Ir ao conteúdo

Lapidaçao no CM hyper 212 plus

Ric Andrade

Posts recomendados

Postado

ola galera gostaria de saber se compensa fazer Lapidaçao no cooler master hyper 212 plus para fica igual cooler master hyper 212 EVO ...(se pode dar algum dano na base ?)

estava vendo um artigos sobre os dois falao q 212 evo tem melhor Dissipaçao termica ...

aguardo valeu Alguem passa a passo com faz :D

Postado

Esta tendo problemas com a temperatura atual amigo? Quanto seu processador esta chegando com o atual sistema?

Ouvi dizer que é um pouco arriscado fazer lapidação em alguns coolers com heatpipes como o Hyper 212 Plus. Do TX3 já vi aqui que é bem arriscado, creio que do 212 não deva ser diferente.

O motivo disso é que seus heatpipes parecem pequenos "canos", ou seja, eles não são completamente preenchidos por cobre, são ocos por dentro, daí o risco maior de lapidar. Ainda que eles tenham pequenas imperfeições em sua base, eles cumprem seu papel muito bem no que se refere a refrigeração do processador.

Mesmo que você lapidasse e desse certo, creio que não modificaria muito sua temperatura a ponto de valer a pena o risco, e também ele não ficaria com o mesmo nível de dissipação do 212 Evo, pois a diferença em ambos esta na forma em que os heatpipes estão fixos em cada dissipador, veja nas imagens abaixo...

O projeto de dissipação térmica do Evo não pode ser obtida meramente com uma lapidação, seus heatpipes são unidos enquanto do Plus são separados, é isso que faz a principal diferença em que o primeiro consegue ser melhor que o segundo. ;). Essa é uma nova engenharia dos cooler, e tem se mostrado mais eficaz que o método tradicional, e foi pensando em um upgrade na forma tradicional que se conseguiu uma melhora no novo projeto. E ambos não tem a base totalmente lisa.

Acharia mais interessante você postar sua configuração por completo, com modelo do gabinete e todo seu esquema de refrigeração e mais as temperaturas atuais que tem obtido para poder ajudar melhor. Caso queira mesmo fazer a lapidação, deixarei esses passos técnicos para os outros colegas aqui do fórum que tem experiência nisso aí.

Falou. ^_^

Postado

O perigo em lapidar o 212+ está no fato de ser um cooler em que os heatpipes entram em contato direto com o processador. No momento do lapping, se você exagerar, pode acabar tornando o heatpipe muito fino, à ponto de criar buraco. Já ví gente sofrendo com isso. O segredo está na moderação e em ter o material correto.

Mas lapping geralmente ajuda muito. Aqui, consigo temperatura negativa em idle no inverno (tenho um CM Hyper 212+ com lapping, pasta térmica legal e moro na serra gaúcha), e no verão, nunca passo de 40ºC em jogos pesados.

Postado

Gabinete Thermaltake V3 black 1 cooler frontal e na base Ar frio pra dentro e 1 na traseira tirando ar quente ...

i5 750 2.67 sem over

C.M hyper dual fan

Mb asus p7p55d le

hd5870 sapphire

Temp em Ilde

Placa mãe 39 °C

Processador 39 °C

CPU 1 / Núcleo 1 41 °C

CPU 1 / Núcleo 2 37 °C

CPU 1 / Núcleo 3 41 °C

CPU 1 / Núcleo 4 36 °C

Seagate ST500DM002-1BC142 31 °C

temp Full

Placa mãe 58 °C (porque sempre temp CPU e MB sua iguais ?)

Processador 58 °C

CPU 1 / Núcleo 1 60 °C

CPU 1 / Núcleo 2 55 °C

CPU 1 / Núcleo 3 59 °C

CPU 1 / Núcleo 4 56 °C

Seagate ST500DM002-1BC142 35 °C

test everest U. Edition

o que preciso pra deixa minhas temp ilde 32~34°c em full 48~52 :D

• Membro VIP
Postado

Ric Andrade

Se você observar bem as fotos portadas pelo colega acfaria vai notar que a

superfície dos heat pipes (tubos) na base, além de já serem achatadas, são

retificadas e isso deixa uma parede mais fina nos tubos, fica uma pergunta,

após essa retifica, quanto sobra de espessura na parede dos tubos, tenho

minhas dúvidas quanto a uniformidade dessa espessura de um cooler para

outro,então você pode lapidar um e não danificar nada e em outro vazar os

tubos com umas poucas passadas na lixa. Eu não arriscaria,pois a eficiência

deste cooler já é mais do que suficiente ao que ele se propõe.

adcarvalho

Postado

(porque sempre temp CPU e MB sua iguais ?)

porque q na bios as temperatura esta diferente dos programas ( everest,speccy)

nos programas esta 39°C e bios

assim : cpu temprature (peci) 45°c

MB temperature 32°C ????

pode me ajuda baixa as temperatura ja comprei pasta AS5 mais nada mesmo temperaturas

:(

Ajuda baixa um 2 °c ja esta excelente :)

esta imagem gabinete

gabineteaberto.jpg

• Membro VIP
Postado
(porque sempre temp CPU e MB sua iguais ?)

porque q na bios as temperatura esta diferente dos programas ( everest,speccy)

nos programas esta 39°C e bios

assim : cpu temprature (peci) 45°c

MB temperature 32°C ????

pode me ajuda baixa as temperatura ja comprei pasta AS5 mais nada mesmo temperaturas

:(

Ajuda baixa um 2 °c ja esta excelente :)

esta imagem gabinete

gabineteaberto.jpg

Olá, Primeiro poste as temps em Full load estressando o PC com o Prime95 e depois de 20 minutos em Idle

apos isso podemos questionar se está aquecendo ou nao!

Falou.

Postado

Os programas de medições costumam copiar da bios as temperaturas, uns com mais eficiência e outros não. É sempre bom utilizar programas atualizados para medições, por exemplo, ao invés do everest, o Aida64 é o mais atual e recomendado para medições. No entanto as medições completas nele só estão disponíveis na versão paga (ou um serial alternativo da versão paga :P), então, no caso, utilize o HWmonitor ou o Speedfan. E para testes o Prime95.

Um detalhe importantíssimo...seu cooler do processador esta voltado para o lado menos recomendado (com a fan voltada para a placa de vídeo), o ladro padrão e mais recomendado é com a fan voltada para a frente, isso porque ela não pegará ar da placa de vídeo. Suponho que ela não coube nessa posição e você foi forçado a colo-cala deste modo.

E sobre a lapidação, siga o conselho do adcarvalho ;). Se quiser temperatura ainda melhor, o negócio é comprar um cooler novo, mas siga os passos ditos aqui que ajuda bastante.

Ahh, que tal colocar uma ventoinha no teto do gabinete? Costuma ser a mais eficiente de todas, e apenas uma basta, ainda mais que a ventoinha do teto mais atrás não é possível de colocar nos V3 e V4 na maioria das vezes devido a arquitetura do gabinete que foi falha nesse ponto. Lembrando que essa ventoinha tira ar e pode ajudar e muito a resfriar a placa mãe e placa de vídeo, e certamente o processador também.

Postado

Esta ai mudei cooler esta jogando ar traz

olha como fico na foto

gabineteq.jpg

então você acha me colocar esse fan q esta no cooler como exustor , coloca ele no topo com exustor no rumo das memoria porque no outro nao da (o que você acha melhor ?)

Gabinete ficou assim 1 fan traseira,1base ,1frontal cooler com outro tenho 4 fans

olha foto cpu com pasta ela na fico uniforme (nao cobiu cpu todo)coloquei um gota no centro cpu na hora da instalacao do cooler

pasta.jpg

Sobre aplica pasta esse tipo de cooler qual melhor forma de aplicar :confused:

He as Temperaturas estão a mesmo ilde 39 °c e full 58°c cpu no rotulo AS5 esta falando tempo de cura de 200 horas isso é verdade?

Postado

Ric Andrade, não entendi direito o que você falou sobre as fans, você quer tirar a que esta com o cooler e colocar no gabinete!? Se for, acho isso desnecessário, ainda mais que você tem mais fans guardadas.

Coloque uma das que você tem no teto do gabinete para tirar o ar quente, e deixe a original no cooler do processador.

Você colocou na posição mais adequada agora, esse jeito é o mais recomendado! ;)... E sobre a pasta térmica, esse negócio de cura é mais uma falácia propagandística do que realmente é na prática. Se fizer diferença, será pouca.

E sobre o modo de aplicação, pelo jeito ficou mal aplicado, e isso sim faz uma diferença boa na transferência de calor do processador para o cooler, no entanto é fácil de resolver... Veja o artigo no link abaixo do próprio CDH que ensina perfeitamente a melhor forma de aplicar pasta térmica. Siga esse passos que ficará ótimo.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-2/2376

Ahh, depois que instalar a fan no teto coloca mais uma foto aí pra gente, falou! ^_^

entendi, lendo melhor acho que entendi, você quer tirar o fan de exaustão que esta instalado no cooler do processador e colocar ele no teto é isso? Daí é interessante! O fan que esta na traseira do gabinete já faz o papel de exaustão do cooler, então o que injeta ar já é o suficiente para ele. Pode retirar ele e colocar no teto no rumo das memórias sim!

Falou!

Postado

Ric, você já tentou verificar como fica a temperatura com o cooler padrão? Se não, coloca ele e nos informa qual foi a temperatura obtida, pois pode ser que o seu cooler esteja com problemas (dificilmente, mas pode ocorrer).

Abraço.

Postado

Esta ai eas temperaturas com OCCT

testeocct2.jpg

as temperaturas nao baixa mais q 42°C ilde e 57°C full

nao sei se é sensores q estão lendo errado com os outro programa (everest,AIDA64,Speccy,HWMonitor) as temperatura estão CPU e MB 35°C ilde e 52°C

ja no OCCT e SpeedFan CPU 42°C MB 30~32°C igual esta Setup da Bios

Olha imgem dos programas

cmhyperdual.png

Sera pode ser MB , se eu atualizar bois resulve esse problema ?:confused:

outra pergunta se for atualizar bios pode acorrentar algum problema na mesmo ? :confused:

eo system trava do nada ja umas duas vez so com navegador e msn aberto e reniciar sozinha :windows informou q e evento do problema: BluiScreen ?

valeu galera ajuda ..:D

Postado
Esta ai eas temperaturas com OCCT

testeocct2.jpg

as temperaturas nao baixa mais q 42°C ilde e 57°C full

nao sei se é sensores q estão lendo errado com os outro programa (everest,AIDA64,Speccy,HWMonitor) as temperatura estão CPU e MB 35°C ilde e 52°C

ja no OCCT e SpeedFan CPU 42°C MB 30~32°C igual esta Setup da Bios

Olha imgem dos programas

cmhyperdual.png

Sera pode ser MB , se eu atualizar bois resulve esse problema ?:confused:

outra pergunta se for atualizar bios pode acorrentar algum problema na mesmo ? :confused:

eo system trava do nada ja umas duas vez so com navegador e msn aberto e reniciar sozinha :windows informou q e evento do problema: BluiScreen ?

valeu galera ajuda ..:D

Alguem pode me ajuda ai Galera

HJ fui na casa de amigo aqui da minha cidade ele tem phenom x4 840 MB Asus

As temperatura pc é seguinte:

Cpu 36°C

MB 33°C

isso SpeedFan mais na setup da Bios Esta igual meu CPU 44°C MB 33°C :eek:

o que pode ser isso :wacko:

valeu Aguardo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!