Ir ao conteúdo

AMD Phenom II X4 965 3.4Ghz parecendo um forno com Hyper TX3

Sempiedade

Posts recomendados

Postado

Meu processador esta com temperaturas muito altas!!!!

Estou com um AMD Phenom II X4 965 BE com clock stock como o da assinatura e um cooler Hyper TX3, porém ele esta com temperaturas de cooler box., pior, com temperaturas mais altas que cooler box talvez.

Veja as temperaturas tiradas em tempo real com ele em idle usando o programa SIW:

Temperatures:

AMD Phenom II X4 965: Min: 42 ºC Value: 45 ºC Max: 49 ºC

Veja as temperaturas tiradas em tempo real logo apos jogar 2 horas de CoD Modern Warfare 3 usando o mesmo programa:

Temperatures:

AMD Phenom II X4 965: Min: 42 ºC Value: 55 ºC Max: 60 ºC

meu gabinete (Thermaltake V4) tem 1 fan frontal para injeção, um traseiro superior para extração e um lateral para injeção direto na placa de video, o cooler fica acima

Postado

As temperaturas até que não estão assim tãããão altas.

Teu gabinete tem 2 fans injetando ar e 1 removendo? Deve de haver bolsão de ar quente em seu interior. Experimente colocar 1 fan na traseira.

O cooler do processador está firme, a pasta térmica foi bem aplicada?

Postado

Para um TX3 estão bastante altas, em dias de 35°+ de temperatura ambiente com meu TX3 consigo segurar 51° em teste de stress e jogos que exigem bastante do procesasdor como GTA IV.

Sendo que meu processador é um Phenom 9850 125W TD - 65nm, que é um problematico para temperatura. Hoje por exemplo esta na média de 23° aqui, estava jogando Call of Duty Modern Warfare 3 e o processador estava a 39°, em iddle está a 30°.

Tende verificar se a pasta térmica esta ok ae.

Postado

Discordo do amigo acima.

Tenho um N620 com 2 akasa viper, e com temp ambiente de 30 graus meu phenom x4 965 bate nos 54-55 graus em full stress com o over da assinatura!

Para um TX3 não considero as temperaturas tão altas!

Espero ter ajudado!

Abraços!

Postado

certo, vou verificar a pasta termica

e ja tem um fan na traseira, é o fan que veio junto com o gabinete quando o comprei, é o unico que esta retirando o ar do gabinete

Postado
Meu processador esta com temperaturas muito altas!!!!

Estou com um AMD Phenom II X4 965 BE com clock stock como o da assinatura e um cooler Hyper TX3, porém ele esta com temperaturas de cooler box., pior, com temperaturas mais altas que cooler box talvez.

Veja as temperaturas tiradas em tempo real com ele em idle usando o programa SIW:

Temperatures:

AMD Phenom II X4 965: Min: 42 ºC Value: 45 ºC Max: 49 ºC

Veja as temperaturas tiradas em tempo real logo apos jogar 2 horas de CoD Modern Warfare 3 usando o mesmo programa:

Temperatures:

AMD Phenom II X4 965: Min: 42 ºC Value: 55 ºC Max: 60 ºC

meu gabinete (Thermaltake V4) tem 1 fan frontal para injeção, um traseiro superior para extração e um lateral para injeção direto na placa de video, o cooler fica acima

Olá Amigo!

Bom, eu tenho um CM Hyper TX3 já a algum tempo e já tive um Phenom II x4 965BE talvez igual ao seu (já que existem os "C2" e os "C3") e, lhe digo, sempre consegui temperaturas bem menores.

1) Em primeiro lugar, este Software para monitorar suas temperaturas não é o mais indicado (pelo menos na minha opinião não é) para tal fim. Recomendo o Everest (que dá temperatura por cada núcleo + temperatura da carcaça do processador + temperatura da placa mãe + temperatura da placa mãe + temperatura do HD, etc) OU o Core Temp 64 (que dá a temperatura por cada núcleo).

Para baixá-los: Everest: http://www.baixaki.com.br/download/everest-ultimate-edition.htm

Core Temp 64: http://www.baixaki.com.br/download/coretemp.htm

2) Para lhe ajudar de forma mais PRECISA, seria melhor você postar fotos da parte interna do seu gabinete eis que, com elas, poderemos ver como estão as coisas dentro do seu gabinete, principalmente a arrumação dos cabos. Se quer saber como arrumar os cabos dentro de um gabinete, veja isso: http://forum.clubedohardware.com.br/cooler-master-elite/964496

Se o seu não estiver assim, arrume os seus cabos.

3) O excesso ou a falta de pasta térmica atrapalham bastante o desempenho do cooler e, isso acaba fazendo com que o processador esquente. No caso do Hyper TX3, você precisa colocar quase toda a pasta térmica que vem com ele eis que, a superfície do dissipador é irregular e, por isso, você precisa "iguala-lá", ou seja, precisa torná-la lisa para que o contato entre ela e o processador seja TOTAL! PORÉM, como eu disse, você não pode exagerar e colocar pasta térmica demais porque tanto a falta quanto o excesso de pasta térmica fazem o processador aquecer.

Por fim, espero que você poste aqui fotos da parte interna do seu gabinete bem como nos informe como ficam as suas temperaturas nos programas acima indicados (Everest ou Core Temp 64).

Boa Sorte Amigo!

Postado

1) Em primeiro lugar, este Software para monitorar suas temperaturas não é o mais indicado (pelo menos na minha opinião não é) para tal fim. Recomendo o Everest (que dá temperatura por cada núcleo + temperatura da carcaça do processador + temperatura da placa mãe + temperatura da placa mãe + temperatura do HD, etc) OU o Core Temp 64 (que dá a temperatura por cada núcleo).

Boa Sorte Amigo!

Parceiro eu acho melhor o cara monitorar o Phenom dele com o AMD OverDrive (link para Download) por ser o programa oficial da AMD .... e quanto a pasta térmica, o ideal é um pingo no centro do processador onde a própria pressão do cooler irá espalhar de maneira eficiente, eu também fiquei com medo de passar pouca pasta e acredito que terei que dar uma limpada no meu TX3 e usar novamente a pasta .... fica a minha dica, boa sorte ai!!!

Postado

então no caso do HTx3 é um cooler artesão.

Ele possuiu fendas colossais na base então unte com pasta térmica estas fendas e pinte na base do cooler mais pasta térmica, tem de usar muita pasta mesmo nas fendas, daí ele melhora um pouco.

No meu 2500k tive o mesmo problema, este HTx3 é ruim assim mesmo, quase igual o box, usa pasta térmica feito criança em sorveteria se lambuzando.

Detalhe importante ele não dissipa os 135W, ele dissipa somente 80W, outra coisa chata é a posição da fan que precisa estar apontando o fluxo de ar para traseira e esta bem colocado e ligado corretamente (ele desliga com a vibração).

Acontece que as travas plasticas deste cooler sao frageis e ele solta da placa.

Postado
Parceiro eu acho melhor o cara monitorar o Phenom dele com o AMD OverDrive (link para Download) por ser o programa oficial da AMD .... e quanto a pasta térmica, o ideal é um pingo no centro do processador onde a própria pressão do cooler irá espalhar de maneira eficiente, eu também fiquei com medo de passar pouca pasta e acredito que terei que dar uma limpada no meu TX3 e usar novamente a pasta .... fica a minha dica, boa sorte ai!!!

Olá Amigo!

Bom, os programas que eu citei (Everest e Core Temp 64) estão entre os mais indicados aqui no Fórum, ao contrário do "AMD OverDrive". Aliás, nem mesmo o próprio CDH (Clube do Hardware) usa o "AMD OverADrive" como parâmetro, mas sim o "Speed Fan", veja: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Hyper-TX3-da-Cooler-Master/1803/5 e https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Corsair-H100/2408/5

Quanto a forma de aplica a pasta térmica no TX3 eu discordo totalmente eis que, o TX3 não é possui um dissipador "normal", como eu mesmo já disse no post anterior e como o Amigo "Zufil" disse, a base dele é bastante irregular e por isso, é preciso colocar uma quantidade generosa de pasta térmica diretamente no DISSIPADOR para que ele fique LISO e encoste melhor no processador. Veja o que o próprio CDH (Clube do Hardware) fala a respeito: "Infelizmente essa base não é perfeitamente lisa, e além disso há pequenos vãos ao redor dos heatpipes, o que exige que seja aplicada uma quantidade generosa de pasta térmica. " FONTE: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Hyper-TX3-da-Cooler-Master/1803/3

Quanto ao seu TX3, sugiro fazer o mesmo, ou seja, ser mais "generoso" na hora de aplicar a pasta térmica mas sem exageros, claro! rss

Boa Sorte!

então no caso do HTx3 é um cooler artesão.

Ele possuiu fendas colossais na base então unte com pasta térmica estas fendas e pinte na base do cooler mais pasta térmica, tem de usar muita pasta mesmo nas fendas, daí ele melhora um pouco.

No meu 2500k tive o mesmo problema, este HTx3 é ruim assim mesmo, quase igual o box, usa pasta térmica feito criança em sorveteria se lambuzando.

Detalhe importante ele não dissipa os 135W, ele dissipa somente 80W, outra coisa chata é a posição da fan que precisa estar apontando o fluxo de ar para traseira e esta bem colocado e ligado corretamente (ele desliga com a vibração).

Acontece que as travas plasticas deste cooler sao frageis e ele solta da placa.

Olá Amigo!

hehehe Concordo plenamente contigo no que diz respeito as "fendas colossais"... rss

PORÉM, discordo de você quanto a capacidade dele de dissipar calor. Segundo o site do fabricante ele pode dissipar até 130w, veja: http://www.coolermaster-usa.com/product.php?product_id=2922

Além disso, no teste realizado aqui pelo CDH (Clube do Hardware) eles se utilizaram de um Processador com TPD de 130w (+ Overclock) e mesmo assim ele deu conta do recado, veja: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Hyper-TX3-da-Cooler-Master/1803/5

Quanto ás suas demais observações eu também concordo, até porque, se o cooler OU OUTRO COMPONENTE QUALQUER NÃO FOR CORRETAMENTE INSTALADO, não irá funcionar OU irá funcionar muito mal! rss

Apenas para que sirva como exemplo, segue um post das minhas temperaturas apenas navegando na internet e tal: http://imageshack.us/f/11/temperatura1920x1080.jpg/ (Repare que a temperatura varia entre 21ºC e 28ºC mesmo estando no Rio de Janeiro - RJ).

Boa Sorte Amigo!

Postado

então dependendo a geração do TX3 não são fendas são CRATERAS!!.

A última agora deram uma melhorada, se polir com caol fica uma maravilha.

Não não, o 2500k dissipa uns 200W em 5Ghz, o cooler não aguenta nem 3,8Ghz e chega nos 75°C.

O 2500k para ficar abaixo dos 60°C, que já acho muito, precisa estar em 3,6Ghz no máximo, mas isso não é over para o 2500K.

isso estou falando em stress tests, games, mas se for fazer conversão de video suporta sim 4,2Ghz mas por pouco tempo.

O ideal do TX3 é colocar uma fan extra pequena na base dele, daí o bixo aguenta.

Postado

o htx3 é bom para utilizar em stock sem dúvida, mas não é indicado para overclock por seu problema particular.

A nova versão que saiu agora está com a base melhor, talvez seja melhor para over.

Postado
então dependendo a geração do TX3 não são fendas são CRATERAS!!.

A última agora deram uma melhorada, se polir com caol fica uma maravilha.

Não não, o 2500k dissipa uns 200W em 5Ghz, o cooler não aguenta nem 3,8Ghz e chega nos 75°C.

O 2500k para ficar abaixo dos 60°C, que já acho muito, precisa estar em 3,6Ghz no máximo, mas isso não é over para o 2500K.

isso estou falando em stress tests, games, mas se for fazer conversão de video suporta sim 4,2Ghz mas por pouco tempo.

O ideal do TX3 é colocar uma fan extra pequena na base dele, daí o bixo aguenta.

Olá Amigo!

Bom, em se tratando de Over, CLARO, a história passa a ser outra...

O que eu não concordei foi com o fato de você informar que o TX3 não dissipar 80w e, o que eu disse foi que ele dissipa TRANQUILAMENTE 130W.

E, claro, um i5 2500k com over de 3,3Ghz para 5Ghz deve mesmo dissipar uns 200w e, o TX3 realmente não dará conta, ele dará conta apenas até uns 130w, ou seja, um over de até uns 3800 com o VCORE a uns 1.4V.

Obs.: Estou me baseando neste site: http://extreme.outervision.com/tools.jsp já que ele dá uma BOA E APROXIMADA noção do consumo do processador em Over lembrando que, é preciso colocar a temperatura real do sistema, do processador bem como é preciso colocar o Over a ser feito e o VCORE utilizado.

Boa Sorte!

Postado

aqui em 3,8ghz já pede agua chegando nos 70°C, se o dia estiver quente bate os 80

over no 2500k é somente dos 4ghz para cima, abaixo disso nem vcore precisa;

Postado

Estte site também uso ele, mas lembrando que o 2500k em stock fica na faixa de 95w, acima de 3,7Ghz passa fácil dos 150w pois incluiu o IGP.

O unico problema é a falta d contado da base do dissipador com a cpu, seja intel ou amd, a pasta termica esta fazendo o trabalho da base e não apenas aliviando deformações.

No caso do amigo o Phenom x4 965 é uma fornalha mesmo, excelente cpu mas consome energia demais.

Postado

Zufil, você deve ter instalado o cooler totalmente errado, pois comigo no meu 125W TDP de tecnologia 65nm, que esquentam muito, muito mesmo digo, teve uma grande melhora. Fiz diversos testes de stress com temperatura ambiente de aproximadamente 37°, o processador no teste e em jogos como GTA IV, BF3, conseguiu manter 51°.

Quanto ao caso do Overclock, é totalmente injusto jultar um cooler do preço que é o Hyper TX3, ele é uma boa opção para quem quer usar um processador em Stock, e sim até 130W.

Postado
Zufil, você deve ter instalado o cooler totalmente errado, pois comigo no meu 125W TDP de tecnologia 65nm, que esquentam muito, muito mesmo digo, teve uma grande melhora. Fiz diversos testes de stress com temperatura ambiente de aproximadamente 37°, o processador no teste e em jogos como GTA IV, BF3, conseguiu manter 51°.

Quanto ao caso do Overclock, é totalmente injusto jultar um cooler do preço que é o Hyper TX3, ele é uma boa opção para quem quer usar um processador em Stock, e sim até 130W.

Olá, amigo qual é a revisao do seu TX-3? se for a G1 ela é pior do que a GP!, com o TX-3 G1 o processador esquentou 13 graus a mais do que o TX-3 GP.

Fonte: teste do proprio Clube do Hardware https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Hyper-TX3-G1-da-Cooler-Master/2016/6

Falou.

era isso que eu estava falando, depende a geração, na primeira geração overclock come solto no 2500k sem problemas, desempenho igual ao ht212 e mais barato; já na segunda geração (que é o meu) não consigo fazer mais que 20% em over sem passar dos 60°C; na terceira geração que lançou agora parece ser a melhor das tres mas só testando para ver.

Aqui cheguei fácil nos 4,8Ghz, o TX3 suportou mas as temperaturas são muito altas acima dos 75°C em games e testes.

Como também comentei, este cooler é para usar em stock com muito pouco over, se usar a IGP fica no máximo do TX3, se não usar a IGP já dá para arriscar um pouco.

Aqui deixo a IGPU em over de 1250MHz e cpu em 3,8Ghz, nos dias quentes abaixo a CPU para 2,5Ghz ou até 1,6Ghz para manter o silencio.:cool:.

Não faço mais over que isso pois ainda não achei software que aproveite o potencial dos corei5, até agora só encoder h264 que praticamente nao uso, uso só o Xdiv h263 do format factory que não usa multitrhead

Postado

pois é... mas eu estava pensando em over, porque estou pensando em comprar mais uma HD5770 p/ CrossfireX, e vou precisar overclockar meu X4 965, e como dite ele tem abstante falhas, não sei ao certo a revisão do cooler, comprei ele em Junho, pelo peço até que vale a pena, mas ele é "bonzinho" so em stock

Ach que a solução vai ser comprar um cooler melhor :/

estava pensando em um Hyper n620 ou em um Coolermaster V8, o que vocês acham?

Postado
agora em idle ele esta na base dos 42 ºC e em Full ultrapassa os 62 ºC

Olá Amigo!

Dê uma lida melhor nos conselhos que lhe foram passados aqui e os faça. Tenho certeza que você conseguirá reduzir MUITO as suas temperaturas.

Volto a lhe dizer que uso um IGUAL ao seu e consigo mesmo com OVER temperaturas MUITO MENORES. Mais ainda, já tive um processador igual ao seu e as minhas temperaturas eram BEM MENORES também.

Boa Sorte Amigo!

Postado

cara se vai fazer over e crossfire recomendo veementemente outro cooler, tente um watercooler h70 que sai o mesmo preço do cps99000 da zalman.

Postado

vou trocar a pasta termica amanhã, o resto eu ja fiz. Mas vai ser por pouco tempo, pois estou vendo um novo cooler, estou de olho no Hyper n620 e no Coolermaster V8, pois acho que o Hyper TX3 não vai dar conta de um overclock para uns 3.9Ghz, nunca daria conta disso, e ainda um CrossfireX de duas HD5770, é melhor comprar um outro, assim que eu me desidir entre o Hyper n620 e o Coolermaster V8

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...