Ir ao conteúdo

Ponte Retificadora Trifasica. Posso fazer Assim?

ogaittiago

Posts recomendados

Postado

Bom senhores!!!

Infelizmente não consegui encontrar Pontes Retificadoras Trifásicas, por aqui.

Tenho comigo estas pontes retificadoras normais:

35.008g.jpg

Gostaria de saber se posso fazer uma Ponte retificadora Trifásica, ligando duas Pontes de Diodo dessa maneira:

PonteRETTrifAdap.png

Fico no aguardo;

Obrigado

Tiago Souza

Postado
Amigo, porquê você faz questão de usar uma ponte? Dissipação de calor? Este esquema com diodos não serviria?

retificaotrifsica.gif

Com Certeza Serviria.

Porém como vou precisar de algo entorno de 15A a 20A, pensei em utilizar uma ponte pronta. hoje fui na Santa Ifigênia e somente uma loja tinha e queria R$60,00.

dai pensei em usar os diodos.

Mais lembrei que em casa tinha dessas pontes com capacidade de 35A.

Por isso que perguntei se daquela maneira iria funcionar?

Se mudar o desenho ficaria o mesmo só que na Fase S teria 2 Duplas de diodos em Paralelo.

Tiago Souza

Postado

Ponte MONOFASICA a gente encontra a rodo, e nessa faxia de preço mesmo R$5,00 á R$8,00.

difícil é as TRIFÁSICAS que quando encontramos são bem caras.

Por isso minha duvida se posso ligar como falei LÁ em CIMA?:confused:

Tiago Souza

Postado

Eu não tenho muita experiência no assunto, mas pelo que eu vi pode sim. Só não precisa fazer aquela duplicação ali na fase S. Podes usar "meia ponte" com uma das monofásicas evitando os diodos em paralelo. Aguarde pessoas com maior experiência no assunto para te garantir. Legal seria ter um transformador trifásico para testar isso com tensão menor e um resistor de qualquer valor para carga.

• Membro VIP
Postado

Se analisares assim, sem dois diodos de uma das pontes comuns, o circuito fica exatamente igual aquele de um aponte trifásica.. Desse modo pode sim usar pois aqueles dois diodos a mais não atrapalham e pouco ajudam, deixe-os lá sem nenhum problema..

Pontetrifsicacompontecomum.jpg

Postado
Se analisares assim, sem dois diodos de uma das pontes comuns, o circuito fica exatamente igual aquele de um aponte trifásica.. Desse modo pode sim usar pois aqueles dois diodos a mais não atrapalham e pouco ajudam, deixe-os lá sem nenhum problema..

Pontetrifsicacompontecomum.jpg

Uhe, Mas como será a cirlulação de corrente pela fase T?

Pois ela vai entrar por T, Ir para o +, carga, - e depois??:confused: me perdi!!!:o

Abs!!

Tiago Souza

Postado

Pois ela vai entrar por T, Ir para o +, carga, - e depois??:confused: me perdi!!!:o

Abs!!

Tiago Souza

é isso mesmo você vai usar uma ponte inteira p/ a fase R e S e na outra ponte você vai usar só meia ponte com a fase T, nessa ponte um dos dois terminais de alternada, entrada, ficará em aberto sem uso... no outro você liga a fase T e o + e o - fica em paralelo com a outra ponte... acho que é isso...

• Membro VIP
Postado

Abs!!

Tiago Souza

Ora... Volta pelo massa, para qualquer uma das outras fases.. a que estiver mais negativa..

Igual é no outro ciircuito com 6 diodos..

• Membro VIP
Postado

Pode deixar com as duas pontes.. Não é necessário sacar dois diodos de uma das pontes..

É como coloquei lá em cima..

Não necessita tirar os diodos, não atrapalham e também não ajudam, aliás, em uma das retificações ficam em paralelo dois diodos.

Não atrapalham, e o tanto que ajudam não é necessário essa ajuda.

Bote duas pontes e seja feliz..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...