Ir ao conteúdo

Como montar um Access Point via rede sem-fio ?

thyagonetworking

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Pessoal, preciso ligar meu roteador da TP-Link, com outro roteador (onde só consigo sinal via rede sem fio). Conferindo as caracteristicas do TP-Link, percebi que eu só conseguiria fazer ele se tornar "ponto de acesso", ligando um cabo ethernet no roteador central (que só pego o sinal via wi-fi), e desabilitando o DHCP do TP-Link, assim a ponte entre o outro roteador que fornece internet, funcionaria. Porém minha necessidade é fazer isso via rede sem-fio! É possível pessoal ?

Caso seja necessário comprar outro roteador pra enxergar a outra rede, qual o modelo mais adequado ?

*** RESUMO: preciso ligar um roteador com outro, sendo assim seria um Access Point (ao invés de via ethernet, via wi-fi).

Já consegui montar um Access Point com 3 roteadores, porém via Lan. Mais a necessidade atual seria, fazer um roteador se comunicar com outro, porém via wi-fi.

Sei que montando um servidor é possível fazer isso, mais o custo de energia seria muito alto pra fazer isso. Minha necessidade é ter um roteador onde ele "localize" outras redes wi-fi e eu conecte em uma delas, e assim, todos os pc's da minha casa que passar por esse roteador (que tem o DHCP e Internet), se comunique diretamente com o roteador, sem que eu tenha que comprar uma "antena pra cada computador" ou "ter um servidor em minha casa".

Postado

Não use acess point, use o modo Repeater. E eu também não costumo recomendar DLink, até hoje só tive problemas com essa marca, e todas as pessoas que conheço que tiveram/tem dlink só xingam (Wifi, não acess point, esse nunca testei) por ser instavél, difícil de configurar, travar de mais o modem, sinal some do nada etc... Recomendo TPLink.

Eu não recomendo usar nenhum nem outro, aqui em casa, tenho um TL-WR740N 150mbps e um Acess Point TL-WA501G 54mpbs, e tanto o modo Repeater, Bridge e Acess Point fica horrivel. O sinal captado pelo Acess Point é de 30db (o que é muito bom), porém, a rede fica instável, ao transitar pela casa, ele perde a conexão varias vezes, e há um ping muito grande.

Aqui é mais rápido usar o sinal do roteador original (com 70db - sinal fraco) do que de um acess point.

Acess point (todas as funções em si) não recomendo pra ninguém, eles ainda não são bem desenvolvidos.

Mas enfim, caso queira arriscar, basta usar o modo repeater, que ele irá repetir o sinal dos outros wifis. Para isso, conecte o Roteador Acess Point via cabo de rede no pc para configurar (não pode ser via wifi). Na opção do wifi, coloque em Modo Repeater (caso você veja que ele não funcionou, experimente marcar a opção Universal Repeater), e lá em baixo clique em Survey. Agora irá aparecer uma lista dos Wifis, clique em Connect no seu wifi que você queria repetir. Ele irá salvar o MAC Adress. Clique em save (NÃO DE REBOOT AINDA)

Agora vá em Wifi Security, e lá você terá que colocar a MESMA senha do wifi que você queira que repetir.

Lembrando que: Repeater e Bridge NÃO suporta WPA, apenas WEP (Esse é outra *****...).

Pronto, clique em Save e de Reboot.

Fique dando Refresh na página principal (Status) para ver se ele conecta com o Wifi central, tem que aparecer o nome da sua Rede e a intensidade do Sinal (db). Talvez demore um pouquinho... Se deu errado, é porque sua senha não deve estar a mesma. Normalmente TPLink com TPLink não se tem problema algum.

Agora a questão do DHCP isso eu também quero saber. Aqui já tive problemas de mais com o DHCP (usando Repeater e Modo bridge), onde meu PC não conseguia se "registrar no modem", ele conseguia apenas entrar no 192.168.1.1 mas não aparecia ele na lista. E outros PCs da minha casa aparecia normal...

Enfim, boa sorte cara!^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!