Ir ao conteúdo

Problema na fonte ou no processador?

Pokiehl

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, tenho um problema no meu pc e não sei bem o que poderia ser.

Estou há um ano com este pc, e ainda não tinha dado problema, até ontem...

Fui ligar o pc normalmente, mas ele desligava sozinho durante o boot, ou nem ligava, no começo mostrava só a tela da bios da placa mãe e reiniciava de novo, nas tentativas seguintes nem ligava.

Cansei de tentar, deixei ele quieto e fui fazer outra coisa. Algum tempo depois fui tentar de novo, e ele ligou normalmente, como se nada tivesse acontecido, e usei por algumas horas, quando tive que desligar.

Hoje após acordar tentei ligar, e novamente deu o mesmo problema, na primeira vez vai até a bios da placa mãe e desliga sozinho, e nas vezes seguintes nem liga, e está assim desde então.

Uma informação que talvez não tenha relevância, mas normalmente na tela da bios da placa mãe enquanto tá ligando mostra a mensagem "4 cores are activated", ontem durante esse problema aparecia ao invés disso a mensagem "press 4 to activate the cores"(ou uma frase parecida), sendo que numa das últimas tentativas mostrava apenas "3 cores are activated".

Isso tudo foi durante a primeira vez que tentei ligar ontem, quando ele ligou sozinho depois mostrava novamente a mensagem de "4 cores are activated".

Alguém aqui já teve um problema parecido, ou sabe como resolver esse problema?

Não tenho muita ideia do que seja a causa, mas desconfio que seja ou a fonte ou o processador, tem alguma maneira de testar ambos pra tentar descobrir qual é o problema?

Pra nível de informação:

Fonte: Corsair CX 430

Processador: Phenom II x4 955

Placa Mãe: M4A88T-V EVO

Postado
Tá com sintoma de mau-contato. Veja se os conectores da fonte estão bem presos e firmes. Para testar a fonte precisa medir as tensões com um multímetro.

Parece ter sido isso mesmo cara.

Abri ele, dei uma apertada nos conectores e em todos os cabos, e até agora tá ligando normalmente, espero que continue assim.

Muito obrigado mesmo pela ajuda, tinha imaginado todo tipo de problema menos mal contato.

Postado
Tá com sintoma de mau-contato. Veja se os conectores da fonte estão bem presos e firmes. Para testar a fonte precisa medir as tensões com um multímetro.

Cara, to voltando aqui porque continua dando problema.

Fiz o que você recomendou, e deu certo por uns 3 ou 4 dias, funcionou perfeitamente nesse período, depois o problema retornou e desde então o pc não tem ligado de maneira alguma.

Alguém tem mais alguma opinião a respeito desse assunto?

To querendo arrumar logo isso, mas é complicado sem saber especificamente onde está o defeito, não queria gastar com uma peça pra depois descobrir que o problema não está nela.

Postado

Eu tava com um pc aqui com os mesmo sintomas e o problema éra um curto no botão do power,da uma limpada nos contatos de memoria e placas de video.não resolvendo posta ae.

Postado

Provavelmente é sujeira dentro do pc, desmonte tudo,dê uma boa limpeza,passando escova de dente,dentro dos slots da memória,passando borracha nos contatos da memória e troque a pasta termica do processador.Desmonte tudo limpe depois remonte.

Postado
Eu tava com um pc aqui com os mesmo sintomas e o problema éra um curto no botão do power,da uma limpada nos contatos de memoria e placas de video.não resolvendo posta ae.

Exatamente os mesmos sintomas cara? Fez o que pra resolver? Trocou o botão do power?

Eu já limpei os contatos da memória, mas não tirei a placa de vídeo pra limpar.

Está usando algum estabilizador para ligar esse PC ?

Não. Nunca usei estabilizador nesse pc, sempre liguei direto na tomada.

Provavelmente é sujeira dentro do pc, desmonte tudo,dê uma boa limpeza,passando escova de dente,dentro dos slots da memória,passando borracha nos contatos da memória e troque a pasta termica do processador.Desmonte tudo limpe depois remonte.

O pc tá limpo cara, eu limpo ele sempre e faço esses procedimentos.

Do que você falou só não troquei a pasta térmica, mas pelos sintomas que eu falei não é problema de superaquecimento né? Senão o pc ligava normalmente e reiniciava depois.

Postado

Então, dei uma pesquisada a fundo no forum e vi várias pessoas com o mesmo problema, grande parte delas utilizando fontes dessa série CX da Corsair.

Como vejo que a maioria resolveu o problema trocando a fonte, estava disposto a fazer o mesmo hoje, e mesmo estando dentro da garantia, é inviável pra mim mandar a fonte de volta pra Corsair para resolver o problema.

Então resolvi uma última tentativa, desmontei o pc todo, abri a fonte, limpei ela por dentro, e religuei tudo novamente, e para minha surpresa o pc voltou a ligar. Só imagino quanto tempo ele vai continuar funcionando antes de dar problema novamente.

Como a maioria das pessoas relatou que o problema poderia ser queda de desempenho na fonte, fiz uma leitura pelo speedfan e gostaria que alguém que entendesse mais de voltagens e alimentação de energia pudesse dar uma opinião a respeito da fonte, infelizmente não tenho um multímetro para ter uma leitura mais precisa, então vou depender do software mesmo.

Segue uma leitura simples que fiz pelo programa.

speedfan.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!