Ir ao conteúdo

Desktop para Backup e Streaming

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal do Fórum,

Eu estou planejando montar um computador que fique ligado 24/7 em rede para baixar arquivos, fazer backup dos outros computadores e se possível fazer stream de video - Rodar o vídeo em outro computador sem ter que copiar o arquivo para esse outro.

Essa ultima é possível né?

Bom,

Meu pai deve ter um computador velho esquecido lá no canto.

Mas gostaria de fazer uma discussão e pedir ajuda sobre o tema.

1o - Esse sistema ficaria no meu quarto, então pretendo montá-lo sem ventoinha para fazer o mínimo de barulho possível. Dá?

Pensei em deixar as placas fora do gabinete para resfriar melhor mas fica um pouco complicado para a limpeza (mãe de mau humor :lol: ).

Mas o orçamento não permite fazer um sistema de resfriamento a nitrogênio líquido. Quanto custaria um sistema com água? É silencioso?

O sistema funcionaria só com resfriamento passivo?

2o - Ouvi falar do FreeNas. Pesquisei um pouco sobre o assunto, mas pouco sei.

O que seria melhor para o meu sistema? Instalar esse Nas, Windows (já que todos os outros aqui são windows) ou Linux (qual distribuição)?

3o - Caso eu não consiga Hardware velho pra fazer isso, vocês poderiam me ajudar a fazer uma cotação? Levando em conta eficiência energética e a necessidade de não colocar ventoinha.

-Quero gastar o mínimo possível com isso.

-Tenho um Hd Usb Externo de 1,5 TB. Quero ligá-lo nesse computador.

Obrigado desde já.

Postado

cauenapier

acho que o primeiro que tens que avaliar é o hardware que vai instalar teu servidor.

O micro velho funciona? Quais as configurações dele? Cuidado com Hds velhos! Eles que vão guardar teus arquivos!

Minha experiência com o freeNAS foi bem tranquila, poi eu montei a mesma coisa que tu queres, só que depois de tudo funcionando, desmontei o brinquedo.

Recomendo que aches uma versão mais antiga o freeNAS, pois para mim funcionou melhor. Acho que usava a versão 6 dele, via CD bootavel.

Fazia as configurações e salvava elas em disquete. Funcionava perfeitamente.

Nesse link tem algumas dicas para ti montar o teu brinquedo.

Sobre refrigeração/silêncio... Depende mais do teu hardware do que qualquer outra coisa. Pensa também na questão energia elétrica, se ele vai ficar ligado 24hx7dias.

Quer uma alternativa gastando pouco? Olha isso aqui. Tô esperando o meu chegar...

Boa sorte, bom brinquedo.

Postado

Muito Obrigado pela ajuda renato

placa-mãe ABIT AB9

PROC CORE 2 DUO E6300 1.86/1066 2MB LGA775 BOX

HD 160GB SATA II Seagate - ST3160811AS - 8MB NCQ

Fonte Seventeam ST-420BKV R$ 169,0

3Gb de Ram DDr2

Geforce 7600GS

No final das contas não vou ficar com um Pc taããão velho...

Se eu não me engano é essa a configuração mesmo.

Talvez eu compre esse Nas que você recomendou, mas mais tarde.

Enquanto isso vou usar esse pc.

Pra fazer Streaming de vídeo eu preciso da placa de vídeo?

Se não eu posso tirá-la na boa né?

Será que eu gastaria muito de energia com ele ligado sempre?

Talvez eu não deixe 24x7, mas 24x5...Sei lá

heheheh

Postado

Sugiro trocar a fonte por uma moderna, essa BKV é pré-histórica, vai levar sua conta de energia pra lá de onde judas perdeu as botas.

Leve uma Seasonci S12II 430W

Postado

cauenapier,

Tens máquina de sobra pra fazer teu NAS.

Com relação à necessidade de placa de vídeo para streaming, não tenho certeza, mas como tua mother não tem vídeo on-board, mesmo acessando o sistema via web (o freeNas é assim) é bom ter algo para, em caso de manutenção, poder 'ver' o que está acontecendo.

No freeNAS pode deixar esse HD inteiro para teus dados, fazendo o sistema rodar via CD e gravando as configs num pendrive ou num disquete.

Monta o quirido e vai testanto... É o melhor modo de se aprender.

cauenapier,

Tens máquina de sobra pra fazer teu NAS.

Com relação à necessidade de placa de vídeo para streaming, não tenho certeza, mas como tua mother não tem vídeo on-board, mesmo acessando o sistema via web (o freeNas é assim) é bom ter algo para, em caso de manutenção, poder 'ver' o que está acontecendo.

No freeNAS pode deixar esse HD inteiro para teus dados, fazendo o sistema rodar via CD e gravando as configs num pendrive ou num disquete.

Monta o quirido e vai testanto... É o melhor modo de se aprender.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!