Ir ao conteúdo

Coolermaster V8 e Phenom II x6 1100T

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal.

Uma semana atras comprei um Coolermaster V8 porque o cooler stock do meu 1100t parecia uma turbina de avião... E as temperaturas não me deixavam nem pensar em overclock...

Resumindo temos 4 opções:

1) o 1100t é um discípulo dos prescotts

2) o cooler stock da AMD com 2 Heatpipes é o demônio

3) Tem alguma coisa extremamente errada

4) o Coolermaster V8 é uma "farsa".

A princípio pensei que tinha passado muita AS5... Realmente tinha, porque agora melhorou 2º mas continua vergonhoso... Gastei meia seringa de AS5 fazendo testes de aplicação até encontrar a melhor forma de aplicar... (Que por sinal não foi a catotinha no centro... como o v8 é parafusado, não é firmado uniformemente aí ela espalha mais pra um lado do que outro...

Estou putamente decepcionado.

As únicas coisas dele superiores ao stock da AMD é o silencio e com certeza o peso também...

As minhas temperaturas a clock stock são as seguintes:

1100T + Cooler Stock

CPU: 38 Idle/48 Full

Cores: 38 Idle/42 Full

1100T + V8 Coolermaster

CPU: 36 Idle/46 Full

Cores: 34 Idle/43 Full

Temps over 4.0GHz 1.375 vCore:

1100T + Cooler Stock, nem testei. Me pareceu Absurdo... o Cooler nos 3.3 parecia uma turbina de avião a 6k rpm...

1100T + V8 Coolermaster

CPU: 38 Idle/64 Full (após 1 hora de prime95)

Cores: 38 Idle/55 Full

Tirei as medições usando o SpeedFan.

Outra observação, sempre na primeira vez que ligo o pc em algumas horas depois de desligado, a BIOS me da aviso de CPU FAN Error... Mas daí é só reiniciar e fica ok...

Por favor me deem uma luz... a configuração do PC é essa:

MB Crosshair V Formula

CPU Phenom 2 x6 1100t

GPU HIS ATI Radeon HD6970

PSU Corsair GS800

Cooler Coolermaster V8 + AS5

RAM Corsair Dominator 1600 2x4GB

HDD 2x Western Caviar Black 7200RPM Sata III 1TB (Raid 0)

Gabinete Coolermaster Storm Sniper AMD Edition (Tem um ótimo fluxo de ar, do min pro max das ventoinhas dele faz diferença de 12º)

o que ja tentei solucionar:

1) Aplicação de pasta térmica

2) Pressão do cooler sobre o CPU (Apertando ou afrouxando)

Obrigado pela atenção pessoal...

Att

Glaucio Scapinelli

uma pequena atualização sobre os testes com o Prime95:

Nas iterações de valores pequenos como as lucas-lehmer de 10k e 8k o processador torra em 64º Cpu/55º núcleos, nas de valores grandes 1100K, 896K ele fica mais tranquilo em 59 Cpu/50 núcleos...

Qual dessas duas coisas se aplicam melhor a vida real? Imagino que essas coisas de valores grandes...

Postado

Primeiramente, primeiro post grande que leio até o fim D; Cansei. auhahauuhaauh

Enfim, sem muita explicação, o V8 é uma porcaria mesmo, só tem tamanho...

Esperou as 200h de maturação da AS5??

Caso sim:

Mesmo sem saber sua temperatura ambiente, diria que está quase normal, talvez uns 5°c acima, me baseando numa ambiente de 25 a 30°.

Teste uma MX-4 e como mencionou do cooler parafusado, tente fazer pressão uniforme, tipo rodar milímetros cada parafuso num sentido único afim de obrigar ele espalhar a pasta corretamente. Isso possivelmente, chances de 80% de conseguir essa diferença que falta.

Sem mais, tirando isso, é temperatura média normal entre os users do v8 e mesma linha de processadores. Só pegando pasta melhor pra mudar.

Caso Não:

Aguarde ela maturar e ai sim teste novamente!!!!!

Postado

Então cara, tenho o mesmo processador que voce e enfim, achei suas temps muito boas... a nao ser que voce more num local bem frio (o que nao brasil acho difícil :D), aqui onde eu moro, a temperatura ambiente de dia chega a uns 38º, e meu x6 tá ficando a 40~41º em idle, e a noite que a temperatura ambiente cai para uns 25º, ele fica a 34~35º

O meu cooler como está escrito na assinatura é um n620, o que eu pude notar foi o seguinte... as diferenças de temperaturas em idle comparadas com o cooler box foram insignificantes, 1~2º no maximo, igual seu caso.

Mas na hora que o processador é exigido que a verdade vem a tona. Com o cooler box, fiz os testes com o prime95, e em poucos minutos o processador ja estava em 70º, cancelei o teste pois nao achei seguro continuar, e isto foi em questao de 20 minutos...

Já com o n620 ele segurou o processador em 55º e ali ficou durando 24 horas... chegando na parte da noite a ficar em 48~50º...

Resumo da opera: a nao ser que onde voce more as temperaturas ambiente sejam de 10º, seu processador tá é muito frio, se o meu ficasse sempre em 48º full, ficaria feliz :lol:

Entendo sua frustração com o v8, a diferença entre ele e box foi cômica para nao dizer outra coisa, mas tenha paciencia, faça seu over e veja se ele vai segurar... nao ultrapassando os 62º que a AMD diz ser o seguro, nao tem porque esquentar a cabeça com isso, afinal se montou um pc desses é porque tem dinheiro, então garanto que antes do seu processador estragar porque teve a vida util diminuida pelas altas temperaturas, voce ja vai ter trocado umas 2x de computador... ;)

PS: que inveja de sua 6970 (_( hahaha

Postado
Primeiramente, primeiro post grande que leio até o fim D; Cansei. auhahauuhaauh

Hahaha, quando terminei o post, primeira coisa que pensei foi "Putz que gigante, ninguém vai ler."

Caso Não:

Aguarde ela maturar e ai sim teste novamente!!!!!

Fiz os testes de aplicação da AS5 ontem mesmo... Então ainda to esperando as 200h de cura.

O CPU Fan error imagino que seja por ele ser meio "lento" pra chegar nas 2100RPM maximas... E a minha placa mãe tem uns esquema tenso de monitoramento que está setado em "Extreme"... Imagino que seja isso...

Então cara, tenho o mesmo processador que voce e enfim, achei suas temps muito boas... a nao ser que voce more num local bem frio (o que nao brasil acho difícil :D), aqui onde eu moro, a temperatura ambiente de dia chega a uns 38º, e meu x6 tá ficando a 40~41º em idle, e a noite que a temperatura ambiente cai para uns 25º, ele fica a 34~35º

O meu cooler como está escrito na assinatura é um n620, o que eu pude notar foi o seguinte... as diferenças de temperaturas em idle comparadas com o cooler box foram insignificantes, 1~2º no maximo, igual seu caso.

Mas na hora que o processador é exigido que a verdade vem a tona. Com o cooler box, fiz os testes com o prime95, e em poucos minutos o processador ja estava em 70º, cancelei o teste pois nao achei seguro continuar, e isto foi em questao de 20 minutos...

Já com o n620 ele segurou o processador em 55º e ali ficou durando 24 horas... chegando na parte da noite a ficar em 48~50º...

Resumo da opera: a nao ser que onde voce more as temperaturas ambiente sejam de 10º, seu processador tá é muito frio, se o meu ficasse sempre em 48º full, ficaria feliz :lol:

Entendo sua frustração com o v8, a diferença entre ele e box foi cômica para nao dizer outra coisa, mas tenha paciencia, faça seu over e veja se ele vai segurar... nao ultrapassando os 62º que a AMD diz ser o seguro, nao tem porque esquentar a cabeça com isso, afinal se montou um pc desses é porque tem dinheiro, então garanto que antes do seu processador estragar porque teve a vida util diminuida pelas altas temperaturas, voce ja vai ter trocado umas 2x de computador... ;)

PS: que inveja de sua 6970 (_( hahaha

Hahaha, na verdade não tenho tanto dinheiro assim, só sou meio ******* mesmo HAHAHA, economizei por 1 ano e meio quase... no total deve ter ido uns bons salários integrais....

Realmente, a 6970 é minha "menina dos olhos"...

Assim, moro em SC especificamente em Videira, aqui as temperaturas no verão podem chegar a 35º, mas a média é uns 30º(Isso é um chute hahaha)

No inverno a coisa é boa... Pode chegar a -5º e a média são uns perfeitos 12º

Cara o **** é que em reviews de muitos sites o V8 se sai muito bem... Aí pelo meu gabinete ser Coolermaster e também porque o V8 é super estiloso optei por ele...

Não tinha muito dinheiro pra um liquido decente...

E sobre as temperaturas... Ontem gastei umas 8 horas no Skyrim(instalei e comecei jogar... que porcaria viciante... comecei as 22h parei as 6h quando tocou meu dispertador pro trabalho AHAHAHA ainda bem que é feriado.)

Definições todas no máximo, AAx8 AFx16 Com todo tipo possível de reflexão na agua... Rodou perfeitamente. Enquanto jogava deixei o Speedfan monitorando as temps...

a 6970 teve pico de até 90º

Mas o CPU mesmo em over de 4.0GHz não passou de 46º e 44º nos Cores...

Isso me deixou uma duvida... Provavelmente eu consiga chegar nos 4.2/4.3 que quero... Mas se for rodar o prime vai torrar... Nos jogos se manter essa média vai ficar uns 20º abaixo do prime...

Eu tava pensando em desativar uns 2 núcleos pra dar mais espaço pro over nos outros 4, já que os jogos não sabem aproveitar vários núcleos mesmo.

Mas, se é o que entendi, o V8 não vale nada mesmo.

Se alguém tem um V8 que funcione igual nas reviews, por favor me conte a mágica! hahaha

MUITO GRATO PELA ATENÇÃO DE TODOS!(vocês 2 no caso hahaha)

Att

Glaucio Scapinelli

Postado

Bom meu amigo... suas temperaturas ambientes sao de 30º pelo que voce disse, então tá tranquilo ao meu ver, o n620 que eu tenho tambem se saiu muito melhor nos reviews e eu fiquei meio chateado, e triste...

Mas eis que me atentei a um detalhe bem forte, a temperatura ambiente, por exemplo: no teste do Clube do Hardware ele obteu até 4~5º melhores que o meu, mas um detalhe que eu deixei passar despercebido foi que nos testes deles a temp ambiente estava em 20º e aqui na minha cidade como eu disse chega a 38º, logo seria meio sem noção da minha parte comparar os resultados, e cheguei a conclusao que sim o cooler tá tendo um bom desesmpenho, agora mesmo, temp ambiente a 33º e o processador está em 39º.

Tenha calma e cabeça, pois senao vai viciar nesse jogo ai hahaha

PS: SIM, eu falo demais. :D

Postado
Bom meu amigo... suas temperaturas ambientes sao de 30º pelo que voce disse, então tá tranquilo ao meu ver, o n620 que eu tenho tambem se saiu muito melhor nos reviews e eu fiquei meio chateado, e triste...

Mas eis que me atentei a um detalhe bem forte, a temperatura ambiente, por exemplo: no teste do Clube do Hardware ele obteu até 4~5º melhores que o meu, mas um detalhe que eu deixei passar despercebido foi que nos testes deles a temp ambiente estava em 20º e aqui na minha cidade como eu disse chega a 38º, logo seria meio sem noção da minha parte comparar os resultados, e cheguei a conclusao que sim o cooler tá tendo um bom desesmpenho, agora mesmo, temp ambiente a 33º e o processador está em 39º.

Tenha calma e cabeça, pois senao vai viciar nesse jogo ai hahaha

PS: SIM, eu falo demais. :D

Concordo que fala demais! hauhauhauhaa

Mas está certo! :joia:

Postado

Esses testes de coolers sempre são com processadores Intel, talvez os intel tenha melhor dissipação, mas me parece sem noção isso... hahaha.

o Jeito é esperar as 200h de cura pra ver se muda... no ritmo que to indo, umas 3h por noite, vai uns 3 meses e meio hahaha...

Acho que vou dechar o pc ligado quando for pro trabalho, aí desligo durante a tarde, ligo durante a noite enquanto estiver na facul...

Só assim pra acelerar isso...

Sobre o Skyrim... pedir pra não viciar já é tarde de +...

hahahaha

Vocês sabem de algum programa pra testar estabilidade que chegue mais próximo da realidade?

o Prime95 stressa o cpu umas 15x+ do que qualquer coisa que eu venha a fazer...

Postado
Esses testes de coolers sempre são com processadores Intel, talvez os intel tenha melhor dissipação, mas me parece sem noção isso... hahaha.

o Jeito é esperar as 200h de cura pra ver se muda... no ritmo que to indo, umas 3h por noite, vai uns 3 meses e meio hahaha...

Acho que vou dechar o pc ligado quando for pro trabalho, aí desligo durante a tarde, ligo durante a noite enquanto estiver na facul...

Só assim pra acelerar isso...

Sobre o Skyrim... pedir pra não viciar já é tarde de +...

hahahaha

Vocês sabem de algum programa pra testar estabilidade que chegue mais próximo da realidade?

o Prime95 stressa o cpu umas 15x+ do que qualquer coisa que eu venha a fazer...

Rapaz, nem ideia, se descobrir um me avise, seria interessante testar o pc com algum programa que simule realmente o que um usuário comum faria... :D

Postado

Cara eu até to começando gostar do V8...

EU vi que eu podia ter um melhor desempenho com um Corsair H70, que custa R$100 a menos... Mas o barulho seria o dobro.

Pesquisando outros coolers a ar, também vi que dificilmente são abaixo de 30dBA...

Meu V8 não passa de 20dBA... Por esse motivo acho que vou perdoar ele :P

Mas ainda estou esperando dar as 200h de cura da AS5...

Problema é quando der a cura vai tar uns 10º a menos na temp ambiente... vai me prejudicar na comparação com as temps de agora

Postado
Sobre o tempo de cura:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Marco-2011/2192/6

E mesmo que com a AS5 melhore, não espere algo mais do que 1 ou 2°C

AS5 não está no teste...

E como disse, ela pode mudar de 3 a 7° em media após esse periodo estipulado pelo fabricante.

Não adianta tirar conclusões precipitadas só porque o CdH tem nome. Sempre me baseio em uso pessoal e de outros users, pois não se compara seu dia a dia com um teste de laboratório.

Postado
Fernando, qual pasta você usou no seu N620?

Eu nem abri a pasta da coolermaster que veio junto... se você usou ela, ela é boa?

opa, eu usei a artic silver 5 no n620, mas tive a oportunidade de testar a pasta que veio junto com ele em outos processadores e posso dizer que é aceitável sim, nao é a melhor, mas longe de ser a pior tambem.... é uma pasta mediana. ^^

Postado
pretendo comprar um termometro pra fazer medições da temp ambiente e deixar o negócio mais preciso...

Meu amigo, o que posso dizer é que esse tempo de maturação parece que existe mesmo... a alguns dias fez 1 mes que eu tinha aplicado a AS 5, e no começo com temps ambiente de 30-35º ele ficava em 38-41º o que até me frustrava né, agora depois de algum tempo que eu estou usando, com as mesmas temps ambiente estou obtendo temperaturas de 35-38º, foi uma melhora de apenas 3º, MAAAS eu urrei aqui no pc, nao sei se isso se deve a maturação da artic silver 5, mas eu acredito que sim, pois de lá pra cá, nada mudou. :D

Postado

Vou shipar uma MX-4, vi num fórum da coolermaster um cara reclamando que as5 não funcionava direito com o V8... Isso não tem fundamento nenhum. Mas o que é um peido pra quem tá ******?

Eu pretendia no fim do ano shipar um H80 também ou um H100, acho que vou de H80... também pretendo pegar um FX8xxx e umas Dominator GT2133GHz... Então vou ficar de boa sem OC até dezembro... Ou não HAUSHUASHUASHUAS

To brincando com OC ainda, hoje estabilizei 3.9GHz com vCore de fábrica (1.32v)

17h rodando prime sem falhas... Temp maxima 51º nos núcleos...

Deixei só 17h porque não tive saco pra esperar mais. xD

Postado
Vou shipar uma MX-4, vi num fórum da coolermaster um cara reclamando que as5 não funcionava direito com o V8... Isso não tem fundamento nenhum. Mas o que é um peido pra quem tá ******?

Eu pretendia no fim do ano shipar um H80 também ou um H100, acho que vou de H80... também pretendo pegar um FX8xxx e umas Dominator GT2133GHz... Então vou ficar de boa sem OC até dezembro... Ou não HAUSHUASHUASHUAS

To brincando com OC ainda, hoje estabilizei 3.9GHz com vCore de fábrica (1.32v)

17h rodando prime sem falhas... Temp maxima 51º nos núcleos...

Deixei só 17h porque não tive saco pra esperar mais. xD

Relaxa cara, eu sinceramente acho suas temperaturas otimas, mas eu sei como é, sempre querems menos e menos, parece algo viciante :mellow:

Eu mesmo, vejo ele a 35º ja fico aqui todo "ai meu deus, tá muito alto..."

nós somos uns neuróticos, essa que é a verdade, daqui uns dias estarei comprando um frigobar para deixar o pc lá dentro, hahaha:lol:

e claro, se tiver grana pra um h80, e deixar um v8 parado, porque nao né... :D

Postado

vish....

lendo o tópico quase todo, acho então q eu sou dodoi... meu Phenom II X6 1100T tá com over para 4.0Ghz e 1.4V no VCore e funcionando em full no Prime95 a uns 73 a 75 Graus C e jogando Skyrim da vida, quando junta o calor de 2 6950, vai para uns 80 graus.... e pra mim tá oks.... xaxax :D

agora... esses resultados foram quando usava o PC ao lado de uma janela no meu antigo AP... detalhe que o apartamento era localizado em uma posição "poente", ou seja, o sol a tarde era todo na lateral do gabinete... mesmo durante a noite a parede ficava iradiando calor.... :P

uso como cooler o CoolerMaster Hyper 212+ e o PC está em gabinete Full Tower que conta com 3 ventiladores de 23cm e mais 2 de 12cm

Postado
vish....

lendo o tópico quase todo, acho então q eu sou dodoi... meu Phenom II X6 1100T tá com over para 4.0Ghz e 1.4V no VCore e funcionando em full no Prime95 a uns 73 a 75 Graus C e jogando Skyrim da vida, quando junta o calor de 2 6950, vai para uns 80 graus.... e pra mim tá oks.... xaxax :D

agora... esses resultados foram quando usava o PC ao lado de uma janela no meu antigo AP... detalhe que o apartamento era localizado em uma posição "poente", ou seja, o sol a tarde era todo na lateral do gabinete... mesmo durante a noite a parede ficava iradiando calor.... :P

uso como cooler o CoolerMaster Hyper 212+ e o PC está em gabinete Full Tower que conta com 3 ventiladores de 23cm e mais 2 de 12cm

Quais as temperaturas no núcleo?

Postado
Quais as temperaturas no núcleo?

já faz tempo que fiz essa medição... mas se nao me engano, usando o HWMonitor, olhei as temperaturas medidas só nos núcleos mesmo... nao lembro de ter reparado na leitura do sensor da placa-mãe...

Postado
já faz tempo que fiz essa medição... mas se nao me engano, usando o HWMonitor, olhei as temperaturas medidas só nos núcleos mesmo... nao lembro de ter reparado na leitura do sensor da placa-mãe...

a AMD diz que a temperatura máxima para os núcleos é 62º :huh:

Postado
a AMD diz que a temperatura máxima para os núcleos é 62º :huh:

é... já ví isso...

mas a AMD tumblr_m04a8xejM41rpnm9no1_500.gif

não pude resistir... :D

já tem alguns meses q coloquei esse over no PC... funcionou... aí fiquei com preguiça de tentar ajustar mais... tudo bem q quando estou jogando, quando soma-se o calor das pl de video mais o processador, meu quarto fica parecendo uma sauna... mas fora o desconforto do calor ambiente o PC tá funcioando... então...... :P

agora... lembro que na época fiquei até impressionado com a diferença de temperatura q um overclock causa... pois antes disso, executei os mesmos testes do Prime95 com o processador em Stock e lembro que as temperaturas eram normais mesmo, na casa dos 45 a 50 graus C em full, não passava disso.... foi só subir o clock pra temperatura chegar nos 73 a 80 graus C... :eek:

Postado

Bom, hoje está aproximadamente 20º ou menos ainda não consegui encontrar um termometro pra comprar UHASUHAshuAsuhAs...

Temp 3.3GHz & 1.32 vCore(Stock) => Full 41º(cores)

Temp 3.9GHz & 1.32 vCore(Máximo que consegui sem alterar vCore) => Full 47º(cores)

Quero tacar uns 4.2/4.3Ghz e ver no que que dá.

Enquanto faço isso, uma musiquinha pra curtirem

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!