Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de um esquema para religar PC/No-break:


Mega Blaster

Posts recomendados

Caros amigos:

Tenho um problema semelhante a este: http://forum.clubedohardware.com.br/religar-computador-automaticamente/703191. O que preciso de fato é:

- Uma forma de dar um pulso no botão power para desligar o PC depois de 5" de falta energia, na presença do no-break. Isso fará o shutdown para preservar a mobo e o HD (no-break pequeno para, no maximo, 20"). A BIOS já está configurada para ligar na preseça de tensão. Logo, na volta da energia, o no-break precisa religar sozinho para que o PC também o faça.

Os agravantes:

- Não pode ser caro nem muito mirabolante, pois não há muito espaço fisico nem recursos ($$$) para tal. O PC é para manter uma web rádio no ar. Tudo foi doação até o momento e os responsáveis não tem patrocinadores ainda.

- Os acionamentos deverão ser mecânicos, de preferência, com pouca ou nenhuma eletrônica. Um eletricista (?) sugeriu usar contactoras, mas não soube montar um esquema elétrico funcional.

Aceito sugestões. Por hora, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deixa eu entender...

O problema nem é operar durante a falta de energia uma vez que toleras que passados 5'' se force o desligamento do PC, correto???

O no-break sequer se destina a dar tempo para salvar coisa nenhuma, (algum arquivo de trabalho, status ou o que valha) e sim só serve para oferecer energia para que se force um desligamento "normal" do PC, correto???

Quer me parecer que uma boa alternativa poderia ser colocares ai uma boa proteção contra surtos de tensão e deixar que a queda de energia desligue o PC por falta de energia mesmo, sem nenhum problema. Na retomada da energia ele, via BIOS, retomaria seu trabalho..

Por 4 anos tive um PC debaixo da mesa da impressora, que operava desse modo. Uma placa-mãe das mais simples, CPU da VIA, um HD, sem mouse, sem teclado, sem CD nem DVD, sem monitor.. Uma fonte de 300 Watts com PFC ativo da Seasonic, de ótima eficiência e um consumo de pico de 28 Watts. Ficou lá por 4 anos sem nunca eu ter desligado o mesmo, embora as faltas de energia tivessem feito isso, ao longo desses anos, em sei lá, algumas dezenas de vezes quem sabe.. Nunca deu problema.. Ele operava como NAS para mim e também fazia os dloads da internet, via torrent... HD's de há muito não dão problema elétrico ou mecânico nem físico em uma falta de energia, são protegidos com auto-parking, há mais de duas décadas já.. Nada mais tem razão de danificar se corretamente atenuados os surtos de tensão que uma falta de energia provoca na rede... Eles é que danificam equipamentos e isso acontece na falta da energia, quando ela se vai, e não quando volta. Claro, danificado algum equipamento, comp só é notado no retorno da energia, fica debitado a essa volta da energia a queima do mesmo. Inúmeras vezes um surto de tensão rompe a isolação dos elementos semicondutores na entrada da fonte, justo na hora em que a energia se vai, pelo surto de tensão gerado. Nessa hora, sem energia, não existe modo desses elementos contarem, mostrarem que estão danificados. Já danificados, na volta da energia, explodem, viram uma coluna de fumaça e toda a impressão que fica é de que a energia voltou "tão forte" que danificou alguma coisa..

Eu dispensaria o uso de no-break adotaria um filtro de linha decente, que realmente proteja o equipamento contra surtos de tensão e mais nada.

Na pior das piores hipóteses poderá haver a corrupção de algum arquivo de sistema se e somente se justo na hora em que o mesmo estivesse sendo gravado em disco, na verdade acessa do para atualização, faltase a energia.. Quase é mais fácil acertar na loteria.. O CD de instalação/reparação do sistema operacional, recuperaria o sistema desse erro, com facilidade..

Considere... Comente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente suas considerações. Minha preocupação é preservar o HD pelo risco de desligamento abrupto. Em tese, mesmo com a moderna tecnologia dos HD's, ainda assim, conserto muitos com bad clusters em função dos problemas energéticos. A rádio sair do ar não é o problema em sí, no momento, e sim não haver recursos para recuperar hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É exatamente suas considerações. Minha preocupação é preservar o HD pelo risco de desligamento abrupto. Em tese, mesmo com a moderna tecnologia dos HD's, ainda assim, conserto muitos com bad clusters em função dos problemas energéticos. A rádio sair do ar não é o problema em sí, no momento, e sim não haver recursos para recuperar hardware.

Insisto contigo... A queda de energia em sí, a desalimentação, não trás problema algum.. Os surtos de tensão que acompanham toda a desalimentação é que podem ser problemáticos. Ataque pois os geradores de problema. Coloque um ótimo supressor de surtos de tensão. Assim é que se protege, no mundo inteiro, equipamentos. Nós brasileiros é que por herança maldita inventamos de usar estabilizadores, módulos isoladores e, algumas vezes sem necessidade, no-breaks, pensando que eles vão nos trazer proteção elétrica, quando na maioria absoluta das vezes isso não é verdadeiro....

A falta de energia, por efeito de comportamento indutivo quer das cargas ligadas na rede elétrica quer da própria rede elétrica, ao desligar essas cargas, acaba sendo excelente gerador de surto de tensão, que por vezes gera picos superiores aos mil volts. Não os vemos, não os detectamos, mas eles tem energia suficiente para bagunçar algum hardware. A eletrônica e a física dispõe de componentes adequados e de resposta em adequada velocidade para absorção desse tipo de surto. São varistores, são dispersores a gás, são diodos TVS, são fusíveis térmicos, são indutores, capacitores, alguns deles, que se adequadamente dispostos podem conferir proteção contra surtos de tensão, quer derivados de descargas naturais (raio) ou de interação com as máquinas que o Homem usa..

Se pegares como exemplo, no EUA, algums fabricantes de bons supressores de surto garantem e indenizam o comprador até valores da ordem de 200 a 250 mil dolares quando algum surto de tensão danificar algum equipamento que esteja corretamente ligado em um supressor de surtos por eles fabricados. Dentre esses fabricantes se tem:

Belkin

Tripp-Lite

APC

Panamax

Monster

Philips

e outros.

Veja, só como exemplo, uma área da Newegg, excelente magazine, especializada em, proteções elétricas contra surtos de tensão. São mais de 300 diferentes modelos e marcas de dispositivos de proteção. Lá não se brinca com isso. Proteção elétrica é uma ciência..

http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=100007930&IsNodeId=1&bop=And&ShowDeactivatedMark=False&Order=BESTMATCH&PageSize=100

Continuo defendendo a teoria de que se bem protegido contra surtos de tensão pode faltar energia a vontade ai no PC que nada danifica..

Convém adotar proteção em todas as linhas metálicas que para o PC converjam.. Seja ela linha telefônica, se a internet for via modem ADSL, Proteção para o cabo de antena se tiver ligação com algum radio transmissor, ou proteção para cabo se usar de internet via Cable.

Acredite, por experiência própria, pois nascido em Canela, há muitos verões atrás, seu vizinho pois por anos a fio, sei de como os surtos de tensão derivados de raios são frequentes ai na serra, sei também das faltas de energia. Nada contra sua sugestão de solução, mas até mesmo ela carece de proteção contra surtos de tensão. Não será o uso de no-break nem tampouco o desligamento conservador do PC que salvarão o mesmo ou seu hardware..

Fica como sugestão..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim conheço a dificuldade de se conseguir um ótimo aterramento por ai.. Aterramento entretanto não é fundamental na eliminação dos surtos de tensão em modo diferencial, (que ocorrem entre fase e neutro). Esse tipo de surto de tensão é o mais comum e é derivado do comportamento reativo da carga e da rede. Desligamento de motores, manobras elétricas etc são os maiores responsáveis pelo aparecimento dos mesmos.

A falta de energia, entretanto, propicia o aparecimento de surtos de maior vulto, uma vez que se tem muitas cargas indutivas todas sendo desalimentadas ao mesmo tempo. A energia relativa a inércia magnética desses elementos reativos, que estiverem ligados aquele instante, é toda devolvida para a rede elétrica, sob a forma de surto de tensão. Segurar, absorver os mesmos é uma excelente providência.. É o mesmo princípio do livrinho de dar choque, que se vale desse comportamento reativo para elevar a tensão, via indutor, a partir dos 1,5 Volts apenas, de uma pilha, justo se valendo dessa inércia magnética. Na bobina do automóvel outro exemplo. Na abertura do circuito a geração da alta tensão para irromper lá na vela do carro..

O nível de proteção, a capacidade de absorção dessa energia de exceção vai depender do quanto protegido se queira estar desde DPS no quadro de distribuição até simples filtros de linha (o nome deveria ser, como lá fora o é, protetores contra surto de tensão) ligados imediatamente antes dos equipamentos.

Cada alternativa vai depender do quanto se quer, ou pode, investir..

O aterramento é sim importante quando se deseja oferecer proteção contra os surtos de tensão inseridos em modo comum (indução de surto de tensão na fiação como um todo, em relação ao massa, ao terra..) Esses surtos são típicos de raios e derivados (energia derivada da queda de um raio). O raio mesmo fica difícil de segurar. Afinal ele viaja de lá de cima sem caminho, abrindo ele mesmo seu caminho. Não será um varistor ou um centelhador pequeno a segurar essa energia.. Quando se trata de raios só vejo duas soluções:

- Estabelecer caminhos de baixa resistência a massa e ofertá-los aos raios (sistema de para-raios e centelhadores robustos)

- Rezar para que eles não nos procurem e nem a nossos equipamentos..

Desse modo não existe muito segredo quando se trata de proteção contra surtos.

Escolher boas proteções;

Instalação elétrica e de proteção de acordo;

Simplificação da instalação, e isso ao meu ver passa pela não adoção de estabilizadores, módulos isoladores e inclusive no-break.. Sempre que realmente necessário for uso de no-break procuro recomendar aqueles de dupla conversão, com geração de forma de onda senoidal, on-line (gera o tempo todo). Esse tipo de no-break consegue ficar pouco mais afastado da energia comercial, uma vez que é feita uma conversão de AC , 220 Volts, para DC em baixa tensão, paralelado a banco de bateria e logo nova conversão, por modulação PWM, em alta frequência, para novamente restabelecer os 220 Volts AC de que os equipamentos se alimentam.

Esse modelo emula uma geração local, e desse modo fica mais imune aos transientes da rede elétrica..

Problema é seu custo, inviável para as aplicações domésticas ou de orçamento restrito.. Prefiro nem usar no-breaks baratos a usar os mesmos se a operação sem energia comercial não for uma necessidade premente..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo. Entendi o pressuposto. Entretanto, careço de dispositivo protetor de tal nível, anterior ao DPS e posterior ao IDR, entendendo que o aterramento torna-se secundário a descarga à massa para o nível que desejo de proteção ao transiente. O Sr dispõe de um dispositivo viavel à alternativa de adquir um protetor pronto, em que a construção seja de relativa simplicidade que compense a contrução à aquisição? disponho de alguma sucata de fonte de PC e alguma mobo sucateada, em que pese o uso de mão-de-obra e solda, mas com empenho e certa habilidade, sem custos extras, prover as peças e materiais necessários, baseados numa régua aos nossos padrões? (tanto antigos quantos atuais?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
De acordo. Entendi o pressuposto. Entretanto, careço de dispositivo protetor de tal nível, anterior ao DPS e posterior ao IDR, entendendo que o aterramento torna-se secundário a descarga à massa para o nível que desejo de proteção ao transiente. O Sr dispõe de um dispositivo viavel à alternativa de adquir um protetor pronto, em que a construção seja de relativa simplicidade que compense a contrução à aquisição? disponho de alguma sucata de fonte de PC e alguma mobo sucateada, em que pese o uso de mão-de-obra e solda, mas com empenho e certa habilidade, sem custos extras, prover as peças e materiais necessários, baseados numa régua aos nossos padrões? (tanto antigos quantos atuais?)

Fica como sugestão a proteção que montei para próprio uso e logo, em seguida, outra, essa corretamemte dimensionada para operação na tensão de 220 Volts:

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador

Visão de uma com componentes dimensionados para uso em 220 Volts:

Proteoefiltropara220Voltscomaterram.jpg

Os componentes relativos a proteção nem sempre são facilmente encontráveis. Dispersores a gás, são entre todos os mais raros, mas procurando se encontra. Caso não encontre algum desses dai, improvise, não use o mesmo, pule alguma parte. Indutores de filtro são comuns de se encontrar na entrada de boas fontes de PC, na parte de AC ainda. O mesmo vale para capacitorers da série X2 e Y2. Varistores são relativamente faceis de se encontrar até mesmo em diâmetro de 20 mm. Mais difícil se for 32 ou 40 mm.

Qq dúvida pergunte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou garimpar a partir de 2ª feira em sucatas de fontes e mobo's. Tenho amigos em empresa de manutenção que são referencia em nossa região. Antecipo pedido de ajuda em relação à como efetuar a solda (base de montagem)? e em relação ao aterramento, pois, como comentado ao revés, solo impúrio dispomos, com saibro e rocha na mistica de base firme, porém, sem dispersão com alta resistência e baixa condutividade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!