Ir ao conteúdo

Como saber em que linguagem um programa foi escrito e como modificar-ló.

Gabriel Brum

Posts recomendados

Postado

Bom, é a primeira vez que estou usando o Clube do Hardware para postar uma dúvida, sempre achei o que eu precisava sem precisar me cadastrar, mas desta vez ficou complicado. Eu li as regras do fórum e se eu fizer alguma coisa de errado por favor me desculpem.

Meu pai trabalhava em uma empresa metalúrgica e eles usavam um programa que registrava os pontos de medições de pedras de granito.

Agora meu pai está trabalhando em outra empresa e ele queria usar esse programa, e ele até pediu permissão para o rapaz que fez o programa, isso 3 anos atrás e não encontra-o mais.O problema é o seguinte: queria modificar esse programa, pois aparece o nome da antiga empresa e queria colocar da nova, só que eu nem sei que programa usar para modificar, que linguagem ele foi escrito.

O executável se chama: GRTFAB e provavelmente vocês não encontraram na internet, pois foi feito só para uso interno.

Quando clico nele, abre a tela como o ms-dos e todos os comandos estão descritos como o ms-dos, ou seja graficamente é o ms-dos.Agora, queria saber se posso modificar, como modificar e se quiser mando até o executável.

Por favor, me ajudem... sempre consegui resolver bastante coisa sozinho, buscando no GOOGLE, mas desta vez está muito complicado.Estou iniciando em VB E VBA e estou até conseguindo me virar bem, mas esse do ms-dos tá de demais!! :(

Postado

primeiramente saiba que possivelmente há problemas legais nisso, afinal foi outra pessoa que fez o programa, pode dar problemas para empresa ou quem for.

Segundo, é até possivel talvez se tentar descobrir em que programa foi escrito, mas SEM O CÓDIGO FONTE é impossível modificá-lo.

Boa sorte.

Postado
primeiramente saiba que possivelmente há problemas legais nisso, afinal foi outra pessoa que fez o programa, pode dar problemas para empresa ou quem for.

Segundo, é até possivel talvez se tentar descobrir em que programa foi escrito, mas SEM O CÓDIGO FONTE é impossível modificá-lo.

Boa sorte.

Então, meu pai pediu permissão para o responsável que fez. O programa nem é da empresa, é como se fosse uma planilha, um arquivo doc, nada demais e não tem nada de confidencial...ele só verifica se os valores de uma medição estão de acordo com o padrão, que seria o programa. É um programinha básico, não parecer envolver muito código. Eu pesquisei e falaram que é cobol, mas não achei nem um compilador que funcionasse corretamente...Eu comecei a programar em VB esses tempo, estou querendo fazer em vb, mais não sei como ainda... POR FAVOR SE PUDEREM ME AJUDAR ... Agradeço demais.

Postado

olha não tem como se voce nao tiver o codigo fonte, uma vez compilado já era!

É IMPOSSÍVEL DECOMPILAR UM PROGRAMA A PARTIR DO SEU EXECUTÁVEL.

porque nao tenta voce mesmo desenvolver um novo programa?

Veja com seu pai o que precisa que o programa faça e bote a mão na massa.

Aqui tem algumas explicações:

http://www.macoratti.net/vb_dcp1.htm

Postado

Sim é possível decompilar, isso é simplesmente engenharia reversa, você só não vai receber uma coisa bonitinha com os nomes da variáveis e os comentários.

Anyway, já tentou abrir o executável com um editor hexadecimal? Se o problema é só trocar alguns caracteres no dos então é fácil, é assim que fazer pra traduzir coisas. Agora só faça se você realmente teve permissão do responsável e se você não for tentar vender com o seu nome no lugar.

Postado

Muito obrigado XFlaPc, já estou lendo aqui como é que se faz, se não conseguir eu retorno, mesmo assim muito obrigado.

Sim é possível decompilar, isso é simplesmente engenharia reversa, você só não vai receber uma coisa bonitinha com os nomes da variáveis e os comentários.

Anyway, já tentou abrir o executável com um editor hexadecimal? Se o problema é só trocar alguns caracteres no dos então é fácil, é assim que fazer pra traduzir coisas. Agora só faça se você realmente teve permissão do responsável e se você não for tentar vender com o seu nome no lugar.

Muito obrigado CaioTakano, eu não queria tudo certinho, eu só queria os valores do padrão para fazer em VB, como o meu pai não sabia os valores padrões, ele só usava o programa, então ficaria díficil resolver.

Bom, você disse que pode abrir o executável em um editor hexadecimal? Poderia me passar um programa para isso, pelo menos para tentar?

De qualquer jeito muito obrigado...

Postado

Muito obrigado CaioTakano e XFlaPc, mesmo.As dicas e o programa foram de grande utilidade, mas resta uma duvida: quando abro HxD escolho o programa que quero modificar e vem tudo em hexadecimal e apareça do lado direito algumas palavras que apareçam no programa quando em funcionamento, alguns símbolos e outras coisas.Mas quando troco o nome que desejo e salvo e vou abrir de novo o executável, dependendo do que eu ponho no nome as vezes funciona e outra não, por exemplo: o programa original está escrito Marco Brum Brasil e altero para MMA BRASIL e quando vou abrir não roda, mas se alterar para Marco M BRASIL roda numa boa, acho que deu para entender, é como se dependendo da alteração muda a estrutura original e do lado esquerdo ficam os hexadecimais em vermelho. Como posso deixar como quero e o que significa essas letras vermelhas? De qualquer jeito muito obrigado ... ! Boa Noite !

Postado

Pois é, este é o problema, voce pode trocar apenas os caracteres que existem lá, tipo, não dá pra "aumentar o campo" pois se você fizer isso você vai sobrescrever o código e o programa vai dar pau.

Tenta usar o insert bytes pra ver se consegue aumentar sem dar pau.

faça o backup antes de mexer heim

• mês depois...
  • Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...