Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cache L2


possiol

Posts recomendados

Ai pessoal do clube.

Eu li um artigo na net que diz o seguinte:

O XP, segundo este site, é meio ### para lidar com Cache L2. Se você souber exatamente o quanto de Cache L2 seu processador tem, dê uma espiada em HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Session Manager \ Memory Management \ Procure pelo valor SecondLevelDataCache. Dê um duplo clique. Na janela que se abre marque a bolinha "Decimal" e em "Value Data" digite quantos kilobytes de Cache L2 o seu processador tem. Não acreditava em chaves milagrosas até descobrir esta aqui.

A questão é a seguinte:

Como descobrir o valor o cache L2 do meu processador,

visto que verifiquei no registro e realmente não esta habilitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como o Windows lida com isso nem como é usado, mas para descobrir os valores do seu cache use o programa AIDA32 para buscar as informações de seu processador. Só tome cuidado que eu vi na sua assinatura Duron 2000+, sendo que nem existe isso, pelo que vi, parece ser mais um caso daqueles processadores soldados na placa mãe mas com outro nome...affff

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, lá vai:

o processador tem dois niveis de cache (leia memória interna do processador, para facilitar o entendimento): o L1 e o L2..... por serem integrados, são uma opção de memoria com uma latencia muito baixa e são acessados muito mais rapidamente do que a memoria ram do seu pc...

L1 e L2 são respectivamente as primeiras memorias q o seu processador acessa ao fazer uma rotina de calculos, ou seja, quanto maior elas forem, melhor....

no caso do duron, creio q os valores para cache para o núcleo applebred são de 128k para L1 e 64k para L2

espero q tenha ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por OrGg@14 abr 2004, 12:26

bom, lá vai:

o processador tem dois niveis de cache (leia memória interna do processador, para facilitar o entendimento): o L1 e o L2..... por serem integrados,  são uma opção de memoria com uma latencia muito baixa e são acessados muito mais rapidamente do que a memoria ram do seu pc...

L1 e L2 são respectivamente as primeiras memorias q o seu processador acessa ao fazer uma rotina de calculos, ou seja, quanto maior elas forem, melhor....

no caso do duron, creio q os valores para cache para o núcleo applebred são de 128k para L1 e 64k para L2

espero q tenha ajudado

B) Valeu!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negocio é o seguinte..... trocando em miudos ...... o cache se trata de uma memoria com acesso mais rápido por parte do processador do que a memoria ram, no entanto custa mais por byte de forma que costumam ter pequenas capacidades......

reza um tal principio da localidade e referencia, que a probabilidade do processador durante um dado periodo de tempo curto executar instrucoes que se localizam em determinado bloco de memoria, ou seja o processador tem tendencia de executar instrucoes em enderecos de memoria proximos.... dessa forma quando um primeira instrucao é executada, o bloco de memoria em que esta instrucao esta situada é carregada da ram para cache.... como a probabilidade de que a proxima instrucao esteja situada no mesmo bloco de memoria, o processador a acessara a partir da cache mais rapida, evitando o acesso a ram mais lenta, otimizando o desempenho do sistema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estou com problemas no cache L2 de um Celeron 600, ele tem 128 de cache L2, quer dizer, tinha, agora pelo programa AIDA32 não vejo mais, e tem um zero no lugos dos 128 que deveria ter, já fiz a modificação no registro, mas nada mudou, alguém tem ideia de como resolver isso ou será que o cache L2 pode para de funcionar e o processador ainda continuar "vivo"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se tô falando besteira, mas o cache pode ser desabilitado nos settings da bios...... quem sabe o seu não esta desabilitado....no caso de estar desabilitado ocorre do desempenho estar comprometido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem galera, estou com muitas dúvidas sobre esse assunto, estou interessado em saber como isso funciona, eu estava pesquisando por ai e agora que sei que cache L1 é o que está presente internamente nos processadores e a memória cache externa (L2) está não no processador e sim na placa mãe. Por isso que meu processador ainda está funcionando, nada ocorreu de errado com ele, mas minha dúvida é o que aconteceu com a memória cache presente na placa-mãe (L2)? Eu notei a falta dos 128kb do cache L2 quando abilitei o bus mastering. Talvez a solução desse problema esteja no Sistema Operacional Windows XP ou mesmo na placa mãe, fico mais despreocupado em saber que o processador está perfeitamente bem. Sabendo disso, acho que devo migrar minhas dúvidas para o Fórum de placas-mãe. Obrigado por tudo ai galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Patrício@17 abr 2004, 22:14

Bem galera, estou com muitas dúvidas sobre esse assunto, estou interessado em saber como isso funciona, eu estava pesquisando por ai e agora que sei que cache L1 é o que está presente internamente nos processadores e a memória cache externa (L2) está  não no processador e sim na placa mãe. Por isso que meu processador ainda está funcionando, nada ocorreu de errado com ele, mas minha dúvida é o que aconteceu com a memória cache presente na placa-mãe (L2)? Eu notei a falta dos 128kb do cache L2 quando abilitei o bus mastering. Talvez a solução desse problema esteja no Sistema Operacional Windows XP ou mesmo na placa mãe, fico mais despreocupado em saber que o processador está perfeitamente bem. Sabendo disso, acho que devo migrar minhas dúvidas para o Fórum de placas-mãe. Obrigado por tudo ai galera.

cara.. desculpa se eu estiver falando besteira.. mas eu acho q não.. porque eu sempre soube q:

o Cache L2 está presente no processador...

olha.. por exemplo.. uma placa mãe pra Athon q aceite Durons também... o cache L2 dos durons é de 128kb (ou 64kb.. sei lá .. deve depender do modelo), dos Athlons XP é de 256kb.. e sendo q aceita ainda os Athlons XP Bartons.. q tem 512kb de cache L2... hehe... sei lá...

posso ter falado uma besteira enorme.. mas a vida é assim.. hehe.. :P

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E agora? Como posso resolver o problema do cache L2? Eu li mesmo isso, e achei que o L2 fosse na placa mãe, mas antes eu sabia que era no processador, ai fiquei meio confuso porque como pode o L2 deixar de funcionar de uma hora para outra e o processador continuar funcionando, eu notei que o sistema ficou um pouco mais lento, um pouco mesmo, e que o processador está esquentando muito menos, se antes chegava a 49 cº agora só vai no máximo 46cº e olhe lá, normalmente fica no 39 a 42cº. Eu ia até atualizar a bios se fosse a placa, como como agora tenho certeza que o problema não é a placa, não tenho mutivos para corre esse risco. E quanto o registro, eu fiz essa modificação para 128 kb, que era o cache L2, mas não notei nada de diferente e continuo sem o cache L2.

Tem como isso quimar e processador continuar funcionando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera eu alterei chave no registro que estava 0 para 256 (que e cache do meu procesaador P3) e na minha surpresa deu uma diferença bem bacana . Windows ta abrindo bem mais rápido e os programas tambem .

Uma coisa que eu notei que temperatuda do meu processodor oumentou +/- 5 graus ..

sera posivel por causa desta alteraçao ??

Mas valeu a dica ....deu uma melhorada mesmo ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal.

O cahe l1 e l2 são adaptações relizadas no sistema para agilizar a execução dos programas.

Estas adaptações são realizadas no hardware da maquina, aumentando a velocidade de processamento , pois a memoria mais rápida está proxima ao processador ( REGISTRAdORES), depois ve o cache l1 e depois cache l2 e finalmente memoria.

O processador baseado ns instruções que recebe tenta adivinhar qual parte da memória será acessada e trata de colocá-la nos caches .

o que impossibilita o 100% de acerto são os desvios condicionais nos programas que fazem com que o conteudo do cache seja perdido.

então não importa se seu software sabe quanto de cache tem seu processador , pois ele sempre será utilizado se estiver ativado na bios.

POIS CACHE È UM RECURSO DE HARDWARE E NÂO DE SOFTWARE.

Joao scheffer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!