Ir ao conteúdo

Mono, bi, trifásica. Mais forte, mais fraca, gasta mais, o que é verdade nisso?

ilkyest

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá pessoal. Morei em apartamentos trifásicos e monofásicos. Até hoje, gostei dos tri.

Com mais carga, aparente, gastei menos luz (não falo do valor, mas dos kw/h)

Ponderando efeito placebo, defensores arduos, ativistas da causa e outros.... o quão de tudo isso é verdade, e porque algumas redes (a RGE por exemplo) evita, insiste em não, e até desconversa em instalar redes trifásicas, enquanto que outras, em 90% de capacidade para mono, e 10% para tri, optam na trifásica em sua casa?

enfim.

argumentos para acabar com essa pataquada do diz-que-me-disse.

Postado

Minha opiniao é que muitas casas ,apartamentos etc,tem instalaçoes mal dimensionadas para aquela tensão de rede.Cansei de ver casas com rede monofasica em 127,com instalaçoes absurdas kkkkkkkkkk, quer dizer tera mais perda pelo longo da rede,e com isso com certeza o consumo aumentara.Ja em instalaçoes bifasicas,como requer uma fiaçao muito mais fina,creio eu q se perde menos.

• Membro VIP
Postado

Ok... beleza, e obrigado pela resposta.

Mas. Tendo-se fiação boa, enfim. Digamos que tudo esteja conforme os normativos, qual é o critério de decisão da abastecedora de energia quanto ao fornecimento de mono ou trifásica, por exemplo. bifásica eu vejo pouco, mas podemos incluir junto

Desconsiderando que tu tenhas um motor trifásico/bifásico em casa. Porque vi casas de muitas pessoas, inclusive engenheiros, todas trifásicas. Casas onde moraram pessoas "da fornecedora de energia", trifásicas. Mas porque então, se eles optaram, por assim dizer, pelas tri, porque outras são mono?

Postado

Baseado no triângulo onde o W (watts) fica em cima; o E (tensão) e I (corrente) ficam na base indica que potência em watts é resultado da tensão em volts X corrente em àmperes, isso para circuitos resistivos que é praticamente a maioria em uma residência, a tensão será relevante já que é sempre resultante ou praticada em função dessas variáveis ao realizar um projeto.

Quando existe a presença de cargas indutivas (motores, bobinas, etc) ai entra outros dados como fator de potência, etc.

Para usuários comum como a maioria de nós, o que conta é uma instalação bem elaborada, fios na bitola adequada, e uma boa distribuição da carga.

Os condutores quando mal especificado gastam como se fosse um equipamento devido as perdas causada por ele, assim como excesso de equipamentos em uma única tomada.

Agora aparelhos de ar condicionado, secadoras, micro ondas, chuveiros, são grandes consumidores de modo que mesmo em uma instalação 100% o uso inadequado desses aparelhos irá acarretár em um elevado consumo.

Para exemplificar, aqui no meu apto o consumo é super baixo e tem 4 micros, geladeira grande, 4 Tvs, dois banheiros com uso do chuveiro, micro ondas.

O consumo é tal que os analistas da companhia de luz estiveram aqui para veriricar se tinha gato no relógio, nada foi constatado, o consumo continuou baixo, trocaram aquele medidor com vários relógios e colocaram um digital (mecânico) e não aumentou.

A desconfiança deles se deve ao padrão do imóvel acredito eu, mas na real esse consumo é devido a existência de muitos circuitos individuais, bem como apenas lâmpadas eletrônicas e um uso consicente dos aparelhos.

Ps: Deixo um pc ligado direto toda noite

• Membro VIP
Postado

Ok... tudo bem... até o consumo eficiente e racional da energia, os cuidados eu tomo aqui em casa.... mas o que eu quero, exatamente:

Concessionaria A

Concessionaria B

Imóveis do mesmo padrão: Pedido de ampliação para rede trifásica.

Concessionaria A: bom, atendidos os requisitos vamos providenciar.......... 30 dias instalado.

Concessionária B: te desconversam, põe muitos pré-requisitos, inventam viagens da pessoa encarregada, enfim

Então... esse é o ponto. Temos os RICs e outras normas, mas... porque uma concessionaria não exita, e outra bota tantos empecilhos para uma alteração? São imóveis de mesmo padrão, claro, não são os mesmos, mas de mesmo padrão, numa mesma área, uma concessionária não hesita, outra...... nem te dá ouvidos.

O que faz essa tamanha diferença, ou por dizer, falta ou excesso de interesse das fornecedoras? eles tem um plano de metas? tem um regimento que obrigue X% para mono, Y% para bi,

O relógio trifásico é muito mais caro que o mono?

no monofásico tem-se um ganho maior?

enfim.... entenderam onde quero chegar?

Postado

Pelo que sei, os prédios recebem instalação trifásica e os projetistas distribuem as mesmas pelos aptos desde a entrada dos relógios até a caixa de distribuição dos aptos, de modo que fique balanceada deixando o sistema em equilibrio.

Pelo menos aqui na baixada o padrão é 220 V bí-fásico e na cidade vizinha é servido 110 V monofásico, sendo uma fase e um neutro.

A meu ver o que interessa é ter condutores dimensionados, circuitos individuais para cargas mais elevadas como chuveiro, micro ondas, secadoras, ar condicionado, etc, usar lâmpadas econômicas e fazer uso racional da mesma, pelo menos aqui aplica-se tudo isso e o consumo é baixo independente de ser bi ou trifásico.

Postado
Ok... tudo bem... até o consumo eficiente e racional da energia, os cuidados eu tomo aqui em casa.... mas o que eu quero, exatamente:

Concessionaria A

Concessionaria B

Imóveis do mesmo padrão: Pedido de ampliação para rede trifásica.

Concessionaria A: bom, atendidos os requisitos vamos providenciar.......... 30 dias instalado.

Concessionária B: te desconversam, põe muitos pré-requisitos, inventam viagens da pessoa encarregada, enfim

Então... esse é o ponto. Temos os RICs e outras normas, mas... porque uma concessionaria não exita, e outra bota tantos empecilhos para uma alteração? São imóveis de mesmo padrão, claro, não são os mesmos, mas de mesmo padrão, numa mesma área, uma concessionária não hesita, outra...... nem te dá ouvidos.

O que faz essa tamanha diferença, ou por dizer, falta ou excesso de interesse das fornecedoras? eles tem um plano de metas? tem um regimento que obrigue X% para mono, Y% para bi,

O relógio trifásico é muito mais caro que o mono?

no monofásico tem-se um ganho maior?

enfim.... entenderam onde quero chegar?

Usualmente o que define o tipo de ligação residencial é a carga instalada. Aqui em SC a Celesc usa o seguinte padrão:

Carga de até 11 kW (11000 W): monofásico (fase + neutro).

Carga de 11 até 22 kW: bifásico a três fios (2 fases + neutro).

Carga acima de 22kW: trifásico a três fios (3 fases + neutro).

Um consumidor que tenha equipamentos bifásicos ou trifásicos também pode pedir esse tipo de ligação.

Hoje em dia a concessionária não pode deixar um consumidor sem resposta. Ela tem prazos para cumprir. Todos os contratos, normas e formulários tem que ser públicos e estar disponíveis no site. Se a concessionária de sua região está enrolando faça uma reclamação na ANEEL. Garanto que vão se coçar...

Para saber mais sobre seus direitos leia o contrato com sua concessionária e a Resolução Normativa 414/2010 da ANEEL.

Postado

Acho eu q o custo para fornecer trifasico é mais elevado,veja q na minha casa ,que construi esta instalado a rede bi ,e o minimo q pago é 16 reais,visto q em rede mono é bem abaixo disso.Dificilmente vou ve aqui casas com rede bi,somente mono.

• Membro VIP
Postado
Acho eu q o custo para fornecer trifasico é mais elevado,veja q na minha casa ,que construi esta instalado a rede bi ,e o minimo q pago é 16 reais,visto q em rede mono é bem abaixo disso.Dificilmente vou ve aqui casas com rede bi,somente mono.
Hoje em dia a concessionária não pode deixar um consumidor sem resposta. Ela tem prazos para cumprir. Todos os contratos, normas e formulários tem que ser públicos e estar disponíveis no site. Se a concessionária de sua região está enrolando faça uma reclamação na ANEEL. Garanto que vão se coçar...

Para saber mais sobre seus direitos leia o contrato com sua concessionária e a Resolução Normativa 414/2010 da ANEEL.

Buenas meus caros. A RGE, a concessionária da metade norte do RS, noutra cidade que morei, levou leves 6 anos para mudar uma rede, que era fraca, donde se lia 170Volts as 7hs da noite (e não era no fim da rede, eram 3 quadras de fim de rede)

e ainda tem lugares naquela cidade que, as 7hs da noite, ter uma lampada de 200w é ter luminosidade de 60w, pelo mesmo motivo.

E a concessionária de que falo é essa. Eles são muito morosos e sempre alegam muitas coisas..... agora meter um medidor de KWAR/h são os primeiros.....:angry:

Postado
Buenas meus caros. A RGE, a concessionária da metade norte do RS, noutra cidade que morei, levou leves 6 anos para mudar uma rede, que era fraca, donde se lia 170Volts as 7hs da noite (e não era no fim da rede, eram 3 quadras de fim de rede)

e ainda tem lugares naquela cidade que, as 7hs da noite, ter uma lampada de 200w é ter luminosidade de 60w, pelo mesmo motivo.

E a concessionária de que falo é essa. Eles são muito morosos e sempre alegam muitas coisas..... agora meter um medidor de KWAR/h são os primeiros.....:angry:

Veja que a Resolução é de 2010. A RGE deve ter inspirado essa nova resolução, pelo mau exemplo. Meu conselho é reclamar e reclamar. O comportamento da ANEEL é bem diferente da Anatel, que se faz de cega, surda e muda para os consumidores.

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...