Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de som para estúdio musical


Marcosbsb

Posts recomendados

Olá pessoal!!

Um amigo e eu estamos montando um estúdio para gravação de músicas, onde cada pessoa ou banda que quer gravar seu Cd poderá gravar no nosso estúdio. Já temos todos os equipamentos como, Mesa de som, bateria, guitarra, equalizador e etc... mas falta saber mais sobre o princiapal... o COMPUTADOR e os programas.

Temos um PC Pentium 2 - 300MHz e com 32 de RAM. Por favor, preciso saber quanto tenho que ter no mínimo de memória, e se esse processador está bom para um estúdio ou preciso de um PC mais potente.

Outras coisas... Que tipo de placa de som devo usar, e que também possa ligar a mesa de som nela (a mesa de som tem 16 canais)?

Qual é um bom Software que posso usar (pode ser em inglês, mas de preferência em português)??

Por favor, preciso muito de todas as ajudas e dicas que vocês poderem me oferecer, porque preciso saber disso com a maior rapidez possível.

Muito obrigado, no aguardo! :bandeira:

OBS. Desculpe se postei no lugar errado, pois sou novato no Fórum. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irmão, se você está querendo entrar na área de áudio profissional aqui vai algumas dicas importantes:

- Primeiro, você não vai conseguir gravar em um PC com 300MHz e 32 de RAM.

- Eu aconselho você a vender esse computador, e vender periféricos de hardware que não vão ser útils quando você montar um bom computador de áudio, porque podem ser substituídos por software, como equalizadores, compressores, deley, reverb etc...

- Você precisa de, no mínimo (e é mínimo mesmo), 256MB de RAM, uma placa mãe sem nada onboard (desabilite tudo), uma placa de vídeo de 32MB, um processador que rode no mínimo a 1000MHZ, e uma placa de som, como a sound blaster live!, ou a Audiophile 2496.

- Adquira boas caixas de referência.

- Aprenda inglês.

- Em termos de software, existem vários e a escolha depende de você, todos são bons, mas algum é o melhor pra você. O mais importante são os plugins que vão substituir seu hardware de processamento. Os mais conhecidos são:

Editores: Soundforge, Wavelab

Looping: Sonic Foundry Acid

Sequencer: Logic Audio, Sonar, Cubase VST, Protools

Plugins: Waves, Antares Auto tune, Microfone Modeler, Noise Reduction...

E não para por aí.

E isso é só o começo do começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigo, vou responder sua pergunta baseada em meu proprio hardware que julgo ser de bom tamanho para um home studio...

Primeiro, seu PC não vai dar para o gasto não.... Eu uso um Apple PowerMac G4 800 Mhz c/ 1 Gb de Memoria e 2 HD de 80 Gb e esse Athlon XP 2.8 + c/ Placa Mãe Asus A7n8x Deluxe, 1 Gb de Memoria e bons hds de 120 Gb...

É o seguinte, eu dou preferência para os Macintosh, entretanto sei das dificuldades de uso e de programas e recomendo o uso de PCs já que está comecando agora.... O PC deve ter um processador de, no mínimo, 1000 Mhz, dê preferência sempre aos mais pontentes, recomendo os AMD Athlon 2.6 em diante.... A placa mãe deve ter barramento interno de 400 Mhz e utilizar Chipset nForce2 da nVidia que é próprio para aplicações multimídia.... Existe essa Asus a7n8x deluxe além de placas MSI, Chaintech, Soyo.... todas servem... Mas verifique também a possibilidade de usar HDs SATA e RAID, que sao, respectivamente, uma interface de comunicacao do HD com o placa-mãe mais avancada e um sistema que diminui o delay de gravacao em HDs pela metade... Ok? quanto a memória, o mínimo, mínimo mesmo deve ser 256 Mb, sendo o recomendável 512 mas eu diria que 1 Gb é o ideal.... não se esqueca de usar memorias DDR 400 PC 3200 e do detalhe de comprar 2 Modulos de 512 e não 1 de 1 Gb... Isso é devido ao recurso de dobrar a velocidade de acesso que é disponível nas placas com chipset nForce2.

quanto a placas de som amigo, a coisa é um pouco mais complexa. É inviável PENSAR em usar uma placa de som que jogue 16 canais de áudio de sua mesa direto para o PC.... Isso é coisa de Pro Tools HD de trocentos mil reais.... Pense nas placas com menos entradas que resolvem teu problema.... recomendo a M-AUDIO Audiophile que tem 2 in/2 out a um preco acessivel ( 800 reais mais ou menos ), mas se quiser algo mais pode pensar nas M-AUDIO 4/4, 6/6 e 1010.... que respectivamente tem 4, 6 e 10 entradas.... logico que o preco aumenta proporcionalmente.... Eu uso duas Digidesign Digi 002 Rack, uma para o PC e uma para o MAC... sao placas que rodam sob o programa Pro Tools que é o que mais me da conforto para trabalhar com Multitrack.... Uso também no PC uma Creative Audigy para criacao, sintetizadores e outros recursos Midi.... Uma SB Live! resolveria seu problema de criacao por 120 reais... garanto que resolve! Mas, se for comprar placa-mãe com nForce2 verifique se possui o Audio On Board SOUNDSTORM.... existe nessas que indiquei acima, que é um chipset altamente avancado e que descartaria qqr compra de SB Live ou Audigy.... Viu? O caro sai barato!

Agora em relação a programas que não RODAM sob a plataforma digidesign, ou seja, PRO TOOLS eu recomendo o SONAR 3.0 ou mesmo o SONAR 2.2 XL.... E também o CUBASE SX 2.0.... que são ótimos para multitrack e para criação ( não devem em NADA ao Pro Tools para multitrack e sao bem melhores para criacao.... Nisso o Pro Tools é nulo )... Gosto é gosto mas com qualquer um desses programas você ficaria satisfeito....

não esqueca de arrumar tambem sintetizadores e sequenciadores como o Logic Audio ou o poderoso Propellerhead Reason.... mais aí você vai precisar de PC com as especificacoes acima.... Em outros casos pode usar o Fruity Loops ou o Acid Pro....

Ok?

Qrr duvida pode perguntar.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno Nunes,

você mencionou:

Agora em relação a programas que não RODAM sob a plataforma digidesign, ou seja, PRO TOOLS eu recomendo o SONAR 3.0 ou mesmo o SONAR 2.2 XL... E também o CUBASE SX 2.0...

Eu trabalho em uma empresa de filmagem onde lá usamos o Avid da digidesign e o Pro Tool´s também dela,nessa maquina que tem o Pro Tool´s e o Avid eu instalei Um Drive ASIO e depois disso o Hardware da digidesign (Duas placas 888 24bits)

passaram a pode usar esses programas que usam plataforma ASIO como o Cubase,Nuendo,Wavelab e outros.

Só Relatando sou Usuario de Pro Tool´s desse o tempo que era Digi Project e Atualmente tenho um Estudio de Gravação Gospel onde lá uso o Nuendo 2 da Steinberg e o Sonic Solutions da Sony.

Um Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, tudo bem? Acho que não me fiz entendido.... deixa explicar novamente.... Não é o hardware da digidesign que não roda sob outros programas... ele roda sim.... eu mesmo uso o Cubase Sx 2.0 e o Sonar sob uma digi 002.... É o Pro Tools ( software ) que não roda sob outros hardwares... E não adianta falar que existe o Pro Tools Free que não precisa das placas da digidesign... Ele não serve para nada.... Dá muitos problemas e a própria digidesign divulga-o como um "software de avalliação" para migração para a plataforma pro tools, ou seja, Software + Hardware da Digidesign....

O que eu disse é que os programas de multitrack ( sonar, pro tools, nuendo, cubase ) sao excelentes, mas EU prefiro o pro tools.... que é o que me da mais conforto. Em termo de criação o Pro Tools é muito ruim.... e para tanto eu utilizo o Cubase...

Entendeu? Tente agora rodar teu pro tools em uma Audigy e verá o que estou falando... :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

é isso mesmo amigo, o seu PC não vai rodar não cara!

Primeiro você tem que arrumar um pc melhor com pelo menos 256 de memória.

Bom, um programa multi pistas que ainda não citaram (lendo rapidamente as respostas) é o N-TRACK STÚDIO 3, é muito bom para gravação e você pode ainda, editar as faixas com ele, outro muito bom para fazer masterização e edição de faixas é o SOUND FORGE 6.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!