Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de auxiliar de platinado automotivo


Nachtwolf

Posts recomendados

amigos,

estou com um problemão, desde janeiro pra ser sincero... só agora tive coragem de postar e pedir ajuda.

tentei de varias formas criar um auxiliar de platinado pro meu carro, mas de nenhum jeito obtive sucesso.

quem não sabe o que é platinado, é uma peça que fica dentro do distribuidor no motor do carro, essa peça fica encostada em um eixo "quadrado", que as pontas desse eixo quadrado, encostam no platinado, fazendo ele abrir e fechar, como uma boquinha de jacaré.

http://carros.hsw.uol.com.br/sistema-de-ignicao-de-um-automovel.htm

ignition-system-points.gif

ignition-system-points-labels.gif

tentei esse projeto aqui, do calazans:

platinado.gif

só que não funcionou. e não foi uma vez, foi todas.

desde janeiro to nessa... e até agora nada, quando funciona, eu jogo na pcb e para de funcionar, ou vice versa.

a tensão do carro, dependendo do alternador, vai até 14v, mas a bateria tem lá seus 80a..

o que eu precisava era de ajuda pra construir um auxiliar desses do "zero", usando poucos resistores, e um MOSFET.

o mosfet que eu encontrei foi o IRF640, ele aguenta bastante carga pra trabalhar com folga no carro...

eu não sei mais o que explicar pra vocês pra poderem me ajudar...

bem o platinado é aterrado no motor, ele é um interruptor negativo, que interrompe o fio negativo da bobina, e cada interrompida dessas, ela manda faisca de volta pro distribuidor, e do distribuidor pras velas..

existem varios auxiliares por aí pra vender pronto, mas eu já investi muuuuuuuuuuuito em material pra criar um pra mim.

o unico que não funciona de jeito nenhum é esse com o IRF640!

bem, fico aguardando a ajuda de quem estiver disposto..

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente esse circuito. É simples e pode funcionar. Na simulação deu certo, falta testar na prática. Aconselho você a trocar esse transistor IRF640 pelo IRFZ44, IRFZ46, IRFZ48, IRF3205 ou IRF1404, todos esses citados na escala crescente de corrente suportada. Esse circuito postado não tem proteção contra o platinado travado, ou seja, se ele travar na posição fechada, o transistor vai aquecer. Vale a pena você testar, e se der certo, me avise que eu adiciono essa proteção no esquema.

Qualquer dúvida é só falar.

EDIT: Esqueci de mencionar no esquema, mas R3 deverá ser de 1W para segurança.

post-797935-13884960554563_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe,

a função desse auxiliar de platinado é diminuir toda corrente e tensão do platinado, e fazer ele servir apenas como um "interruptor".

um platinado em média dura uns 3 meses se usado corretamente todo dia.

-----------------

Leandro,

agradeço muito pela resposta!

eu não tenho esses outros modelos de mosfet..

o que tenho aqui é:

BD140

BD136

BU508a

TIP32

IRF640

o IRF640 é ruim?

eu não tenho como testar hoje nem amanhã porque não tenho esse material...

não posso testar só com o que tenho aqui, e se der certo comprar o que você me disse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe,

a função desse auxiliar de platinado é diminuir toda corrente e tensão do platinado, e fazer ele servir apenas como um "interruptor".

um platinado em média dura uns 3 meses se usado corretamente todo dia.

-----------------

Leandro,

agradeço muito pela resposta!

eu não tenho esses outros modelos de mosfet..

o que tenho aqui é:

BD140

BD136

BU508a

TIP32

IRF640

o IRF640 é ruim?

eu não tenho como testar hoje nem amanhã porque não tenho esse material...

não posso testar só com o que tenho aqui, e se der certo comprar o que você me disse?

Pode sim usar o IRF640. Ele não é ruim, mas é mais fraco que os outros que eu te indiquei. Você tem algum transistor NPN além do BU508? Se tiver pode usar. O BU508 pode ser testado no lugar do BC548 se ele não tiver resistor de base-emissor (não encontrei o datasheet dele para conferir). Pode conseguir esse BC548 em alguma sucata também.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Leandro, desculpe a demora.

consegui todo material, comprei um IRFZ46n, pode ser esse?

estou com dificuldade em transferir o layout que você me fez pra protoboard...

armei, mas temo ligar e explodir tudo.

pode verificar se a ligação está correta? eu sou novo nisso, só tenho uma noção de eletronica, estou aprendendo ainda...

PQAAAMIU4HiT_gHkfS8ug-EaBkoxuK1-zPDEjySD5Bdz3xsMo4NYcWNV_reKzcZPQzcCIuHL1ipaomxPUPCx_wvNmrMAm1T1UIEhY25IfTfvrl78kmjhjJU9Z55I.jpg

PQAAAH0gDH2FTfv_29sWM4UN95R4re1DcqjtRN7Q-ybaUiD32dMnqeh8Y7dqyY6pOcIeJuIT7bLg5M_3Es2daZ-TOeoAm1T1UK-CdCr7AGajGmA774Csj5mGoQ-b.jpg

PQAAAN9su_datN302Fqcvy_tlTehuQgTG7mYO8ut5eJkN-mGVYxAmcpVF2Jn-wuMMOVJ1xK2tdj1QbPZWeyi76j5TvUAm1T1UBRAGRQZ4Cvodulpo9DfEAWuwflA.jpg

desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ignicao%20Fabrinic%20Ver.02.JPG

esse eu ja montei e funciona bem o bom é que o platinado dura muito tempo, as vezes pode ter um pequeno atraso tive q mexer no distibuirdo pra adiantar um pouquinho e não se esqueça que tem que remover o condensador q fica no destribuidor se não num funciona direito. esse circuto é duravel mas ande sempre com um condensador guardado caso queime o circuto para você não ficar na rua! ok!

vantagen desse cicuito q todas peça são facilimas de encontar e baratas!

espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ignicao%20Fabrinic%20Ver.02.JPG

esse eu ja montei e funciona bem o bom é que o platinado dura muito tempo, as vezes pode ter um pequeno atraso tive q mexer no distibuirdo pra adiantar um pouquinho e não se esqueça que tem que remover o condensador q fica no destribuidor se não num funciona direito. esse circuto é duravel mas ande sempre com um condensador guardado caso queime o circuto para você não ficar na rua! ok!

vantagen desse cicuito q todas peça são facilimas de encontar e baratas!

espero ter ajudado!

amigo, este eu já tentei, não funcionou comigo.

quando funcionava, diminuia demais a centelha da bobina e superaquecia o BU508a.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tinha removido o codensador? porq acho estranho porq esse esquemas muitas pessoa usaram mas nenhum funciona com você.. esse q eu usei aquecia pouco o discpador era a propria caixa nem tinha aletas só aquece se o motor ficar parado e a chave da ignção ligada por muito tempo . outra coisa se tiver resistor na bobita tem q remover e existe com fio resistivo no lugar do resitor em alguns carros é bom verificar isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tinha removido o codensador? porq acho estranho porq esse esquemas muitas pessoa usaram mas nenhum funciona com você.. esse q eu usei aquecia pouco o discpador era a propria caixa nem tinha aletas só aquece se o motor ficar parado e a chave da ignção ligada por muito tempo . outra coisa se tiver resistor na bobita tem q remover e existe com fio resistivo no lugar do resitor em alguns carros é bom verificar isso

amigo, eu dei inicio no projeto mais precisamente em 15 de janeiro de 2011.

desde essa data venho tentando formas sucessivas de tentar fazer funcionar e chegar na "perfeição", e não encontrei nenhuma.

o teu pode ter funcionado perfeitamente, mas repare que a centelha da bobina diminuiu.

se você tentar aumentar a centelha, os resistores fervem, se você trocar os resistores, o BU ferve, e por aí vai.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A abertura e fechamento brusco do platinado,faz com que haja um induçao no secundario da bobina ,e esta gera uma alta tensão que produz uma centelha nas velas.você quer é usar um transitor que chavei estão rapidamente que faça o mesmo efeito do platinado?Visto que um arco voltaico é gerado nesse chaveamento do platinado e desgastando os contatos ,mesmo com o capacitor de amortecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, agradeço a disposição.

armei o esquema, e na hora do teste, não funcionou. quer dizer, eu montei, não sei se fiz certo, mas só liberou a centelha na bobina, quando eu enfiava o fio positivo na protoboard, quando ele pulsa na protoboard dispara a centelha, caso contrario se o fio ficar preso na placa, e eu girar o eixo e abrir e fechar o platinado, nada ocorre.

segue outra foto...

PQAAAMU5SOA8NzRe0aYnq1wCpt-zZuv1hxe8BX_ll6LtdO-9CwZvy3u5mtrDkeEdbXwTc2c3tN-w_EVxQ39fLrzAJ3IAm1T1UKTlmEjl0Gou3Cm6r6lGgQuutHTL.jpg

Jorge, a ideia não é só fazer um platinado eletrônico, é usar o transistor como um interruptor, diminuindo a tensão e corrente do platinado, dando mais vida util pra ele, e fazendo com que o motor trabalhe melhor em todos os regimes de rotações, sem falhas na aceleração, sem perda do ponto, e com aproveitamento total da centelha da bobina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leandro, tem razão! aquele fio marrom foi uma tentativa de aterrar o negativo, uma falha minha.

tirei o fio marrom e ao girar o eixo, disparou a centelha na hora.

está perfeito o sistema!!!

a ultima duvida, onde eu ligo o diodo?

Jorge, postamos juntos, não havia lido a resposta. agora já sabemos que funciona o projeto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leandro, tem razão! aquele fio marrom foi uma tentativa de aterrar o negativo, uma falha minha.

tirei o fio marrom e ao girar o eixo, disparou a centelha na hora.

está perfeito o sistema!!!

a ultima duvida, onde eu ligo o diodo?

Jorge, postamos juntos, não havia lido a resposta. agora já sabemos que funciona o projeto!

O diodo é mais para "proteção" do IRFZ46. Ele deve ser colocado entre o pino do meio do MOSFET e o terra, sendo que o anodo é ligado ao terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perfeito Leandro! perfeito mesmo, funcionando 100%!

não sei como agradecer por isso!

se eu quiser jogar tudo isso num layout pra imprimir e fazer um pcb, pode acontecer de alterar algum caminho e parar de funcionar?

isso sempre aconteceu comigo.. funcionava na protoboard, e na pcb não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perfeito nunca vai ser, vai ter no minimo uma queda de 0,6v na condiçoes ideais no primário com esse esquemas ou seja a centelha vai ser um pouco menor mas com a retirada no resistor ou fio resistivo no meu caso ficou forte a centelha se seu sistema estava sem resistor mais forte que direto com o platinado não dá.

para o que voce quer ou monta uma fonte chaveada pra elevar a tensão para ums 16V por exenplo ou voce usa um sitema CDI

com CDI você pode até ter multiplas centelha em baixas rotaçoes depeandendo o do esquema é [e bem mais forte

ainda monto um CDI pra mim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!