Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rjmp

Duvidas Componentes

Recommended Posts

Boa Tarde.

Estava vendo uma plaquinha para acionamento de uma lampada de scanner onde me deparei com 2 componentes que nao sei o que sao.

Foto:62m.jpg

Gostaria de saber o que é aquele componente azul ali atra (esta escrito nele 18k 3kv) e gostaria de saber qual é esse componente preto na frente que parece um capacitor so que nao tem nada escrito nele (pensei até que poderia ter alguma coisa dentro como cis...)

alguém sabe o que sao esses 2 componentes?

Obrigado

Ps: se nao me ingano é um circuito para aumentar a tensão de 12v para muito alto onde liga uma luz de scanner.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como voce sabe que o componente preto é um indutor ? E qual a funcao dele ?

Obrigado

ps:qual a funcao de um capacitor de ceramica em serie ne um fio de vcc da lampada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Noite.

Estava desmontando um scanner quando me deparei com esse circuito.

http://www.image-share.com/ijpg-1000-62.html

De inicio eu entendi o funcionamento porém me surgiu uma duvida quando olhei um capacitor de 3kv em serie depois do transformador indo para o vcc da luz.

Gostaria de saber qual a função desse capacitor ceramico de 3kv em serie ?

Pra que ele serve? Qual sua funçao?

Obrigado

ps: me falaram quem é um capacitor de desacoplamento se for mesmo qual a funcao de um capacitor de desacoplamento?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse circuito dai é responsável para gerar uma tensão elevada, a partir de um VCC baixo, para romper, para ionizar o gás daquela lâmpada (só vai acender com essa alta tensão ai para romper a ionização do seu gás). Essa geração de alta tensão se faz em alta frequência por esse conversor dai. O capacitor só acopla a saída desse conversor com a carga (lâmpada) e como a tensão é alternada e de alta frequência, passa sem problema pelo capacitor..

Esse capacitor de acoplamento é comum nos circuitos para acendimento de lâmpadas fluorescentes, nos reatores eletrônicos ou "ballast". Veja ai um exemplo típico de um ballast eletrônico desses para acender lâmpadas flourescentes.. Veja lá o capacitor..

Capacitordeacoplamentoemballast.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais Faller qual é a funcao dele ? Se nao tivese ele o que aconteceria?

Obrigado

ps: pra min um capacitor ceramico em serie vai ficar carregando e descaregando muito rápido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mais Faller qual é a funcao dele ? Se nao tivese ele o que aconteceria?

Obrigado

ps: pra mim um capacitor ceramico em serie vai ficar carregando e descaregando muito rápido.

Desacoplar, eliminar a tensão contínua, somente deixar passar a alternada.

Vou fazer uma analogia para ver se entendes:

Imagine um amplificador com sua alimentação singela de digamos de 18 Volts CC..

Veja ai:

Amplificadordeudiopolarizao.jpg

Na saída, na junção dos dois transistores de saída, se teria 9 Volts DC que ao nível do sinal se deslocariam até bem porto dos 18 volts e retornariam, passando novamente pelos 9 Volts e indo até quase os zero volts, perfazendo o sinal de áudio amplificado..

Assim é um amplificador. Seu sinal de saída sempre estará compreendido entre seu menor valor de alimentação e o maior valor da alimentação.

É a curva de cor vermelha ai no gráfico..

Se colocasses esse sinal em um alto falante, esse alto falante somente se deslocaria para um mesmo lado, se deslocaria mais ou se deslocaria menos conforme a tensão aplicada, ams sempre para um mesmo lado se considerada sua posição de repouso, digamso o cone tentando sair do falante.. Isso distorceria o som, pois o alto falante, para bem reproduzir tem de mover seu cone para frente do seu estado de repouso e para trás desse estado, e isso requer que sua bobina receba um sinal alternado, com semiciclos positivos e semiciclos negativos..

Ai entra o cxapacitor de desacoplamento, que de um lado tem uma tensão DC e de outro não. Um circuito aberto para DC. Não passa corrente contínua por ele.. Entretanto, se bem dimensionado, ele será um curto para o sinal de áudio.. Vai deixar passar portanto o sinal alternado de áudio.

O alto falante, por causa do capacitor de desacoplamento (eletrolítico) do circuito ai, vai receber o sinal de cor azul.. Veja que esse dai fará com que o alto falante se mova para ambos os lados, como deve ser..

Imagine a lâmpada como um elemento natural e assim como o alto falante deve receber a ionização num sentido e no outro. Dai o capacitor de desacoplamento.. Simples..

Seu pensamento de que capacitores em um circuito ficam se carregando e descarregando é de uma simplicidade a toda prova..

Capacitores podem representar uma "resistência" a passagem da corrente alternada, chamada de reatância capacitiva (imaginem os mesmos como resistores que apresentam determinada resistência, em ohms, a passagem da corrente alternada)

E tem fórmula para isso

A reatância capacitiva (Xc) é expressa pela equação: Xc = 1 / 2 x pi x f x C

Onde:

Xc é a reatância expressa em ohms

pi é a constante 3,1416...

f é a frequência considerada (dai se depreende que a resistência a passagem da corrente alternada varia conforme a frequência)

C = o valor da capacitância em Farads..

No caso do amplificador mostrado, o capacitor tem uma capacidade de 0,001Farad.

Ele se comportará como uma "resistência a passagem da corrente alternada" de acordo com a frequência do sinal de áudio..

Veja ai:

f = 10.000 Hz => Xc = 1 / [2 x 3,1416 x 10.000 x 0,001] = 0,016 ohms

f = 1.000 Hz => Xc = 1 / [2 x 3,1416 x 1.000 x 0,001] = 0,16 ohms

f = 100 Hz => Xc = 1 / [2 x 3,1416 x 100 x 0,001] = 1,6 ohms..

Note que tanto mais a frequênca cai maior será o valor dessa resistência série com o alto falante, a ponto desse capacitor ser o maior responsável pela determinação da frequência de corte de baixa frequência desse amplificador, ou seja a capacidade do mesmo de bem reproduzir os graves..

Veja.. Se trocarmos aquele capacitor para um 10 vezes menor, de 100 uF por exemplo, a reatância do mesmo em 100 Hz será de 16 ohms.. Como o próprio falante é de 8 ohms fica fácil de se ver que a tensão máxima sobre esse falante será 1/3 daquela que deveria ser.. Como potência de um amplificador é uma função dependente da tensão ao quadrado, essa mudança fará com que a potência desse amplificador cai a 1/9 do valor máximo, ai nessa frequência de 100 Hz.. Ou seja, quase 1/10 do valor da potência numa frequência considerada um som grave.. Esse amplificador terá perdido muita potência nos graves com essa mudança..

Não pense agora que se aumenta a potência de um amplificador ou se reforça substancialmente os graves só mexendo ai, que não é correta essa observação..

Mas também não pense que capacitores servem para se carregar e descarregar quando aplicados em corrente alternada. Isso não é verdade..

Toda a base de filtros deriva dessa dependêncoa que um capacitor tem com a frequência.. Ele é um elemento cuja reatância (resistência a passagem da corrente alternada) varia com a frequência do sinal aplicado..

Imagine o campo do que se pode fazer com essa característica do mesmo..

Se imaginares corretamente entenderás como funcionam os controles de tonalidade, os equalizadores gráficos, os filtros de linha, etc e tal..

Isso tudo para lhe dizer que na alta frequência daquele conversor para acendimento da lâmpada, aquele capacitor representará um curto circuito para passagem daquela corrente alternada de acendimento da lâmpada, sem fazer com que uma possível corrente contínua passe por ele.

E isso está na fórmula pois a resitência a passagem de corrente contínia é altíssima...

Xc = 1 / [2 x pi x f x C]

Note que a frequêncioa de uma cotrrente contínua é zero..

Se multiplicares por zero esse denominador ficará 1 / [2 x pi x zero x C]

Ora 1 dividido por zero vai resultar em uma resistência muito, mas muito elevada, infinitamente elevada. Não passa CC mas CA passa, mais ou menos, dependendo da frequência dessa CA..

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×