Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Painel Controlador , Chaveador [Help]


eCKaos

Posts recomendados

Bom Pessoal, Queria pedir a ajuda de vocês para fazer um painel controlador com placa universal.

Bom é para ligar e delisgar 2 fans de 120mm. Uma chave para cada um + 1 potenciometro para cada um, de modo que posssa escolher entre 2 velocidades.

Tambem neste painel queria colocar duas chaves para uns circuitos de leds que tenho dentro do Case, para ligar e desligar.

Só isso pessoal. quem tiver um esquema de circuito ou pense num possivel . nao duvide em postar sua ideia, que sera aceita com muito agradecimento.

Deste modo Pretendo Organizar os items na frente do painel.

painel_controlador_chaveador_by_xxganstaxx-d4pl3cx.jpg

Sou leigo no assunto mas com uma pesquisa que fiz cheguei neste esquema de circuito,

para poder mudar a velocidade do fan com um potenciometro de 10K + um CI.

- Se estiver alguma coisa errada neste esquema ou estiver certo peço vossa opinião.

esquema_controlador_de_velocidades_by_xxganstaxx-d4pp4sp.jpg

E está é só uma parte, já que se o esquema estiver certo eu adicionarei uma chave para ligar e desligar o Fan. E em que lugar deveria colocar a chave, Depois do CI ou Antes?

Bom, o Fan é de +12V e eu colocarei o esquema de cima para 2 FANS. Mais uma chave para controlar um circuito de leds paralelo. Como o Seguinte:

controler_fan_by_xxganstaxx-d4pp4fz.jpg

Acontece que estes 4 LEDS azuis que tenho em circuito paralelo, cada um consome 4.5V, de alto brilho.

Repetindo, sou leigo no assunto posso estar falando bobagem.

- Mas será que por ter 4 leds de 4.5v c/. o total de consumo seria de +18V?

. Atualmente eu testei o circuito com 12V. e para mim ilumina muito bem. Inclusive o Led não esquenta, mas se eu deixar o dedo encostado um tempinho ele começa esquentar.Normal?

http://imageshack.us/photo/my-images/26/4led037.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/26/4led037.jpg/