Postado

Pessoal tenho aqui um motor 127V e funciona em uma rotação de cerca 1800rpm

so que eu queria aumentar para umas 2500 a 3000 rpm tem como? o motor e pequeno e consome pouca corrente no maximo uns 2A ! Alguem tem um circuito que resolve meu problema?

obrigado!

Postado

skldias, boa noite.

Um motor AC (127V) tem como o funcionamento básico a lei de atração e repulsão.

Te explico:

O motor é formado por vários conjuntos de bobinas, e o que determinará a sua velocidade é a quantidade de números de pólos. O rotor é responsável por orientar as linhas magnéticas formadas por estas bobinas, e será ele que terá em sua extremidade o eixo do motor, transmitindo a força e a velocidade.

Resumindo, não adianta você aplicar uma maior tensão em sua bobina, ela simplesmente iria queimar (porque foi calculada para 127V).

Quanto menor o número de pólos maior a velocidade e quanto maior o número de pólos menor a velocidade.

Para você aumentar a velocidade do motor teria de alterar o número de pólos.

Procure um especialista em bobinagem de motores para ele refazer o seu motor. Muitas das vezes o motor não suporta alterações porque você irá alterar o número de espiras e a bitola do fio.

Valeu

José Antonio

Postado

Ja pensou em colocar ema polia grande no motor e outra menor onde quer a maior rotação?

Basta usar a regra de trés, para saber que tamanho terá. Por exemplo, uma polia 1.5x maior acoplada ao motor daria 2700 RPM na outra polia menor.

Postado

Colega skldias

se você aumentar a frequencia ira aumentar a rotação do seu motor mas como nosso caro colega Janascimento comentou ele não foi feito para isso. A ideia do Rafael é muito boa, como falamos aqui em santa catarina mata a pau rsrssrs

Mvtec

Postado

Sabe-se que a rotacão de um motor pode obedecer a seguinte função de transferência:

  B*Sen(Wt) 

onde: W = 2*PI*f

então sabemos também que obedecendo a um limite (acredite se você subir a frequencia acima de 60Hz ela não vai queimar) se variarmos a frequencia da tensão que atravessa os enrolamentos poderemos também variar a rotação, porém vale lembrar que isso vai influir no torque máximo do seu motor, de um modo geral rotacãoo é inversamente proporcional ao torque do seu motor.

Abs.

  • Curtir 1
Postado
Sabe-se que a rotacão de um motor pode obedecer a seguinte função de transferência:

  B*Sen(Wt) 

onde: W = 2*PI*f

então sabemos também que obedecendo a um limite (acredite se você subir a frequencia acima de 60Hz ela não vai queimar) se variarmos a frequencia da tensão que atravessa os enrolamentos poderemos também variar a rotação, porém vale lembrar que isso vai influir no torque máximo do seu motor, de um modo geral rotacãoo é inversamente proporcional ao torque do seu motor.

Abs.

Caro Felipe, valeu pela informação, você sabe de algum circuito que inverta a frequencia de 60HZ para um pouco maio assim sendo eu coseguiria aumentar a rotação do meu motor como eu quero

rotação = F.60/(Nº de par de Bobinas)

meu motor tem duas bobinas, gostaria de um circuito que modificar-se a frequência para que eu possa, eu sei que existe inversores de frequência mas são caros.

desde ja obrigado.

  • 7 anos depois...
Postado
Em 18/09/2011 às 17:54, skldias disse:

Caro Felipe, valeu pela informação, você sabe de algum circuito que inverta a frequencia de 60HZ para um pouco maio assim sendo eu coseguiria aumentar a rotação do meu motor como eu quero

rotação = F.60/(Nº de par de Bobinas)

meu motor tem duas bobinas, gostaria de um circuito que modificar-se a frequência para que eu possa, eu sei que existe inversores de frequência mas são caros.

desde ja obrigado.

Opa beleza, é só comprar um inversor de frequência na especificação do motor , você consegue aumentar ou diminuir a frequência, aumentando ou diminuindo a rotação, ele atua como um soft starter tambem, .

  • Curtir 1
Postado
Em 15/01/2019 às 12:29, Vinicios Davi disse:

Opa beleza, é só comprar um inversor de frequência na especificação do motor , você consegue aumentar ou diminuir a frequência, aumentando ou diminuindo a rotação, ele atua como um soft starter tambem, .

O custo beneficio não será compensativo, mais fácil e correto adquirir um motor de alta com a rotação de 3000 já construído, não é difícil achar por ai....

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