Ir ao conteúdo

O que detrmina o nível de ruído de um fan: RPM alto ou CFM alto?

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou querendo trocar meu fan Spider evercool pelo Shark black edition da Aerocool. O spider tem um bom fluxo de ar (80CFM)mas faz muito barulho apesar da embalagem dizer que são apenas 25dBa. Sua rotação mais baixa é 2100 RPM (Agora) com 22º ambiente.

Já o Shark informa que tem 84CFM com 26dBa de ruído, porém ele alcança isso com apenas 1200RPM.

A pergunta é: É o RPM que determina o nível de ruído do fan ou é o CFM?

Se eu trocar o Spider pelo Shark estarei trocando 6 por meia dúzia?

Grato. :)

Postado

Boa pergunta!

Isso também é uma dúvida que tenho...

Comprei o Shark Black Edition, se é realmente bom vou ver quando chegar...

Então amigo... pesquisando e o que gera o nível de ruido é os db's da fan.

RPM = Rotações por minuto

CFM = Fluxo de ar

aparentemente quanto maior os db's, maior seria o barulho!

porém pelo que estou vendo, a fan que faz menos ruído teria uma RPM baixa porém com uma CFM alta.

dá uma olhada nesse fórum que explica melhor:

http://forum.clubedohardware.com.br/rpm-x-cfm/511592

^_^

Postado

O "nível" de ruído é expresso em dB. Não ache que um fan que tiver baixa rotação será necessariamente mais eficiente.

O que gera o ruído do fan é o "ronco" do motor elétrico dele, e o atrito das pás com o ar. Logo quanto mais rápido ele girar, mais ruidoso será o motor e mais atrito as pás terão com o ar.

A unica maneira de saber se o motor faz mais barulho que as pás seria pegar um cooler, cortar todas as pás e ligar ele. :D

Até agora o fan com melhor relação ruído/fluxo que vi a venda no Brasil é o Cooler Master Sickle Flow (o famoso 69cfm). Tem o Akasa viper que é bom também.

Postado
O "nível" de ruído é expresso em dB. Não ache que um fan que tiver baixa rotação será necessariamente mais eficiente.

O que gera o ruído do fan é o "ronco" do motor elétrico dele, e o atrito das pás com o ar. Logo quanto mais rápido ele girar, mais ruidoso será o motor e mais atrito as pás terão com o ar.

A unica maneira de saber se o motor faz mais barulho que as pás seria pegar um cooler, cortar todas as pás e ligar ele. :D

Até agora o fan com melhor relação ruído/fluxo que vi a venda no Brasil é o Cooler Master Sickle Flow (o famoso 69cfm). Tem o Akasa viper que é bom também.

Estou em dúvida entre o Akasa Vioer e o Shark Black edition da Aerocool. Esse da CM que voc~e mencionou tem o mesmoCFM e ruído dos R4 (tenho 2).

me ajude a escolher entre o Akasa Viper ou o Aerocool Shark Black edition.

Postado

Akasa Viper:

Fluxo de ar = 83.63 CFM

Ruído = 29dB

Aerocool Shark 120mm

Fluxo de ar = 82.6 CFM

Ruído = 26.5dB

Logo, o da Aerocool parece mais negócio (estou desconsiderando preços)

Vale lembrar que a medida em decibéis não e linear, e sim logarítmica, logo ambos são bem mais ruidosos que o da CM.

Postado
Akasa Viper:

Fluxo de ar = 83.63 CFM

Ruído = 29dB

Aerocool Shark 120mm

Fluxo de ar = 82.6 CFM

Ruído = 26.5dB

Logo, o da Aerocool parece mais negócio (estou desconsiderando preços)

Vale lembrar que a medida em decibéis não e linear, e sim logarítmica, logo ambos são bem mais ruidosos que o da CM.

Parecem iguais... mas eu tenho que tirar o Spider da Evercool que tenho aqui. Apesar de potente (80CFM) faz um barulho enorme. E na embalagem diz que o ruído dele é de 25 dBa. Lorota... parece uma turbina. Se eu tiro ele e deixo só os R4 fica um silencio só.

Postado

o ruido e tambem definido pelo consitencia do fluxo de ar, sendo assim um ventoinha (e o nome correto em PT-BR) meio tampada vai ser muito mais ruidosa que a mesma ao ar livre, a melhor forma de reduzir essa barulheira seria procura um de baixo RPM. o desenho da pá e tambem seu acabemento influencia nessa historia. logo se quer silencio e melhor fica com dissipador passivo, mas se o negocio e manter ventilado procure um de pás grandes e que tenha um design pouco agressivo.

umas dicas que ajudam um pouco:

os a rolamento e muito melhor, mas tem está a com lubrificação original e baixo vibramento.

quanto menos bloqueio o fluxo de ar enfrenta mas baixa e a frequencia e os DBs gerados

a temperatura, umidade e particulas no ar influencia. assim se fan pode esta em um pessima posição, velho ou mesmo sujo.

seja como for, vale apenas brincar com a posição dele antes de pensar em trocar.

NOTA: parafuso frouxo ou mesmo falta de algumas bases de borracha podem influenciar no barulho geral do sistema.

PS: já pensou numa solução de refrigeração de um unico ventilador/ventoinha ou mesmo sem elas?

Postado

Tenho um Akasa Viper que comprei recentemente e coloquei no processador e considero ele bem satisfatório. Só se escuta mesmo quando está acima dos 1500 rpm's, coisa que só acontece quando faço algum teste tipo Prime95 que eleva a temperatura do processador, mas é claro que isso depende de como você vai ajustar o comportamento da fan.

Na Just Shop sai por R$ 26,40 => http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:616/fan-de-gabinete-akasa-viper-ak-fn059

Postado

que bela aula youkofox e FabioBz!

Então vamos à escolha. (lembrando que desejo duas unidades)

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:806,familia_id:96/fan-shark-evil-black-edition-120mm-aerocool

ou

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:616/fan-de-gabinete-akasa-viper-ak-fn059

Um vai pra lateral jogando ar no processador, placa de video e placa mãe e o outro vai pra traseira como exaustor.

Postado

Hugo, não se esqueça que o Akasa Viper tem 04 pinos e o Shark tem 03 pinos. Dependendo de sua escolha pelo Viper você terá que comprar também o adaptador da Akasa para aproveitar o PWM da placa-mãe, pois do contrário ele ficará na sua velocidade total.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:878,familia_id:77/cabo-splitter-para-fans-pwm-ak-cbfa04-15

Já o Shark, que é de 03 pinos, moleza, é só conectar na placa-mãe ou na fonte, usando os seus adaptadores que já fazem parte dos seus acessórios.

Postado
Hugo, não se esqueça que o Akasa Viper tem 04 pinos e o Shark tem 03 pinos. Dependendo de sua escolha pelo Viper você terá que comprar também o adaptador da Akasa para aproveitar o PWM da placa-mãe, pois do contrário ele ficará na sua velocidade total.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:878,familia_id:77/cabo-splitter-para-fans-pwm-ak-cbfa04-15

Já o Shark, que é de 03 pinos, moleza, é só conectar na placa-mãe ou na fonte, usando os seus adaptadores que já fazem parte dos seus acessórios.

Juan, caso eu compre o adaptador, como se dará o controle da velocidade? O fan rodará de acordo com a temperatura dos componentes ou só reduzirá para o especificado como "MODO silencioso"?

• Membro VIP
Postado
Juan, caso eu compre o adaptador, como se dará o controle da velocidade? O fan rodará de acordo com a temperatura dos componentes ou só reduzirá para o especificado como "MODO silencioso"?

Olá, Hugo a fan rodara de acordo com a temp da CPU, e você poderá controlar ela via PWM da placa-mãe, Sobre o Fan com certeza eu iria de Viper, Pelo PWM e pelo visual :cool:

Falou :-BEER

Postado

Hugo, o jonny já falou tudo. É isso mesmo, apesar que mesmo usando fans de 03 pinos e se eles estarem conectados na placa-mãe, eles acabarão por serem controlados pela mesma, pois o Chassis Q-Fan Control estando [Enabled] (o que é padrão nas placas-mãe), eles se comportarão da mesma maneira, pois estarão no padrão [Standard].

Postado
Hugo, o jonny já falou tudo. É isso mesmo, apesar que mesmo usando fans de 03 pinos e se eles estarem conectados na placa-mãe, eles acabarão por serem controlados pela mesma, pois o Chassis Q-Fan Control estando [Enabled] (o que é padrão nas placas-mãe), eles se comportarão da mesma maneira, pois estarão no padrão [Standard].

Isso mesmo Juan. Chequei no setup e está como você disse. Vou olhar na manual da minha placa-mãe onde fica o PWM dela, mas tenho certeza de que é só um. Então como quero duas unidades, vou comprar um Shark e um Viper. O que acha?

Valeu pela explicação jonny. :)

• Membro VIP
Postado
Isso mesmo Juan. Chequei no setup e está como você disse. Vou olhar na manual da minha placa-mãe onde fica o PWM dela, mas tenho certeza de que é só um. Então como quero duas unidades, vou comprar um Shark e um Viper. O que acha?

Valeu pela explicação jonny. :)

Olá, o PWM da sua mobo fica acima dos slots de memoria e só tem um mesmo, mais tem 3 conectores de 3 pinos (um perto da bateria e os outros 2 perto do chipset), sendo assim você compra um de cada mesmo (Um Viper e um Shark) e depois posta para a galera de qual você mais gostou, qual faz menos ruido, tipo um nini review, porque eu to querendo pegar um desses (apesar de eu gostar mais do Viper),

Uma duvida minha é se esses R4 sao bem silenciosos? porque eles tem um bom CFM (69) para só 19 DBs.

Falou e um abraço.

Postado

Não é bem assim, ou eu entendi muito mal.

Independente do Viper ter 4 pinos e o shark ter 3, ambos podem ser conectados na placa mãe (3 pinos) e funcionarão com controle de velocidade.

juanmarkus777, desculpe se entendi errado, porém falo de experiência própria. Tenho uma P5Q-C que não difere muito da P5Q exceto pelo suporte às memos DDR3 e por isso acredito que o funcionamento seja semelhante.

Hugo Stiglitz, para acionar o controle de velocidade pela placa mãe basta entrar na "BIOS", ir na aba "POWER", entrar em "HARDWARE MONITOR" e em "CPU Q-Fan Control => CPU Fan Profile" (para fan do processador-PWM) e selecionar entre as opções "Standard, Silent e Turbo"

Para as fans do gabinete (ligadas nos conectores 3 pinos da placa mãe) vá na opção "Chassis Fan Profile".

Minha config está em "Turbo", que aciona as altas velocidades das Fans quando o processador atinge 50ºC, mas como disse anteriormente, isso só acontece quando faço testes de stress, em condiçoes normais ficam sempre em rotações mínimas. Isso porque tenho um bom cooler e uma fan frontal de 80mm e uma traseira de 90mm que não são grandes coisas mas dão conta do recado. Além disso tenho uma fan interna da ASUS de 140mm (4 pinos) que joga ar na minha 9600GT ligada à placa mãe (o fan original tava meio barulhentinho) e funciona beleza!

03112011074.th.jpg

Qualquer dúvida, poste ai! ^_^

Postado
Olá, o PWM da sua mobo fica acima dos slots de memoria e só tem um mesmo, mais tem 3 conectores de 3 pinos (um perto da bateria e os outros 2 perto do chipset), sendo assim você compra um de cada mesmo (Um Viper e um Shark) e depois posta para a galera de qual você mais gostou, qual faz menos ruido, tipo um nini review, porque eu to querendo pegar um desses (apesar de eu gostar mais do Viper),

Uma duvida minha é se esses R4 sao bem silenciosos? porque eles tem um bom CFM (69) para só 19 DBs.

Falou e um abraço.

Jonny, eu tenho 3 R4, 3 cooler master convencional (Vieram com o gabinete) e 1 Spider evercool. Como já disse o meu problema é com o Spider que apesar de ser muito eficiente na refrigeração faz um barulho danado. Se eu tiro ele e deixo funcionando somente os R4 e os Cm convencionais, nem escuto barulho. Ou seja, o Spider sozinho faz mais barulho do que todos os outros juntos.

Por isso quero substituí-lo, mas não queria abrir mão da boa refrigeração que tenho aqui. Por isso estou tentando escolher qual dos dois substituirá o Spider. Assim que escolher definitivamente, posto as impressões.

Fabio, pelo que entendi posso plugar o Viper em qualquer conector de 3 pinos da mobo mesmo ele tendo 4 pinos? (Não pretendo usar o adaptador para que ele gire de forma silenciosa, prefiro fazer do jeito que você sugeriu, alterando o CPU Q-fan no setup. Ou seja, abro mão do controle do proprio fan em prol do aproveitamento máximo da refrigeração.

Diante disso, recomenda o Viper?

Postado
Fabio, pelo que entendi posso plugar o Viper em qualquer conector de 3 pinos da mobo mesmo ele tendo 4 pinos? (Não pretendo usar o adaptador para que ele gire de forma silenciosa, prefiro fazer do jeito que você sugeriu, alterando o CPU Q-fan no setup. Ou seja, abro mão do controle do proprio fan em prol do aproveitamento máximo da refrigeração.

Diante disso, recomenda o Viper?

Exato, assim que recebi o Viper, testei ele em um conector 3 pinos da placa mãe com o pc ligado mesmo (estilo hot swap :P) e funcionou tranquilo. Depois disso e com mais calma, coloquei ele no Megahalems que comprei e liguei no conector 4 pinos PWM e tá tranquilo aqui!

Sobre a recomendação não posso falar muito porque não conheço essa fan Shark mas acredito que tem baixo ruido pela rotação máxima de 1500 RPMs e que consegue bom fluxo de ar devido ao desenho e quantidade de pás. Já sobre o Viper, esse sim posso dizer que cumpre o que promete!

Enfim, acho que com qualquer um dos dois estará bem servido! ^_^

Postado
Exato, assim que recebi o Viper, testei ele em um conector 3 pinos da placa mãe com o pc ligado mesmo (estilo hot swap :P) e funcionou tranquilo. Depois disso e com mais calma, coloquei ele no Megahalems que comprei e liguei no conector 4 pinos PWM e tá tranquilo aqui!

Sobre a recomendação não posso falar muito porque não conheço essa fan Shark mas acredito que tem baixo ruido pela rotação máxima de 1500 RPMs e que consegue bom fluxo de ar devido ao desenho e quantidade de pás. Já sobre o Viper, esse sim posso dizer que cumpre o que promete!

Enfim, acho que com qualquer um dos dois estará bem servido! ^_^

Sendo assim, acho que um viper na traseira como exaustor e um Shark na lateral ventilando vai ficar de bom tamanho. Poderia também levar dois Viper , mas eu queria conhecer esse Shark que tem um RPM baixo e como você disse, deve ser mais silencioso do que o Spider turbina...

O seu viper é silencioso Fabio? O que acha , dois Viper ou um Viper e um Shark pra poder conhecer, pois acho que ruído e fluxo de ar, por mais que se discuta, só vai saber se te agrada na utilização.

Postado

FabioBZ, vamos pensar juntos: Entendi tudo o que você disse, mas mesmo assim vamos lá:

O adaptador Akasa que eu mencionei serve para ligar 02 fans de 04 pinos na placa-mãe para não perder o PWM da mesma. Ele é muito utilizado principalmente para conectar esse tipo de fans ao Cooler, já que o CPU_FAN é de 04 pinos.

Agora para conectá-los em algum CHA_FAN da placa-mãe, esse CHA_FAN tem que de ser de 04 pinos, do contrário os tais fans de 04 pinos não terão controle automático de velocidade.

Vamos para a Bios: No modo [standard] , os fans ficam em velocidade automática (PWM) , mas quando você define para [silent] ou [Turbo] você está determinando como quer que ela defina a velocidade dos fans. Daí, já não é mais PWM.

Eu queria até fazer um teste aqui com 01 fan de 04 pinos da Zalman que eu tenho, mas não iria dar certo, pois na minha placa-mãe todos os CHA_FANS são de 04 pinos.

Estou certo? Se eu não estiver, dê uma luz.

Postado

Ae pessoal, olhei o manual da minha placa-mãe e só tem um conector de 4 pinos e é exatamente o fan da CPU :mad:. Poderia eu ligar o fan do cooler stock da Intel em outro conector de 3 pinos e usar o de 4 pinos pra conectar o Viper. Funcionaria dessa forma?

• Membro VIP
Postado
Ae pessoal, olhei o manual da minha placa-mãe e só tem um conector de 4 pinos e é exatamente o fan da CPU :mad:. Poderia eu ligar o fan do cooler stock da Intel em outro conector de 3 pinos e usar o de 4 pinos pra conectar o Viper. Funcionaria dessa forma?

Olá, compra um desses cabo Y de 4 pinos com falaram acima, que ai você liga o cooler da CPU e o Viper nos 4 pinos,

Sobre os conectores da sua placa-mãe eu falei uns posts acima que ela só tinha um de 4 pinos e 3 de 3 pinos.

Falou!

Postado
Olá, compra um desses cabo Y de 4 pinos com falaram acima, que ai você liga o cooler da CPU e o Viper nos 4 pinos,

Sobre os conectores da sua placa-mãe eu falei uns posts acima que ela só tinha um de 4 pinos e 3 de 3 pinos.

Falou!

Verificando atentamente o anúncio percebi que o Shark vem com um cabo adaptador 3~4 pinos. E o Viper tem conector de 4 pinos somente. Comprendo um Shark e um Viper, poderei utilizar o cabo adaptador do shark pra ligar o Viper em qualquer conector de fan de 3 pinos que eu quiser, estou correto?

Postado
Verificando atentamente o anúncio percebi que o Shark vem com um cabo adaptador 3~4 pinos. E o Viper tem conector de 4 pinos somente. Comprendo um Shark e um Viper, poderei utilizar o cabo adaptador do shark pra ligar o Viper em qualquer conector de fan de 3 pinos que eu quiser, estou correto?

Não, aquele adaptador 3~4 pinos do Shark serve para você ligá-lo (o Shark) na fonte de alimentação.

Postado
Não, aquele adaptador 3~4 pinos do Shark serve para você ligá-lo (o Shark) na fonte de alimentação.

Então vou ter que comprar dois Shark mesmo e deixar o Viper de lado, pois como eu disse acima, minha placa-mãe só tem um conector de 4 pinos e é o do cooler stock da Intel. Concorda?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...