Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Smartphone Android, QWERTY, Camera ok, GPS, até R$1.000


Onin

Posts recomendados

Vou tentar resumir ao máximo:

Primeiramente, sei que o ideal são aparelhos "dedicados": quer uma câmera boa? compra uma... quer um GPS 'rápido' e com bateria q dure dias? compra um garminzinho... quer usar internet de forma portátil bem? pega um note com minimodem... Assim, entendo que todo smartphone q será usado um pouco pra isso, um pouco praquilo, terá seus prós e contras... mãããããããããs, estou querendo reunir tudo num trem só:cool:

Isso especialmente porque gosto de pedalar longas distâncias e fazer umas viagens de bike, e quanto menos tralha separada eu levar, melhor. Num mesmo aparelho você navega gps (e registra seus tracks), tira fotos (e vídeos!), já pode ir atualizando as fotos na rede, se comunica por mail ou face, e claro faz ligações:D. Desde q você consiga recurso de recarregar o aparelho todos os dias, acho q não vai dar dor de cabeça.

Então vamos lá:

1) Android, de preferência um mais atualizadinho (2.3?) por causa do lance dos apps e tal;

2) QWERTY porque, bem, costumo escrever muito em e-mails, fóruns e Face. NUNCA usei um teclado qwerty de celular, sempre achei q fosse muito pouco jeitoso e fosse a mesma coisa q um teclado virtual, mas por tudo q li por aí, parece q é melhor mesmo, então coloquei como requisito (mas foi um dos últimos requisitos ao qual me impus);

3) Câmera legal, porque não quero precisar carregar outra câmera especialmente em viagens;

4) Parece q todos vem com GPS, não sei se alguns funcionam melhor ou pior nesse aspecto, não cheguei a esse detalhamento nas minhas pesquisas, mas por causa da vontade de associar o uso a programas q fazem o tracking dos treinos e rotas é q limitei lá em cima no Android, por causa de ter mais opções.

5) O valor na casa dos R$1.000. De início estava pensando só até uns 600 reais, mas acho q não reúne bem tudo q eu quero e tb não quero extrapolar lá pros 1,500.

Minhas considerações:

- ainda sem reunir todos esses requisitos, de início pensei no Defy, por causa de muitos q andam de bike também usarem, alegando robustez do equipamento (a tal tela gorilla glass e o recurso "à prova-dágua") e custo-benefício. No entanto, a câmera não é das melhores, e não só por ser 5 mpixels, mas entre as de 5 mp, é das piores, se não for a pior (vi fotos comparativos no gsmarena). Assim, tirei ele da lista, pois não pretendo ter outra câmera, quero q a do celular seja a única.

- ainda buscando uma câmera boa, parece q nesse quesito nada melhor q os Nokia, especialmente o N8, não só os 12 mp contam, mas também a qualidade da lente e do flash. PORÉM, tem o lance do Symbian... menos apps e não sei se esse negócio vai pra frente. Mas tb me atrai o lance do Symbian em geral economizar mais bateria q os com Android. Dá mesmo muita diferença?

- quando depois me limitei pro teclado qwerty, aí me afastei ainda mais do N8. mas ainda fica pululando na minha zoreia.

- depois de bisbilhotar um pouco o fórum, o gsmarena e os preços em lojas, tô pendendo bastante pro Xperia Pro. Se eu tivesse que comprar hoje, acho q seria ele, mas ainda conto com sugestões dos colegas - vi q, na mesma faixa de preço, tlvz tenha Samsungs e LGs melhores, mas tlvz sem teclado e tlvz com câmera pior. Cogitei o Milestone 2, por ser pretensamente mais robusto q o Sony, o lance do gorilla glass e tal (q tb tem nos samsung?), mas aí ele peca na câmera, tb.

- outra vantagem do Xperia é q, já vindo com droid 2.3, promete atualizar até 4.0 (alguém pode me explicar se isso é realmente importante?)

- pro meu uso (acho q deu pra descrever mais ou menos: além das viagens pedalando, tem tb viagens normais, tipo quando você chega numa rodoviária e precisa encontrar alguém, aí quer procurar no e-mail aquele telefone q você não anotou, aí não quer pagar uma lanhouse só pra fazer isso... ou mesmo responder e-mails mais urgentes, longe do trabalho ou do computador... coisas assim... e poder tirar fotos e vídeos legais, sendo a única câmera... abrir uns PDFs tb não vai mal, e usar como MP3 tb); retomando: pra esse meu uso, vocês acham q esses requisitos estão ok? Deveria eu me preocupar com single core x dual core?

- e quanto ao lance da bateria não ter um consumo horroroso, isso me faria escolher outro aparelho? Lembrando q estou pendendo pro Xperia Pro.

Acho q o meu ideal seria o Xperia Pro, com a câmera do N8, e a pretensa robustez a mais do Defy!:P

Ah, mais: o preço do Sony costuma ser por volta dos mil e pouquinho, mas chega a ter preços de até 800 reais no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221106500-smartphone-xperia-pro-mk16i-1ghz-8mp-android-filma-hd-8gb-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222511950-smartphone-xperia-pro-mk16i-1ghz-8mp-android-gps-720p-wi-fi-_JM

O primeiro vendedor tinha um outro anúncio do mesmo celular, com muitas vendas... não parece ser fria. o q acham?

Ah, mais uma coisa: se eu decidir não me limitar a Android, parece q uma opção melhor q o Nokia N8 (no meu caso) seria o E7. A câmera tb é 8 mp, mas tlvz seja melhor, com flash melhor (dual led). A bateria também dura mais, a tela é gorilla glass e, sendo amoled, parece q é melhor de visualizar do q a tela do Xperia, não? No gsmarena fala q o sistema é symbian 3 a ser atualizado pro Belle. É importante isso? Ficaria muito pra trás em relação ao Android? Parece q ele perde pro Xperia pro em CPU (680 MHZ x 1GHZ) e RAM. AAAH, ele não tem entrada pra cartão de memória, só tem memória interna (de 16 GB!). Isso seria crítico? Acho q sim. Bem, acabei de ler no gsmarena umas críticas sérias ao E7, acho q está fora de questão, parece q a câmera não é tão boa (fixed focus), você não pode trocar a bateria, enfim, voltamos à estaca zero!

Vou encerrar minha postagem antes q fique ainda mais confusa!:wacko:

Agradeço antecipadamente aos q me auxiliarem.;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No seu caso, eu acho que o Xperia Pro serve perfeitamente sim. Mas vamos aos pontos.

Entre o Android 2.1, 2.2 e 2.3 (e suas pequenas variações) a diferença não chega a ser gritante e normalmente os apps são todos compatíveis, um único quesito importante que foi implantado no 2.2 é de mover aplicativos para o cartão de memória, que é bem útil na maioria dos aparelhos que tem memória interna pequena (caso do Xperia).

Bateria é um ponto que o Android peca mesmo, e vejo relatos de maior duração no N8. Mas, se você precisa de um teclado então não tem outra opção. Eu não acho que o Symbian seja tão ruim no quesito aplicativos, mas infelizmente não se desenvolve tanto para ele e o número de apps é bem inferior ao Android e iOS.

A atualização para o Android 4.0, oficial ou não oficialmente, é importante porque promete várias mudanças, prometem boas mudanças. Mas também é possível conseguir instalar de forma não oficial em diversos aparelhos, desde que contem com desenvolvedores para isso. As versões não oficiais tendem a não ser tão estáveis (mas vão ficando com o tempo), mas melhoram razoavelmente o desempenho.

O problema da bateria tem algumas soluções, você pode usar vários programas que ajudam a prolongar a vida útil, pode comprar uma outra bateria e leva-la caso seja necessário também.

No seu caso ficaria com o PRO, é um ótimo aparelho e o teclado deve ajudar bastante na digitação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mikael, obrigadíssimo pelo retorno. fiz as pesquisas de forma meio desorganizada, mas pelo jeito tinha dado certo, mesmo eu sendo meio ignorante no assunto!

depois q eu estiver com o celular em mãos, procurarei por essa história dos programas q ajudam a otimizar o consumo da bateria. a ideia (possivelmente boa) de levar uma bateria a mais nem tinha passado pela minha cabeça (aliás uma das críticas dum review do gsmarena sobre o Xperia Pro é q Battery cover is a hassle to open. tomara q não seja tanto, caso eu precise mexer.)

obrigado também pelas explicações sobre os sistemas. restaram mais algumas dúvidas, colocarei só a q pode me preocupar mais na hora da compra:

a) comprar um xperia pro aqui em nossas lojas (físicas ou virtuais) significa comprar SEMPRE o mesmo aparelho? tipo, só tem UM xperia pro, com cores diferentes, apenas, ou tem xperia "antigos" com android 2.1 em vez do 2.3 e outras mudanças? q nem tem o defy e o defy +... pergunto isso porque no gsmarena só tem uma especificação, mas achei anúncios como estes:

http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Celulares-Telefones/Celular-Desbloqueado/Celular-Sony-Ericsson/Sony-Ericsson/Celular-XperiaPro-MK16a-Android-21-3G-Wi-Fi-GPS-Camera-50MP-MP3-Cartao-8GB-Sony-Ericsson/44-491-499-112153

não parece ser o mini (ou parece?). esse produto existe assim ou será q está errado o anúncio?

de qualquer forma, vou tentar fazer uma busca nas lojas físicas aqui da cidade, tlvz compense pagar um pouco mais caro para ter o 'vendedor' a poucos quilômetros, em caso de dar algum pepino e ter q acionar algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, hoje saí pra dar uma olhada na cidade (além de várias lojas tim, oi, claro e vivo, rodei por magazine luiza, ponto frio, ricardo eletro, casas bahia e outros pontos de venda de aparelhos) e senti uma dificuldade grande de encontrar o Xperia Pro. Não achei nenhum!:( Acho q preciso de uma segunda opção. Em geral, os Sony Ericsson são bem raros. O Mini e o Mini Pro até achei mais, e cheguei a encontrar Arc, Neo e Play... mas não o Pro. Se eu quisesse comprar qualquer samsung, podia comprar em qualquer loja. IPhone também não foi difícil de achar. Mas Sony é difícil, na verdade já tinha percebido isso pela internet, é só ver a quantidade de anúncios do Mini Pro, e a falta de anúncios do Pro (além do excesso de samsungs...)

O lance é q surgiu uma viagem pra eu fazer daqui a poucos dias (quinta ou sexta), na qual o smart seria pra lá de útil e até essencial, só q pra comprar pela internet (tem o Pro em várias lojas: extra, ponto frio, americanas, walmart, saraiva...) o prazo pra entrega costuma ser no mínimo de 6 dias. Cheguei a simular fretes pra BH, onde poderia mandar entregar e pegar antes de viajar, mas no máximo reduz pra 4 dias, q pode não ser suficiente.

No mercado livre há opções de vendedores q poderiam mandar por sedex, o q agilizaria, mas eu estava querendo evitar comprar via ML.

Assim, acho q minha solução seria procurar em lojas físicas em BH nos próximos dias. Não vou ter muito tempo, e tenho receio de também não encontrar facilmente o Sony Xperia Pro. Por isso, acho q tenho q ter no mínimo uma segunda opção, na qual eu não saísse perdendo muito. Sei q pode estar numa faixa um pouco acima, e também não é o celular mais encontrado na paróquia, mas dei uma olhada e acho q, pra esse meu caso (android, camera melhorzinha e qwerty, valor perto dos R$1.000) seria o Milestone 3.

O comparativo no gsmarena:

http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=3779&idPhone2=4349

No milestone 3 eu ganharia no dual core, na tela maior, maior memória interna, gravação de vídeos hd 1080p, e nesse negócio aqui q não sei o q é:D (Pro: HSDPA, 7.2 Mbps; Milestone: HSDPA 14.4 Mbps), tlvz a tela seja mais resistente, tb. Não sei se ela é mais visível do q a do Sony. Acho q eu "perderia" pouca coisa optando pelo Milestone ao invés do pro, só q o receio é q, entre elas, resida a duração da bateria. Parece q pode ser crítico isso no Motorola. É fato?

Alguma crítica séria ao Milestone 3? Será q teria outras opções? Hje cheguei a achar um milestone 2 mas, se for pra ficar com uma câmera 5mp ruim, prefiro economizar e pegar o defy, perdendo o teclado qwerty, ou gastar parecido pra pegar um galaxy s ou s2, ficando um aparelho ótimo, mas tb sem teclado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você pesquisou muito bem.

Na verdade nem tem muito mais o que falar.

Mas caso você chegue a cogitar por m Defy ou SGS, eu prefiro o Xperia Neo.

O Xperia Pro seria a opção que mais se encaixa pra você mesmo.

O Milestone 3 chega perto, mas peca na câmera e na bateria, mas deve ter ROMs pro Milestone 3 sem as porcarias da motorola que melhoram o desempenho do aparelho.

Sinceramente acho que single core ou dual core não vai fazer diferença pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!