Ir ao conteúdo

Dúvida sobre Bateria e Motor DC de 12v

HoT

Posts recomendados

Postado

Colegas estou fazendo um projeto de Robô de Sumô para apresentar no final do semestre na Faculdade. Comprei 2 motores de vidro elétrico que funcionam em 12v. Comprei uma bateria Haze Power 12-2.2. Testei a bateria com um dos motores e o mesmo "puxou" 1,35A da bateria. Eu queria saber por quanto tempo a bateria consegue alimentar o motor sem precisar deixar ligado o motor nela e ficar cronometrando. Eu olhei as especificações da bateria e tem assim:

Capacidade (Ah) a 20º - 1,75 vpc

20h 10h 1h

2.2 1.8 1.5

Não entendi como a bateria pode fornecer 2.2A durante 20h e somente 1.5A durante 1h. Alguém me explica isso?

Segue o link do motor que estou usando e da bateria.

http://www.boschmotorsandcontrols.co.uk/elektromotoren/produkt/0130821666/index.htm

http://www.distribuidorasol.com.br/p_hazepower_agm_44ah.asp

Postado

As informações que estão no site das baterias estão ao contrário. A informação da capacidade de fornecimento de 1 hora refere-se a de 20 horas. Todas as informações de 20 horas e de 1 hora estão invertidas. A única correta é a de 10 horas porque é a informação do meio. Qualquer bateria tem a sua informação de capacidade em Ah. Logo uma bateria de... 50 Ah por exemplo, tem essa capacidade de fornecer 50 amperes em 1 hora. Portanto, a sua bateria, que desejas adquirir, por ser de 2,2 Ah fornece 2,2 amperes em 1 hora.

Erro de digitação que a empresa nem está sabendo (na minha opinião). Um erro que pode ter sido feito ou pelo desenvolvedor do site ou quem informou a ele.

Postado

Bem que eu vi que tinha alguma coisa errada. Outra coisa eu fui deixar o motor funcionando na bateria e com 1min o motor parou. Achei estranho já que o motor puxa 1,35A e a bateria deveria fornecer 2.2A por 1 hora. Como na apresentação o robô não vai precisar se movimentar muito eu to tranquilo mas achei estranho com tão pouco tempo ligado o motor parar de funcionar.

Postado

Se o motor funcionou somente 1 minuto, é sinal que essa bateria está bem descarregada, nas últimas. Coloque-a em regime de carga a 10 por cento de sua capacidade, ou seja, com corrente de 0.22 A ou 220 miliamperes. Aqui no Forum tem vários tópicos sobre carregadores de baterias muito bons. É só prestar atenção às informações que são postadas nesses tópicos mas já aviso que a corrente de carga, dessa bateria sua (de 2,2 Ah), para um regime de carga lenta é de 220 mA ou 0,22 A. O resto é deixar a turma que entende bem disso e postar aqui. Quem entende bem desse procedimento é o faller. Conheço um pouco a respeito e por ora, se queres ter uma bateria saudável, opte sempre pelo processo de carga lenta que é mais seguro para baterias e sua "vida" será mais prolongada. Quanto à tensão de carga, leia os tópicos referentes a carregadores de baterias.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...