Ir ao conteúdo

CPU esquentando e reiniciando máquina ao fazer tarefas pesadas.

musicadeprata

Posts recomendados

Postado

Olá amigos,

Tenho um Processador AMD Athlon 64 X2 Dual Core Processor 5000+ e uma placa mãe ECS geforece 6100pm m2.Tenho monitorado ele com o System information for windows,e no uso cotidiano pra navegar na net,ouvir musicas ele funciona normalmente.Mais ao executar tarefas pesadas como converter videos,criar dvds,e jogar jogos o pc reinicia sozinho.Obviamente por superaquecimento.Converti um video com o SIW monitorando e quando o cpu chega a 98C° ele reinicia.

Troquei a pasta términa e o cooler hoje,mais o problema persiste,fiz o teste com o memory test e deu tudo ok.Gostaria da opinião dos senhores,o que deve ser o problema?A fonte ou a placa-mãe?

Desde já agradeço!

• Membro VIP
Postado

Bom dia musicadeprata, tudo bem cara?

Já peguei dois casos usando esse mesmo Athlon e o danado esquenta bem, e esse chipset 6100 tbem esquenta bem normalmente processador muito quente faz a maquina desligar o seu problema deve ser fonte troque ela e melhore a ventilação da sua maquina.

Abs Frederico

Postado

Oi

valeu pela resposta Frederico,Vou comprar outra fonte mesmo pra ver se o problema some.Quanto a ventilação não acho que seja isso,por que o meu pc ta "aberto"aqui e continua esquentando.

Postado

98°C é muita coisa. Trocar a fonte pode melhorar a estabilidade do PC, mas não vai solucionar o problema da temperatura elevada. Verifique se o cooler está rodando beleza. Talvez haja excesso de pasta térmica entre o die do processador e o dissipador. Se necessário, troque o cooler por um melhor. Qual o modelo do seu cooler, ele é box?

Postado

Oi,obrigado pela resposta!

Eu usava o cooler padrão,o que vinha com o processador.O que comprei foi um básico,o Evercool nk805A.Sei que deveria ter comprado um melhor,mais fiquei com receio de comprar uma caro,e o problemar ser outro.Que foi praticamente o que ocorreu pois continua esquentando.Botei outra fonte aqui mais o problema persiste.

Será que o problema pode ser na placa-mãe?

Abraço e obrigado!

Agora mesmo com a temperatura normal,ele trava por 6 segundos,e depois volta ao normal,em um intervalo de 30 seg.

Postado

Iae, bele bele?

Muito provavelmente é o processador. Principalmente se ele está chegando a essa temperatura, jaja ele torra. Faz o seguinte:

Retira ele e o cooler, verifica se no slot tem alguma sujeira ou pó, de preferência limpe o slot com um pincel macio, e após isso volte seu processador no lugar, retire essa pasta termina, e coloque 1 PINGO de pasta novamente e volte o cooler.

Se acaso continuar a temperatura provavelmente é problema nele, ou na placa-mãe.

Obrigado e Otimo dia.

• 2 semanas depois...
Postado
Iae, bele bele?

Muito provavelmente é o processador. Principalmente se ele está chegando a essa temperatura, jaja ele torra. Faz o seguinte:

Retira ele e o cooler, verifica se no slot tem alguma sujeira ou pó, de preferência limpe o slot com um pincel macio, e após isso volte seu processador no lugar, retire essa pasta termina, e coloque 1 PINGO de pasta novamente e volte o cooler.

Se acaso continuar a temperatura provavelmente é problema nele, ou na placa-mãe.

Obrigado e Otimo dia.

Oi,retirei o excesso de pasta e botei 1 pingo.Esta demorando bem mais para esquentar.Mais pelo problema no reclado tenho 80% de certeza que e a placa-mãe.Assim que sobrar uma grana troco ela.Obrigado a todos pelas respostas.Gosto muito desse forum pois a rapaziada aqui e nota 10.E os que tem mais experiencia não diminuem os leigos.

Abraço a todos!

Postado
Olá amigos,

Tenho um Processador AMD Athlon 64 X2 Dual Core Processor 5000+ e uma placa mãe ECS geforece 6100pm m2.Tenho monitorado ele com o System information for windows,e no uso cotidiano pra navegar na net,ouvir musicas ele funciona normalmente.Mais ao executar tarefas pesadas como converter videos,criar dvds,e jogar jogos o pc reinicia sozinho.Obviamente por superaquecimento.Converti um video com o SIW monitorando e quando o cpu chega a 98C° ele reinicia.

Troquei a pasta términa e o cooler hoje,mais o problema persiste,fiz o teste com o memory test e deu tudo ok.Gostaria da opinião dos senhores,o que deve ser o problema?A fonte ou a placa-mãe?

Desde já agradeço!

Amigo, quer um conselho. Atualiza a tua plataforma. Até porque não vai sair muito caro pegar um AMD de 4 núcleos, visto que é o melhor em termos de custo x benefício! E outra coisa, creio que trocar a fonte não vai resolver seu problema, aliás é difícil até responder se a causa é a fonte, já que você mesmo não citou as características da mesma. O processador que já deve estar chegando ao fim mesmo.

Abraço.

• 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!