Ir ao conteúdo

Transistor "ao inverso"?

gabrielhsg

Posts recomendados

Postado

Pessoal! Deu tudo certinho!

Não sabem como estou contente.

Agora vou fazer um video do "projeto" e posto aqui quando ficar pronto.

Apesar de estar tudo certo e funcionando, me ficou uma dúvida que eu gostaria que fosse esclarecida.

Como eu já disse anteriormente, encontrei no datasheet do BC547B que ele é polarizado com 2mA em 5V. Se eu ligá-lo diretamente no 5v, ele irá consumir mais do que 2mA?

Outra coisa, se eu estou polarizando-o com 4v, isto aumenta seu consumo ou diminui?

(Não sei se a diferença de tensão "obriga-o" a "puxar" mais corrente, ou se a tensão mais baixa limita a corrente)

Valeu e até a próxima.

Mister Nintendo, Faller, Rafael.R e todos os outros que postaram aqui:

Meus sinceros agradecimentos.

• Membro VIP
Postado

Parabéns pela ideia e execução..

Me permita dar duas dicas para melhorar o desempenho de seu projeto ai..

Ele ficaria assim, até acho que na prática ele já está assim, caso contrário nem acenderia a noite..

luminriadepiscina.jpg

Mude o diodo que no seu circuito está invertido e mude o ponto aonde é tomada a alimentação para R1

Como o BC547 tem um hfe mínimo de 110, vejamos o que será necessário para o circuito

Os leds devem receber 20 mA cada um, e desse modo 5 s 20 mA = 100 mA..

com uma corrente da ordem de 1 mA os leds já acendem, pois 1 mA x hfe = 100 mA..

Mas para garantir que o transistor que alimenta os leds esteja realmente saturado, aplique no mesmo 5 mA. Com isso fica definido o resistor R2 = 3/0,005 = 600 ohms, na prática um de 560 Ohms..

Para garantir que o primeiro transistor sature, para cortar o segundo, para que o primeiro transistor roube essa corrente de 5 mA por dentro dele, calcule o R! desse modo:

Com uma corrente de 5 mA/100 de hfe = 50 uA na base do primeiro ele certamente conduz esses 5 mA para terra cortando o segundo..

Force o primeiro a saturar com 10 vezes mais corrente de base,faça que ele sature, isto é, com uma corrente de base de 500uA, ou 0,0005A

Ai define R1 = 3/0,0005=6000 ohms => coloque 5k6 na prática.

Terás maior economia de energia.

Usando transistores de hfe maior, o BC547C, por exemplo, se pode levantar mais ainda os resistores..

Com uma bateria de 3.000 Ah, se teria uma autonomia de 3000/0,100 = 30.000 horas sem sol... Isto são mais ou menos

Postado

Obrigado novamente pela dica, Faller. Vou seguir seu conselho. O diodo no desenho está invertido, realmente. Obrigado pelo alerta.

Aproveitando sua disposição, me responda uma coisa:

o diodo possui uma resistencia mínima, não possui?

Como devo calcular o melhor diodo a ser usado?

Gostaria de diminuir a resistencia ao maximo entre célula solar-bateria.

• Membro VIP
Postado
Obrigado novamente pela dica, Faller. Vou seguir seu conselho. O diodo no desenho está invertido, realmente. Obrigado pelo alerta.

Aproveitando sua disposição, me responda uma coisa:

o diodo possui uma resistencia mínima, não possui?

Como devo calcular o melhor diodo a ser usado?

Gostaria de diminuir a resistencia ao maximo entre célula solar-bateria.

A resistência do diodo quando em condução, é praticamente não considerável, muito baixa..

Ele apresenta sim uma queda de tensão sobre seus terminais, que pode ser classificada como perda, quando em condução. Essa queda de tensão gira em torno de 0,7 Volts, para diodos comuns de silício como por exemplo o 1N40xx.

Se queres uma queda de tensão menor, use um diodo schottky.. Esse tipo de diodo, na corrente ai apresentada, tem uma queda de tensão entre seus terminias da ordem de 0,3 Volts, quando em condução.

Esse dai por exemplo: http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/364/24/diodo/1n5819-diodo-schottky?keyword=schottky

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!