Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso da CPU 100% quando abro jogos (CA, Dead Island...)


thiagoferraz

Posts recomendados

Olá pessoal, eu estou com um problema que não consigo resolver de jeito nenhum no pc. Vou relatar um pouco do que está acontecendo e do que eu ja tentei para resolver. Desde de que instalei o jogo "Combat Arms" notei que , repentinamente, durante o jogo dava uns travamentos (lentidão), coisa de 2 em 2 minutos. Pensei que poderia ser a memória (que era de 2Gb) ou a internet (que é de 1Mb), então resolvi compra mais 2 pentes de memórias de 2Gb cada, totalizando 6Gb, porém o problema persistiu. Comecei a achar que era a internet, mas resolvi fazer um teste com algum jogo Offline, então instalei o "Dead Island" e o mesmo problema ainda acontecia. Conclusão: não era a internet. Comecei a fazer uma varredura em meu PC (Antivirus, CClenear, Tuneup, Temperatura de meus componentes...) e verifiquei que ao jogar esses jogos o uso do meu CPU ficava em 50%, mas repentinamente ele subia para os 100% ocasionando a lentidão no jogo, comecei a achar que era meu Processador (DualCore AMD Athlon 64 X2 Black Edition, 3200 MHz 6400+), pesquisei vários tópicos para procurar as possíveis causas desse efeito, descobri que poderia ser a bios que poderia não estar atualizada. Eu atualizei, e nada mudou. Verifiquei de novo a temperatura de meu processador, mas dessa vez na hora em que eu estivesse jogando, observei que chegava aos 64°C (Everest), e sem joagar fica em torno de 57°C. Eu acho que a temperatura está alta e gostaria de saber se esta pode ser a causa, lembrando que eu uso o Cooler Box Amd Athlon original e não faço overclock.

Configurações Atuais:

OS - Windows 7 Ultimate 64x

Processador - DualCore AMD Athlon 64 X2 Black Edition, 3200 MHz 6400+

Placa Mãe - Asus M4A78

Memória - 6Gb DDR2 800Mhz (Markvision)

Placa de Video - ATI Radeon HD 4850 512Mb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Thiagoferraz,

Seu processador até está um pouco quente, mas duvido que essa seja a causa.

Se você suspeita de temperatura, tente usar o computador com a tampa lateral do gabinete aberta. Se o problema persistir, então não é temperatura.

O que você pode tentar fazer é atualizar os drivers de vídeo e desinstalar os programas de "tuning" de vídeo, mesmo se forem do fabricante, caso você tenha algum.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro sylvio

Abri a tampa lateral do meu computador e realmente a temperatura baixou (sem jogar 52°C e jogando em torno de 62°C), mas uma dúvida, o programa que você cita como tuning de video por um acaso é o Catayste que a AMD disponibiliza para as placas de video? Se for esse, eu desinstalei e meus drivers estão atualizados também, porém ao fazer o teste jogando CA o problema persiste.

Sylvio tem alguma outra coisa que pode estar ocasionando isso?

Alguem me ajuda estou ficando doido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiagoferraz,

Tenha calma, problemas com informática são demorados pra resolver mesmo.

Quando falei de programas de tuning, me referi a coisas como o ATI CCC, ATI Fusion, Nvidia Ntune, etc.

beleza, vi que fez isso. Agora tente abrir o msconfig no iniciar > executar, e retire o máximo de programas da inicialização do windows. Reinicie o computador com o mínimo de coisas. Aproveite e desconecte da internet, feche o antivirus, o firewall e qualquer outro programa. Feche programas também pelo ctrl+alt+del. Deixe o mínimo (se possível nada) aberto rodando ao fundo do windows.

Depois tente rodar o jogo. Reduza também as configurações de vídeo. Se isso resolver, vá incrementando as coisas de volta aos poucos, primeiro aumentando a qualidade gráfica, depois desativando menos programas, até achar um culpado.

Eu acho que algum software está atrapalhando.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sylvio,

Desculpe a demora na resposta, mas resolvi deixar meu computador com um amigo durante esse final de semana pra ele dar uma olhada (ele trabalha na área). Então ele diagnosticou que o problema pode ser minha placa-mãe, porque o chipset dela fica muito quente depois de um tempo ligado, enfim ele falou também que o meu computador é bom e talvez a minha placa mãe não esteja suportando a minha placa de video e talvez por isso os travamentos. Sobre suas orientações Sylvio fiz tudo, mas continua a mesma lentidão.

Sylvio minha mob é fraca pra minha placa de video? com relação a temperatura do chipset da mob, tem alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que faz mt sentido a sua placa-mãe ter dado problema só porque você instalou o combat arms, concorda?

Novamente, se o problema fosse o aquecimento do chipset, abrir o gabinete resolveria. Em um caso extremo, você pode ligar um ventilador e deixar do lado do gabinete aberto, apontando na direção da placa-mãe. Isso derruba drasticamente a temperatura.

Eu acho que algum programa começa a rodar por algum motivo. Pode ser o antivírus, o firewall, etc. Por isso eu acho que ainda vale a pena ver a parte de software antes de trocar hardware.

Uma pergunta - tentou formatar pra ver se resolve?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sylvio, antes de tudo muito obrigado pela atenção.

Formatei sim, duas vezes por sinal, na primeira vez formatei porque eu tinha 2 Gb de memória e estava com OS - Windows Ultimate 64x então pensei que minha máquina não estava rodando bem porque minha memória era baixa e resolvi instalar o Ultimate 32x. Não resolveu. Foi quando comprei dois pentes de memória de 2Gb (totalizando 6Gb) e tive que formatar de novo meu computador, porque o Ultimate 32x não reconhecia os 6Gb. Resultado: continuou na mesma.

Você comentou sobre os programas, eu utilizo o kaspersky como antivirus não acho que esse seja o problema.

Eu não comentei antes, mas meu computador algumas vezes ao ligar pede disco de boot (não lembro muito bem a mensagem) e só desligando e ligando novamente que eu consigo iniciar normalmente, acho eu que deve ser o mouse que está travando a inicialização, isso porque ao desligar, as vezes, ele permanece ligado e só desliga se eu desconectá-lo.

O que mais eu posso te fornecer de informação pra você tentar me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu acho estranho é o problema ter começado a acontecer quando você instalou o Combat Arms.

Bom, vamos tentar uma outra abordagem. Se você formatou e não resolveu, o problema não deve ser de software. Vamos testar o hardware pra ver se tem algum defeito nele.

Tenta o teste padrão pra memória (memtest). Tenta também algum teste de stress do micro como o Everest ou equivalente e poste o resultado pra gente.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sylvio,

Por hora, hoje abri a lateral do meu computador e coloquei um tufão virado para ele e o resultado foi ótimo, consegui joagar o Combat Arms sem as lentidões já citadas, com relação ao Dead Island melhorou muito também, mas continua dando umas travas, só que em intervalos maiores agora.

Resolvi então fazer o teste de stress no Everest novamente, e logo percebi que a temperatura de minha mobo reduziu bastante (olhe o resultado).

Se for esse o problema Sylvio, qual seria a solução?trocar meus cooler por outros mais potentes?trocar meu gabinete?

Eu estou pensando também em comprar uma pasta térmica para passar em meu processador, eu acho que ele ta muito esquentadinho. Você indica alguma?

Sylvio obrigado mais uma vez pela atenção.

post-926586-13884961074626_thumb.png

post-926586-1388496107493_thumb.png

post-926586-1388496107523_thumb.png

post-926586-13884961075536_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiagoferraz,

Pelo visto, alguma coisa está aquecendo mais do que deveria, mas não sei dizer qual peça.

O que dá pra fazer é tentar melhorar a organização interna, agrupando os cabos com abraçadeira plástica (Isso é uma abraçadeira). Talvez trocar os coolers do gabinete por bons coolers de 120 mm (tópico sobre coolers de 120 mm) e renovar a pasta térmica também ajude (matéria do Clube do Hardware sobre pastas térmicas).

Espero que isso te ajude a resolver.

P.S.: Revendo os resultados do teste de stress, não apareceu a temperatura da placa de vídeo. Dê uma conferida nela também, limpe o cooler. Se possível (e se você souber), troque a pasta térmica dela também.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!