Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC nao liga em casa e liga em outros lugares (fonte?modulo isolador?)


rxdan

Posts recomendados

Oi galera,

Estou com um problema que está me irritando muito esses dias. Ha uma semana mais ou menos meu PC (da assinatura) não liga de jeito nenhum aqui em casa. Fiz teste em todos os componentes, troquei a bateria da placa-mãe, e nada. Cheguei até a testar a placa do botão Power. Tenho um módulo isolador, e no começo do ano ele começou a ficar fazendo "piiiiii" bem baixinho (nao sei se tem a ver). Dei o pc pro meu tio testar no suporte onde ele trabalha e lá ligou normal todas as vezes que o pc foi testado.

Peguei o PC de volta hoje e assim que coloquei o cabo de alimentação, a fonte(400W reais) estourou com faísca, mas sem cheiro de queimado. Mas o led da placa-mãe nao acendeu mais. Testei com outra fonte antiga, e o led acendeu, mas o PC continuou sem ligar, e isso foi com outro estabilizador, nao foi no módulo. Simplesmente não dá sinal de vida.

O que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acredito que essa sua fonte possa estar setada, com a chave seletora, para 220 Volts.

Ai, liga na tomada direto, funciona, pois ai deve ser 220 Volts , correto???

Liga no estabilizador ou no módulo isolador, que desastradamente faz o desfavor de reduzir para 110, ai não funciona, pois larga 110 em uma fonte que pede 220 Volts...

Checa ai e nos diz....

Aposto todas as minhas fichas que é essa babada do operador...

Vê se compra uma fonte decente, com PFC ativo, e desiste de usar estabilizador e módulo isolador..

Mas por enquanto liga o PC direto na tomada que vai funcionar numa boa (de qualquer modo confira a questão da chave seletira antes de ligar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte que queimou estava setada para 110v e sempre funcionou. Com o teste do meu tio, tenho quase certeza de que ele nem tocou na chave e o pc ligou normal, como disse antes. A fonte que substituí, apesar de não ser real, é a anterior desse pc e sempre funcionou também a 110v no módulo.

Ligar na tomada foi a unica sugestão que nao fiz ainda, to criando coragem...rs porque como eu disse a energia lá é loucona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que essa sua fonte possa estar setada, com a chave seletora, para 220 Volts.

Ai, liga na tomada direto, funciona, pois ai deve ser 220 Volts , correto???

Liga no estabilizador ou no módulo isolador, que desastradamente faz o desfavor de reduzir para 110, ai não funciona, pois larga 110 em uma fonte que pede 220 Volts...

Checa ai e nos diz....

Aposto todas as minhas fichas que é essa babada do operador...

Vê se compra uma fonte decente, com PFC ativo, e desiste de usar estabilizador e módulo isolador..

Mas por enquanto liga o PC direto na tomada que vai funcionar numa boa (de qualquer modo confira a questão da chave seletira antes de ligar)

Eu tenho uma fonte Termaltake pure power 430W. de acordo com os testes do CdH https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1220 ele não tem PFC. da pra você me explicar direito o que é PFC? se possivel de forma simples, e eu to querendo tirar meu estabilizador e por ele na tomada direto. então. tava procurando um filtro de linha bom dei uma olhada nos topicos você aconselhou um de 98R$ para tensão de 220v. existe um mais barato?. é aconselhavel eu ligar direto meu pc na tomada?

e ultima e pergunta que eu tenho mais medo. aqui em casa a rede eletrica só tem 1 linha FASE, então tem 2 ar-condicionados q ficam ligados na mesma linha que as tomadas demais da casa(geladeira tv etc.) as quedas de energia são frequentes não muito fortes se estabiliza rápido. deves enquando da umas fortes, então esse meu grande medo. só a fonte segura essas quedas? não é mais fácil passar corrente e acabar queimando as peças não?. amanhã to saindo pra comprar 1 varão de cobre de 1.2 ou é 1.6 metros para ligar SÓ o PC ta bom o tamanho? ou pra ligar só o pc precisa de uma maior?

poderia me falar as exigencias de um filtro de linha bom? para eu conseguir axar mais fácil por aqui as boas? porque é difícil axar as que você aconselha exatamente o mesmo modelo aqui. ai sabendo as funções que ela deve ter pra ser boa ajuda para axar as coisas.

Falou aí. abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu tenho uma fonte Termaltake pure power 430W. de acordo com os testes do CdH https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1220 ele não tem PFC. da pra você me explicar direito o que é PFC? se possivel de forma simples, e eu to querendo tirar meu estabilizador e por ele na tomada direto. então. tava procurando um filtro de linha bom dei uma olhada nos topicos você aconselhou um de 98R$ para tensão de 220v. existe um mais barato?. é aconselhavel eu ligar direto meu pc na tomada?

e ultima e pergunta que eu tenho mais medo. aqui em casa a rede eletrica só tem 1 linha FASE, então tem 2 ar-condicionados q ficam ligados na mesma linha que as tomadas demais da casa(geladeira tv etc.) as quedas de energia são frequentes não muito fortes se estabiliza rápido. deves enquando da umas fortes, então esse meu grande medo. só a fonte segura essas quedas? não é mais fácil passar corrente e acabar queimando as peças não?. amanhã to saindo pra comprar 1 varão de cobre de 1.2 ou é 1.6 metros para ligar SÓ o PC ta bom o tamanho? ou pra ligar só o pc precisa de uma maior?

poderia me falar as exigencias de um filtro de linha bom? para eu conseguir axar mais fácil por aqui as boas? porque é difícil axar as que você aconselha exatamente o mesmo modelo aqui. ai sabendo as funções que ela deve ter pra ser boa ajuda para axar as coisas.

Falou aí. abs.

Em corrente contínua, por exemplo na bateria do carro, tensão e corrente sempre andam juntas e a potência é o produto de ambas..

Em corrente alternada nem sempre isso acontece e então se estabelece o que se chama de potência aparente, produto da tensão x corrente, medida em VA.

A potência útil, medida em Watts, será sempre menor que essa potência aparente.

PFC ou Correção de Fator de Potência, é exatamente o que elimina ou minimiza esse comportamento em AC, tornando a potência aparente muito próxima a potência útil (VA's muito parecidos com Watts).

Na prática isso faz com que não haja tanta geração de harmônicas, de tanto ruído elétrico inserido na rede, não haja tanta corrente andando na rede sem necessidade. Aproveita melhor a energia..

De graça ainda se tem um efeito interessantíssimo que é a capacidade de fontes com PFC ativo poder operar numa boa mesmo com a tensão de entrada oscilando entre 90 e 265 VAC (certamente ai não varia tanto assim, pois se variasse não existiria equipamentos elétricos que sobreviveriam, a não ser a fonte com PFC ativo...)

Desse modo, para variação de tensão da rede elétrica as fontes com PFC ativo são excelentes... Sem estabilizador sem módulo isolador, sem nada a mais. Deixe ela enfrentar a rede AC que ela aguenta oscilação numa boa..

Se quiseres ajudar a fonte protegendo a mesma contra surtos de tensão, coloque um bom filtro de linha.

Um Clone F8 Plus, de código Clone 01087 está custando por volta de R$ 35,00 ou menos. Só é difícil de se achar.. Tem ai, aproveite: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:03:288:293:24761&sugestao=OK

Tem um da SMS, chamado de Clean Energy, cujo preço não é muito superior a esse da Clone:

http://www.kalunga.com.br/prod/filtro-de-linha-protector-clean-energy-8-tombivptnt-sms/283102

http://www.submarino.com.br/produto/259741/23834288/adaptador+p/+tomada+bivolt+clean+energy+padrão+antigo+-+sms

http://www.digistore.com.br/protetor-sms-protector-clean-energy.html

Depois tem aqueles da Clamper, muito bons, mas de preço lá por perto de 70 a 90 Dilmas.. Visite a loja da Clamper: http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/rede-eletrica-e-telefonica.html

Se a instalação elétrica ai de sua casa tiver aterramento junto a entrada, em baixo do relógio medidor (por aqui a distribuidora não liga a energia se não tiver aterramento, e bem feito, disponível lá no relógio) é só puxar um fio de 2,5 mm de secção desde esse aterramento até a tomada de seu PC. Nem necessita enterrar barra nenhuma. Verifique...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!