Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD como cache de memoria ou para o S.O.


Sr Bone

Posts recomendados

Ola,

Estou montando um pc, e colocarei um SSD de 40 Gb nele, porém me surgiu uma duvida:

Vou utilizar o SSD para memoria Cache pelo Smart Response, ai eu teria que comprar uma MO com chipset Z68.

Ou utilizar o SSD para instalar o SO, ai a MO poderia ser uma MO h67

Qual a melhor maneira de aproveitar a SSD, posso utiliza-la para as duas operações?

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião seria melhor usar o SSD como cache, usando o SRT (z68) você terá a performance de um SSD em HD comum. O único defeito é que você pode ter dados retirados do SSD se não forem muito usados e para um programa entrar no cache você tem que usá-lo no minimo 3 ou 4 vezes. A medida que você for colocando mais e mais programas maiores serão as chances do que você estiver rodando ficar de fora do SSD.

ps: arquivos como filmes e fotos geralmente não vão para o SSD usando o SRT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Eduardo, realmente o tópico que você me indicou é muito bom e esclareceu muitas das minhas duvidas.

Mas a principal eu não consegui achar em mais de 80 paginas de duvidas e esclarecimentos diversos.

O BetoUK postou que para a SSD não é bom que arquivos sejam lidos - apagados - gravados com muito frequencia, então as MO chipset Z68 utilizando a SSD para memoria Cache pelo Smart Response diminuiriam sua vida util significativamente?

Será que a fabricação das SSD atualmente não resolveram este problema?

Desculpe mais ainda estou em duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sinceramente não gosto de comprar coisas que sairam recentemente, problemas sempre tem.

Os fabricantes estão soltando Firmwares conforme as resoluções de alguns problemas vão sendo resolvidas por eles, o negócio é se comprar, ir atualizando o firmware assim que sair para ir sanando os problemas que o hd tem.

Eu(opinião pessoal) se fosse você, compraria um HD de 64MB de buffer e 5900RPM, HD rápido e silencioso, ou se não importa com o barulho pegaria um de 64MB de buffer e 7200rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Eduardo, realmente o tópico que você me indicou é muito bom e esclareceu muitas das minhas duvidas.

Mas a principal eu não consegui achar em mais de 80 paginas de duvidas e esclarecimentos diversos.

O BetoUK postou que para a SSD não é bom que arquivos sejam lidos - apagados - gravados com muito frequencia, então as MO chipset Z68 utilizando a SSD para memoria Cache pelo Smart Response diminuiriam sua vida util significativamente?

Será que a fabricação das SSD atualmente não resolveram este problema?

Desculpe mais ainda estou em duvida.

Acredito que sua preocupação não procede, no final das contas não acredito que um SSD será mais usado por estar configurado como cache, afinal os dados que estão no HD são copiados para o SSD e usados por lá, para um dado sair do SSD tem que ser muito pouco usado (considerando um tamanho médio de SSD), no seu uso, jogos, você vai ter basicamente SO 7GiB ~ 12GiB mais os jogos que usar 4 Gib ~ 12 GiB, considerando que você jogue frequentemente 3 ou 4 jogos diariamente um SSD dificilmente removeria algum jogo por falta de espaço. Agora digamos que você tenha um SSD de 16GB, com o SO ocupando 7GiB ~ 12GiB bastaria 2 ou 3 jogos grandes para o SRT ficar a toda hora trocando os dados do SSD.

Mesmo nesse caso, não acredito que seja um grande problema para o SSD, embora o mesmo tenha uma vida útil MUITO menor POR célulaem relação ao HD, os fabricantes usam técnicas que evitam gravar dados desnecessários (sandforce) ou técnicas que usem todas as células de memória, evitando que seja concentrado a frequência que uma célula especifica é apagada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

Semana que vem pretendo comprar minha maquina e o SSD, vou utiliza-lo primeiramente como cache de memoria, afinal eu vou ligar o PC uma unica vez e os programas serão utilizados com maior frequencia, se eu achar que a melhora não foi significativa vou instalr o SO na SSD e testar.

So mais uma coisa - Como posso testar a comparar velociade do meu SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

Semana que vem pretendo comprar minha maquina e o SSD, vou utiliza-lo primeiramente como cache de memoria, afinal eu vou ligar o PC uma unica vez e os programas serão utilizados com maior frequencia, se eu achar que a melhora não foi significativa vou instalr o SO na SSD e testar.

So mais uma coisa - Como posso testar a comparar velociade do meu SSD?

eu pretendo fazer o mesmo que você, pretendo comprar um OCZ vertex 3 de 60GB (R$ 350 no ML) e usar SRT, no inicio de fevereiro

Existem diversos programas de benchmark, tais como HDtach, Atto disk benchmark, HDtune, CrystalDiskMark

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!