Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2 adsl + squid + ip fixo + etc...


bomberman750

Posts recomendados

Pessoal,

vou montar um servidor Linux (Fedora 14) com:

-duas bandas largas - NET e Speedy funcionando simultâneamente, e se uma cair, a outra assume 100%.

-squid proxy

-estações obrigatoriamente com ip fixo (192.168.0.xxx)

o ideal é que cada estação mantenha por padrão a conexão por uma das banda largas, principalmente por causa de problemas com sites de bancos ao ficar "pulando" de um provedor para outro.

um dos problemas, é como especificar o gateway.

posso colocar o mesmo GW em 2 links no servidor ?

se não, como as estações irão se comportar, quando o GW (especificada na própria estação) cair ?

toda dica, tutoriais, etc. é bem vinda.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

posso colocar o mesmo GW em 2 links no servidor ?

Pode sim. Seu servidor terá três interfaces de rede (ADSL 1 + ADSL 2 + Local).

Seu GW será o IP local. Para usar os dois links, basta ativar o sistema de Load Balance no seu servidor. O próprio sistema irá gerenciar a carga em cada uma das conexões externas.

Não recomendo deixar as estações presas a um dos links. Você vai perder a maior vantagem de ter duas conexões simultâneas. O que você pode fazer na questão de sites ssl é específicar no squid/firewall do servidor qual das conexões terá prioridade para esses protocolos. Caso a conexão prioritária caia, a outra será acionada automaticamente.

Essa é minha sugestão. Mas acho que você tem várias soluções possíveis. Por exemplo, o uso de um firewall externo (como o BrasilFW) ao invés de configurar tudo isso diretamente no servidor.

Boa sorte e tenha um ótimo final de semana !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!