Ir ao conteúdo

Como Desinstalar O Linux

CBS

Posts recomendados

Postado

Gente finz uma instalação do RedHat Linux em um HD na minha maquina, pois precisava testa-lo para ver se servia para a empresa onde trabalho, omo não sou muito conhecer do Linux, fiz isso, para aprender antes de instala-lo na empresa, porém agora que já fiz os testes, preciso do HD para instalar em uma outra máquina, com urgencia, mas o Fdisk não vê o HD (o que já era de se esperar), e também não achei nenhuma forma de desinstalar o Linux ou Formatar o HD, peço que me ajudem, pois realmente sou leigo em Linux e não consegui descobrir isto sozinho. Agradeço antecipadamente aqueles que me ajudarem.

Clayton

Postado

digita como root :

cfdisk ou fdisk /dev/hda

apaga as particões e pronto.

se tiver usando lilo apaguei ele também, digita como root:

fdisk /mbr ou fdisk mbr um dos 2.

Postado

o fdisk não ve o hd...

que estranho aqui ele enxerga numa boa so diz que o tipo de sistema de arquivos não é conhecido ou que não tem partiçoes definidas.

eu acho que você se enganou.

vai no fdisk de novo e da uma olhada na opição 4 (provavelmente você já olhou ele diz que não tem nada; partições não definidas) é que ele não ve e pensa que você não definiu partições.

faz o seguinte: aja como se seu hd tivesse acabado de chegar da fabrica e o vendedor tivesse esquecido de definir as partições e formatado.

escolha a opição 1 para definir as partições e ve se da certo. Depois da um format C:.

posta ai se deu certo.

:devil: Antony People :devil:

Postado

Primeiro que o fdisk deve ser rodado no Linux, apagando as particoes.

Dai pode usar o fdisk do windows para criar novas (ou usar o do linux mesmo que é muito mais rápido). o fdisk /mbr deve ser usado tanto para lilo quanto para grub, se o bootloader estiver instalado no mbr (quase sempre esta).

Algumas dist ainda tem o qtparted instalado ou ferramentas próprias para se mexer em discos.

Postado

Galera o fdisk de que eu falo aqui é do ms dos/win (faz tanto tempo que vocês não mexem em windows que tão esquecendo) ele iniciando por um disquete ou um cd bootavel fica muito mais fácil, dale no fdisk e faz os passos que eu passei. Alias ele tentou pelo fdisk pela primeira vez.

abraços

Postado

Entre no fdisk (do DOS/Win, para ser específico) e vá na opção "excluir uma partição Não-DOS". Exclua todas que ele reconhecer e pronto! Daí é só criar uma partição do velho e ruim Windows normalmente!

Postado

FAÇA COMO O COLEGA STEFANO ESCREVEU..MAS NÃO ESQUECE DE também APAGAR O GRUB OU LILO.

PRA ISSO APOS REMOVER AS PATIÇOES QUE O FDISK CHAMA DE "NÃO DOS", SAIA DO FDISK E NO PROMPT ESCREVA ...A:\>FDISK/MBR E DE ENTER.

falou!

Postado

GALERA eu uso o xp aqui, como faço pra desisntalar o lilo ???

e quero saber se para desinstalar o linux, no meu caso o Mandrake 9.1 posso usar o partition magic e apagar as patições linux ?

:muro:

valeu mesmo!

Postado

aí gente, valeu pela ajuda, com todas as dicas do pessoal aqui eu criei vergonha na cara e voltei a fazer o que sempre fiz para aprender sobre um programa, botei a cabeça pra queimar e consegui formatar o HD e desinstalar o Lilo. Parta aqueles que possam ter a mesma dúvida aqui vai o que eu fiz:

Achava eu q o FDisk normal do windows não ia conseguir ver o HD então fiz todas as tentativas possiveis, até q no proprio FDisk vi uma opção que existe para você trocar a unidade de disco, ou seja se você tiver 2 hd e executar o fdisk ele só vai mostrar as informações do primeiro, para você ver as informações do segundo tem que mudar, se não me engano é a opção 5 (BANHHHH, me senti um burrão por não ter visto esta opção antes) depois de feito isso é so criar a partição normalmente como se o HD fosse novo, e formata-lo.

Obrigado a todos que responderam, pois todos ajudarão me dando um empurrão para q eu voltasse a fazer a diferença. Hehehe, valeu gente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!