Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Choques Elétricos


danilo_sanguebao

Posts recomendados

  • Membro VIP

É possível tomarmos choque proveniente de qualquer tipo de corrente. Não há um valor determinado, depende das condições físicas.

Uma bateria de 9V por exemplo, não dá choque se você segurar os dois terminais com os dedos. Mas encoste os dois terminais em sua língua e irá se arrepender de ter lido este post. :devil:

Brincadeira, não vá fazer isso hein! Realmente você receberá um choque.

O mesmo aplica-se a corrente alternada, basta querermos nos fazer de condutores para levarmos um choque mesmo com baixas tensões.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando,

Eu me recordo de ter tomado choques com mais ou menos 12 Vac. Será que a corrente era muita alta? Estou te perguntando isso pois em fontes comuns de 12 Vcc não levamos choque, certo?

No caso de colocar a bateria na língua, o choque seria sentido em razão da "condutividade" ser mais maior do que em outras partes do corpo?

Abraço,

Danilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é depende também da corrente. Na verdade depende de uma série de fatores. Uma bateria de carro possui 12VDC mas aproximadamente uns 40A. Isso dá um choque mortal!

Numa fonte de PC por exemplo dá pra levar um bom choque.

Exato! A condutividade é muito maior devido à saliva presente na língua. Como você sabe a água é condutora (ruim, mas conduz mais que a pele seca).

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corrente alternada tem o efeito pelicular. Se você toma um choque em CA, a tendência é ela passar por fora do seu corpo causando queimaduras e danos externos ( caso ela não seja elevada demais, porque se for você torra mesmo ). A corrente contínua tem a tendência de passar por dentro do seu corpo, causando danos piores, porque você não pode ver, mas ela pode causar sérios danos em órgãos como coração, por exemplo, e dar uma parada cardíaca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que determina o choque não é a corrente e sim os fatores que envolvem

o choque sendo:

- Valor da tensão (continua ou alternada geralmente acima dos 60V)

- Partes do corpo expostas ao choque.

- Situação das partes expostas em relação ao circuito de circulação

da corrente.

Provavelmente a situação que fez você sentir choque em 12vca poderia

fazer você sentir choque também em 12VCC. No caso de corrente continua a

sensação de choque é maior devido a tensão não passar pelo valor zero volt.

40A vai passar pelo seu corpo só se a fonte tivesse 14GigaVolts! Isso considerando uma resitência corporal de 350.000 ohms.

Geralmente as mucosas ou pequenos ferimentos expõe nervos e capliares sanguíneos que contém sais e ions de ferro contido no sangue, que são condutores. :-BEER

Quanto a circulação no corpo é igual tanto em CA quanto CC, o corpo é uma carga considerada resistiva. Ela vai circular onde tiver propício de circulação dela.

Quanto ao valor que mata é em torno de 1mA circulando pelo músculo cardíaco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Fernando, só expliquei para ele porque as pessoas leigas não entendem o significado de 40A , e ela poderia supor que a bateria do carro possuindo 40A de capacidade poderia machuca-lo. Não disse que você está errado, apenas expliquei o que pode gerar um choque de 40A, quanto a periculosidade da bateria do carro em relação ao PC os dois possuem tensão contínua de 12VCC, o risco de choque é igual,pois, leva em conta a tensão e não a capacidade de fornecimento da mesma. Concorda?

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mestre Fernando foi dose. :zoio:

Cassiano, eu fiz uma pergunta. Pergunta mesmo poxa, não foi ironizando. Realmente eu não pensei na lei de ohm na hora de postar, por isso fiquei confuso quanto à corrente.

O risco do choque é igual, mas e sobre a intensidade do choque? Seria maior na bateria do carro?

Abraços,

Fernando

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Editei o tópico(foi dose mesmo).

Bom,

"Cassiano, eu fiz uma pergunta. Pergunta mesmo poxa, não foi ironizando. Realmente eu não pensei na lei de ohm na hora de postar, por isso fiquei confuso quanto à corrente."

Ok ela confunde mesmo.

"O risco do choque é igual, mas e sobre a intensidade do choque? Seria maior na bateria do carro?"

Não. O choque na bateria do carro não será mais intenso que na fonte do PC não, o risco é igual, pois, são o mesmo tipo de tensão 12VCC. A intensidade do choque será proporcional a tensão aplicada no corpo e a resistência de onde a corrente circula no corpo. Entendeu? você mesmo explicou isso, quando citou o exemplo da bateria de 9V nos dedos e na língua.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@20 abr 2004, 11:17

O que determina o choque não é a corrente e sim os fatores que envolvem

o choque sendo:

- Valor da tensão (continua ou alternada geralmente acima dos 60V)

- Partes do corpo expostas ao choque.

- Situação das partes expostas em relação ao circuito de circulação

da corrente.

Provavelmente a situação que fez você sentir choque em 12vca poderia

fazer você sentir choque também em 12VCC. No caso de corrente continua a

sensação de choque é maior devido a tensão não passar pelo valor zero volt.

40A vai passar pelo seu corpo só se a fonte tivesse 14GigaVolts! Isso considerando uma resitência corporal de 350.000 ohms.

Geralmente as mucosas ou pequenos ferimentos expõe nervos e capliares sanguíneos que contém sais e ions de ferro contido no sangue, que são condutores.  :-BEER

Quanto a circulação no corpo é igual tanto em CA quanto CC, o corpo é uma carga considerada resistiva. Ela vai circular onde tiver propício de circulação dela.

Quanto ao valor que mata é em torno de 1mA circulando pelo músculo cardíaco!

Negativo. A corrente não circula apenas onde é mais propício à ela. É como eu disse anteriormente, cada corrente tem uma tendência.

No caso da corrente contínua, a pessoa sente com mais intensidade porque ela realmente não passa pelo zero e a pessoa fica "grudada". Como a corrente contínua passa pelo zero a pessoa tem chance de se soltar, isso se ela tiver timming e adivinhar quando ela passará, porque a freqüência é de 60Hz ( se bem que tem alguns usuários desse fórum que sabem a diferença entre memórias de 2,8ns e 3,3ns... ).

Se 40A só passassem pelo corpo quando a tensão fosse de 14GV, então provavelmente hoje nós teríamos uma energia elétrica muito mais barata e teríamos cabos de alta tensão no chão até agora... em curto circuitos, um curto em uma barra próximo a um gerador de "apenas" 13,8KV pode chegar a 360KA... um curto no final de uma linha de 2,4KV "apenas", pode dar uma corrente de 9KA. Se não encontrarem caminho melhor você acha que eles não iriam passar pelo corpo de uma pessoa ??? A mesma coisa se alguém levar um choque na bateria. Se a corrente não tivesse por onde passar ela não passaria toda pelo corpo ?? Só não vai passar se o corpo tiver uma resistência infinita...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Negativo. A corrente não circula apenas onde é mais propício à ela. É como eu disse anteriormente, cada corrente tem uma tendência."

Positivo. você está errado.

"No caso da corrente contínua, a pessoa sente com mais intensidade porque ela realmente não passa pelo zero e a pessoa fica "grudada". Como a corrente contínua passa pelo zero a pessoa tem chance de se soltar, isso se ela tiver timming e adivinhar quando ela passará, porque a freqüência é de 60Hz ( se bem que tem alguns usuários desse fórum que sabem a diferença entre memórias de 2,8ns e 3,3ns... )."

Só se você for o superman e se move rápido!

"Se 40A só passassem pelo corpo quando a tensão fosse de 14GV, então provavelmente hoje nós teríamos uma energia elétrica muito mais barata e teríamos cabos de alta tensão no chão até agora... em curto circuitos, um curto em uma barra próximo a um gerador de "apenas" 13,8KV pode chegar a 360KA... um curto no final de uma linha de 2,4KV "apenas", pode dar uma corrente de 9KA. Se não encontrarem caminho melhor você acha que eles não iriam passar pelo corpo de uma pessoa ??? A mesma coisa se alguém levar um choque na bateria. Se a corrente não tivesse por onde passar ela não passaria toda pelo corpo ?? Só não vai passar se o corpo tiver uma resistência infinita... "

Percebe que você não entende o que é V=I x R

Sem mais para o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@20 abr 2004, 19:26

Nossa você é "inteligentíssimo", não sabe que V=I x R.

Você também, sabe tudo de curto circuitos... Se a corrente for de 6KA e uma pessoa for o único caminho para a corrente, então só irão passar 40A, isso se a fonte geradora for de 14GV ??? Que dó...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@20 abr 2004, 19:30

"Negativo. A corrente não circula apenas onde é mais propício à ela. É como eu disse anteriormente, cada corrente tem uma tendência."

Positivo. você está errado.

"No caso da corrente contínua, a pessoa sente com mais intensidade porque ela realmente não passa pelo zero e a pessoa fica "grudada". Como a corrente contínua passa pelo zero a pessoa tem chance de se soltar, isso se ela tiver timming e adivinhar quando ela passará, porque a freqüência é de 60Hz ( se bem que tem alguns usuários desse fórum que sabem a diferença entre memórias de 2,8ns e 3,3ns... )."

Só se você for o superman e se move rápido!

"Se 40A só passassem pelo corpo quando a tensão fosse de 14GV, então provavelmente hoje nós teríamos uma energia elétrica muito mais barata e teríamos cabos de alta tensão no chão até agora... em curto circuitos, um curto em uma barra próximo a um gerador de "apenas" 13,8KV pode chegar a 360KA... um curto no final de uma linha de 2,4KV "apenas", pode dar uma corrente de 9KA. Se não encontrarem caminho melhor você acha que eles não iriam passar pelo corpo de uma pessoa ??? A mesma coisa se alguém levar um choque na bateria. Se a corrente não tivesse por onde passar ela não passaria toda pelo corpo ?? Só não vai passar se o corpo tiver uma resistência infinita... "

Percebe que você não entende o que é V=I x R

Sem mais para o momento.

Rapaz, por acaso você já estudou efeito pelicular ?? Ou harmônicas ?? Se já, então repetiu de ano, porque não tem como não saber disso... ou será que você é técnico ?? Bom, acho que não, porque até técnico sabe disso.

Bom, em segundo lugar... se você leva um choque e fica lá grudadinho sem se mover, sem tentar ao menos se soltar, já sei que tipo de pessoa você é...

E terceiro, bom, já respondi acima... você acha que tudo em eletricidade se resume a "V=RxI"....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu não vou discutir com você, você é novato no forum e tem muito o que aprender. Eu sei tudo que você me perguntou só que este não é o objetivo da pergunta de nosso colega se você ler direito vai entender por que citei 14GV, acho estranho você não saber que o corpo é vista como uma carga resistiva, o efeito pelicular não se aplica. Tudo em eletricidade não se resume a V = I x R mas tudo se explica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@20 abr 2004, 19:58

Bom eu não vou discutir com você, você é novato no forum e tem muito o que aprender. Eu sei tudo que você me perguntou só que este não é o objetivo da pergunta de nosso colega se você ler direito vai entender por que citei 14GV, acho estranho você não saber que o corpo é vista como uma carga resistiva, o efeito pelicular não se aplica. Tudo em eletricidade não se resume a V = I x R mas tudo se explica.

Tenho que aprender o que ?? Já sei as regras do fórum... o fato de ser novato aqui não significa que eu não posso opinar com o que eu sei. Mas estude novamente o efeito pelicular, ele não se aplica somente a condutores e cabos de alta tensão. Eu não disse que o corpo humano não se apresenta como uma carga resistiva. Em momento algum eu disse isso, e também não fico corrigindo as pessoas em tom de desmerecimento e arrogância. Como eu disse no outro tópico, estude transformadores e máquinas elétricas antes de dizer coisas como aquela, seja mais educado e procure estudar ou pelo menos pesquisar antes de corrigir, e se o fizer, faça certo.

Mas apesar disso, vou te dar uma dica. Vá no site da Weg e procure pelos catálogos de motores. Lá você verá que o Fator de Potência depende da carga aplicada ao eixo. Se não conseguir ver isso, pergunte à outra pessoa ou um engenheiro eletricista ou mesmo à um técnico... ou pesquise mais. Quanto aos transformadores, ah, isso qualquer livro mais mixuruca ou mesmo manuais fala disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!