Ir ao conteúdo

Adaptação de Fans no Gabinete e no Cooler de Processador

jrjaguar

Posts recomendados

Postado

Olá amigos,

Fiquei em dúvida entre postar aqui ou no fórum sobre Casemod. Se estiver em lugar errado, por favor moderador, mova para o fórum correto.

-------

Estou com algumas dúvidas sobre adaptação de alguns fans e venho pedir a ajuda dos amigos. O objetivo é diminuir muito o barulho no PC, por isso, vou trocar os fans atuais (1 de 120mm frontal e 2 de 80mm na traseira) por 2 de 120mm da Noctua. Vou substituir também o fan do meu Hyper TX2 por um Fan Noctua de 92mm.

O gabinete é esse: http://www.tweaktown.com/reviews/1089/3rsystem_r240_zion_mid_tower_enclosure_with_lcd_display/index2.html

Farei o seguinte:

1-Quero cortar a parte superior do meu gabinete, um R240 Zion, para colocar um fan de 120mm da Noctua, como exaustor. Observei que o fan ficará bem no meio da parte superior do gabinete, por causa da fonte que é na parte superior. Não sei se fará tanto efeito como os 2 de 80mm que ficam na traseira, pois ficará bem no centro, jogando ar para fora, no sentido “de cima” do gabinete. Caso não fique boa a adaptação, vou ficar com os 2 fans de 80mm da Noctua como exaustores, mas acho que a probabilidade de ruído é maior que adaptar apenas 1 fan de 120mm.

Então, colocar como exaustor um fan de 120mm na parte superior (no meio do gabinete) é mais apropriado que deixar dois fans de 80mm na traseira?

O fan de 120mm é esse: http://www.e-coyote.com.br/cooler-noctua-nf-b9-1600/detalhes/

2-Para trocar o fan do Hyper TX2, como farei, uso um Parafuso? Um grampinho? Onde acho algo que supra a minha necessidade para essa adaptação? Vai atrapalhar o fluxo de ar botar algo como um parafuso para segurar o fan às aletas do TX2?

O fan é esse: http://www.e-coyote.com.br/cooler-noctua-nf-b9-1600/detalhes/

Como o investimenro será alto (quatro coolers, à médio de 40 reais cada), só farei as modificações se tiver certeza da eficiência do projeto. Não faço Over, Não jogo muito, minha região não é muitpo quente (+ _ 32º no verão). Meu PC é o da assinatura.

Espero contar com a ajuda dos amigos do fórum!

• Membro VIP
Postado

jrjaguar

Como uma única modificação no gabinete será ou não a furação na parte de

cima dele para instalar o fan de 120mm, creio que não é o caso de move-lo

para Casemods,por outro lado a maioria de sua dúvidas tem mais relação com

Refrigeração, então vou mante-lo aqui,inclusive para definir a eficacia do seu

esquema de ventilação do gabinete e adaptação do fan no cooler.

adcarvalho

Postado

Resultados - Parciais.

Comprei os Coolers na Waz, chegaram, e eu fui logo instalando.

As observações são as seguintes:

- A instalação do Nokia 9B no Hyper Tx2 foi em uns 30 segundos, tudo certinho. É que eu não tinha percebido que aquele "chapeuzinho" do Tx2 não é uma peça única com o Fan que vem nele. Eles são unificados por 4 parafusos. foi fácil, só trocar parafusos (deixei só 2 por que a furação do fan original é ligeiramente menor que a do fan nóctua).

Sobre a ventilação, não percebi melhora no silêncio, está a mesma coisa. Mas nas temperaturas caíram, ficam agora em 35~37graus (núcleos da ***** no Everest), antes eram em 40~42graus.

- Instalação do Nokia 12 SP na parte frontal do gabinete me mostrou que ele é um pouco mais ruidoso que o Akasa Amber que estava antes. No entanto, o fluxo de ar é melhor. Como meu objetivo é silêncio, acho que vou voltar para o Amber, mas depois decido isso.

- A instalação na parte superior do gabinete vai depender de uma hora que eu tiver tempo, o gabinete é rebitado, e vai demorar pra tirar a tampa.

Por enquanto é isso ...

Postado

No "frigir dos ovos", acho que consegui uma ótima relação entre performance e ruído. Passei a usar os conectores ULNA (que reduzem a rotação dos dois coolers), e os coolers ficaram muito mais silenciosos. Não houve aumento nas temperaturas.

O "projeto" com certeza é o melhor que dá pra fazer em termos de silêncio.

Agora, vou aguardar ainda um pouco para abrir o gabinete e adaptar o outro fan na parte superior.

• Membro VIP
Postado

jrjaguar

Você está seguindo o caminho certo, veja que o resultado foi positivo e já

conseguiu boas temperaturas aliadas a um bom nível de ruído, continue e

não deixe de postar os resultados obtidos.

Boa sorte.

adcarvalho

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...