Ir ao conteúdo

Precisa de vídeo onboard para instalar CPU com GPU integrada?

Carpa

Posts recomendados

Postado

Gente, o texto que eu escrevi ficou grande, mas acho importante para vocês entenderem o contexto da minha dúvida. Porém, sei que o tempo de vocês é precioso, então, se preferirem, podem ignorar tudo que não estiver em negrito. :)

Bom, após quase 11 anos se matando pra me servir, meu pczinho velho de guerra da assinatura morreu. =(

Não tenho grana pra comprar outro, então minha mãe resolveu me ajudar e compramos as peças para montar uma máquina que será utilizada por nós dois. Como o orçamento era baixo e o micro não será usado para jogos, achei que a melhor opção era investir num Core i3 e usar a Intel Graphics 2000 dele como VGA.

As peças chegaram, mas, como sou totalmente ignorante em matéria de informática, resolvi contratar um técnico para montar o computador. Entreguei as peças para o cara ontem à noite e ele deveria me entregar montado no dia seguinte, mas me ligou algum tempo depois dizendo que já tinha montado tudo, mas não poderia finalizar o serviço porque eu não tinha mandado placa de vídeo (detalhe que ele viu todas as peças que mandei anteriormente, mas resolveu montar assim mesmo... :rolleyes:).

Expliquei a ele que não precisava de placa de vídeo, pois o processador tinha uma integrada. Ele foi arrogante, condescentente e teimoso, e se recusou a acreditar em mim, dizendo, convicto, que "placa de vídeo é uma coisa e processador é outra".

Eu tenho vários defeitos, mas, felizmente, arrogância não está entre eles. Assumindo minha ignorância e respeitando o profissional que tem muito mais experiência que eu, resolvi usar o PC da minha irmã (do qual escrevo agora) para fazer uma pesquisa e ver se ele tinha razão.

Mandei pra ele por e-mail este link com informações sobre o processador e este outro de uma pessoa que tinha a mesma dúvida que ele, e disse que queria cancelar o serviço e receber minhas peças de volta.

Ele me ligou e forçou a barra pra vir aqui me explicar que os links estavam errados, que não existem processadores com placa de vídeo e que eu teria que comprar uma vga separada ou outra mobo com vídeo onboard. Continuei com minha posição de querer cancelar o serviço, mas minha mãe resolveu atendê-lo e eu fui dormir pra não fazer besteira.

No dia seguinte vi que o PC estava aqui "pronto", que minha mãe tinha acreditado na história dele sobre "placa de vídeo ser uma coisa e processador ser outra", pago pelo serviço e convencida de que precisava comprar uma VGA nova. Também descobri que, por ironia do destino, esse mesmo "profissional" se ofereceu para vender "uma usada de 250MB" por 50 reais, mas ela preferiu me consultar primeiro.

Escrevo enfurecido e me sentindo impotente por não ter conhecimento suficiente para confrontar esse técnico e não saber o que fazer para meu computador funcionar.

O cara, na minha opinião, foi anti-profissional em vários níveis e mostrou-se completamente desatualizado em relação à sua área de trabalho, ponto. Porém, por outro lado, eu, ignorante que sou, olhei o manual da placa e realmente não achei nenhum conector para monitor, então estou recorrendo a vocês, que com certeza sabem muito mais do que eu ou ele, para saber o que fazer.

Será que realmente eu entendi errado e "processador é uma coisa e placa de vídeo é outra"? É realmente preciso uma placa mãe que tenha vídeo onboard para o Intel Graphics 2000 do meu Core i3 funcionar? Será que eu estou certo, mas a GigaByte resolveu, sabe-se lá porquê, não colocar conectores de monitor nesse modelo específico que comprei, e eu realmente vou precisar comprar uma VGA para o sistema funcionar?

Por favor, me ajudem.

---

Configurações do PC:

Processador Intel Core i3-2100

Placa mãe GigaByte GA-P67A-D3-B3 LGA1155

Fonte Corsair CMPSU-430CXV2

Memória G.SKill Ripjaws 8GB (2x4GB)

HD Western Digital SATA 500GB WD5000AAKX

---

Obrigado e feliz ano novo a todos,

Fabio.

Postado

Eu também não aguento pessoas teimosas e ignorantes, tento isso no trabalho sei o que você está passsando.

Fale para este técnico se atualizar! Realmente processador é uma coisa e o vídeo é outra. Porém esta ideia acabou tem um tempinho, quando a Intel lançou a segunda geração do core i. O vídeo agora está integrado com o processador.

O seu processador tem o vídeo integrado ( http://ark.intel.com/products/53422/Intel-Core-i3-2100-Processor-%283M-Cache-3_10-GHz%29 )

Sua placa mãe suporta este processador ( http://www.gigabyte.com/support-downloads/cpu-support-popup.aspx?pid=3800 ).

Se estiver ocorrendo algum problema e a placa não ligar, pode ser a incompatibilidade com as memórias. Tente apenas um pente de memória. Tente também atualizar a BIOS, para isto o conjunto de que funcionar. Tente também outra memória DDR3.

Boa sorte.

Postado

O tecnico está correto, pois apesar do processador core i3 2100 ter o video integrado, a placa em questão a GigaByte GA-P67A-D3-B3 LGA1155

com o chip p67, que suporta perfeitamente seu core 13 2100, mas ela não não tem os conectores de video para poder aproveitar o video integrado do processador. Sendo uma offboard no video. Deveria ser uma placa LGA 1155, com os chip H67, por exemplo, que tem os conectores de video. Então nesse caso é necessaria sim, a colocação de uma vga no slot pci express dela. Abraços

Postado

Puts, não vi a foto traseira da placa...

Realmente está sem o conector vga. Esta placa de vídeo pode ser muito fraca, mas se for fazer tarefas básica ela dá para o gasto. Quando você tiver um dinheiro sobrando compra outra melhor.

Postado

O técnico ( apesar da arrogância ) tem razão. É necessária a instalação de uma placa de vídeo dedicada.

Esta nova tecnologia denominada "VIRTU" consiste basicamente em comutar o vídeo onboard dos processadores Sandy Bridge com a VGA dedicada, desativando à última quando seu uso não é necessário, para uma melhor economia de energia.

O VIRTU tem dois modos de funcionar:

i-mode = monitor ligado na placa mãe

d-mode = monitor ligado na placa de video

Na ASUS P8Z68 DELUXE, somente o d-mode está disponivel, ou seja, você terá total acesso ao VIRTU inclusive ao quick sync da gpu onboard... porém, perde a vantagem de economizar energia quando não estiver jogando, por exemplo.

Algumas placas mãe com o chipset Z68 nem disponibilizam a utilização do VIRTU.

Postado

é por isto que ser tecnico hj em dia não é nada fácil

o cara poderia provavelmente estar stressado por tentar explicar ( sem sucesso ) uma coisa simples e basica ao usuario...daí talves a arrogancia ...

reparem que , em todos os momentos a honestidades do tecnico foi colocada em suspeita nas entrelinhas

mas ora...bastava-se fazer isso que o criador do topico fez e pesquisar para no fim ver que o profissional estava certo (pelo menos neste caso)

muitas vezes nós tecnicos somos questionados como se estivessemos numa inquisição por clientes que simplesmente não confiam no profissional que contratam para realizar o serviço-serviço este que estudamos para fazer

mas gostei muito da humildade do criador do topico em reconhecer que não sabe tudo e vir aqui tirar a prova

meu caro , desta vez o seu tecnico tinha razão , mas nunca exite em sentar para ouvir COM ATENÇÃO as explicações de um tecnico

a maioria PREFERE explicar tin tin por tin tin do trabalho aos contratantes, justamente para deixar claro toda natureza do serviço que esta prestando sem levantar duvidas.

grande abraço

Postado

Primeiramente obrigado a todos pela ajuda. :)

Na minha opinião, o técnico ainda está errado, pois ele sequer sabe da existência de processadores com placa de vídeo integrada (e se recusou a aceitar a verdade mesmo após eu ter mostrado vários links a ele). Pra ele o problema é a falta de vídeo onboard na placa mãe. Deu "sorte" de não ter entrada para monitor. Ele parece que está preso no tempo e não quer se atualizar o que, pra mim, é fatal a qualquer profissional, não só técnicos de informática.

Não coloquei a honestidade do técnico sob suspeita nas entrelinhas, mas disse claramente que achei (e continuo achando) a conduta dele de forçar a barra pra terminar o serviço ant-profissional. Uma vez que o cliente diz que não quer mais os seus serviços, seja lá por que motivo, é sua obrigação aceitar e devolver as peças. Pelo menos é assim que eu penso e assim que eu agiria no lugar dele.

Entendo que muitos aqui são técnicos e devem estar acostumados a lidar com clientes arrogantes e que se acham donos da verdade. Não é meu caso. Parei pra pesquisar várias vezes enquanto conversava com ele e sempre fui muito educado. Continuo achando que quem errou no serviço foi ele, mas respeito a opinião de vocês. :)

Quanto à placa, quem errou fui eu. =(

Nem imaginava que era preciso verificar se a placa tinha saída para monitor. Presumi que toda placa pra esse soquete estaria preparada para usar a VGA integrada dos processadores. Devia ter pesquisado melhor antes de comprar e vou pagar caro por isso (numa placa de vídeo).

Novamente obrigado a todos que me ajudaram e boas festas pra vocês. :)

Postado

Quanto à placa, quem errou fui eu. =(

Nem imaginava que era preciso verificar se a placa tinha saída para monitor. Presumi que toda placa pra esse soquete estaria preparada para usar a VGA integrada dos processadores. Devia ter pesquisado melhor antes de comprar e vou pagar caro por isso (numa placa de vídeo).

Novamente obrigado a todos que me ajudaram e boas festas pra vocês. :)

Feliz 2012, Amigo. Eu não sou tecnico, sou apenas um entusiasta e amante de hardware. Para te ajudar, te dou uma dica, todas as placas mãe LGA 1155 com o chip P67, não tem conectores de video. Portanto se for usar o video integrado dos processadores Intel Sandy Bridge você precisará comprar placas mãe com o H67 , H61 ou Z68. Com relação ao fato do tecnico ter lhe oferecido uma vga pci express de 256 mb por 50,00, dependendo do modelo não está caro. Agora, o cara dizer que não sabia da existencia do video integrado nos processadores Sandy Bridge, é o fim da picada, eles existem já faz mais de 2 anos. desde a LGA 1156. Abraços

• Membro VIP
Postado

Carpa, para finalizar.

Eu também concordo com você de estar frustrado com o desconhecimento do técnico, mas a maior falha dele foi não conhecer o processador e saber que tem a gpu (placa de vídeo) integrada. Para ajudar, junto com o desconhecimento, a tua placa P67 (excelente, mas desnecessária no teu caso), não tem suporte a vídeo integrado. Como já te disseram, tem que ter o chipset H61 ou H67. O chipset Z68 é uma alternativa cara e não-viável em muitos casos, já que ele suporta o vídeo integrado, mas se o fabricante da placa-mãe aproveitar o recurso, o que nem sempre acontece.

Se não vai fazer nada que te exija muita potência gráfica, uma HD 5450 ou uma GF220 são suficientes para você.

EDIT: Uma alternativa que me ocorreu agora: e se você já vender a tua P67 e comprar uma com chipset H61 ou H67? Você não vai fazer overclock mesmo, e talvez compense para você.

E sim, o vídeo integrado é fraco, mas é suficiente para coisas básicas.

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...