Ir ao conteúdo

Campainha para telefone

Alexmk

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal gostaria de saber um circuito simples para fazer uma campainha que ao ligarem no telefone onde ela estara intalada ,acione uma lampada e tambem uma bobina que ira bater em um timpano bem eu tenho o produto aqui porém ele queimou devido ao fato de que ele foi projetado para trabalhar 220 fase-fase e aqui é 220 fase-neutro e gostaria de saber de um circuito que suporte 220 fase-neutro e tambem se eu dobrar o valor dos componentes que estão na campainha eles vão suportar o 220 fase-neutro ?

Agradeço a atenção.

bem me desculpe moderador se eu estiver fazendo errado mas analizando o circuito eu verifiquei que ha dois capacitores eletroliticos de 22uF porém eles estão ligados pelos terminais negativos e os positivos estão ligado um na recepção do sinal do telefone e o outro em um retificador em ponte mas eu gostaria de saber o porque dessa configuração de estarem ligados pelos terminais negativos ??

• Coordenador
Postado

Colega Alex, eu desconheço uma central telefônica que opere com tensões diferentes das padronizadas!

Observe o diagrama básico de um telefone:

2_6_1_6_por.png

Veja que no lado esquerdo do diagrama esta o circuito de "campainha"...

Ele é composto basicamente por um "Solenoide" (Uma Bobina) que seria acionada somente por uma tensão "ALTERNADA", pois como pode verificar, tem um capacitor em série com as bobinas do solenoide...

Para acionar essa bobina, a central telefônica envia um pulso alternado de 75V a 35Hz..., com isso o solenoide é acionado e a campainha "Grita"...

Sobre o fato da alimentação não ser um padrão, já foi por motivos de muitas pesquisas que agora não sei nem quando começou!!!

O fato é que perceberam que alimentando o sistema telefônico com uma tensão de -48V, ou seja, 48V negativos em relação ao terra de sua casa (energia elétrica distribuida pela Concessionária de energia local), a comunicação era menos ruidosa e sofria menos interferências externas...

Como você disse que seu sistema ai era acionado por uma tensão diferente, talvez foi porque fizeram uma modificação muito grande por você estar extremamente longe de uma central telefônica!...

Tem como você postar o circuito ou uma foto bem definida do circuito em questão?

Postado

Olha só, eu uso este circuito para piscar uma lâmpada quando o telefone toca:

telefoneluz.gif

C1 1 0.47uF 250V Capacit.

R1, R2 2 10K 1/4 W Resist

R3 1 1K 1/4W Resist

D1, D2 2 20V 1/4W Díodo Zener

D3 1 1N4148 Diodo

Q1 1 2N3904 NPN Transistor 2N2222

U1 1 4N27 Acoplador Óptico Isolator

RELÉ 1 Relé de estado sólido 5 volts(*)

A parte do circuito que mais interessa é formada por C1, D2 D2, D3, R1. Esta parte do circuito pode ter um led ligado diretamente ou pode ser ligado como está acionando um relê ou como é no meu caso, pode ser ligado em um triac.

Montei ele a 2 anos funcionando continuamente muito bem.

Postado

obrigado pessoal por me ajudar mas eu creio que ja descobri o porque que essa campainha queimou bem irei passa a imagem do circuito.

http://imageshack.us/photo/my-images/706/circuitor.jpg/

bem nao tem resistores no circuito é que eu nao sabia como mexer no programa que fiz esse circuito mas é esse o circuito da campainha porém como eu disse que achava que tinha decoberto, o problema é que o rele de acoplamento da tensão não é 240V ele é 120V por isso ele deve ter queimado a bobina é 220V( bobina do timpano) mas o rele é 110V( a bobina do rele é 48VDC) vai queimar mesmo o problema é que veio do vendedor assim e eu desmontei a capainha inteira e vi esse defeito sera que ele tem que aceitar a devolução do produto ??

e tambem gostaria de saber sobre os dois capacitores eletroliticos que estão nessa configuração negativo com negativo o que isso faz ??

Postado

essa configuração de dois capacitores eletroliticos ligados entre si com os polos negativos serve para despolarizar os mesmos, ou seja, eles juntos dessa forma ficam sem polo negativo e positivo, assim podem ser ligados em uma carga AC. A tensão suportada pelos dois sera somada e a capacitancia será a metade 11uf se eu nao me engano

Postado

Colega wacholucas, vou fazer um parênteses aqui no tópico. Sobre essa informação dos capacitores em série, tanto faz a polaridade que um fica para o outro, negativo com negativo ou positivo com positivo?

Valeu!

Postado

muito obrigado pelas respostas e agradeço a todos por ter sanado a minha duvida sobre a configuração dos capacitores .

bem o que me resta agora é ver o que o fabricante tem a dizer sobre esse componente que esta errado acho meio impossivel um produto que era para ser 220V vir com um componente e ainda mais o rele em 110V.

bem mais obrigado a todos se o moderador quiser fechar o topico pode fechar.

• Coordenador
Postado
Colega wacholucas, vou fazer um parênteses aqui no tópico. Sobre essa informação dos capacitores em série, tanto faz a polaridade que um fica para o outro, negativo com negativo ou positivo com positivo?

Valeu!

Sim Rafael, as duas maneiras de liga-los da na mesma...
  • Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!