Ir ao conteúdo

Dúvida - NoBreak

HsArK

Posts recomendados

Postado

Bom, tenho um pc para jogos, porém, faço uso de RAID0 com cache ativado, faço muitos downloads de arquivos grandes, meu raid é de 4 hds de 500gb. Suicidio, eu sei, mas ainda não tenho "tempo" para comprar SSD, fora o fato de serem pequenos em espaço.

A dúvida seria, para não acontecer repentino desligamento do pc, fora a corda bamba onde guardo meus dados, estava pensando em algo com 1400VA (Enermax 300,00 / SMS 450,00).

Enermax ou SMS? Trabalho numa loja de venda de peças de pc, não vai sair muito caro, porém, Enermax dizem ser marca fraca, SMS dizem ser marca forte, fora os 5 anos de garantia, na loja onde trabalho, 6 a cada 10 SMS voltaram com problemas (simplesmente pararam de fornecer energia, mas ligam normalmente, estranho né?), Enermax ainda nunca vendemos, mas está vindo uma remessa para "TESTE".

O enermax que tenho em mente tem 2 baterias + entrada para uma externa.

Penso em desligar, da tomada, esse "nobreak" sempre que estiver chovendo, aqui no DF chove pouco.

Repito, não é medo de raio, é medo de falta de energia, desligar do nada. Já tenho um filtro de linha, não tentem recomendar mais um.

Obrigado desde já. ^_^

Postado
Que tal.....NENHUM DOS DOIS ?!

Pra que colocar um lixo desse no seu PC ??

Nada mais é do que um estabilizador que te fornece um pouco de energia em "emergências"....

VIDEforum.clubedohardware.com.br/break-realmente-salvacao-duvida/912800

Beleza, quando eu perder meus dados por não ter algo pra tal hora, não vai ser emergência, o que será? Ah, está bem. Eu quero recomendação pra algum, não pra nenhum, caso tenha mais alguém tentando dizer que estabilizadores não prestam, pode se manter calado, só quero alguém que já tenha tanto um ou outro (Enermax ou SMS) pra dizer se já teve experiências ruins ou não com um ou outro.

UMA Pena, eu não conseguir achar um no-break sem estabilizador. E que caiba no meu orçamento, mas se é o que vai previnir meu problema com meu RAID0, então vou comprar. A 2 meses perdi 1.5tb por conta de um pique de luz, várias, se não dizer todos os meus arquivos ficaram danificados, e não tive como recuperar, simplesmente se embaralharam pelo RAID0, tudo por causa de um simples "pique" de luz, de tipo, 10 segundos.

Bom, se em 10 segundos perco arquivos que demoro para baixar em 2 meses, por optar ter meu sistema em RAID0, o que é um risco meu, e eu assumo. Ter um no-break para "previnir" contra essas "não-emergências" ao seu ver (_(, pra mim será uma boa opção.

Repito, só preciso de recomendações e experiências.

Obrigado desde já. :huh:

Postado
Beleza, quando eu perder meus dados por não ter algo pra tal hora, não vai ser emergência, o que será? Ah, está bem. Eu quero recomendação pra algum, não pra nenhum, caso tenha mais alguém tentando dizer que estabilizadores não prestam, pode se manter calado, só quero alguém que já tenha tanto um ou outro (Enermax ou SMS) pra dizer se já teve experiências ruins ou não com um ou outro.

UMA Pena, eu não conseguir achar um no-break sem estabilizador. E que caiba no meu orçamento, mas se é o que vai previnir meu problema com meu RAID0, então vou comprar. A 2 meses perdi 1.5tb por conta de um pique de luz, várias, se não dizer todos os meus arquivos ficaram danificados, e não tive como recuperar, simplesmente se embaralharam pelo RAID0, tudo por causa de um simples "pique" de luz, de tipo, 10 segundos.

Bom, se em 10 segundos perco arquivos que demoro para baixar em 2 meses, por optar ter meu sistema em RAID0, o que é um risco meu, e eu assumo. Ter um no-break para "previnir" contra essas "não-emergências" ao seu ver (_(, pra mim será uma boa opção.

Repito, só preciso de recomendações e experiências.

Obrigado desde já. :huh:

Não entendi....

São tão importantes assim, os arquivos ??

Caso sim, seu RAID0 é, no mínimo, ridículo(perdoe o adjetivo)......

2 Mêses para baixar um arquivo................Bom, o nível aqui chegou a tal que eu não me encaixo.

Você deveria, realmente, procurar um nobreak industrial. Ou algo do tipo.

OBS: Me explique:

* 2 Mêses para baixar um arquivo.

* Um bom nobreak segura um computador por uns 15/20 min.

* Seu tal arquivo GIGANTE vai pro "saco" de qualquer jeito.

Eu como um bom técnico não tenho coragem de me manter calado quando se trata de estabilizador......Mas o Dr. é TÃO entendido do assunto, que veio num forum pedir ajuda, e não aceita a verdade.

Sobre os piques de luz.......converse com os técnicos da companhia de energia da sua cidade. Tem algo errado.

Abraçs,

desculpe por algo(ou tudo).

O espertão aqui tá saindo.

Postado

"se não dizer todos os meus arquivos ficaram danificados", ler direito seria legal.

Que seja, se manter 10 minutos ligado, até eu poder fechar meus programas, trabalhos, coisas que para alguém como você não parece querer ou não tem capacidade de entender. Desculpe... como disse não tenho dinheiro para ficar esbanjando por ai, meus dados, meus programas, meus trabalhos, é mais importante do que ficar aqui batendo boca contigo.

Cara, na boa, se tu não gosta de no-break, estabilizadores, ok, opnião sua, agora pra mim não é questão de gosto, é necessidade. Abre um pouco a cabeça, quando um dia passar por uma situação parecida, vai ver que sua fonte, não tem tamanha importância quanto seus arquivos, e sim, meu raid é importante pois preciso de um pouco de agilidade com arquivos grandes, como já disse. ¬¬

Postado

Vamos tentar ir por um lado paralelo ao do matheus mas que acredito que vai ser melhor entendido:

Você já tentou conversar com a companhia de eletricidade da sua região sobre o problema com a energia? Pode até parecer loucura sugerir isso no brasil, mas te digo que várias vezes funciona e o que é ainda melhor, tem custo de R$0.

Dê preferência para eliminar o problema ao invés de se adaptar a ele. caso ele não possa ser eliminado, ai sim partimos para a adaptação.

E sobre o Raid, já considerou a possibilidade de mudar para um raid 1 + 0 ou 0 + 1? eliminaria os efeitos colaterais do no-break e os custos de manutenção do mesmo.

Se for comprar um no-break, recomendo fortemente os da APC pela qualidade que eles tem (pelo menos costumavam ter, não sei como ficou depois da fusão com a microsol)

Postado
Vamos tentar ir por um lado paralelo ao do matheus mas que acredito que vai ser melhor entendido:

Você já tentou conversar com a companhia de eletricidade da sua região sobre o problema com a energia? Pode até parecer loucura sugerir isso no brasil, mas te digo que várias vezes funciona e o que é ainda melhor, tem custo de R$0.

Dê preferência para eliminar o problema ao invés de se adaptar a ele. caso ele não possa ser eliminado, ai sim partimos para a adaptação.

E sobre o Raid, já considerou a possibilidade de mudar para um raid 1 + 0 ou 0 + 1? eliminaria os efeitos colaterais do no-break e os custos de manutenção do mesmo.

Já pensei em comprar mais hds, mais seriam +4, minha mobo só tem 6 satas (intel) + 3 de outra controladora sata (que não ajuda no raid da intel). Vivo aqui por 20 anos, nunca mudou (Brasilia é um lugar meio complicado, só quem mora aqui sabe como é) não é uma tentativa de insistir no meu erro, mesmo sabendo que pode ter consequencias depois.

Se for comprar um no-break, recomendo fortemente os da APC pela qualidade que eles tem (pelo menos costumavam ter, não sei como ficou depois da fusão com a microsol)

Aewwwww... obrigado. Vou pesquisar sobre os APC.

Postado

Se você quer mesmo um no-break eu nao compraria nenhum dos dois, procure um com a marca apc, melhor no-break do mercado.

mais outra dica, nao venha mais nesse forum perguntar mais sobre no-break ou estabilizador, pois o pessoal daqui e tudo anti estabilizador!

Postado
Se você quer mesmo um no-break eu nao compraria nenhum dos dois, procure um com a marca apc, melhor no-break do mercado.

mais outra dica, nao venha mais nesse forum perguntar mais sobre no-break ou estabilizador, pois o pessoal daqui e tudo anti estabilizador!

A questão é essa, querendo ou não, pra quem precisa de energia quando sua companhia eletrica te $@#%, é a única solução.

Como eu disse, "abrir a cabeça" para o que pode te ajudar, também não sou muito fan de estabilizadores, mas se só da pra ter um com o outro, fazer o que né? Separar os dois eu não sei, se alguém souber, me diz ai.

Postado
A questão é essa, querendo ou não, pra quem precisa de energia quando sua companhia eletrica te $@#%, é a única solução.

Como eu disse, "abrir a cabeça" para o que pode te ajudar, também não sou muito fan de estabilizadores, mas se só da pra ter um com o outro, fazer o que né? Separar os dois eu não sei, se alguém souber, me diz ai.

A APC tem modelos de no-break onde é possível desligar o estabilizador interno.

infelizmente coisa boa desse tipo só vendem nos estados unidos.

Postado
A APC tem modelos de no-break onde é possível desligar o estabilizador interno.

infelizmente coisa boa desse tipo só vendem nos estados unidos.

Esse tipo de no-break nao existe, pois e o mesmo processador que gerencia o estabilizador, gerencia a bateria.

Postado
Esse tipo de no-break nao existe, pois e o mesmo processador que gerencia o estabilizador, gerencia a bateria.

Existe sim, a linha Back-UPS Pro (com modelos com "G" no final, como o 1300G) possui um modo chamado AVR Bypass, que desliga o estabilizador.

Essa função foi concebida para aumentar a eficiência do ups, como um "green mode".

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BR1300G&tab=features

E achei ele no brasil:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=BR1000G-BR

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=BR1500G-BR

Resta saber como é ativado/configurado esse AVR Bypass.

Postado
Existe sim, a linha Back-UPS Pro (com modelos com "G" no final, como o 1300G) possui um modo chamado AVR Bypass, que desliga o estabilizador.

Essa função foi concebida para aumentar a eficiência do ups, como um "green mode".

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BR1300G&tab=features

E achei ele no brasil:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=BR1000G-BR

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=BR1500G-BR

Resta saber como é ativado/configurado esse AVR Bypass.

Eu tenho um modelo igualzinho ao que você passou e nao vi nada com relaçao a esse recurso, nem no manual nem do software de monitoramento que vem com ele, tem um recurso green mode, que e nada menos que desligar as tomadas associadas a perifericos, como caixas de som monitores, impressoras, quando o pc entra em modo de espera ou e desligado

Postado
Eu tenho um modelo igualzinho ao que você passou e nao vi nada com relaçao a esse recurso, nem no manual nem do software de monitoramento que vem com ele, tem um recurso green mode, que e nada menos que desligar as tomadas associadas a perifericos, como caixas de som monitores, impressoras, quando o pc entra em modo de espera ou e desligado

O modelo tem o "G" no final?

Procure por AVR Bypass no manual e no software de controle dele, pois no site da APC Brasil e também no site da APC USA consta essa função.

Postado

Procure por AVR Bypass no manual e no software de controle dele, pois no site da APC Brasil e também no site da APC USA consta essa função.

Esse tipo deve ser usado para fontes full range não ?

Postado

e exatamente o mesmo modelo que você passou, como eu disse, nao encontrei nada que refira a destivaçao do estabilizador, eu comprei ele aqui no brasil, e veio com tudo em portugues, tanto o manual quanto o software, e nao consta nada de desligamento do estabilizador, mesmo proque nao tem como ja que e pelo estabilizador que o no-break detecta a falta de energia e ativa a bateria

o legal desso no break que o programa permite verifecar em tempo real todas as variaçoes de tençao elem de informar se o no break esta funcionando com energia eletrica ou com a bateria, e quanto ainda tem de bateria, alem de ativar a finçao de alto back-up e desligamento automatico do pc em caso de falta de energia ou bateria fraca

Muito util em servidores que nao podem para

mais nao recomendaria para uma maquina simpelspor ter 1300Va recomendo procurar um que tenha + ou - 600Va tipo esse:

http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&sku=008-0242

Se você quer saber eu nao acredito no topico anti-estabilizador criado pelo faller, pois a muitas inverdades no mesmo, 1 a descriçao do estabilizador usado pelo mesmo e de um estabilizador analogico (chaveado), a grande maioria dos estabilizadores de hoje em dia e digital (microprocessado) que torna muito mais rápido que a fonte, segundo todas as fontes de alimentaçao fazem a correçao de tensão baseadas na tensão de saida então embora ela funcione em 12v o que torna a resposta bem mais rapida os dados do faller nao consideram o tempo que a ocilaçao de energia demora para passar por toda a fonte, ja que ela so e detectada, depois de passar pelo transformador, mais nao e so isso, como a corresao so acontece na saida de 12v a fonte ainda esta funcionando com tensão fora do padrão, e embora o resto dos componentes esteja protegido dessa ocilaçao de tensão, a fonte continua recebendo e funcionando com tensão fora do normal degredando a mesma.

Postado

Isso aí é puramente outra estratégia de marketing para fisgar os que sabem que estabilizadores são desnecessários e prejudiciais. Supostamente o estabilizador interno dessa linha da APC tem uma atuação menos sensível, só entra em ação em caso de oscilações maiores, apenas isso. Tais oscilações devem ficar por conta da fonte e não de um nobreak.

• Membro VIP
Postado
.......Se você quer saber eu nao acredito no topico anti-estabilizador criado pelo faller, pois a muitas inverdades no mesmo, 1 a descriçao do estabilizador usado pelo mesmo e de um estabilizador analogico (chaveado), a grande maioria dos estabilizadores de hoje em dia e digital (microprocessado) que torna muito mais rápido que a fonte, segundo todas as fontes de alimentaçao fazem a correçao de tensão baseadas na tensão de saida então embora ela funcione em 12v o que torna a resposta bem mais rapida os dados do faller nao consideram o tempo que a ocilaçao de energia demora para passar por toda a fonte, ja que ela so e detectada, depois de passar pelo transformador, mais nao e so isso, como a corresao so acontece na saida de 12v a fonte ainda esta funcionando com tensão fora do padrão, e embora o resto dos componentes esteja protegido dessa ocilaçao de tensão, a fonte continua recebendo e funcionando com tensão fora do normal degredando a mesma.

Para início de conversa não tenho nenhum tópico anti estabilizador e o nome do mesmo, se é o que penso, é "Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC" e nele cito explico e pensava ter deixadas claras essas razões, vejo que não fui de todo feliz...

O fato da decisão a ser tomada por um estabilizador ser processada por um circuito analógico ou digital é de menor importância quando o processo de seleção da tensão, no final, é tomado pela comutação de relés em absolutamente todos os estabilizadores desses comuns ai de mercado, seja eles microprocessados ou não..

Basta para tal observares em suas especificações o tempo de correção. Procure e traga para nós algum que seja da velocidade compatível com a dita lógica que propalas. Eu te ajudo te dando a realidade..

Tempoderespostadoestabilizador.jpg

RAG_TempodeResposta.jpg

SMS_Tempoderesposta.jpg

SOL_Tempoderesposta.jpg

SOL_Tempoderesposta_MIE.jpg

Se por acaso não sabes, um ciclo da rede elétrica é igual a 16 milisegundos ou 0,016 segundos . rês ciclos de rede elétrica dá mais ou menos 48 mili segundos ou 0,048 segundos.. Esse é o tempo de correção típico de um estabilizador Uma fonte tem esse tempo em cerca de 1 ciclo de sua operação, que é tipicamente de 50.000 Hz. Ou seja 1/50.000 = 0,00002 segundos, ou seja 0,048/0,00002 = 2.400 vezes mais rapidamente que o establizador seja ele equipado ou não com microprocessador...

Me mostre por favor, nas características propaladas por algum fabricante de estabilizador, desse tempo de resposta mais rápido que das fontes de que falas..

Vou esperar, sentado..

Mas ficarei muito feliz de poder ver, jamais vi nada nesse sentido e estou tremendamente aberto a novidades. Quero aprender.. Não canso de aprender..

Abraço..

Postado

Beleza, kkkkk, já comprei um APC 1300 aqui, não mudou nada no desempenho do pc, se daqui 1 ano ou 2 anos minha fonte arriar, eu compro outra. Obrigado pelas dicas.

Não querendo ser contra, mas pode até ser verdade tudo o que o tópico do estabilizador diz na teoria, mas na prática acho que o prejuizo não é "AQUELA" coisa toda. =x

• Membro VIP
Postado
Beleza, kkkkk, já comprei um APC 1300 aqui, não mudou nada no desempenho do pc, se daqui 1 ano ou 2 anos minha fonte arriar, eu compro outra. Obrigado pelas dicas.

Não querendo ser contra, mas pode até ser verdade tudo o que o tópico do estabilizador diz na teoria, mas na prática acho que o prejuizo não é "AQUELA" coisa toda. =x

As vezes as pessoas não entendem a coisa como se deve..

O tópico, mais uma vez cito, mostra as agressões que um estabilizador faz às fontes. Não cita necessariamente prejuizo...

Tente entender as vantagens que um estabilizador trás (nenhuma praticamente pois as fontes trabalham numa faixa de tensão maior até que do próprio estabilizador, nominalmente sem nenhum prejuizo) e contraponha essa "vantagem nenhuma de um lado" com as agresões de outro, ao mesmo tempo, e pese se vale a pena.. Só isso..

E ademais.. Usa quem quiser.. Estamos em um país livre..

Postado

Faller eu nuca disse que o que você falou no forum e mentira ou verdade, mais disse sim que eu nao acredito no que você disse so isso, agora você vem aqui me criticar por isso, ja espliquei o motivo de nao acreditar em você, e isso você deve aceitar, nao querer me forçar a acreditar nas suas teorias que, na minha opiniao, sao furadas.

agora se nao gostou da minha opiniao, recomendo que ignore-a

• Membro VIP
Postado
Faller eu nuca disse que o que você falou no forum e mentira ou verdade, mais disse sim que eu nao acredito no que você disse so isso, agora você vem aqui me criticar por isso, ja espliquei o motivo de nao acreditar em você, e isso você deve aceitar, nao querer me forçar a acreditar nas suas teorias que, na minha opiniao, sao furadas.

agora se nao gostou da minha opiniao, recomendo que ignore-a

Amigo, sequer imaginei essas questões de verdade ou mentira que citas. Jamais fiz menção a isso.

Lhe convidei a mostrar, com dados práticos, claros e objetivos, as tais de respostas rápidas dos estabilizadores, muito mais rápidas que as das fontes, que falastes, lá no outro post seu. Só isso...

Não necesita crer em nenhuma das que você chama de "minha teorias" e sim tenho o maior respeito pelo exposto por você. Só estou lhe pedindo para que, de modo objetivo, claro, mostre esses dados de que falas. Valha-se das características, da propaganda que seja, das publicações a respeito dos estabilizadores. Nos mostre.. Só isso, nada mais que isso..

Suas idéias, teorias, serão muito melhor entendidas se as consubstanciares, apoiares com dados que dê às mesmas a coerência que toda ideia merece ter..

Entenda que discutir não significa brigar, nem ofender, coisa que jamais o fiz. Leia com calma e releia o que escrevi e sentirás isso..

O debate é extremamente sadio e é a principal razão de um fórum..

Fosse para escrever e ninguém contestar, faria um blog, fechado..

Gosto, prezo, admiro quem consiga debater tecnicamente e com arrazoado, com a colocação racional das idéias. As idéias de cada um não necessitam sequer convergir, podem ser completamente opostas e, só por causa disso, evitar a discussão, fugir do confronto de idéias é no mínimo burrice..

Todos aprendem com o debate, mas ele deve ser consubstansiado com um mínimo de aporte técnico, com um arrazoado coerente..

Caso contrario vira "é por que é", passa a se confundir com achismo, com fé..

Não fuja do debate sério, honesto, defenda suas idéias, aporte detalhes, percepções...

Terás do lado de cá, de minha parte, um admirador das idéias mesmo que tenha de discordar delas, se defendidas como deve ser feito..

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...