Ir ao conteúdo

Fonte tem prazo de validade?

rafaelgrecco

Posts recomendados

Postado

Galera,

Tenho uma fonte Seventeam 550W a mais ou menos 4 anos. É comum a fonte começar a falhar depois de tanto tempo?

Acho que meu computador não consome tanto para precisar de uma mais potente... eu fico na dúvida de comprar outra fonte e depois o problema não ser nela!

O que acontece é o seguinte, 2 semanas pra cá, meu computador começou a desligar sozinho. Não é temperatura (placa de video fica em 70° e processador 40° durante os jogos).

Já tirei o no-break e liguei o computador direto na tomada (então também sei que não é nada externo ao computador). Mas começou de repente... não é fixo, as vezes desliga depois de 30 minutos, as vezes depois de 2 horas (e as temperaturas ficam sempre estáveis).

Resumindo... eu queria saber:

- É normal ter q trocar a fonte depois de um tempo? (Ela fica velha?)

- Essa potencia da minha atual (550W) é suficiente pro meu PC? (não tem periférico nenhum, e só 2 hds).

- Pra testar a fonte com o multimetro (vou fazer isso hoje), se as tensões de 12, 5 e 3,3 V estiverem mais baixas que o normal, devo trocar a fonte? (Alguns programas indicaram 3,6V na linha de 5V, mas vou confirmar com o multimetro).

Obrigado!

Postado
Galera,

Tenho uma fonte Seventeam 550W a mais ou menos 4 anos. É comum a fonte começar a falhar depois de tanto tempo?

Depende do modelo. Se for sem PFC, não me espantaria que isso acontecesse, pois há um grande desgaste dos capacitores de entrada.

Acho que meu computador não consome tanto para precisar de uma mais potente... eu fico na dúvida de comprar outra fonte e depois o problema não ser nela!

A princípio, 550 W são suficientes. Mas sem saber o modelo fica fifícil saber o que aconteceu. As vezes é até mesmo culpa do modo como os componetes estão distribuídos pela linha de +12 V.

- É normal ter q trocar a fonte depois de um tempo? (Ela fica velha?)[/QUITE]

Respondido mais acima.

- Essa potencia da minha atual (550W) é suficiente pro meu PC? (não tem periférico nenhum, e só 2 hds).

A princípio, sim. O seu problema não é um PC que demanda mais do que 550 W.

- Pra testar a fonte com o multimetro (vou fazer isso hoje), se as tensões de 12, 5 e 3,3 V estiverem mais baixas que o normal, devo trocar a fonte? (Alguns programas indicaram 3,6V na linha de 5V, mas vou confirmar com o multimetro).

Obrigado!

Eu acho mais fácil ganhar presente de Papai Noel do que um software fazer leituras acertadas das tensões. É uma completa perda de tempo checar tensões via software.

Se as linhas em questão estiverem com voltagens fora da margem dos 5% para mais ou para menos você deve trocar a fonte imediatamente.

Postado

ignacho,

Muito obrigado pela resposta!! Vou postar aqui de novo assim que eu tiver alguma novidade! E também vou confirmar qual é o modelo da fonte!

Atualizando o topico...

Estou aqui testando as tensões:

12V = 12,17V

5V = 5,10V

3,3V = 3,43V

Hoje tive tempo de jogar uns 40 minutos, e o computador não reiniciou. Durante o jogo, a tensão de 12V ficava entre 12.07 e 12.08V...

O modelo da fonte é Seventeam ST-550P-AG.

Parece que a fonte ta beleza né? ...

Postado

sua fonte é velha e de má qualidade

possivelmente á causa do problema

so pra confirmar só tem um jeito, arrume outra fonte pra testar

Postado

Exato! E com o ótimo equipamento que você tem (vide assinatura), não veja como gasto o dinheiro investido numa boa fonte.

Vai preservar ainda mais.

Mas antes, faça o teste sugerido acima.

Postado

Então mesmo com as tensões medidas estando boas, a fonte pode ser o problema... Interessante...

O problema é que não tenho como fazer um teste sem comprar outra fonte... então vou acabar comprando de qualquer jeito.

Aproveitando o tópico, qual vocês recomendam pra minha configuração?

Postado

Aproveitando o tópico, qual vocês recomendam pra minha configuração?

Seasonic 430, Corsair 430CX.

Sua fonte atual embora capaz de fornecer até 424W, tem um limite de 18A para alimentar CPU e GPU na segunda linha +12V. Problema de má distribuição de potência, além de ser produto pouco confiável no geral. Fontes não têm prazo de validade, mas têm tempo de vida útil, que gira em torno de 5 a 7 anos.

Postado
ignacho,

Muito obrigado pela resposta!! Vou postar aqui de novo assim que eu tiver alguma novidade! E também vou confirmar qual é o modelo da fonte!

Atualizando o topico...

Estou aqui testando as tensões:

12V = 12,17V

5V = 5,10V

3,3V = 3,43V

Hoje tive tempo de jogar uns 40 minutos, e o computador não reiniciou. Durante o jogo, a tensão de 12V ficava entre 12.07 e 12.08V...

O modelo da fonte é Seventeam ST-550P-AG.

Parece que a fonte ta beleza né? ...

Bom, apesar das tensões normais., esta não é uma fonte de real qualidade, principalmente pelo uso de capacitores da CapXon no secundário, o que eu considero de certo modo temerário.

Mas suspeito que o maior dos problemas ai não seja nem a fonte em si.... |Você disse no início do tópico que estava utilizando um nobreak... Qual é a marca e o modelo dele?

A propósito, o problema de má distribuição de potência (existe essa possibilidade no seu caso) pode ser resolvido com a utilização de um adaptador para a conexão da placa de vídeo. O problema é que essa essa fonte coloca os conectores da placa de vídeo e do processador no mesmo barramento de +12 V, que fica limitado a apenas 18 A. Há também alguns relatos de explosões com ela. É por isto e pelo uso de capacitores ruins no secundário que esta é uma fonte que tem que ser usada com certas restrições.

Postado
Seasonic 430, Corsair 430CX.

Sua fonte atual embora capaz de fornecer até 424W, tem um limite de 18A para alimentar CPU e GPU na segunda linha +12V. Problema de má distribuição de potência, além de ser produto pouco confiável no geral. Fontes não têm prazo de validade, mas têm tempo de vida útil, que gira em torno de 5 a 7 anos.

Entendi, a minha é capaz de ter 5 anos mesmo, apesar de eu ter falado 4. Tá mesmo na hora de trocar.

Bom, apesar das tensões normais., esta não é uma fonte de real qualidade, principalmente pelo uso de capacitores da CapXon no secundário, o que eu considero de certo modo temerário.

Mas suspeito que o maior dos problemas ai não seja nem a fonte em si.... |Você disse no início do tópico que estava utilizando um nobreak... Qual é a marca e o modelo dele?

A propósito, o problema de má distribuição de potência (existe essa possibilidade no seu caso) pode ser resolvido com a utilização de um adaptador para a conexão da placa de vídeo. O problema é que essa essa fonte coloca os conectores da placa de vídeo e do processador no mesmo barramento de +12 V, que fica limitado a apenas 18 A. Há também alguns relatos de explosões com ela. É por isto e pelo uso de capacitores ruins no secundário que esta é uma fonte que tem que ser usada com certas restrições.

Pelo jeito essa fonte que eu tenho ninguém recomenda mesmo. E muito interessante essa informação do mesmo barramento estar sendo utilizado pra placa de video e processador, como o Kayke também falou. Da pra ver que a distribuição de carga é muito ruim...

Quanto ao No-Break, é um SMS, mas não é dos pequenos não. Sei que essa marca não é grande coisa, mas eu cheguei a desliga-lo e ligar o computador direto na energia, e o comportamento foi o mesmo... então acredito que ele não tenha problema.

As recomendações de fonte que tive aqui foram:

450W Reais XFX Core Edition - P1-450S-XXB9

Seasonic 430

Corsair 430CX

Todas elas tem um preço perto de R$170,00. Não tenho problema em gastar 200, 250 na fonte, então queria pedir um opinião de uma fonte um pouco melhor, para o caso de eu fazer um upgrade no computador e continuar tranquilo.

Não quero nada exagero, mas se puderem falar um bom custo beneficio na casa dos R$200 eu agradeço!

Postado

Não quero nada exagero, mas se puderem falar um bom custo beneficio na casa dos R$200 eu agradeço!

Eu evitaria a XFX 450 (modelo antigo à venda no Brasil) pelas razões mostradas nos testes do Jonny Guru. Com maior potência do que a Seasonic 430W e sem prejudicar qualidade e eficiência você já ultrapassa um pouco os duzentos reais:

Corsair 500CX - 239,00 - Hardplus

Corsair 500CX - 243,00 - Oficina dos Bits

Corsair 600 - 260,00 - WAZ

Sentey 550W SDP550-SS - 243,00 - Balão da Informática

Postado
Entendi, a minha é capaz de ter 5 anos mesmo, apesar de eu ter falado 4. Tá mesmo na hora de trocar.

Pelo jeito essa fonte que eu tenho ninguém recomenda mesmo. E muito interessante essa informação do mesmo barramento estar sendo utilizado pra placa de video e processador, como o Kayke também falou. Da pra ver que a distribuição de carga é muito ruim...

Isso é culpa da Seventeam que tem mania de colocar os conectores da placa de vídeo e do processador no mesmo barrammento. Este erro (que aliás se repete em várias outras fontes da Seventeam) até pode ser contornável deixando de utilizar pelo menos um dos conectores para a placa de vídeo e utilizando um adaptador Molex -> PCI Express para conectá-la, pois aí você estará utilizando um conector localizado em outro barramento. Mas não é a solução ideal.

Quanto ao No-Break, é um SMS, mas não é dos pequenos não. Sei que essa marca não é grande coisa, mas eu cheguei a desliga-lo e ligar o computador direto na energia, e o comportamento foi o mesmo... então acredito que ele não tenha problema.

A maioria das nobreaks da SMS são armadilhas. Mas fica difícil afirmar alguma coisa sobre o seu nobreak sem saber o modelo, mas saiba que ele pode ser responsável pelo encurtamento da vida útil da fonte.

Postado

Bom, encontrei a Corsair 500CX por R$215,00. Junto com o frete ficou R$240,00.

Já comprei, deve chegar na segunda ou terça feira.

Quanto ao no-break, ele nem ta mais segurando carga... eu uso mesmo pra proteger contra descarga elétrica, se é que protege alguma coisa... você acha melhor sem nada?

Postado
Bom, encontrei a Corsair 500CX por R$215,00. Junto com o frete ficou R$240,00.

Já comprei, deve chegar na segunda ou terça feira.

Quanto ao no-break, ele nem ta mais segurando carga... eu uso mesmo pra proteger contra descarga elétrica, se é que protege alguma coisa... você acha melhor sem nada?

Use então um bom filtro de linha. O nobreak só vai ficar estorvando, fora que ele pode nem ter essas proteções todas...

Postado

Muito obrigado a todos pelas explicações e opiniões!!

Depois que eu instalar a fonte nova e testar, vou atualizar aqui dizendo se o problema foi mesmo corrigido!!

_________________________________________________________________________________________________

A fonte chegou ontem, terça-feira!

Quando fui trocar, deu pra notar bem a diferença de qualidade de construção da antiga para a nova. Só lembrando, troquei uma Seventeam 550W por uma Corsair 500CX, porque meu computador estava desligando sozinho.

Também notei que apesar da Corsair entregar mais corrente na linha de 12V, ela entrega menos tanto na linha de 3,3V quanto na de 5V. Bom, acho que a de 12V é mais importante né...

Bom, com a fonte nova o computador não desligou mais (antes desligava com 30, 40 minutos de uso). Joguei durante umas 2 ou 3 horas e foi beleza. Deixei sem o no-break, tá direto na tomada. Vou comprar um filtro de linha bom, vi que um dos bons custa perto de 100 reais.

Obrigado a todos que me ajudaram, meu problema foi resolvido!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...