Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Painel Controlador , Chaveador [Help]


eCKaos

Posts recomendados

Bom Pessoal, Queria pedir a ajuda de vocês para fazer um painel controlador com placa universal.

Bom é para ligar e delisgar 2 fans de 120mm. Uma chave para cada um + 1 potenciometro para cada um, de modo que posssa escolher entre 2 velocidades.

Tambem neste painel queria colocar duas chaves para uns circuitos de leds que tenho dentro do Case, para ligar e desligar.

Só isso pessoal. quem tiver um esquema de circuito ou pense num possivel . nao duvide em postar sua ideia, que sera aceita com muito agradecimento.

Deste modo Pretendo Organizar os items na frente do painel.

painel_controlador_chaveador_by_xxganstaxx-d4pl3cx.jpg

Sou leigo no assunto mas com uma pesquisa que fiz cheguei neste esquema de circuito,

para poder mudar a velocidade do fan com um potenciometro de 10K + um CI.

- Se estiver alguma coisa errada neste esquema ou estiver certo peço vossa opinião.

esquema_controlador_de_velocidades_by_xxganstaxx-d4pp4sp.jpg

E está é só uma parte, já que se o esquema estiver certo eu adicionarei uma chave para ligar e desligar o Fan. E em que lugar deveria colocar a chave, Depois do CI ou Antes?

Bom, o Fan é de +12V e eu colocarei o esquema de cima para 2 FANS. Mais uma chave para controlar um circuito de leds paralelo. Como o Seguinte:

controler_fan_by_xxganstaxx-d4pp4fz.jpg

Acontece que estes 4 LEDS azuis que tenho em circuito paralelo, cada um consome 4.5V, de alto brilho.

Repetindo, sou leigo no assunto posso estar falando bobagem.

- Mas será que por ter 4 leds de 4.5v c/. o total de consumo seria de +18V?

. Atualmente eu testei o circuito com 12V. e para mim ilumina muito bem. Inclusive o Led não esquenta, mas se eu deixar o dedo encostado um tempinho ele começa esquentar.Normal?

http://imageshack.us/photo/my-images/26/4led037.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/26/4led037.jpg/

- Dai como quero fazer todo isso em um unico controlador. Queria saber se com um unico molex consegue alimentar estes 3 items citados, sendo que a quarta CHAVE on/off (1° imagem) utilizarei no futuro para controlar + 1 circuito de leds.

- Se nao for assim, terei que alimentar todos os items com 3 molex?

Sendo:

12v > 1° fan

12v > 2° fan

12v > 1° Circuito de leds

5+5+5v = 15V > Circuito de leds (Alto Brilho) de +18v.

Bom obrigado, aguardo respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só como dica te digo para evitar ligar led's assim diretamente, 4 deles em série, ligados direto nos 12 Volts. Led's devem ter sua corrente sabida, determinada e principalmente regulada, geralmente em 20 mA. Se colocares em série, com três led's e não 4, um resistor, vais poder ajustar a corrente nesses 20 mA

A conta é simples. Se estás usando reistor de 3,2 Volts, 3 deles vão somar 9,6 Volts. A diferença dai para os 12 Volts, ficará sobre o resistor, que segundo a lei de ohm, deverá ter seu valor em R= (12-9,6) / 0,02 = 2,4/0,02 = 120 ohms..

O valor do resistor pode ser calculado por essas calculadoras de resistor para led que tem na Internet:

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.2,20,3,0〈=pt-BR

Se seus led's tem diferente tensão, aqueles 4,5 por exemplo, refaça os cálculos mas sempre deixando uma tensão residual sobre o resistor..

Para led de 4,5 Volts colocaria no máximo dois deles em série, mais um resistor.

Calcule o valor do resistor lá naquela calculadora

Se quiseres colocar muitos led's não tem problema, coloque-os em paralelo, tantos conjuntos quantos queira, mas sempre o conjunto de dois led's mais o resistor

E repare bem que esses seus leds não devem ser de 4,5 Volts não, se fossem nem acenderiam.. Devem ser azuis de 3,3 Volts.

Olhe essa tabela para referência, e meça a tensão, se tiveres um multímetro, sobre o led.

Tabeladatensodeledxcordoled.jpg

Para saber de que tensão é um led, ligue um deles somente, em série com um resistor de 470 ohms, em 12 Volts e meça a tensão sobre o led..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!